Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Quais são e como se definir as cidades + frias do BRA


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

A carta na manga do Morro da Igreja são as eventuais máximas sub-0. De resto, mais difícil vencer o PNI.

 

Pois é no dia 23/07, a máxima foi de -2,7°C e a mínima de -7,8°C, com sensação de -32°C.

 

Nem consigo imaginar uma sensação dessas!

Senti uma sensação de -11°c uma vez em Bariloche e parecia que meus ossos iriam quebrar ao meio...

"PELAS CONTAS DO ROSÁRIO!" (Como dizia o saudoso Félix.) KKKKKKK

Link to comment
Share on other sites

CÚPULA BAZIANA DO SUL EM REUNIÃO EXTRAODINÁRIA

 

TRAÇANDO ESTRATÉGIAS P/ COMBATER O REBOUÇAS/PNI

 

P1060985.jpg

 

Exato. Estava demonstrando como vai funcionar o Plano: PP1(Pico do Paraná) e o CP1 (Campos dos Padres).

 

Só que vamos aproveitar a sensação térmica para acabar com PNI... :laugh: :laugh:

 

Bom, mas quem era do BAZ-2002 vai lembrar que eu sempre dizia que as menores médias eram na mantiqueira. O que eu discutia com o zé vicente... Eu dizia: "queira ou não queira, frio mais forte é na mantiqueira"..

 

Mas agora, percebi que a serra catarinense é a região mais fria do Brasil, sem dúvidas!!!

Link to comment
Share on other sites

Caio.

 

Eu sou o maior defensor, ou penso que um dos mais, em buscar dados historicos para nao ficar no achismo.

 

eu estava respondendo a uma pergunta individual do Vitor VM, no qual ele afirmava ser o MI mais frio que o PNI, salvo se a media normal fosse superior a 2 graus. Nao estava nem entrando na questao dos dados historicos, uma vez q tanto o PNI como o MI sao estacoes RECENTES (menos de 30 anos).

 

Se ele (Vitor VM) tivesse me afirmado que era mais frio em 30 anos, ai eu ia usar o argumento (logico)de nao termos normal de 30 anos em nenhum dos dois lugares.

 

O historico do PNI conheco muito bem. Alias, desde o primeiro dia. Entao fico estranhando o tom agressivo de tua mensagem, afinal eu respondi diretamente uma pergunta direta do vitor VM.

 

"desce do salto" "privando o debate"

 

Que mal eu lhe fiz? Sei que o MI tem dados de 7 anos, mas como comparar com algo que o PNI nao tem ha 7 anos? Estou olhando dados de 2014 neste momento. O momento de ver dados historicos seria se o contexto da pergunta do Vitor VM fugisse do ano 2014.

 

sobre se temos uma anomalia ou nao, fico pensando o que seria um ano sem anomalia. Afinal de contas todo ano apresenta sua particularidade que o diferencia de outros. e no contexto 2014, o PNI tem sim a media mais fria. Creio eu que daqui a 30 anos conseguiremos fazer uma possivel comparacao CIENTIFICA, sem puxar sardinha pra nenhum lado, o que me parece recorrente neste espaco. Eu sou particularmente CONTRA BAIRRISMOS. Quem eh bairrista, aproveite e mude seu estado pra outro pais ou quem sabe outra galaxia.

 

Espero que reconsidere o que colocou.

 

abracos chateados!

 

Artur, você não fez nenhum mal a mim, e o tom agressivo por você compreendido foi mal interpretado. Ao pedir para você descer do salto eu em tom bem humorado estava tentando lhe mostrar que ainda é cedo demais para colocar as barbas de molho e tirar conclusões acerca da diferença destes dois pontos. Pois a sua resposta ao Vitor expressa claramente uma conclusão com base em dados presentes, mas historicamente distorcidos do MI, sem saber se o mesmo ocorre no PNI.

 

Mais prudente seria esclarecer que a base de comparação deste ano para o MI está distorcida, com alta anomalia. Pois ao indicar em tom nada cientifico que "são só 3,1 graus de media A MENOS" ficou faltando perceber e esclarecer que o MI está 3,0oC a mais de sua semi-normal histórica até o momento. E foi neste ponto que pelo menos para mim ficou expresso que o seu natural interesse pelo PNI, que louvamos todas as tuas iniciativas, se sobrepujou a um debate mais equilibrado pelo histórico apresentado. Aí neste momento deu expressamente esta sensação de que um dado absurdamente anômalo até o momento esclarecia todas as questões entre estes locais para o debate até o momento com o Vitor.

 

Portanto sugiro um pouco mais de cautela e pesquisa para evitarmos conclusões precipitadas e definitivas com uma base tão pequena de dados e, principalmente neste momento, em um período com anomalias absurdas em um dos locais pesquisados.

 

Ademais queria ressaltar a minha admiração pela sua aguerrida iniciativa pioneira, em conjunto com outros colegas, de nos disponibilizar os dados deste local absolutamente fantástico para a meteorologia brasileira. Só vamos manter a cautela quanto a conclusões ainda precoces, acreditando realmente que se trata na média do ponto mais frio do Brasil com medições que se conhece até o momento. Isto graças em grande parte a você, parabéns!

 

Abraços conciliadores!

Link to comment
Share on other sites

...Pois a sua resposta ao Vitor expressa claramente uma conclusão com base em dados presentes, mas historicamente distorcidos do MI, sem saber se o mesmo ocorre no PNI.

 

Mais prudente seria esclarecer que a base de comparação deste ano para o MI está distorcida, com alta anomalia. Pois ao indicar em tom nada cientifico que "são só 3,1 graus de media A MENOS" ficou faltando perceber e esclarecer que o MI está 3,0oC a mais de sua semi-normal histórica até o momento. E foi neste ponto que pelo menos para mim ficou expresso que o seu natural interesse pelo PNI, que louvamos todas as tuas iniciativas, se sobrepujou a um debate mais equilibrado pelo histórico apresentado. Aí neste momento deu expressamente esta sensação de que um dado absurdamente anômalo até o momento esclarecia todas as questões entre estes locais para o debate até o momento com o Vitor.

 

Abraços conciliadores!

 

Caio, obrigado pelos elogios. Só pra concluir essa questão, gostaria de colocar na mesa mais algumas coisas q penso:

 

1) Obviamente o PNI foi 3,1 graus mais frio na media q o MI por conta da anomalia positiva por lá. Mas se analisassemos e eu tivesse dados do PNI de 7 anos, igual ao MI, sera q nao estaria acima tb?

 

2) Sobre o meu natural interesse do PNI, convem lembrar que la nao tem nem um ano de historico formado. Não tem como mesmo por na mesa uma comparacao com o MI em varios periodos. Isto não é sobrepujar ciencia, é apenas constatar que em dado intervalo de tempo, o PNI foi mais frio inegavelmente.

 

Te devolvo a questão(pense como cientifica a devolução): sera q vc tb nao ta sendo afetado pelas emoçoes por estar tb mais perto do MI? Vocês estao no mesmo estado. Creio q vale pra mim com relação ao PNI e pra vc com relação ao MI. Não há como tapar a diferença nitida de media das duas estações neste INICIO DE ABRIL. O tempo de comparação eu dei como exemplo. Tenho consciencia que numa normal de 30 anos, haveria a chance do MI empatar ou ate passar em termos de frio.

 

Mas o contexto INICIO DE ABRIL DE 2014 mostra que pelas condições de tempo que predominaram no sul e sudeste, o PNI foi mais frio sim.

 

Abraços amistosos! :friends: :friends:

Link to comment
Share on other sites

A carta na manga do Morro da Igreja são as eventuais máximas sub-0. De resto, mais difícil vencer o PNI.

 

Pois é no dia 23/07, a máxima foi de -2,7°C e a mínima de -7,8°C, com sensação de -32°C.

 

Nem consigo imaginar uma sensação dessas!

Senti uma sensação de -11°c uma vez em Bariloche e parecia que meus ossos iriam quebrar ao meio...

"PELAS CONTAS DO ROSÁRIO!" (Como dizia o saudoso Félix.) KKKKKKK

 

O lugar mais frio do Brasil é a cidade do Urupema. Morro da Igreja, Parque Nacional do Itatiaia a temperatura lá não afeta em nada a vida de ninguém mesmo que quisessem construir uma cidade nessas lugares não teria como.

 

Portanto

 

URUPEMA >>>>>>>>>>>>>>>>>>ALLLLL

Link to comment
Share on other sites

 

O lugar mais frio do Brasil é a cidade do Urupema. Morro da Igreja, Parque Nacional do Itatiaia a temperatura lá não afeta em nada a vida de ninguém mesmo que quisessem construir uma cidade nessas lugares não teria como.

 

Portanto

 

URUPEMA >>>>>>>>>>>>>>>>>>ALLLLL

 

Hedgsgpa, desculpe mas LUGAR é uma coisa, CIDADE é outra...como Cidade mais fria, concordo plenamente, Urupema é a mais fria. Como lugar mais frio, sou obrigado a discordar, ai o título iria pro MI ou PNI. Não tem nada a ver usar argumento de nao haver ou haver gente morando no lugar.

Link to comment
Share on other sites

Aí que eu me refiro, comparar pontos com forças equivalentes, usando a lei da compensação, no caso dos dois picos ou do MI e PNI,um com força de mais latitude e grande altitude, ou outro com mais altitude mas menor latitude, equivalentes em maritimidade, ainda a vantagem do MI estar mais sujeito ao ar frio.Mas é uma disputa linda pra caraléo.Sensação térmica igualmente uma incógnita seria interessante comparar este fator. :clapping: :good:

Link to comment
Share on other sites

Aí que eu me refiro, comparar pontos com forças equivalentes, usando a lei da compensação, no caso dos dois picos ou do MI e PNI,um com força de mais latitude e grande altitude, ou outro com mais altitude mas menor latitude, equivalentes em maritimidade, ainda a vantagem do MI estar mais sujeito ao ar frio.Mas é uma disputa linda pra caraléo.Sensação térmica igualmente uma incógnita seria interessante comparar este fator. :clapping: :good:

 

 

Mesmo sabendo q nao da pra comparar laranja com maca, ia ser legal mesmo ver o comportamento de duas montanhas brasileiras em TOPO.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Shima , então ai o TOP *3* no quesito *frio* de cada estado então..!!

 

SP : Campos do Jordão, Itararé e Barra do Turvo

Lembrando que a estação automática de Barra do Turvo fica a uns 30 km da cidade, literalmente no meio do mato, a 667 m de altitude, ao lado da BR-116.

 

A cidade fica num "buraco", a 160 m de altitude.

hewuBBm.jpg

 

Troca Barra do Turvo por Apiaí...

 

Barra do Turvo é 'poser' :mail:

As minimas desta estação não refletem em nada a cidade...rsrsr

Link to comment
Share on other sites

Aí que eu me refiro, comparar pontos com forças equivalentes, usando a lei da compensação, no caso dos dois picos ou do MI e PNI,um com força de mais latitude e grande altitude, ou outro com mais altitude mas menor latitude, equivalentes em maritimidade, ainda a vantagem do MI estar mais sujeito ao ar frio.Mas é uma disputa linda pra caraléo.Sensação térmica igualmente uma incógnita seria interessante comparar este fator. :clapping: :good:

 

 

Mesmo sabendo q nao da pra comparar laranja com maca, ia ser legal mesmo ver o comportamento de duas montanhas brasileiras em TOPO.

 

Uai, laranja com mação pq? Dois topos, em altitude elevada. Agora o desafio é ver quem vai vencer, se a altitude ou a latitude. :good:

Link to comment
Share on other sites

  • 4 years later...
18 horas atrás, udson lima disse:

 

 

                DIZEM QUE SÃO ESSAS

     AS CIDADES MAIS FRIAS DO BRASIL
01-Urupema/SC  13,9
02-São Joaquim/SC  14,2
03-Bom Jardim da Serra/SC  14,3
04-São José dos Ausentes/RS  14,5
05-Campos do Jordão/SP  14,8
06-Vacaria/RS  15,0
07-Monte Verde/MG  15,1
08-Senador Amaral/MG  15,2

09-São Francisco de Paula/RS  15,2
10-Urubici/SC  15,2
11-Cambará do Sul/RS  15,4
12-Bom Jesus/RS  15,7
13-Canela/RS  16,0
14-Gramado/RS  16,0
15-Inácio Martins/PR  16,4
16-General Carneiro/PR  16,5
17-Curitibanos/SC  16,5
18-Lages/SC  17,0
19-Palmas/PR  17,2
20-Campos Novos/SC  17,5

 

Não concordo com essa lista.

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, udson lima disse:

Colocaria Alguma no Lugar de Outra?

* Urupema e São Joaquim = empate técnico
* Bom Jardim da Serra/SC e São José dos Ausentes disputam a 3ª posição porque também estão em empate técnico.
* Cambará do Sul é mais frio que Vacaria
* Pinheiro Machado/RS que sequer está nessa lista deve ter média anual entre 14,8º ~ 15º, está de certo entre as 10 mais fria do país.
 

Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, udson lima disse:

Só Coloquei Monte Verde(MG) por ser Tão Citada na Mídia

 

É uma localidade habitada e turística, tudo bem.

Sem problemas.

 

A observação que fiz é pelo fato de ser um distrito e não um município.

Isto é, a rigor não é uma cidade.

Edited by Aldo Santos
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, udson lima disse:

Pois é se Fosse por Localidades acho que Teria Alguma Localidade no Brasil com Média inferior a 10°/11°

Difícil saber.

Mas eu diria que com média anual de 10/11°C, habitada, é muito difícil.

 

O morro da Igreja, a mais de 1.800 m, tem média anual em torno de 11°C.

Link to comment
Share on other sites

Tem coisa desatualizada aí. Campos Novos não deve ser mais fria que Vargem, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito, Rio Rufino e Bom Retiro. E talvez Correia Pinto.

 

Não sei se Curitibanos é mais fria que Matos Costa, Calmon e São Cristovão do Sul. E Capão Alto provavelmente é mais fria.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

44 minutos atrás, Moretão disse:

Tem coisa desatualizada aí. Campos Novos não deve ser mais fria que Vargem, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito, Rio Rufino e Bom Retiro. E talvez Correia Pinto.

 

Não sei se Curitibanos é mais fria que Matos Costa, Calmon e São Cristovão do Sul. E Capão Alto provavelmente é mais fria.

Mais algumas para complementar: Lebon Régis, Santa Cecília, Fraiburgo, Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Caçador.

Tem tantas cidades de grande potencial ai no meio, que a lista poderia ser completamente remontada. 

Em um futuro ideal, quando todas as cidades serão monitoradas, teremos um real parâmetro do frio no Brasil. Que apareçam outros Fernandos Keisers da vida.

*PS: Farei o possível para monitorar a minha cidade, e revelar o quão surpreendente pode ser Nova Trento hehe.

Edited by Augusto Goelzer
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, udson lima disse:

Calma ai,é só uma Lista sem Valor

Pode ser até que a sua Cidade seja uma das 10 Mais Frias sem que a gente saiba😒

Infelizmente não está nem perto disso, mas a competição será com as mais frias do litoral e vales de SC. 

Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Moretão disse:

Tem coisa desatualizada aí. Campos Novos não deve ser mais fria que Vargem, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito, Rio Rufino e Bom Retiro. E talvez Correia Pinto.

 

Não sei se Curitibanos é mais fria que Matos Costa, Calmon e São Cristovão do Sul. E Capão Alto provavelmente é mais fria.

 

 

NA MÉDIA MATOS COSTA E SANTA CECÍLIA SÃO MAIS FRIAS QUE CTIBANOS, ASSIM COMO S.CRISTOVÃO.

 

AS 3 MAIS FRIAS; URUPEMA/S.JOAQUIM E BOM JARDIM.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.