Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Quais são e como se definir as cidades + frias do BRA


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Shima , então ai o TOP *3* no quesito *frio* de cada estado então..!!

 

RS : Ausentes, Cambará do Sul e Bom Jesus

 

SC : Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim

 

PR : Inacio Martins, Palmas e Guarapuava

 

SP : Campos do Jordão, Itararé e Barra do Turvo

 

RJ : Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis

 

MG : Monte Verde, Senador Amaral e Maria da Fé

 

Será que os institutos privados sabem disso..??

Link to comment
Share on other sites

Shima , então ai o TOP *3* no quesito *frio* de cada estado então..!!

 

RS : Ausentes, Cambará do Sul e Bom Jesus

 

SC : Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim

 

PR : Inacio Martins, Palmas e Guarapuava

 

SP : Campos do Jordão, Itararé e Barra do Turvo

 

RJ : Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis

 

MG : Monte Verde, Senador Amaral e Maria da Fé

 

Será que os institutos privados sabem disso..??

 

Boa lista. Concordo.

 

Que tal um tópico para definirmos o que significa mais fria?

Link to comment
Share on other sites

Alguem conhece Cambará do Sul aqui.?? É uma cidade plana como Vacaria ou acidentada..?? Pois em 15/06/1979 fez 8,8 graus negativos na cidade....e qto teriam feito no *Tuias* de lá..??

 

Ondulada a plana, fica na borda dos Aparados. Um paraíso. Cidade pequena, simples e muito acolhedora. É topo, no estilo Vacaria.

Link to comment
Share on other sites

Shima , então ai o TOP *3* no quesito *frio* de cada estado então..!!

 

RS : Ausentes, Cambará do Sul e Bom Jesus

 

SC : Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim

 

PR : Inacio Martins, Palmas e Guarapuava

 

SP : Campos do Jordão, Itararé e Barra do Turvo

 

RJ : Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis

 

MG : Monte Verde, Senador Amaral e Maria da Fé

 

Será que os institutos privados sabem disso..??

 

Boa lista. Concordo.

 

Que tal um tópico para definirmos o que significa mais fria?

Em primeiro lugar considero que há vários aspectos, grandeza de frio em, primeiro plano a que ponto o frio chega isto é fato, portanto, mínimas absolutas é o primeiro requisito em qq lugar do mundo.Depois viriam, média de mínimas inverno climático(maio a setembro)ou JJAS (junho, julho, agosto, setembro), média de inverno, média das máximas e menor máxima.

Link to comment
Share on other sites

Shima , então ai o TOP *3* no quesito *frio* de cada estado então..!!

 

SP : Campos do Jordão, Itararé e Barra do Turvo

Lembrando que a estação automática de Barra do Turvo fica a uns 30 km da cidade, literalmente no meio do mato, a 667 m de altitude, ao lado da BR-116.

 

A cidade fica num "buraco", a 160 m de altitude.

hewuBBm.jpg

Link to comment
Share on other sites

Shima , então ai o TOP *3* no quesito *frio* de cada estado então..!!

 

RS : Ausentes, Cambará do Sul e Bom Jesus

 

SC : Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim

 

PR : Inacio Martins, Palmas e Guarapuava

 

SP : Campos do Jordão, Itararé e Barra do Turvo

 

RJ : Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis

 

MG : Monte Verde, Senador Amaral e Maria da Fé

 

Será que os institutos privados sabem disso..??

 

Boa lista. Concordo.

 

Que tal um tópico para definirmos o que significa mais fria?

Seria legal mesmo um topico só pra isso apontar as mais frias e provar por que uma é mais fria do que a outra

Link to comment
Share on other sites

Shima , então ai o TOP *3* no quesito *frio* de cada estado então..!!

 

SP : Campos do Jordão, Itararé e Barra do Turvo

Lembrando que a estação automática de Barra do Turvo fica a uns 30 km da cidade, literalmente no meio do mato, a 667 m de altitude, ao lado da BR-116.

 

A cidade fica num "buraco", a 160 m de altitude.

hewuBBm.jpg

 

Troca Barra do Turvo por Apiaí...

Link to comment
Share on other sites

Como definir uma cidade + fria ..??

 

01-Minima absoluta

02-Minima media anual

03-Nº de dias com neve

04-Nº de dias com geada

05-Horas de frio (inferior a 07,2 - anual)

06-Sensação Térmica

07-Menor média de Inverno (Jun/Jul/Ago)

08-Menor média de Inverno climático (Mai/Jun/Jul/Ago/Set)

09-Menor Maxima absoluta

10-Menor Media das Maximas anual

11-Media do Mês + frio do ano

12-Menor média de verão

13-Nº Negativas , anual

14-Nº de minimas igual ou inferior à 05ºC no ano

15-Nº de maximas igual ou inferior à 15ºC no ano

16-Nº de minimas igual ou inferior à 10ºC no ano

17-Nº de maximas igual ou inferior à 10ºC no ano

 

Estão vendo, qto's quesitos podemos usar para se definir um local + frio...No caso da Mídia, penso que vão pela minima absoluta apenas, outros vão pela media de inverno, descartando os outros meses do ano e penso que aqui no Baz , muitos vão pela média ANUAL, pois afinal o ano tem 12 meses e não 4 ou três.....excluindo outras estações do ano e considrrando apenas o inverno.

 

Na minha opinião, a Média das minimas anual seria um quesito muito importante para se descobrir onde realmente faz mais frio.....além da média anual.

Link to comment
Share on other sites

Vou entrar nessa polêmica.... Mas sem querer ser chato... Desculpem os que não concordam! KKKKKK

Colocam Curitiba como a capital mais fria do Brasil. No entanto, apesar desta linda capital conseguir ter mínimas absolutas bem mais baixas do que PORTO ALEGRE e a média final ser mais baixa, não concordo.

Vou explicar meu ponto de vista:

Porto Alegre se sente mais frio durante o dia todo e o frio aqui parece ser mais contínuo do que Curitiba.

Curitiba tem uma extrema na madrugada gélida, mas a temperatura durante o dia parece que sobe mais. Não fica uma tarde tão fria (salvo algumas excessões, claro).

Primos meus , que moram em Curitiba, afirmam que sentem mais frio aqui de um modo geral do que em Curitiba. É uma questão de ponto de vista, claro e percepção.

Deram o nome no BAZ de "termômetro de pele" ao que eu defino, mas não é bem isso... É a percepção como um todo do frio! Não exatamente só da temperatura, entendem?

Opinião minha e de algumas pessoas, claro. Não quero criar polêmicas, nem brigas. Somente uma discussão sadia, amigos!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pra mim os três quesitos principais :

 

-Media Anual

-Media das Minimas anual

-Media do Trimetre + frio (Jun/jul/Ago)

 

Penso que estes são os principais são estes para se definir qual seria a cidade + fria, pois do contrario Rancharia com uma media anual de quase 24 graus que teve um ano 1,8 negativo foi mais fria que Campos do Jordão , que na sua aut fez -00,8 e tem uma media anual de 14,0 graus..

 

Por isso a minima absoluta tem um peso muito pequeno pra se definir um local frio...

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião :

 

01-Minima absoluta - Urupema SC

02-Minima media anual - Urupema SC (Cidade), PNI (Ponto remoto)

03-Nº de dias com neve - São Francisco de Paula no RS e São Joaquim em SC

04-Nº de dias com geada - Campos do Jordão SP e Urupema e o PNI como ponto remoto

05-Horas de frio (inferior a 07,2 - anual) - São Joaquim / Cruzeiro SC e o PNI

06-Sensação Térmica - São José dos Ausentes , indiscutível...

07-Menor média de Inverno (Jun/Jul/Ago) - Urupema SC

08-Menor média de Inverno climático (Mai/Jun/Jul/Ago/Set) - Urupema SC

09-Menor Maxima absoluta - Campos do Jordão SP

10-Menor Media das Maximas anual - São Joaquim / Cruzeiro SC

11-Media do Mês + frio do ano - Urupema SC e o Morro da Igreja SC

12-Menor média de verão - Campos do Jordão SP

13-Nº Negativas , anual - Pericó SC, Urupema SC e o PNI

14-Nº de minimas igual ou inferior à 05ºC no ano - Urupema SC, Campos do Jordão SP e Pericó SC

15-Nº de maximas igual ou inferior à 15ºC no ano - São Joaquim /Cruzeiro SC e Bom Jardim da Serra SC

16-Nº de minimas igual ou inferior à 10ºC no ano - Campos do Jordão SP e o PNI

17-Nº de maximas igual ou inferior à 10ºC no ano - São Joaquim SC / Cruzeiro SC e Bom Jardim da Serra SC e o MI

Link to comment
Share on other sites

Pra mim os três quesitos principais :

 

-Media Anual

-Media das Minimas anual

-Media do Trimetre + frio (Jun/jul/Ago)

 

Penso que estes são os principais são estes para se definir qual seria a cidade + fria, pois do contrario Rancharia com uma media anual de quase 24 graus que teve um ano 1,8 negativo foi mais fria que Campos do Jordão , que na sua aut fez -00,8 e tem uma media anual de 14,0 graus..

 

Por isso a minima absoluta tem um peso muito pequeno pra se definir um local frio...

 

1- Média das Mínimas no Inverno

2- Média Anual

3- Média do Inverno

 

O RS tem muito calor no Verão, mas não se há dúvidas que se passa mais frio durante o ano que calor.

Link to comment
Share on other sites

Vou entrar nessa polêmica.... Mas sem querer ser chato... Desculpem os que não concordam! KKKKKK

Colocam Curitiba como a capital mais fria do Brasil. No entanto, apesar desta linda capital conseguir ter mínimas absolutas bem mais baixas do que PORTO ALEGRE e a média final ser mais baixa, não concordo.

Vou explicar meu ponto de vista:

Porto Alegre se sente mais frio durante o dia todo e o frio aqui parece ser mais contínuo do que Curitiba.

Curitiba tem uma extrema na madrugada gélida, mas a temperatura durante o dia parece que sobe mais. Não fica uma tarde tão fria (salvo algumas excessões, claro).

Primos meus , que moram em Curitiba, afirmam que sentem mais frio aqui de um modo geral do que em Curitiba. É uma questão de ponto de vista, claro e percepção.

Deram o nome no BAZ de "termômetro de pele" ao que eu defino, mas não é bem isso... É a percepção como um todo do frio! Não exatamente só da temperatura, entendem?

Opinião minha e de algumas pessoas, claro. Não quero criar polêmicas, nem brigas. Somente uma discussão sadia, amigos!

Abraços!

 

Ainda não tive a oportunidade de conhecer POA mas pelo que vejo nos números e pelo que me falam é mais ou menos isso mesmo... só que com o detalhe de que quando é pra fazer calor faz muito mais calor por ai também... ai fica meio difícil de definir qual é a mais fria...

Nas médias POA foi mais fria que ctba ano passado não foi?

Link to comment
Share on other sites

Acho, apenas acho.

 

Esse tópico é polêmico demais até para o meu gosto.

 

Acho,

 

A estação mais fria é:

 

AQUELA QUE APRESENTAR MAIS HORAS ABAIXO DE 7,2ºC. [ao longo do ano]

 

Independe da localização.

 

Simples assim

 

Abraços

 

Correto... Porque o que adianta um Verão onde uma cidade nunca passa muito dos 30, mas não tem frequencia do Frio real ??

 

Realmente a discussão é sobre a cidade onde se passa mais frio durante o Ano e não qual é a mais agradável .

 

Joguemos as médias foras... Pq estamos falando é de FRIO e não agradabilidade.

Link to comment
Share on other sites

No Baz antigo, uma vez escutei que esta estação da Vila Frnacioni, estaria fora de padrão, pois a estação estaria no meio da vegetação.....E penso que isso seria fato determinante para que esta estação registre não só mininas muito + baixas do que o Cruzeiro e Pericó , mas as maximas tambem.....fazendo que sua media de inverno seja menor que o Morro da Igreja.......

 

Qto ao Pericó e Cruzeiro não tenho duvidas das estações...pois estao 100% no padrão

 

E qto ao Cruzeiro pra mim junto com Urupema continuam sendo os pontos habitados + frios da Região Sul do Brasil.

 

S Joaquim - Villa Francioni

 

villa-francioni-safra-2009.jpg

Link to comment
Share on other sites

Acho, apenas acho.

 

Esse tópico é polêmico demais até para o meu gosto.

 

Acho,

 

A estação mais fria é:

 

AQUELA QUE APRESENTAR MAIS HORAS ABAIXO DE 7,2ºC. [ao longo do ano]

 

Independe da localização.

 

Simples assim

 

Abraços

Caramba Mafili sem ironias, desta vez tu postaste algo realmente prático e inteligente. :good:

Carlão não te faz de salame, nem cogitou mínimas de inverno né...Frio no verão é esporádico e se define mais como ausência de calor do que propriamente presença de frio...

Sugiro substituir cidade por município...

Link to comment
Share on other sites

Aquela que apresentar as menores Médias mínimas e menores Médias máximas, frio durante o dia e muito frio nas noites e madrugadas.

 

O abrigo da estação do Horto Florestal de Campos do Jordão tá precisando de uma pintura urgente, está todo cinza e mofada a pintura.

 

Quem mantém a estação do Horto Florestal?

Link to comment
Share on other sites

Shima , então ai o TOP *3* no quesito *frio* de cada estado então..!!

 

RS : Ausentes, Cambará do Sul e Bom Jesus

 

SC : Urupema, Bom Jardim da Serra e São Joaquim

 

PR : Inacio Martins, Palmas e Guarapuava

 

SP : Campos do Jordão, Itararé e Barra do Turvo

 

RJ : Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis

 

MG : Monte Verde, Senador Amaral e Maria da Fé

 

Será que os institutos privados sabem disso..??

 

Monte Verde é um distrito de Camanducaia e não uma cidade.Pode influenciar.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim o mais importante é o inverno. Alguém diz que SP é mais fria que POA? Só para estatística, na prática todo mundo diz que é POA.

 

Tem que estar no bolo mínima média, máxima média, mínima absoluta, máxima absoluta, dias de geada e dias de neve, mas tudo isso no inverno, não adianta ser bom ser frio em um quesito só.

Link to comment
Share on other sites

Caramba Mafili sem ironias, desta vez tu postaste algo realmente prático e inteligente. :good:

Carlão não te faz de salame, nem cogitou mínimas de inverno né...Frio no verão é esporádico e se define mais como ausência de calor do que propriamente presença de frio...

Sugiro substituir cidade por município...

 

Entao partindo desse pressuposto, lamento mas o titulo de municipio mais frio do Brasil sai do sul e vai pra Rezende e Passa Quatro. ambas na área do municipio possuem montanhas geladas (Pedra da Mina e Agulhas Negras). Municipios monitorados, Resende leva essa.

 

Agora, cidades e áreas urbanas, creio eu que Urubici e São Joaquim sejam imbatíveis NA MEDIA.

 

Abraços geográficos!

Link to comment
Share on other sites

Quesitos principais:

- Média anual

- Média do inverno, mínima e máxima

- Dias com geada

- Dias com máxima sub-10, sub-5 e até sub-0 (como pode ocorrer na Serra Catarinense)

- Duração do inverno

 

Quesitos secundários:

- Média do verão

- Dias com mínima negativa

- Mínima absoluta anual

- Máxima absoluta anual

- Dias com neve

Link to comment
Share on other sites

Maior número absoluto de HDD num ano, ou alguma aproximação do tipo, como horas de frio, que o FM colocou acima.

 

VM :laugh:

 

Média anual não reflete em FRIO. Apenas em ausencia de Calor. Coloquem isso na cabeça pessoal. Se não, a montanha lá do Norte do País de 3 mil metros é o lugar mais frio do BR, só que a realidade não é essa.

Link to comment
Share on other sites

Sugestão, podemos dividir por categoria.

 

Não, alguém é mais frio na união destes quesitos. E esta é a cidade mais fria.

Se uma estação padronizada marcou x temperatura, ele não pode ser ignorada, pois queiram ou não queiram esta temperatura ocorreu, portanto este frio existe, ou por caso no livro dos guines eles leva em conta médias?Para efeito de extremos, valem os extremos.

É o mesmo que dizer que SJ é mais fria, mas teve menos neve que Mafra, não quer dizer que Mafra seja mais, fria, pois teve um evento especial q é a neve.

Avaliação por neve tem q ser uma categoria paralela.

Até pq a geada é mais fria que a neve...

Link to comment
Share on other sites

Maior número absoluto de HDD num ano, ou alguma aproximação do tipo, como horas de frio, que o FM colocou acima.

 

VM :laugh:

 

Média anual não reflete em FRIO. Apenas em ausencia de Calor. Coloquem isso na cabeça pessoal. Se não, a montanha lá do Norte do País de 3 mil metros é o lugar mais frio do BR, só que a realidade não é essa.

Média anual vai mascarar o frio.

A melhor teoria é a científica que fala em horas de frio, abaixo de 7.2º

Outro q acho interessante, nº de mínimas igual ou abaixo de zero.

O aspecto vento não pode ser desconsiderado, afinal é um fator determinante para aumentar a sensação de frio.

Link to comment
Share on other sites

Em relação ao numero de horas abaixo dos 7,2 graus, eu poderia puxar sardinha pra Campos do Jordão, mas também tenho que admitir que não acho muito correto esse critério, muitos lugares tem diversas horas de frio abaixo de 7,2 mas a maioria durante o final da noite ou madrugada...

Amplitudes térmicas altas podem enganar demais nesse caso.

Link to comment
Share on other sites

Qdo queremos saber qual é a cidade mais fria....olhamos para o ano, verão ou inverno...?? Olhamos para o Inverno....Então afirmo que Nova York é mais fria que Londres.....Mas se olhar o verão isso se inverte...E por isso Campos do Jordão leva vantagem qdo olhamos a media anual...

 

O Correto seria analisarmos jun/jul/ago....pra se definir qual a cidade mais fria do Brasil...Mas olhando somente a média do trimestre....Pq a média?? Pq ela engloba tudo....max, min, horas de frio.....está tudo dentro da média mensal......

Link to comment
Share on other sites

Qdo queremos saber qual é a cidade mais fria....olhamos para o ano, verão ou inverno...?? Olhamos para o Inverno....Então afirmo que Nova York é mais fria que Londres.....Mas se olhar o verão isso se inverte...E por isso Campos do Jordão leva vantagem qdo olhamos a media anual...

 

O Correto seria analisarmos jun/jul/ago....pra se definir qual a cidade mais fria do Brasil...Mas olhando somente a média do trimestre....Pq a média?? Pq ela emgloba tudo....max, min, horas de frio.....está tudo dentro da média mensal......

Não pode ser junho/julho e agosto apenas, pois o inverno climático vai de maio a setembro...

Se fosse por média Guaramiranga se destaca...Não adianta agora querer desmerecer as mínimas, lembro bem de tuas tabelas.

É difícil quantificar o quanto uma cidade é mais fria, por isto que tem podem haver tabelas separadas,e para ser mais democrático o sistema, poderíamos incluir a tabela das mias chuvosas e das mais ventosas.

Até que se encontre a melhor fórmula para descrever o que é mais frio,sugiro que simplifiquemos:

- Tabelas separadas com:

- Mínimas absolutas

-Média de mínimas de maio a setembro(inverno climático)

-Média de máximas no mesmo período

- Menor máxima igualmente neste período

E tabelas adicionais de neve e de vento.Mas como avaliar a neve?Por régua?Por fotos e filmes?Por aspecto visual?Por nº de ocorrência?

Mas também horas de frio/ano é um bom indicador de quanto é frio um local...

Link to comment
Share on other sites

E discordo que temos que considerar de maio a setembro...isso favorece e distorce uma analise para cidades de maior LATITUDES....O certo seria considerar apenas julho..mas jun/jul/ago...acho que é mais justo..

Não importa o calendário e sim a prática, e na prática o inverno climático vai de maio a setembro Carlos, não há o que discutir.

OBS:E mesmo que "inventem" outras classificação de mais frio, faço questão de ver o tabelão das mínimas, ah e como faço... :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.