Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

São Gabriel


Troyano
 Share

Recommended Posts

Tornado atingiu no fim da tarde de domingo a localidade de Azevedo Sodré, no interior de São Gabriel, município do Centro do Estado. Conforme informações da imprensa, o vento destelhou residências, arrancou árvores pela raiz e decepou troncos. Postes de concreto e até uma torre de transmissão de dados foram atingidos. Os mesmos relatos dão conta que o fenômeno afetou também o interior do município vizinho de Cacequi, onde seis casas tiveram danos na comunidade do Cedro. Uma delas ficou totalmente destruída. O tornado foi registrado em vídeo por cinegrafista amador (reprodução abaixo da RBSTV).

4b38bfa1f442a9e89d9c8de596b15cb6.jpg

 

A sequência de imagens mostra a transformação do cone de rotação do tornado. O fenômeno, de trajetória irregular e curta duração, também é errático na sua intensidade. Diante da magnitude dos danos, é possível estimar que o tornado tenha sido um F1 na escala Fujita (vento de 118 km/h a 180 km/h) com danos consistentes com a faixa intermediária e mais alta do nível F1. Construções sólidas e de alvenaria sofreram colapso estrutural total/parcial. (reprodução do Diário de Santa Maria).

1481ae7769e5ce82d1ab8385c7d9a44e.jpg

 

Fortes áreas de instabilidade atuavam na região no final da tarde e eram capazes de trazer fenômenos severos localizados. Nuvens carregadas avançavam de Oeste, onde foram responsáveis por provocar acumulados extremos de chuva em curto período, acima de 100 mm em poucas horas. Tornados, apesar de não muito freqüentes, são comuns aqui no Rio Grande do Sul e podem ocorrer em qualquer época do ano. A maioria dos registros visuais costuma ocorrer no verão, contudo os episódios mais graves neste século se deram durante o inverno e a primavera, sobretudo à noite, quando não há filmagens.

 

 

images?q=tbn:ANd9GcSc68kZ74Rq5u9hIvvVJiJGaRFBNyXCGBV-ejs5G4Abms94d7zd

METSUL

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.