Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Muita nebulosidade ainda cobre o Paraná nesta tarde.

Chove em diversos setores e segundo as previsões, as chuvas devem se intensificar até o final da tarde.

Maringá mais uma vez se destacou com excelente acumulado (81mm no Simepar e 60mm no Inmet, da 0h até às 11:30h). Se as instabilidades permanecerem sobre o norte do Estado, poderá facilmente chegar aos 100mm.

Interessante o desenho da chuva de hj, no mapa postado pelo Jean.

 

Temos neste momento céu parcialmente nublado em Ctba e 24°C de temperatura.

Pressão subiu para 1020 hPa.

Maringá está tendo chuvas excelentes, espero que chova aqui, temos muita nebulosidade e 26°C

Link to comment
Share on other sites

Se depender das últimas rodadas do GFS, o período chuvoso termina bem mais cedo no centro norte de Minas :(

 

Z5fCeAr.png?1

 

Quem diria que depois daquela poderosa ZCAS de dezembro passaríamos por uma situação completamente atípica de muito pouca chuva nesses primeiros meses de 2014!

 

Racionamento de água e de energia inevitáveis!

Link to comment
Share on other sites

Minha PWS aqui em Juiz de Fora-MG:

 

http://i.imgur.com/xHGcYDZ.jpg

 

-Modelo: Davis Vue;

 

-Altitude: 720m;

 

-Latitude: 21º44' S;

 

-Extremos: 08,0ºC dia 28/09/12 e 38,3ºC dia 31/10/12;

 

Inauguração: 18/09/2012

 

O que acharam da localização da estação? Boa, né? :hi:

 

 

Excelente local! É o quintal da tua casa?

Link to comment
Share on other sites

 

 

Excelente local! É o quintal da tua casa?

 

Exatamente, Vinícius. A construção mais próxima da minha estação é um galpão a +- 10m dela. Creio que

influencie muito pouco ou nada nas temperaturas. Aliás, tem muita estação do INMET que não fica tão

bem localizada quanto essa.

 

Enfim, queria compartilhar com os amigos a imagem da minha estação, para que assim todos vejam de

onde vem os dados meteorológicos que posto aqui, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Se depender das últimas rodadas do GFS, o período chuvoso termina bem mais cedo no centro norte de Minas :(

 

Quem diria que depois daquela poderosa ZCAS de dezembro passaríamos por uma situação completamente atípica de muito pouca chuva nesses primeiros meses de 2014!

 

Racionamento de água e de energia inevitáveis!

 

pelo menos aqui na capital tem chuva pro fim de semana.Os modelos ainda estão indecisos.BH, como sempre, fica com o c* no meio da reta. :mosking:

 

O que impressiona é a chuva do RJ.9mm em fevereiro e dezembro/janeiro com até pouca chuva.Não sei como estão os reservatórios lá, mas não tá bom.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Minha PWS aqui em Juiz de Fora-MG:

 

http://i.imgur.com/xHGcYDZ.jpg

 

-Modelo: Davis Vue;

 

-Altitude: 720m;

 

-Latitude: 21º44' S;

 

-Extremos: 08,0ºC dia 28/09/12 e 38,3ºC dia 31/10/12;

 

Inauguração: 18/09/2012

 

O que acharam da localização da estação? Boa, né? :hi:

 

Excelente! Aqui em casa devido ao exagero de árvores elevadas ao redor, tive que deixar pouco acima do telhado. Lógico que não é o correto, mas não tenho tido problemas em relação a "distúrbios" nas leituras. Por exemplo, na mega onda de calor de Fevereiro só tive 39,3ºC, praticamente empatando com a estação do SIMEPAR em quase todos os dias do período quentíssimo. E no ano passado cheguei a registrar 1,2ºC na mesma altura, com os mesmos obstáculos. A propósito, tive um susto com a estação no fim de semana. A bateria começou a dar sinais de enfraquecimento, aproveitei para limpar e troquei a pilha também. Porém a mensagem de que a bateria estava fraca continuou a aparecer mais dois dias depois! Felizmente agora está ok.

Link to comment
Share on other sites

GFS 18z desorganiza de forma mais precoce o VCAN sobre o Nordeste, o que pode afetar o próximo canal de umidade a se formar na quinta... A continuar acompanhando...

 

Por ora, o GFS chuta o balde, e sugere nos próximos 7 dias 160mm em SP... Mais um palpite do que uma previsão em si.

 

http://i.imgur.com/7uc3AoO.png

 

Essa previsões de chuva volumosas no sudeste têm algo muito em comum com as previsões de onda de frio no inverno, ou seja, 5 dias ou mais antes de evento, mostram algo bem animador, mas quando se aproxima da data o modelo reduz cada vez mais a possibilidade.

 

 

pelo menos aqui na capital tem chuva pro fim de semana.Os modelos ainda estão indecisos.BH, como sempre, fica com o c* no meio da reta. :mosking:

 

O que impressiona é a chuva do RJ.9mm em fevereiro e dezembro/janeiro com até pouca chuva.Não sei como estão os reservatórios lá, mas não tá bom.

 

Ah sim! Por causa da chegada de um outro sistema frontal.

Pelo que se olha nos mapas, o bloqueio não foi rompido, mas parcialmente quebrado. Se fosse rompido totalmente, era para termos chuvas mais significativas no leste de MG e ES também!

 

O mapa abaixo da Climatempo mostra o tom marrom sobre o centro norte de MG e ES na chuva acumulada prevista pros próximos 15 dias:

 

QsTODq2.jpg

 

Rio e BH (acredito eu) estão na cor mais amarelada!

 

Realmente 9 mm é muito pouca chuva. Acho que nem nos fevereiros anteriores que já foram de chuvas bem abaixo da média em boa parte do sudeste, o Rio teve esse acumulado irrisório!

Link to comment
Share on other sites

Bonito local, bela paisagem, lindo gramado e excelente localização, Renan!

Parabéns!

Difícil acreditar q tenha feito 38°C aí... Tudo tão verdinho e bem arborizado.

Aliás, qual a altura em relação ao solo? Parece alta dmais.

 

Abraço

 

Obrigado, Carlos!

 

Quando fez 38 graus, a estação estava num lugar um pouco diferente. Dentro do meu sítio ainda, porém mais próximo

da minha casa e com árvores ao redor. Ventava bem menos no antigo local....penso que possa ter influenciado nas

temperaturas, mas agora não mais. O abrigo fica a 1,7m de altura em relação ao solo.

 

 

Que local Renan , lindo , é em um sitio né fora da cidade né ? Que legal , aqui escureceu armou e nao choveu. , segue nublado e abafado 20C

 

Obrigado Wil...sim, é um sítio, mas não fica exatamente fora da cidade, pois estou a meros 4km do centro da cidade, rsrs. Aqui em Juiz de Fora você encontra

muitas áreas verdes quase ao lado da "floresta de concreto".

 

 

....O que acharam da localização da estação? Boa, né? :hi:

 

HONESTA

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

 

Aquele cachorro é seu?

 

Sim, é da raça Akita Inu. Boa observação Henrique, kkkkkkkkkkkk

 

 

Excelente! Aqui em casa devido ao exagero de árvores elevadas ao redor, tive que deixar pouco acima do telhado. Lógico que não é o correto, mas não tenho tido problemas em relação a "distúrbios" nas leituras. Por exemplo, na mega onda de calor de Fevereiro só tive 39,3ºC, praticamente empatando com a estação do SIMEPAR em quase todos os dias do período quentíssimo. E no ano passado cheguei a registrar 1,2ºC na mesma altura, com os mesmos obstáculos. A propósito, tive um susto com a estação no fim de semana. A bateria começou a dar sinais de enfraquecimento, aproveitei para limpar e troquei a pilha também. Porém a mensagem de que a bateria estava fraca continuou a aparecer mais dois dias depois! Felizmente agora está ok.

 

Valeu, Igor!

 

Eu percebi que existem vários cuidados para a localização das PWSs, mas da forma como é descrito como "ideal" no manual da Davis....acho que ninguém

consegue algo 100% ideal, hehehe. Como eu disse, muitas estações oficiais do INMET estão em localizações muito mais duvidosas. Quanto à questão da

bateria, é engraçado você ter estes problemas, pois coloquei minha estação em Set/2012 e até hoje nunca apareceu o aviso de bateria fraca para mim.

 

abraços QUÍNTUPLOS!!!!! :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

.....
Aquele cachorro é seu?

 

Sim' date=' é da raça Akita Inu. Boa observação Henrique, kkkkkkkkkkkk[/quote']

 

Deveria ser o cachorro oficial do BAZ....tipo um mascote,

 

AKITA .....nublado

 

AKITA......chovendo

 

AKITA......seco

 

AKITA......sol

 

AKITA......não.... AKI não TA NEVANDO.

 

Estou em Ribeirão Preto,

 

AKITA.....quente (very hot)

Link to comment
Share on other sites

Deveria ser o cachorro oficial do BAZ....tipo um mascote,

 

AKITA .....nublado

 

AKITA......chovendo

 

AKITA......seco

 

AKITA......sol

 

AKITA......não.... AKI não TA NEVANDO.

 

Estou em Ribeirão Preto,

 

AKITA.....quente (very hot)

 

Hahahahahahah AKITA tá com muitas nuvens médias e altas nesse momento!

 

Espero que nos próximos 10 dias eu possa dizer centenas de vezes: AKITA chovendo bem hehehehe

Link to comment
Share on other sites

.....
Aquele cachorro é seu?

 

Sim' date=' é da raça Akita Inu. Boa observação Henrique, kkkkkkkkkkkk[/quote']

 

Deveria ser o cachorro oficial do BAZ....tipo um mascote,

 

AKITA .....nublado

 

AKITA......chovendo

 

AKITA......seco

 

AKITA......sol

 

AKITA......não.... AKI não TA NEVANDO.

 

Estou em Ribeirão Preto,

 

AKITA.....quente (very hot)

 

Akita... frio :mosking: ! Faz 16ºC em Friburgo.

 

Amanhã eu volto para o litoral.

Link to comment
Share on other sites

Se depender das últimas rodadas do GFS, o período chuvoso termina bem mais cedo no centro norte de Minas :(

 

Z5fCeAr.png?1

 

Quem diria que depois daquela poderosa ZCAS de dezembro passaríamos por uma situação completamente atípica de muito pouca chuva nesses primeiros meses de 2014!

 

Racionamento de água e de energia inevitáveis!

 

Repara pela tendencia da chuva do GFS como a Chuva, tá, Chuva está repetitivo, chuva chuva, vai descendo e fazendo uma Curva, típica para o início da Seca pelo Sudeste.

 

Me preocupa Rondonia e o Acre, esses dois lugares precisam de 30 dias sem Chuva no mínimo e parece que não vai ocorrer.

Link to comment
Share on other sites

Repara pela tendencia da chuva do GFS como a Chuva, tá, Chuva está repetitivo, chuva chuva, vai descendo e fazendo uma Curva, típica para o início da Seca pelo Sudeste.

 

Me preocupa Rondonia e o Acre, esses dois lugares precisam de 30 dias sem Chuva no mínimo e parece que não vai ocorrer.

 

Para esse mês é melhor esquecer que o sul da Amazônia e a Bolívia terão um trégua nessa chuvarada.

 

O mapa mostra que nos próximos 16 dias, a chuva correrá solta por aquelas bandas. Já centro norte de MG e ES, o tempo seco que correrá solto e já tem previsão de uma nova alta de 500 hpa sobre o SE para depois de 13/02, mas que poderá logo se desfazer, menos mal!

 

Essa alta não morre mesmo heheh

Link to comment
Share on other sites

Repara pela tendencia da chuva do GFS como a Chuva, tá, Chuva está repetitivo, chuva chuva, vai descendo e fazendo uma Curva, típica para o início da Seca pelo Sudeste.

 

Me preocupa Rondonia e o Acre, esses dois lugares precisam de 30 dias sem Chuva no mínimo e parece que não vai ocorrer.

 

Para esse mês é melhor esquecer que o sul da Amazônia e a Bolívia terão um trégua nessa chuvarada.

 

O mapa mostra que nos próximos 16 dias, a chuva correrá solta por aquelas bandas. Já centro norte de MG e ES, o tempo seco que correrá solto e já tem previsão de uma nova alta de 500 hpa sobre o SE para depois de 13/02, mas que poderá logo se desfazer, menos mal!

 

Essa alta não morre mesmo heheh

 

To com uma leve sensação que ela vai aprontar ainda bastante ... O mapa da Tendencia de Precipitação é de típica circulação Anticiclônica sobre a parte Nordeste do Sudeste. Sim, essa frase doeu.

 

ECMWF Já pega a ''Cruel '' de Rabo a Rabo

 

XDjNeUt.gif

 

E depois ela vai descendo ... Eu diria que o mapa de Precipitação do GFS complementa este do Europeu.

 

qeOxK9D.gif

 

ljbYJoU3guY&

 

Quem é Imortal não morre no final, exceção o Gremio. :rofl:

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

To com uma leve sensação que ela vai aprontar ainda bastante ... O mapa da Tendencia de Precipitação é de típica circulação Anticiclônica sobre a parte Nordeste do Sudeste. Sim, essa frase doeu.

 

É típica de anticiclone mesmo.

A 00z de europeu mostrava a alta ainda mais forte, com até uma pequena área de 5920 próximo do Rio (essa doeu também hehe)!

 

Posso estar errado, mas são esses bloqueios que têm aumentando a chuva no sul da Amazônia. Com o bloqueio, a umidade em vez de avançar pro centro do Brasil, ficam presas por lá mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Prever o tempo é para deixar qq um doido. A mudança no ETA 15 de ontem para hoje é simplesmente incrível, de muita chuva durante toda a grade, agora coloca bastante chuva até o dia 06 e depois seca o tempo, sem praticamente nada de chuva.

Olha, posso queimar a língua (e espero que sim) mas NÃO ME LEMBRO vi uma estação chuvosa tão seca aqui na minha região e se confirmando o quadro, podemos nos preparar para racionamento de ÁGUA (pra já) e grande aumento no preço da energia no próximo ano (esse ano é eleição).

Goiânia no momento nublada e temperatura de 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade/ Trimestres mais quentes no topo da serra (dez a fev, S.Joaquim/Inmet);

83/84; 18,4°C

72/73; 18,3°C

2013/14; 18,3°C

57/58; 17,9°C

70/71; 17,9°C

2009/10; 17,9°C

65/66; 17,7°C

Normal; 16,9°C

Foram os verões mais quentes na serra, região de S. Joaquim.

 

Em Florianópolis/Inmet os verões mais quentes (auge do verão, dez a fev) foram;

 

2013/2014; 25,8°C

1983/1984; 25,4°C

1915/1916; 25,2°C

2012/2013; 25,1°C.

 

AKITA DAQUI JÁ ESTÁ COM 12 ANINHOS, INFELIZMENTE NA RETA FINAL :cray: :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade/ Trimestres mais quentes no topo da serra (dez a fev, S.Joaquim/Inmet);

83/84; 18,4°C

72/73; 18,3°C

2013/14; 18,3°C

57/58; 17,9°C

70/71; 17,9°C

2009/10; 17,9°C

65/66; 17,7°C

Normal; 16,9°C

Foram os verões mais quentes na serra, região de S. Joaquim.

 

1984: Ano da neve em Porto Alegre.

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=201

Link to comment
Share on other sites

Aos administradores,

Abram a votação para a sede e a data do próximo EBAZ 2014, pois teríamos todo o mês de março e abril para escolhermos com tranquilidade, inclusive com 2° turno se for necessário.

Peço apenas que levem em conta que o mesmo deverá ser após a COPA, de preferência na 2ª quinzena de julho, quando os preços estarão (espero) mais normais.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aos administradores,

Abram a votação para a sede e a data do próximo EBAZ 2014, pois teríamos todo o mês de março e abril para escolhermos com tranquilidade, inclusive com 2° turno se for necessário.

Peço apenas que levem em conta que o mesmo deverá ser após a COPA, de preferência na 2ª quinzena de julho, quando os preços estarão (espero) mais normais.

Abraços

 

Apoiado.

 

Para mim, o ideal é segunda quinzena de Julho, como historicamente acontece. Cidade: São Joaquim OU Gramado :ok: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

GFS 18z desorganiza de forma mais precoce o VCAN sobre o Nordeste, o que pode afetar o próximo canal de umidade a se formar na quinta... A continuar acompanhando...

 

Por ora, o GFS chuta o balde, e sugere nos próximos 7 dias 160mm em SP... Mais um palpite do que uma previsão em si.

 

http://i.imgur.com/7uc3AoO.png

 

Essa previsões de chuva volumosas no sudeste têm algo muito em comum com as previsões de onda de frio no inverno, ou seja, 5 dias ou mais antes de evento, mostram algo bem animador, mas quando se aproxima da data o modelo reduz cada vez mais a possibilidade.

 

 

pelo menos aqui na capital tem chuva pro fim de semana.Os modelos ainda estão indecisos.BH, como sempre, fica com o c* no meio da reta. :mosking:

 

O que impressiona é a chuva do RJ.9mm em fevereiro e dezembro/janeiro com até pouca chuva.Não sei como estão os reservatórios lá, mas não tá bom.

 

Ah sim! Por causa da chegada de um outro sistema frontal.

Pelo que se olha nos mapas, o bloqueio não foi rompido, mas parcialmente quebrado. Se fosse rompido totalmente, era para termos chuvas mais significativas no leste de MG e ES também!

 

O mapa abaixo da Climatempo mostra o tom marrom sobre o centro norte de MG e ES na chuva acumulada prevista pros próximos 15 dias:

 

QsTODq2.jpg

 

Rio e BH (acredito eu) estão na cor mais amarelada!

 

Realmente 9 mm é muito pouca chuva. Acho que nem nos fevereiros anteriores que já foram de chuvas bem abaixo da média em boa parte do sudeste, o Rio teve esse acumulado irrisório!

O bloqueio cedeu para São Paulo, mas aqui no Rio tudo continua difícil de chuva. A Climatempo diz que não existe bloqueio, então por que não temos pancadas de chuva GENERALIZADAS? Qual o motivo dessa irregularidade irritante? Afirmo e reafirmo que não acredito em boas chuvas nesse verão mais. Sofreremos tudo isso daqui a 2 ou 3 meses, com certeza.

Link to comment
Share on other sites

Aos administradores,

Abram a votação para a sede e a data do próximo EBAZ 2014, pois teríamos todo o mês de março e abril para escolhermos com tranquilidade, inclusive com 2° turno se for necessário.

Peço apenas que levem em conta que o mesmo deverá ser após a COPA, de preferência na 2ª quinzena de julho, quando os preços estarão (espero) mais normais.

Abraços

 

Apoiado.

 

Para mim, o ideal é segunda quinzena de Julho, como historicamente acontece. Cidade: São Joaquim OU Gramado :ok: :clapping:

 

Como não vou de qualquer forma, boa sorte na escolha.

Link to comment
Share on other sites

O bloqueio cedeu para São Paulo, mas aqui no Rio tudo continua difícil de chuva. A Climatempo diz que não existe bloqueio, então por que não temos pancadas de chuva GENERALIZADAS? Qual o motivo dessa irregularidade irritante? Afirmo e reafirmo que não acredito em boas chuvas nesse verão mais. Sofreremos tudo isso daqui a 2 ou 3 meses, com certeza.

 

Eduardo, qual a localização dos reservatórios que abastecem o grande Rio?? O que eu sei é que o rio Paraíba do Sul que passa aqui na minha região abastece várias cidades aí do estado. Fora isso, não sei mais nada. :ok:

 

Ontem aqui :prankster: em CDJ, acumulamos 0,3 mm de chuva.

 

Mínima hoje em casa: 13,7°C

 

No momento, prá variar: muitas nuvens e de vez em quando um solzinho. Temperatura de 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.