Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

As chuvas do final da noite de ontem e madrugada de hoje já foram devidamente comentadas pelos colegas de Sampa.

Só queria acrescentar que aqui na zona norte houve uns trovões violentos, verdadeiros "estrondos", como há tempos eu não via.

Já havia me deitado e acordei com a barulheira.

 

 

Temos muito sol neste momento por aqui, mas é mera enganação pois logo mais o tempo vai fechar e

a chuva poderá ser forte. É a típica cena de ZCOU!

Depois das chuvas da madrugada, Sampa teve manhã também com muito sol e apenas alguns cirrus e cirrocumulus. :beach:

Agora à tarde, a quantidade de cumulus aumentou bem (Continuam os cirrus) mas sem cara de chuva, por enquanto.

 

A temperatura está em 28°C nos 3 aeroportos, ventos de NO a N com rajadas de até 48 km/h em Congonhas.

 

Mirante teve mínima de 17,8°C mas acredito que mais devido às chuvas.

No IAG 18,4°C de mínima.

Link to comment
Share on other sites

Última Previsão do CFS pra Março, sugere um mês com tendência de chuvas abaixo da média sobre o Sudeste, e com chuvas tendêndo a ficar dentro/acima da média no Sul... SP está justamente na fronteira dos dois, o que deixa a previsibilidade bem dificil. Em termos de temperaturas, o modelo sugere um mês na média ou acima, mas sem extremos (nas médias).

 

VhdYZZv.png

mCvAruF.png

 

Atenção para a SST do Atlãntico Sul que continuará bem elevada nesse mês...

 

reJn6W6.png

 

Pra quem está aguardando ansiosamente pro frio, observando superficialmente, o CFS sugere um resfriamento significativo do Atlântico na altura do RS/SC a partir de Maio, e se expandido até Julho ao menos...

 

UXAqAdB.png

Link to comment
Share on other sites

Será que nem um pouquinho desse ar mais frio que está no Sul, vai conseguir chegar até aqui a Mantiqueira ???

 

A serra catarinense começou excepcionalmente bem o mês de março. Um pouco de inveja. :laugh:

 

No momento aqui em CDJ, o sol está mais constante; o vento continua. Temperatura entre 21/22°C.

 

Taubaté já passou dos 30.

Link to comment
Share on other sites

Após as chuvas que caíram durante a madrugada, hoje novamente estamos tendo um dia abafado com os ventos soprando com força do continente. Acredito que mais tarde teremos a entrada da infiltração marítima.

 

Finalmente o Cantareira aumentou de nível! Acredito que deva ser a primeira vez em 2014 que isso acontece. O que me desanima um pouco é de olhar nos radares e ver que não há tantos núcleos de chuva no estado paulista hoje :(

Link to comment
Share on other sites

Após as chuvas que caíram durante a madrugada, hoje novamente estamos tendo um dia abafado com os ventos soprando com força do continente. Acredito que mais tarde teremos a entrada da infiltração marítima.

 

Finalmente o Cantareira aumentou de nível! Acredito que deva ser a primeira vez em 2014 que isso acontece. O que me desanima um pouco é de olhar nos radares e ver que não há tantos núcleos de chuva no estado paulista hoje :(

 

A situação do Cantareira é muito crítica. Acho difícil que ocorra uma recuperação total, pois já estamos no final do verão.

Link to comment
Share on other sites

Tarde de calor, porém nada exagerado. Máxima de 31,2ºC mas com umidade baixa, de mínimo de 40%. Agora a temperatura deve despencar até valores próximos dos 20ºC ainda antes das 10, dado a baixa umidade de agora, 44%. Condições típicas de que??? OUTONO!!!

 

Diria que o outono climático na serra se instalou cedo este ano. Não há perspectivas de calor intenso (acima dos 35ºC aqui) por ao menos 16 dias, seguindo o GFS. Talvez em algum pré frontal até faça calor, mas nada mais de 38ºC até final do ano! Veremos.

Link to comment
Share on other sites

Após as chuvas que caíram durante a madrugada, hoje novamente estamos tendo um dia abafado com os ventos soprando com força do continente. Acredito que mais tarde teremos a entrada da infiltração marítima.

 

Finalmente o Cantareira aumentou de nível! Acredito que deva ser a primeira vez em 2014 que isso acontece. O que me desanima um pouco é de olhar nos radares e ver que não há tantos núcleos de chuva no estado paulista hoje :(

 

A situação do Cantareira é muito crítica. Acho difícil que ocorra uma recuperação total, pois já estamos no final do verão.

 

Infelizmente já estamos no final de verão! Como eu já disse uma vez aqui, queria que agora fosse meados ou final de janeiro, pois ainda teríamos uma chance maior de termos mais chuvas pra recuperação!

A única vantagem de já ser março é que a chance de termos de aguentar dias tórridos a frente são menores!

 

Ah! Te desejo boas vindas no BAZ e espero que você possa postar com frequência por aqui!

Link to comment
Share on other sites

Radares da UNESP captam um núcleo de chuva entrando na Grande SP. No momento este núcleo atinge Itapevi e oeste de Santana do Parnaíba. Acredito que logo chova na capital paulista, mas torço que não seja com aquela violência que nem foi o temporal que provocou granizo no sambódromo!

 

Já temos a brisa marítima aqui no Tatuapé!

Link to comment
Share on other sites

Radares da UNESP captam um núcleo de chuva entrando na Grande SP. No momento este núcleo atinge Itapevi e oeste de Santana do Parnaíba. Acredito que logo chova na capital paulista, mas torço que não seja com aquela violência que nem foi o temporal que provocou granizo no sambódromo!

 

Já temos a brisa marítima aqui no Tatuapé!

 

Tá chegando na Capital (e já chegou no oeste da RMSP):

 

PS: CGE já decreta estado de atenção na área Central/Zonas Oeste e Norte e Marginais Pinheiros e Tietê.

 

IKUenaN.png

Link to comment
Share on other sites

Em Patrocínio o sol apareceu entre muitas nuvens entre às 10h e o meio-dia e no restante do dia o tempo permaneceu fechado e com chuva.

A temperatura variou entre 17,8ºC e 22,6ºC, sendo a menor máxima de 2014 até o momento.

O acumulado de chuva até o momento e de 28 mm no INMET e em casa.

Agora faz 17,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

Chuvinha em alguns pontos de São Paulo agora, mas nada demais... CGE retirou todos os estados de atenção... Temperatura em 20C em São Mateus

 

=============================================================================================================

 

ECOS FALSOS EM RADAR:

 

Chama a atenção no Radar de São Roque agora a noite, uma larga área de ecos fracos num raio de 100/150km em torno do centro do Radar... Em alguns lugares esses ecos estão chegando a 20Dbz, dando a falsa impressão que está chovendo, em alguns pontos...

 

eTAbqbo.png

 

Mas afinal por que isto acontece no Radar?? É falha?? é porque o Radar é obsoleto??

 

Nada disto...Por ser extremamente sensível, nem todos os ecos captados pelo Radar Meteorológico são de fato precipitações...Esse efeito visível no Radar de São Roque é comum em Radares Meteorológicos de todo o mundo, e é chamado de "Ground Clutter" ou em português "Pertubação de solo".

 

Esse efeito ocorre, devido a inversão de temperatura nas camadas da troposfera, quando a temperatura em solo passa a cair, enquanto que a temperatura em altitude se eleva... Esse contraste de temperatura cria uma pertubação e "derruba" o feixe do Radar em direção do som, fazendo o captar ecos próximos da superfície, daí o nome "Ground Clutter". Esse efeito é comum principalmente a noite depois de chuvas convectivas, ou ao amanhecer, períodos de resfriamento da atmosfera em superfície...

 

DdeZsjJ.jpg

Link to comment
Share on other sites

Chuvinha em alguns pontos de São Paulo agora, mas nada demais... CGE retirou todos os estados de atenção... Temperatura em 20C em São Mateus

 

=============================================================================================================

 

ECOS FALSOS EM RADAR:

 

Chama a atenção no Radar de São Roque agora a noite, uma larga área de ecos fracos num raio de 100/150km em torno do centro do Radar... Em alguns lugares esses ecos estão chegando a 20Dbz, dando a falsa impressão que está chovendo, em alguns pontos...

 

eTAbqbo.png

 

Mas afinal por que isto acontece no Radar?? É falha?? é porque o Radar é obsoleto??

 

Nada disto...Por ser extremamente sensível, nem todos os ecos captados pelo Radar Meteorológico são de fato precipitações...Esse efeito visível no Radar de São Roque é comum em Radares Meteorológicos de todo o mundo, e é chamado de "Ground Clutter" ou em português "Pertubação de solo".

 

Esse efeito ocorre, devido a inversão de temperatura nas camadas da troposfera, quando a temperatura em solo passa a cair, enquanto que a temperatura em altitude se eleva... Esse contraste de temperatura cria uma pertubação e "derruba" o feixe do Radar em direção do som, fazendo o captar ecos próximos da superfície, daí o nome "Ground Clutter". Esse efeito é comum principalmente a noite depois de chuvas convectivas, ou ao amanhecer, períodos de resfriamento da atmosfera em superfície...

 

DdeZsjJ.jpg

 

Explicação bastante didática. Eu pensava que isso acontecia por falta de calibração do radar.

Link to comment
Share on other sites

ECOS FALSOS EM RADAR:

 

Chama a atenção no Radar de São Roque agora a noite, uma larga área de ecos fracos num raio de 100/150km em torno do centro do Radar... Em alguns lugares esses ecos estão chegando a 20Dbz, dando a falsa impressão que está chovendo, em alguns pontos...

 

Nossa! Bem que eu estranhei essas áreas de chuva com fraca intensidade na Grande SP e aqui não chovendo!

Link to comment
Share on other sites

Esses Ecos Falsos são comuns em radares, mas estão hoje superestimados no de São Roque, devido ao avanço do ar frio na retaguarda da frente fria...Uma coisa a ser aprendida a ler radares, é que nem tudo que aparece, é precipitação de fato, e nem toda precipitação é captada no Radar!

 

Existem vários tipos de falhas na captação de ecos, e ecos falsos, produzidos pelos Radares... Depois eu monto um post explicativo na área educacional do Fórum, junto com os sistemas frontais que eu prometi pro Aldo :good2:

Link to comment
Share on other sites

Radares da UNESP captam um núcleo de chuva entrando na Grande SP. No momento este núcleo atinge Itapevi e oeste de Santana do Parnaíba. Acredito que logo chova na capital paulista, mas torço que não seja com aquela violência que nem foi o temporal que provocou granizo no sambódromo!

 

Já temos a brisa marítima aqui no Tatuapé!

 

Resultado da chuva em Itapevi no início desta noite:

 

http://www.itapevirealidade.com/chuva-forte-alagamentos-voltam-a-tomar-ruas-de-itapevi/

 

No momento não chove, mas a temperatura caiu: 17,6ºC

Link to comment
Share on other sites

Após as chuvas que caíram durante a madrugada, hoje novamente estamos tendo um dia abafado com os ventos soprando com força do continente. Acredito que mais tarde teremos a entrada da infiltração marítima.

 

Finalmente o Cantareira aumentou de nível! Acredito que deva ser a primeira vez em 2014 que isso acontece. O que me desanima um pouco é de olhar nos radares e ver que não há tantos núcleos de chuva no estado paulista hoje :(

 

A situação do Cantareira é muito crítica. Acho difícil que ocorra uma recuperação total, pois já estamos no final do verão.

 

Infelizmente já estamos no final de verão! Como eu já disse uma vez aqui, queria que agora fosse meados ou final de janeiro, pois ainda teríamos uma chance maior de termos mais chuvas pra recuperação!

A única vantagem de já ser março é que a chance de termos de aguentar dias tórridos a frente são menores!

 

Ah! Te desejo boas vindas no BAZ e espero que você possa postar com frequência por aqui!

 

Daniel, obrigado pela recepção! :good:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Resultado da chuva em Itapevi no início desta noite:

 

http://www.itapevirealidade.com/chuva-forte-alagamentos-voltam-a-tomar-ruas-de-itapevi/

 

No momento não chove, mas a temperatura caiu: 17,6ºC

 

Ixi! Já aqui no Tatuapé caiu uns pingos, trovejou, mas logo parou!

 

Acredito que a chuva daí deve ter sido da mesma intensidade que a que caiu aqui na última madrugada, ou seja, fortíssima, com ventos, trovões fortes e granizo miúdo!

Link to comment
Share on other sites

Esses Ecos Falsos são comuns em radares, mas estão hoje superestimados no de São Roque, devido ao avanço do ar frio na retaguarda da frente fria...Uma coisa a ser aprendida a ler radares, é que nem tudo que aparece, é precipitação de fato, e nem toda precipitação é captada no Radar!

 

Existem vários tipos de falhas na captação de ecos, e ecos falsos, produzidos pelos Radares... Depois eu monto um post explicativo na área educacional do Fórum, junto com os sistemas frontais que eu prometi pro Aldo :good2:

 

Engraçado que eu já cheguei a presenciar o inverso, ou seja, chove fraco por aqui durante um tempo e o radar não capita essa chuva.

 

Aguardo ansiosamente pela postagem da explicação sobre ecos e também sobre os sistemas frontais!

Link to comment
Share on other sites

Choveu durante a madrugada aqui em CDJ; mais cedo, tivemos neblina nos pontos mais altos. Mas agora, estamos com céu em grande parte azul, com sol já. E eu pensei que fosse amanhecer chovendo.

A mínima aqui em casa foi de 13,8°C.

 

Domingo de carnaval........sol......temperatura agradável.......tudo perfeito para???.........trabalhar até quase 22:00 hs. :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Sergio idem idem em tudo , tirando a parte do trabalhar até as 22:00 kk

 

 

Choveu entre 4h e 5h da manha com 3,6mm acumulados , depois disso limpou e começamos o dia com sol céu azul e quase nenhuma nuvem

 

Minimas entre 14°C e 15°C

 

 

Parece que a serra de Sc decepcionou hoje nao ? Esperava temperaturas mais baixas como o Coutinho tinha postado ontem , parece que entre 3°C e 6°C ,mais ficou acima disso né ? Urupema deu 7°C isso ?

Link to comment
Share on other sites

Resultado da chuva em Itapevi no início desta noite:

 

http://www.itapevirealidade.com/chuva-forte-alagamentos-voltam-a-tomar-ruas-de-itapevi/

 

No momento não chove, mas a temperatura caiu: 17,6ºC

 

Ixi! Já aqui no Tatuapé caiu uns pingos, trovejou, mas logo parou!

 

Acredito que a chuva daí deve ter sido da mesma intensidade que a que caiu aqui na última madrugada, ou seja, fortíssima, com ventos, trovões fortes e granizo miúdo!

 

Realmente choveu muito forte em Itapevi, mas no meu local de trabalho nada de vendavais ou granizo. Ainda bem.

 

No momento estou em Mogi das Cruzes. Depois de um amanhecer com céu aberto, no momento temos muitas nuvens... algumas são escuras. Temperatura na casa dos 26ºC.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.