Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Felipe F

Vulcões

Recommended Posts

Olha, uma nova fissura se abriu agora a pouco no vulcão da Islândia e a erupção que tava meio xoxa essa tarde (galera tava até com medo de ela acabar) parece estar ficando mais vigorosa. 

Os turistas estavam humanizando o vulcão, chamando de "vulcão camarada"  rs

FgeLZUG.jpg

• Like 3

La Soufrière entra em erupção no Caribe!

Edited by Felipe F
  • Like 2

3 horas atrás, Tavares disse:

Que será que significa "Soufrière"?

Tem uns três vulcões acho com esse nome.

Depósito de enxofre formado por fenômenos vulcânicos.

• Like 3

Erupção segue na região.

Cinzas caindo em Barbados neste momento.

Capturar.thumb.JPG.5df7d0817fdca3c989a0f0a30a9c9ea0.JPG

• Like 4

ERUPÇÃO SEGUE FORTE.

COLUNA DE CINZAS E GASES CHEGA QUASE 15 KM DE ALTURA.

Capturar.JPG.617c0c9805163b37b4cbd6ecfd79cf18.JPG

• Like 3

Fico me perguntando se esses raios produzem barulho igual os de tempestades normais...também me questiono que influência essa coluna de gases quentes teria em digamos, uma frente fria que estivesse passando pelo local (lógico que o efeito seria muito pequeno, mas creio que mude algo ou faça cair alguma chuva ácida pelo menos).

• Like 5

28 minutos atrás, ricardosilva disse:

Fico me perguntando se esses raios produzem barulho igual os de tempestades normais...também me questiono que influência essa coluna de gases quentes teria em digamos, uma frente fria que estivesse passando pelo local (lógico que o efeito seria muito pequeno, mas creio que mude algo ou faça cair alguma chuva ácida pelo menos).

Nunca vi uma erupção ao vivo, porém acredito que seja difícil distinguir entre as trovoadas e as explosões de cinzas, gases e outros materiais.

Possivelmente causaria chuva de "lama" como foi com Pinatubo em 1991, que teve o pico de erupção durante a passagem do tufão Yunia.

O mais perigoso seria a ocorrência de Lahares nas encostas do vulcão. 

• Like 3

Olha tá um perigo isso aê. Agora a noite ocorreram os pulsos mais intensos e o grosso da nuvem de cinzas tá indo em direção a Barbados.

Diferente das erupções constantes do Merapi e Sinabung que explodem frequentemente e se acalmam esses vulcões das Pequenas Antilhas costumam ter erupções menos frequentes porém mais duradouras, o Monte Pelèe teve explosões frequentes durante meses. Foi uma desgraceira.

• Like 5

Aeroporto fechado devido a cinza vulcânica, com apenas serviços essenciais estão autorizados.

Barbados' Grantley Adams International Airport closed "at least until Sunday at 6AM"; access available only to authorised, essential airport personnel only

Imagem

• Like 2

Segundo o vulcanologista Cimon Carn são necessários no mínimo ~5 Tg SO₂ ejetados para estratosfera nas regiões tropicais para algum impacto climático mensurável. 

Até o momento estamos com ~0.4 Tg SO₂.

• Like 6

3 minutos atrás, Felipe F disse:

Segundo o vulcanologista Cimon Carn são necessários no mínimo ~5 Tg SO₂ ejetados para estratosfera nas regiões tropicais para algum impacto climático mensurável. 

Até o momento estamos com ~0.4 Tg SO₂.

Eu tava pensando nisso. Se a dinâmica de ventos planetários permitiria as cinzas vulcânicas se espalharem pro HS ou se ficariam somente no HN. 

Lembrando que o hemisfério norte tem a grande parte da massa continental e consequentemente uma maior quantidade de vulcões ou ainda se, uma possível alteração na radiação solar apenas no hemisfério norte impactaria também o clima no hemisfério sul ou nem.

Tenho essas curiosidades em climatologia.

• Like 5

3 horas atrás, Felipe F disse:

Barbados coberta pela nuvem de cinzas do vulcão:

Imagem

Você sabe se isso influenciou na temperatura de lá? Ocorre um queda igual as que ocorrem nos eclipses ?

• Like 1

2 horas atrás, Tavares disse:

Eu tava pensando nisso. Se a dinâmica de ventos planetários permitiria as cinzas vulcânicas se espalharem pro HS ou se ficariam somente no HN. 

Lembrando que o hemisfério norte tem a grande parte da massa continental e consequentemente uma maior quantidade de vulcões ou ainda se, uma possível alteração na radiação solar apenas no hemisfério norte impactaria também o clima no hemisfério sul ou nem.

Tenho essas curiosidades em climatologia.

Tendência atual e continuar para leste (por vezes NE ou SE).

Dias com tendência do vento SE poderia levar as cinzas em direção a ZCIT e talvez causar alguma influência ao Nordeste (destaco ser apenas um chute).

19 minutos atrás, Juzinho disse:

Você sabe se isso influenciou na temperatura de lá? Ocorre um queda igual as que ocorrem nos eclipses ?

Ontem a máxima foi 30,5ºC e hoje até o momento 26,3ºC.

• Like 8

Imagens de hoje e ontem começo de noite

Imagem

Edited by Felipe F
  • Like 3