Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Vulcões


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Fico me perguntando se esses raios produzem barulho igual os de tempestades normais...também me questiono que influência essa coluna de gases quentes teria em digamos, uma frente fria que estivesse passando pelo local (lógico que o efeito seria muito pequeno, mas creio que mude algo ou faça cair alguma chuva ácida pelo menos).

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, ricardosilva disse:

Fico me perguntando se esses raios produzem barulho igual os de tempestades normais...também me questiono que influência essa coluna de gases quentes teria em digamos, uma frente fria que estivesse passando pelo local (lógico que o efeito seria muito pequeno, mas creio que mude algo ou faça cair alguma chuva ácida pelo menos).

Nunca vi uma erupção ao vivo, porém acredito que seja difícil distinguir entre as trovoadas e as explosões de cinzas, gases e outros materiais.

Possivelmente causaria chuva de "lama" como foi com Pinatubo em 1991, que teve o pico de erupção durante a passagem do tufão Yunia.

O mais perigoso seria a ocorrência de Lahares nas encostas do vulcão. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Olha tá um perigo isso aê. Agora a noite ocorreram os pulsos mais intensos e o grosso da nuvem de cinzas tá indo em direção a Barbados.

Diferente das erupções constantes do Merapi e Sinabung que explodem frequentemente e se acalmam esses vulcões das Pequenas Antilhas costumam ter erupções menos frequentes porém mais duradouras, o Monte Pelèe teve explosões frequentes durante meses. Foi uma desgraceira.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Felipe F disse:

Segundo o vulcanologista Cimon Carn são necessários no mínimo ~5 Tg SO₂ ejetados para estratosfera nas regiões tropicais para algum impacto climático mensurável. 

Até o momento estamos com ~0.4 Tg SO₂.

 

 

Eu tava pensando nisso. Se a dinâmica de ventos planetários permitiria as cinzas vulcânicas se espalharem pro HS ou se ficariam somente no HN. 

Lembrando que o hemisfério norte tem a grande parte da massa continental e consequentemente uma maior quantidade de vulcões ou ainda se, uma possível alteração na radiação solar apenas no hemisfério norte impactaria também o clima no hemisfério sul ou nem.

Tenho essas curiosidades em climatologia.

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Tavares disse:

Eu tava pensando nisso. Se a dinâmica de ventos planetários permitiria as cinzas vulcânicas se espalharem pro HS ou se ficariam somente no HN. 

Lembrando que o hemisfério norte tem a grande parte da massa continental e consequentemente uma maior quantidade de vulcões ou ainda se, uma possível alteração na radiação solar apenas no hemisfério norte impactaria também o clima no hemisfério sul ou nem.

Tenho essas curiosidades em climatologia.

 

Tendência atual e continuar para leste (por vezes NE ou SE).

Dias com tendência do vento SE poderia levar as cinzas em direção a ZCIT e talvez causar alguma influência ao Nordeste (destaco ser apenas um chute).

 

 

19 minutos atrás, Juzinho disse:

Você sabe se isso influenciou na temperatura de lá? Ocorre um queda igual as que ocorrem nos eclipses ?

 

Ontem a máxima foi 30,5ºC e hoje até o momento 26,3ºC.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.