Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Isso que não entendo. O INMET se dispõe a colocar um estação no Parque Nacional do Itatiaia, um lugar que com todo respeito não é uma cidade, não mora ninguém, etc...

 

E por outro lado deixa ao que tudo indica a cidade mais fria do país sem um estação. É o fim.

 

Desculpe amigo..O Inmet não colocou uma estação em Urupema por uma unica razão bem simples....O Epagri Ciram se encarregou disso e não só colocou *uma* como *duas* estações no municipio.

 

Qto ao Inmet colocar uma estação onde não mora ninguem, já foi explicado inumeras vezes a importancia do local.....Se fosse assim...Na sua linha de raciocínio, A estação do Morro da Igreja em SC é inútel...será..??

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

Isso que não entendo. O INMET se dispõe a colocar um estação no Parque Nacional do Itatiaia, um lugar que com todo respeito não é uma cidade, não mora ninguém, etc...

 

E por outro lado deixa ao que tudo indica a cidade mais fria do país sem um estação. É o fim.

 

Argumentando de forma clara, é mais interessante ver os outros países evoluirem cientificamente que o Brasil. Pensando assim, melhor deixar sem estação Pico do Couto, Morro da Igreja, PNI, Morro das Antenas, parque Chandless no Acre, etc etc. Afinal não mora ninguém lá.

 

Deve ser mais interessante monitorar um quintal que pontos relevantes do território brasileiro. Já foi conhecer o PNI e o Morro da Igreja? Cansei de falar aqui, em um mês de visitação, o PNI recebe mais pessoas por mês do que o total de habitantes de Urupema, chega a receber de 400 a 800 pessoas num fim de semana.

 

Não entendo essa falta de senso científico do brasileiro como um todo. O Inmet só coloca estações em locais de interesse público e científico, e o PNI se trata de um lugar que tem interesse público e científico, além de ter sido o primeiro parque nacional brasileiro. Na boa, aqui é um fórum de frio e para muitos bazianos o PNI é um dos locais que muito nos interessa a respeito do frio no Brasil.

 

Enquanto isso Londres tem mais de 50 estações meteorológicas só na área urbana. Ainda estamos a anos luz em termos de monitoramento climatológico no Brasil. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Argumentando de forma clara, é mais interessante ver os outros países evoluirem cientificamente que o Brasil. Pensando assim, melhor deixar sem estação Pico do Couto, Morro da Igreja, PNI, Morro das Antenas, parque Chandless no Acre, etc etc. Afinal não mora ninguém lá.

 

Deve ser mais interessante monitorar um quintal que pontos relevantes do território brasileiro. Já foi conhecer o PNI e o Morro da Igreja? Cansei de falar aqui, em um mês de visitação, o PNI recebe mais pessoas por mês do que o total de habitantes de Urupema, chega a receber de 400 a 800 pessoas num fim de semana.

 

Não entendo essa falta de senso científico do brasileiro como um todo. O Inmet só coloca estações em locais de interesse público e científico, e o PNI se trata de um lugar que tem interesse público e científico, além de ter sido o primeiro parque nacional brasileiro. Na boa, aqui é um fórum de frio e para muitos bazianos o PNI é um dos locais que muito nos interessa a respeito do frio no Brasil.

 

Enquanto isso Londres tem mais de 50 estações meteorológicas só na área urbana. Ainda estamos a anos luz em termos de monitoramento climatológico no Brasil. :russian:

 

POR ISSO TEMOS QUE LER..." SC TEVE A MAIOR ONDA DE CALOR DESDE 1911" UMA ESTAÇÃO VALE PARA TODO O ESTADO.... JÁ NEM MAIS REBATO, É PERDA DE TEMPO.

 

TEMPOS ATRÁS, NUMA FAZENDA DA ESPANHA TINHA TANTAS ESTAÇÕES, QUE, FAZENDO A PROPORÇÃO, SERIA COMO SC TER MAIS DE 3 MIL ESTAÇÕES!!!

Link to comment
Share on other sites

Esses valores de chuva para a Cantareira são pequenos. Tem que chover muito, mas muito mais. Tem que chegar a 50%.

 

Carlos Dias pode falar melhor... Mas faz muitooooooo tempooooooo que não cai 40mm de chuva numa bacia do Cantareira duma vez... É pouco diante da situação atual, mas é muito diante do histórico recente...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia :

 

08,4 - Morro da Igreja SC

09,2 - Morro das Torres SC

09,4 - Parque Nacional do Itatiaia RJ

09,5 - Cruzeiro SC

 

10,1 - Vacaria RS

10,5 - Pinhal da Serra RS

10,6 - São José dos Ausentes RS

10,8 - Vacaria RS (UCS)

10,9 - São Joaquim SC (Inmet/Aut)

 

11,0 - Agua Doce SC

11,0 - Erechim RS

11,1 - Agua Doce SC (PWS - Herciliópolis)

11,2 - Palmeiras das Missões RS

11,2 - Santa Rosa RS (PWS)

11,3 - Bom Jardim da Serra SC

11,3 - Rio Rufino SC

11,4 - Vacaria RS (Fepagro)

11,5 - Monte Alegre dos Campos RS

11,6 - Lagoa Vermelha RS

11,7 - Cruz Alta RS

11,7 - Santa Cecília SC

11,8 - Bom Jesus SC

11,8 - São Joaquim SC (Chapada Bonita)

 

12,0 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

12,0 - Soledade RS

12,1 - Muitos Capões RS

12,1 - Painel SC

12,2 - Caçador SC

12,2 - Santa Rosa RS

12,3 - Frederico Westphalen RS

12,3 - Joinville SC (PWS - D Francisca)

12,3 - Lages SC

12,3 - São Joaquim SC (Boava)

12,4 - São Joaquim SC (Bentinho)

12,4 - Quaraí RS

12,5 - Major Vieira SC

12,6 - Passo Fundo RS

12,7 - Urupema SC

12,8 - Irineópolis SC

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra agora

 

8,4°C M.Igreja/Inmet, 8,9°C M.Torres/Epagri, 9,5°C Cruzeiro/S.Joaquim, 10,9°C S.Joaquim/Inmet, 11,3°C B.Jardim e Rio Rufino ambas/Epagri.

 

VÁRIOS PONTOS DE SC ENTRE O OESTE AO PLANALTO CENTRO ENTRE 10/14°C.

 

AMANHÃ ENTRE 4/8°C NO TOPO DA SERRA E PONTOS ALTOS DO CENTRO E OESTE.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com essa temperatura mais amena (felizmente!), não vamos conseguir apagar o terror que foi o verão no Brasil este ano!

JAMAIS esquecerei o verão 2014, sério mesmo, nem que eu viva 110 anos! (o que é improvável, claro...)

Ouvi uma reportagem sobre a perda de frutas na região serrana de SC, devido ao calor fora do normal que fez, pois as plantas não estão acostumadas a uma temperatura tão extrema.

O inverno vai ter que ser muuuuuuuuuuuuuuuito frio, para compensar todo calor que enfrentamos (o que eu particularmente não acredito muito). Tomara que eu esteja enganado e o frio venha com tudo este ano, porque se tivermos um inverno como foi 2005, por exemplo, será uma tragédia!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra agora

 

8,4°C M.Igreja/Inmet, 8,9°C M.Torres/Epagri, 9,5°C Cruzeiro/S.Joaquim, 10,9°C S.Joaquim/Inmet, 11,3°C B.Jardim e Rio Rufino ambas/Epagri.

 

VÁRIOS PONTOS DE SC ENTRE O OESTE AO PLANALTO CENTRO ENTRE 10/14°C.

 

AMANHÃ ENTRE 4/8°C NO TOPO DA SERRA E PONTOS ALTOS DO CENTRO E OESTE.

Nossa! Q beleza! Outono se antecipando na serra..

Por aki tempo fechado e sujeito a chuvas.

Chove com trovoadas no norte dos Campos gerais.

WUBLAST_34.png.56493ffa244b4741f19a7d8227f2bc7c.png

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com essa temperatura mais amena (felizmente!), não vamos conseguir apagar o terror que foi o verão no Brasil este ano!

JAMAIS esquecerei o verão 2014, sério mesmo, nem que eu viva 110 anos! (o que é improvável, claro...)

Ouvi uma reportagem sobre a perda de frutas na região serrana de SC, devido ao calor fora do normal que fez, pois as plantas não estão acostumadas a uma temperatura tão extrema.

O inverno vai ter que ser muuuuuuuuuuuuuuuito frio, para compensar todo calor que enfrentamos (o que eu particularmente não acredito muito). Tomara que eu esteja enganado e o frio venha com tudo este ano, porque se tivermos um inverno como foi 2005, por exemplo, será uma tragédia!

Abraços.

 

Concordo, João, mas seja sincero:

 

Você acha mesmo que existe alguma chance do bimestre Junho-Julho ter médias compensadas

entre 2C a 3C a menos que a normal climatológica, isso em todo o centro-sul?

 

Pois é este cenário que deveríamos ter para compensar o desastre do verão. Desculpem-me, bazianos,

mas eu acho IMPOSSÍVEL acontecer isso. Em nosso país, é mais fácil termos grandes anomalias

positivas de temperatura do que anomalias negativas. Isso faz parte do nosso clima, que tende mais

ao calor sempre.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com essa temperatura mais amena (felizmente!), não vamos conseguir apagar o terror que foi o verão no Brasil este ano!

JAMAIS esquecerei o verão 2014, sério mesmo, nem que eu viva 110 anos! (o que é improvável, claro...)

Ouvi uma reportagem sobre a perda de frutas na região serrana de SC, devido ao calor fora do normal que fez, pois as plantas não estão acostumadas a uma temperatura tão extrema.

O inverno vai ter que ser muuuuuuuuuuuuuuuito frio, para compensar todo calor que enfrentamos (o que eu particularmente não acredito muito). Tomara que eu esteja enganado e o frio venha com tudo este ano, porque se tivermos um inverno como foi 2005, por exemplo, será uma tragédia!

Abraços.

 

Concordo, João, mas seja sincero:

 

Você acha mesmo que existe alguma chance do bimestre Junho-Julho ter médias compensadas

entre 2C a 3C a menos que a normal climatológica, isso em todo o centro-sul?

 

Pois é este cenário que deveríamos ter para compensar o desastre do verão. Desculpem-me, bazianos,

mas eu acho IMPOSSÍVEL acontecer isso. Em nosso país, é mais fácil termos grandes anomalias

positivas de temperatura do que anomalias negativas. Isso faz parte do nosso clima, que tende mais

ao calor sempre.

 

abraços

 

Realmente, Renan. Concordo! No entanto, "a esperança é sempre a última que morre". Por isso que ninguém quer uma sogra com este nome: "Esperança". KKKKKK

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Realmente, Renan. Concordo! No entanto, "a esperança é sempre a última que morre". Por isso que ninguém quer uma sogra com este nome: "Esperança". KKKKKK

Abraços!

 

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Eu já não sou mais tão otimista quanto antes. Como eu disse, um inverno NA MÉDIA

por aqui, com pelo menos 1 onda de frio bem forte, já me deixaria bem feliz.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Isso que não entendo. O INMET se dispõe a colocar um estação no Parque Nacional do Itatiaia, um lugar que com todo respeito não é uma cidade, não mora ninguém, etc...

 

E por outro lado deixa ao que tudo indica a cidade mais fria do país sem um estação. É o fim.

 

Desculpe amigo..O Inmet não colocou uma estação em Urupema por uma unica razão bem simples....O Epagri Ciram se encarregou disso e não só colocou *uma* como *duas* estações no municipio.

 

Qto ao Inmet colocar uma estação onde não mora ninguem, já foi explicado inumeras vezes a importancia do local.....Se fosse assim...Na sua linha de raciocínio, A estação do Morro da Igreja em SC é inútel...será..??

 

 

Quem monitorar o clima do Brasil de maneira oficial não é o Epagri/Ciram e sim o INMET portanto mesmo que tenha uma estação lá. O Instituto oficial pela medições climatológicas do país também devia ter um estação na cidade mais fria do Brasil.

 

E não sou Contra uma estação no PNI, só acho q existe outras prioridades.

Link to comment
Share on other sites

Um dado interessante: Caso não chova hoje a recém-inaugurada estação em BH -Cercadinho, vai terminar com <10mm de chuva acumulados.

 

Na minha estação tenho 194mm acumulados de 01/01/14 até hoje.

 

Um valor bem ridículo, se comparado com o normal.

 

Amigo Renan,

Já que és mineiro, vou te perguntar: o que achas que devo pegar de chuva e temperaturas, em BH, de 06 a 09/03? Vou a Sampa e depois voo para BH, ficando 3 noites lá com meus primos.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 

Isso que não entendo. O INMET se dispõe a colocar um estação no Parque Nacional do Itatiaia, um lugar que com todo respeito não é uma cidade, não mora ninguém, etc...

 

E por outro lado deixa ao que tudo indica a cidade mais fria do país sem um estação. É o fim.

 

Argumentando de forma clara, é mais interessante ver os outros países evoluirem cientificamente que o Brasil. Pensando assim, melhor deixar sem estação Pico do Couto, Morro da Igreja, PNI, Morro das Antenas, parque Chandless no Acre, etc etc. Afinal não mora ninguém lá.

 

Deve ser mais interessante monitorar um quintal que pontos relevantes do território brasileiro. Já foi conhecer o PNI e o Morro da Igreja? Cansei de falar aqui, em um mês de visitação, o PNI recebe mais pessoas por mês do que o total de habitantes de Urupema, chega a receber de 400 a 800 pessoas num fim de semana.

 

Não entendo essa falta de senso científico do brasileiro como um todo. O Inmet só coloca estações em locais de interesse público e científico, e o PNI se trata de um lugar que tem interesse público e científico, além de ter sido o primeiro parque nacional brasileiro. Na boa, aqui é um fórum de frio e para muitos bazianos o PNI é um dos locais que muito nos interessa a respeito do frio no Brasil.

 

Enquanto isso Londres tem mais de 50 estações meteorológicas só na área urbana. Ainda estamos a anos luz em termos de monitoramento climatológico no Brasil. :russian:

 

Artur acho que o principio básico da meteorologia é ajudar as pessoas no seu dia-dia, não é algo apenas a nível de 'curiosidades". Portanto se tu der um jeito de construir digamos uma torre de babel no Nordeste com 5.000m de altitude no topo dela tu vai poder observar a temperaturas extremamente negativas, mais sabemos que não é este o clima da região em 'terra firme' que onde as pessoas moram.

 

Quanta a um determinado numero de pessoas visitarem o PNI, mais nenhuma delas vivem o ciclo climático da região já que chegam num dia e no máximo dentro de horas ou poucos dias já está indo embora.

 

Por fim não sou contra estação em parques, porém acho que a prioridade é naquele locais que afetar a vida das pessoas esse é sentido da meteorologia trazer informações que pode ajudar a população.

Link to comment
Share on other sites

Se o Epagri Ciram dizer que fez -10 em Urupema será um dado oficial, assim como o Simepar, Iapar, Ciiagro, IAG-USP , INPE-CPTEC, e todos os aeroportos no Brasil.....Assim como o Inmet, todos estes orgãos são dados oficiais por terem estações padroes a OMM e reconhecidos pelo INMET.

 

Sobre prioridades, o Parque do Itatiaia no Rio de Janeiro já foi colocado como prioridade máxima (região sudeste), pois o problema maior na região são os incendios florestais em areas de proteção ambiental....Assim como Portugal...todos os anos tem esse problema...

Link to comment
Share on other sites

Um dado interessante: Caso não chova hoje a recém-inaugurada estação em BH -Cercadinho, vai terminar com <10mm de chuva acumulados.

 

Na minha estação tenho 194mm acumulados de 01/01/14 até hoje.

 

Um valor bem ridículo, se comparado com o normal.

 

Amigo Renan,

Já que és mineiro, vou te perguntar: o que achas que devo pegar de chuva e temperaturas, em BH, de 06 a 09/03? Vou a Sampa e depois voo para BH, ficando 3 noites lá com meus primos.

Abraços!

 

Eu moro na própria! :good: Tudo indica que as condições de chuva vão aumentar pra Março começando amanhã.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Amigo Renan,

Já que és mineiro, vou te perguntar: o que achas que devo pegar de chuva e temperaturas, em BH, de 06 a 09/03? Vou a Sampa e depois voo para BH, ficando 3 noites lá com meus primos.

Abraços!

 

Olha João, a princípio está indicando temperaturas mais amenas, pois um grande anticiclone polar

pode migrar na altura da ASAS e trazer alívio para todo o estado de MG. Poderia até mesmo se

formar um ZCAS...

 

o que posso te dizer é que tudo indica que pegarás um tempo agradável na minha inestimável e

querida capital das Gerais.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Amigo Renan,

Já que és mineiro, vou te perguntar: o que achas que devo pegar de chuva e temperaturas, em BH, de 06 a 09/03? Vou a Sampa e depois voo para BH, ficando 3 noites lá com meus primos.

Abraços!

 

Olha João, a princípio está indicando temperaturas mais amenas, pois um grande anticiclone polar

pode migrar na altura da ASAS e trazer alívio para todo o estado de MG. Poderia até mesmo se

formar um ZCAS...

 

o que posso te dizer é que tudo indica que pegarás um tempo agradável na minha inestimável e

querida capital das Gerais.

 

abraços

 

OBRIGADO!

Amo demais tua terra e sou fã de todo o povo mineiro! Sempre sou muito bem acolhido por aí. Além de tudo, adoro a companhia dos meus primos.

Não passo mais de 8 ou 9 meses sem voltar a BH.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Desculpe amigo..O Inmet não colocou uma estação em Urupema por uma unica razão bem simples....O Epagri Ciram se encarregou disso e não só colocou *uma* como *duas* estações no municipio.

 

Qto ao Inmet colocar uma estação onde não mora ninguem, já foi explicado inumeras vezes a importancia do local.....Se fosse assim...Na sua linha de raciocínio, A estação do Morro da Igreja em SC é inútel...será..??

 

Confesso que não gosto desta "parceria" entre Epagri e Inmet. Acho que o Inmet deveria disponibilizar em seu site os dados online. O Inmet é o principal instituto, e deveria servir de base.

 

Essa explicações ainda não me convenceram. Me sobram dúvidas que uma estação no MI é mais importante que uma no centro de Joinville. Tudo bem agora tem as da defesa civil.

 

Mas me desagrada muito Ituporanga ter estação e Brusque, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, não ter. "A mas tem uma estação perto em Indaial", mas não é Blumenau. Tem uma estação em Itajaí que representa x local. É próximo, mas não é igual. Gostaria de saber quantas pessoas em Ituporanga, Itapoá e Urussanga utilizam os dados da estação.

 

Posso estar errado, mas não me sinto convencido.

 

Chove fraco, 22°C, farmácias devem estar agradecendo.

Link to comment
Share on other sites

Com os 19,5 dessa madrugada, o Mirante fechou com 21,4 de miníma média... A mais alta desde 1961 (Se alguém tiver algum outro dado, avise por favor).

 

Em termos de chuva, acumulamos 20mm ontem, com isso a média já está em 197,6 o que corresponde a 90,8% da média.

 

No aguardo da máxima de agora a tarde...

 

4kVxSku.png

PS: Inverti as cores no gráfico das temperaturas na minha planilha :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo os meses de Janeiro e Fevereiro desse ano apresentaram anomalias positivas da ordem de 3 graus (25 graus de média ) eu posso apostar o R$ 1.000.000,00 que não tenho que eu jamais verei os meses de inverno com 3 graus de anomalia negativa (um inverno com média em 12 ou 13 graus ) ...o aquecimento registrado pela cidade de São Paulo é algo espantoso , e não é culpa só do aquecimento global (o IAG que fica fora da mancha urbana propriamente dita registrou alto aquecimento). Para invernos rigorosos com grandes anomalias negativas e São Paulo acho que nunca mais .

Eu invejo muito a cidade de Chicago , uma grande cidade com também inúmeras lhas de calor e com anomalias negativas severas , sendo um dos invernos mais severos da história . Quem me dera se São Paulo registrasse um inverno severo assim (lógico considerando a nossa diferença climática ).

Link to comment
Share on other sites

SP tem azar mesmo, infelizmente. Chicago com toda a poluição, ilha de calor e aquecimento global tem um dos invernos mais frios em 100 anos. Quais seriam as chances de acontecer o mesmo em SP?

 

Usando como exemplo Porto alegre que em sua área metropolitana tem entre 4 e 5 milhões de habitantes (não é do tamanho de São Paulo mas é uma população de respeito ) , teve no ano de 2013 uma média anual abaixo de sua média climatológica 61-91 e acho que menor até do que a 31-61 . Chicago teve um outubro na média (seria nosso mês de abril) , novembro na média (nosso mês de maio ) , dezembro com 2 graus de anomalia negativa (seria nosso mês de junho ) janeiro com quase 4 graus de anomalia negativa ( nosso julho ) e fevereiro com 6 graus de anomalia negativa (nosso agosto ) , e para o começo de março está previsto outro frio generoso ...Isso que :sarcastic: é vida

Link to comment
Share on other sites

SP tem azar mesmo, infelizmente. Chicago com toda a poluição, ilha de calor e aquecimento global tem um dos invernos mais frios em 100 anos. Quais seriam as chances de acontecer o mesmo em SP?

 

Estive em Chicago, que é uma cidade limpíssima bem diferente das grandes metrópoles brasileiras.Tem um grande lago gelado, muito belo do lado e um rio cortando.Fora que uma super massa polar da América do Norte não respeita nenhuma ilha de calor.Visitei em junho, em um dia ensolarado e bem fresquinho na verdade.

Link to comment
Share on other sites

SP tem azar mesmo, infelizmente. Chicago com toda a poluição, ilha de calor e aquecimento global tem um dos invernos mais frios em 100 anos. Quais seriam as chances de acontecer o mesmo em SP?

 

Usando como exemplo Porto alegre que em sua área metropolitana tem entre 4 e 5 milhões de habitantes (não é do tamanho de São Paulo mas é uma população de respeito ) , teve no ano de 2013 uma média anual abaixo de sua média climatológica 61-91 e acho que menor até do que a 31-61 . Chicago teve um outubro na média (seria nosso mês de abril) , novembro na média (nosso mês de maio ) , dezembro com 2 graus de anomalia negativa (seria nosso mês de junho ) janeiro com quase 4 graus de anomalia negativa ( nosso julho ) e fevereiro com 6 graus de anomalia negativa (nosso agosto ) , e para o começo de março está previsto outro frio generoso ...Isso que :sarcastic: é vida

 

Que absurda essa anomalia de 6ºC. Uma de 4ºC eu já nunca vi aqui, mas talvez pode ter acontecido alguma vez, agora 6ºC é totalmente impossível.

Link to comment
Share on other sites

Vai ser um alívio para a Cantareira!

 

Agora, falta Furnas...essa é a mais fundamental de todas -dentre todas no país-

para a chuva forte ocorrer.

 

Renan, no Valor Econômico deu que o pessoal da ONS se reuniu e tiveram o prognóstico de chuvas em março 30% abaixo da média.

 

Na matéria não diz qual instituto fez a previsão (não creio que tenha sido a Metsul, que é mais especializada no Sul do Brasil).

 

Mas o fato é que a ONS já botou as barbas de molho e até já cogitam um "racionamento sujo" (diminuição na tensão elétrica) se a pior expectativa se confirmar.

 

Mando aí o link, só que a matéria completa é só para assinantes:

 

http://www.valor.com.br/brasil/3447238/chuvas-em-marco-vao-atingir-67-da-media-e-ons-ve-risco-maior-de-deficit-no-sistema

Link to comment
Share on other sites

Aldo

Sem ZCAS significa q a FF irá se desligar do continente, restando instabilidades de verão apenas.. Confere?

(lembrei de vc tbm qdo citei "especialistas" mas o considero um SUPER especialista em temperaturas e dados históricos!

Acho que é isso mesmo.

Instabilidades talvez um pouco mais intensas devido à proximidade da frente.

 

As previsões de empresas, modelos e institutos apontam para queda pouco acentuada na temperatura (Sinal de que teremos sol ou mormaço e quase nada de ar frio) e volumes de chuva não muito grandes para o carnaval aqui.

Vamos acompanhando.

 

Quanto aos especialistas, em leitura de modelos sou um mero aprendiz aqui.

O Rodolfo e o Caio César (Que anda sumido) são os "bambambans".

O Murilo também é craque.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.