Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Grande Aldo e demais amigos de São Paulo, talvez eu vá a Sampa neste carnaval, se

eu for podemos nos encontrar (quem ficar aí).

Se vier, é só falar, que a gente faz um mini EBAZ em São Paulo :good2:
:good2:

 

Aqui na zona norte de Sampa, ora escurece parecendo que vem chuva, ora temos pequenas aberturas de sol.

Mirante com máxima provisória de 27,4°C.

Mais uma ajudazinha para baixar a média das máximas de fevereiro... :mosking:

 

Chove/choveu a leste da região metropolitana.

Talvez tenha sobrado alguma coisa para Mogi das Cruzes, do Ricardo Bianchi.

 

E.T.: Choveu a oeste da região metropolitana, pegando de raspão os bairros paulistanos de Perus e Pirituba.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, ontem eu estava me lembrando de quando você disse que todo o potencial de chuva no Sudeste havia sido esgotado por causa do dilúvio no ES... Você estava coberto de razão. :laugh:

 

Eu sempre fico aqui pensando que esse verão seco talvez tenha a ver com a chuvarada daquela ZCAS de dezembro. Foi tanta água que caiu que deixou a atmosfera estável demais no sudeste brasileiro!

 

Já o tempo por aqui, infelizmente não tivemos chuvas aqui no Tatuapé e agora o sol está até saindo para estragar um pouco! Os radares captam chuva forte no extremo leste da cidade!

Link to comment
Share on other sites

Tem uma área de chuva muito forte em cima de Taubaté nesse momento. Deve estar causando alguns estragos por lá .

Já aqui em CDJ, muitas nuvens carregadas se aproximando de O/SO. Devemos ter chuva logo, logo. Temperatura entre 20/21°C.

 

 

O Fabricio colocou no facebook , que cai granizo por la e chove muito forte !

Link to comment
Share on other sites

Um temporal como há tempos não via. Granizo, vento, chuva torrencial por 40 minutos. Temperatura despencou na RBS (acreditem ou não, mas a estação da Velha saiu do ar pelo temporal), fazem 22.8ºC lá agora e acumulou 32.8 mm em 30 minutos! E olha que aquela região foi a menos atingida! Assim que voltar tudo ao normal, posto os dados deste temporal. Voltando para casa do trabalho tive que fazer alguns desvios devido à ruas alagadas. Tava um caos!

Link to comment
Share on other sites

Pode até não chover de novo hoje aqui no Tatuapé. Mas olha a chuva caindo na região do Cantareira e além disso, há uma área de chuva mais generalizada na divisa de SP com MG e isso também é muito bom, já que a chuva que em rios que alimentam o sistema.

 

Z0Qbeyi.png

 

E pelo visto, aquela previsão do CFS (mostrando um março desanimador para SP) postada pelo Rodolfo na quarta feira da semana passada não passava mesmo de uma rodada fora da casinha. Ufa! Ainda bem!

Agora a ASAS vai dar lugar a uma outra sigla, que é nada mais nada menos do que ZCAS!

Link to comment
Share on other sites

Chove/choveu a leste da região metropolitana.

Talvez tenha sobrado alguma coisa para Mogi das Cruzes, do Ricardo Bianchi.

 

Exato, Aldo.

 

Acabei de chegar em Mogi vindo de Ferraz de Vasconcelos e deu pra ver que choveu entre Poá e Mogi.

 

Agora temos céu carregado, alguns trovões e chuviscos:

 

20140224_181540.jpg

Link to comment
Share on other sites

Adoro quando chove granizo, evento curioso, 25°C aqui em Bnu.

 

Foi de assustar, deve ter dado um microburst ou algo do tipo, quanto será que deu de vento nas estações?

 

A queda foi brutal, agora em final de fevereiro as trovoadas reduzem legal as temperaturas, coisa que não acontece no core do verão, que na maioria das vezes fica mormacento.

Link to comment
Share on other sites

Adoro quando chove granizo, evento curioso, 25°C aqui em Bnu.

 

Foi de assustar, deve ter dado um microburst ou algo do tipo, quanto será que deu de vento nas estações?

 

A queda foi brutal, agora em final de fevereiro as trovoadas reduzem legal as temperaturas, coisa que não acontece no core do verão, que na maioria das vezes fica mormacento.

 

Beto, aqui em casa tive 46 km/h, na RBS 48km/h, e no Ceops... fora do ar! 22,9°C Now.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, ontem eu estava me lembrando de quando você disse que todo o potencial de chuva no Sudeste havia sido esgotado por causa do dilúvio no ES... Você estava coberto de razão. :laugh:

 

Eu sempre fico aqui pensando que esse verão seco talvez tenha a ver com a chuvarada daquela ZCAS de dezembro. Foi tanta água que caiu que deixou a atmosfera estável demais no sudeste brasileiro!

 

Já o tempo por aqui, infelizmente não tivemos chuvas aqui no Tatuapé e agora o sol está até saindo para estragar um pouco! Os radares captam chuva forte no extremo leste da cidade!

:clapping:

 

 

Cb sobre Curitiba há pouco..

5a4e895d23caf_2014-02-2417_34_06.jpg.5b3bbe52b1d4bad3cdd1952ae987f043.jpg

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre fico aqui pensando que esse verão seco talvez tenha a ver com a chuvarada daquela ZCAS de dezembro. Foi tanta água que caiu que deixou a atmosfera estável demais no sudeste brasileiro!

Acho que não necessariamente.

Em dezembro de 2011, Belo Horizonte teve 720,0 mm na estação convencional do INMET.

Em janeiro e fevereiro de 2012, o Mirante teve chuvas normais.

 

Anomalia dezembro/2011

5MzSOUn.png

 

Anomalia janeiro/2012

7MFD9Cx.png

Link to comment
Share on other sites

Verão 2014 = Demônio

 

Tempo muda no Rio de Janeiro no Carnaval

 

A cidade do Rio de Janeiro está tendo um dos fevereiros mais secos em 12 anos. A medição do Instituto Nacional de Meteorologia na Praça Mauá, no centro da cidade, indicou até o dia 24 apenas 9,1 mm de chuva acumulados. Só não é pior do que fevereiro de 2011, quando choveu apenas 8,5 mm neste local.

 

O verão 2014 será a referência do “verão do sol”. Ao menos num futuro breve, vai se difícil o carioca (e população de milhares de turistas) ter outro assim, com tanto dias de sol forte e céu azul.

 

Mas uma grande mudança no tempo está prevista para o Carnaval: chegada de uma frente fria vai espalhar nuvens carregadas que poderão até provocar chuva forte. Se a previsão se confirmar, será a tão sonhada chuva para aliviar o calorão, mas na hora totalmente errada. Será difícil escapar de pancadas de chuva no Carnaval 2014 e que ameaçam também os desfiles.

 

Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Para quem vai passar o carnaval aqui em São Paulo , esse final de semana fui em um bloco na região da Vila Madalena e o carnaval de rua aqui está bombando , tomara que intensifique no carnaval mesmo .Aqui no Extremo sul a seca continua estamos com 27 MM acumulados nesse mês de fevereiro segundo o site Cemaden estação Pedreira.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não necessariamente.

Em dezembro de 2011, Belo Horizonte teve 720,0 mm na estação convencional do INMET.

Em janeiro e fevereiro de 2012, o Mirante teve chuvas normais.

 

Anomalia dezembro/2011

http://i.imgur.com/5MzSOUn.png

 

Anomalia janeiro/2012

http://i.imgur.com/7MFD9Cx.png

 

Realmente choveu bem aqui em Janeiro de 2012 e o que é melhor, tivemos dias com temperaturas amenas e até um MP de moderada a forte intensidade por volta de 25/01.

Já fevereiro/12 deu uma boa secada no sudeste (advinha? Atuação da alta de 500 hpa, mas nada que se compare ao horror que tivemos nesse começo de ano), mas a chuva se normalizou na região à partir da segunda semana de março e abril/maio/junho as precipitações ficaram acima da média, sobretudo no mês de junho em SP!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada não sei se vocês viram :

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/547/Leitor_da_MetSul_registra_forma%C3%A7%C3%A3oo_de_tornado_em_Nova_Petr%C3%B3polis

 

A primeira imagem é um tanto confusa, parece realmente um escudo As outras parecem ser mais claras, no entanto é difícil confirmar um tornado.

 

70408eab06fd6cd039f611827b4f0b32.jpg

 

Já vi um caso parecido em filmagens de Araraquara, porém no vídeo era perceptível a falta de rotação das nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada não sei se vocês viram :

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/547/Leitor_da_MetSul_registra_forma%C3%A7%C3%A3oo_de_tornado_em_Nova_Petr%C3%B3polis

 

A primeira imagem é um tanto confusa, parece realmente um escudo As outras parecem ser mais claras, no entanto é difícil confirmar um tornado.

 

http://www.metsul.com/blog2012/photos/70408eab06fd6cd039f611827b4f0b32.jpg

 

Já vi um caso parecido em filmagens de Araraquara, porém no vídeo era perceptível a falta de rotação das nuvens.

A nuvem escudo está numa baixada.

Pelas fotos não tem como determinar se realmente tocou o solo.

Para confirmar que foi realmente um tornado, teria que ter um vídeo, como já disse o Renan.

Link to comment
Share on other sites

Sem querwr endeusar a Metsul, como o Ronaldo disse um dia, nem a Climaterra nem Metsul sao do as da verdade. Mas se eles estao afirmando que eh um tornado entao eh um tornado caceta! Me desculpa mas cbegar a ser comico a opiniao em tom de "otoridade". Sem ofensas :)

 

 

SÓ PELAS FOTOS NÃO AFIRMARIA, FOI COMO EM S.JOAQUIM, SÓ POR FOTO NÃO DARIA, MAS PERGUNTANDO E INDO A CAMPO AÍ SIM.

 

PELOS RELATOS E DO PESSOAL DE LÁ É QUE DARIA PARA CONFIRMAR OU NÃO.

 

FOI QUE NEM O TORNADO QUE DEU EM S.JOAQUIM, SEGUNDO NA CIDADE, QUAL TINHA O VÍDEO NA PÁGINA, SÓ POR ELE NÃO DARIA PARA DIZER QUE ERA TORNADO, MAS INDO NO LOCAL, VENDO OS DANOS E OS RELATOS, FOI UM F0.

 

NAQUELE DIA SÓ INDO A CAMPO É QUE DAVA PARA DIZER, COMO O FIZ.

 

ESTE É O MESMO CASO, SÓ PELAS FOTOS NÃO DÁ P/CONFIRMAR, COMO O ALÊ DEVE TER LIGADO, COMO AFIRMA, AÍ TEM OUTROS DADOS QUE NÃO TEMOS.

 

BOM QUE FOI NO "MATO".

Link to comment
Share on other sites

PARANÁ-TEMPERATURAS MÍNIMAS ATÉ ÀS 5H DA MANHÃ.

Menores valores foram registrados entre a RMCtba e norte dos Campos Gerais, com 15/16°C. Tbm no sul do Estado, na região de Palmas, com 14,5/15°C.

No litoral, oeste/norte e região de Foz do Iguaçu, mínimas entre 21 e 23°C.

[fonte: Simepar]

9658.png.131ddb8e9b8e8a5991e017edf575fbd4.png

Link to comment
Share on other sites

De acordo com o boletim do CPTEC, temos novamente a atuação de uma ZCOU. A segunda deste mês de fevereiro!

Entretanto, esse sistema não alcança a Grande SP, atua na divisa do estado paulista com o Paraná!

 

 

Tem certeza? Santo André e São Bernardo amanheceram com chuva. gotas caiam em Barueri também!

Olhando o satélite, não há duvida que a ZCOU atingiu em cheio a grande SP agora de manhã!

Link to comment
Share on other sites

De acordo com o boletim do CPTEC, temos novamente a atuação de uma ZCOU. A segunda deste mês de fevereiro!

Entretanto, esse sistema não alcança a Grande SP, atua na divisa do estado paulista com o Paraná!

 

 

Tem certeza? Santo André e São Bernardo amanheceram com chuva. gotas caiam em Barueri também!

Olhando o satélite, não há duvida que a ZCOU atingiu em cheio a grande SP agora de manhã!

Foi p q constatei tbm.

Parece q a ZCOU agora apresenta orientação N-S, desde o norte do DF até o litoral paulista.

Inclusive passando por MF, sudeste de MG.

Acredito q SP terá boa chuva entre hj e amanhã.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Só to vendo essa chuvarada de camarote , aqui nada nadica de nada o que vai acumulando o prejuizo

 

Minimas

 

14,1°C PWS Lage

 

15,4°C PWS ToaToa

 

15,2°C INMET

 

 

Sera que a chuva aparece hoje ? No momento já quentes 20°C

 

 

Edit Carlos era legal ver aquelas nuvens carregadas no satelite pelo satelite bem em cima aqui , e em toda a regiao , eu olhava la fora tava cheio de estrelas kkk

Link to comment
Share on other sites

Só to vendo essa chuvarada de camarote , aqui nada nadica de nada o que vai acumulando o prejuizo

Carlos era legal ver aquelas nuvens carregadas no satelite pelo satelite bem em cima aqui , e em toda a regiao , eu olhava la fora tava cheio de estrelas kkk

Vc tem q subir na antena da ToaToa e olhar para o poente, sobrinho.

Avistará ao longe a tão sonhada chuva!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.