Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje, o céu não está totalmente azul; muitas nuvens altas. Mesmo assim, já temos sol. Aqui em casa, registrei 12,4°C.

 

Aumentou bastante a diferença em relação a temperatura registrada na Vila Inglesa, 8,9°C por lá .

 

Estão certos esses dados William, você está amanhecendo com 17°C ??????? O que houve ????

 

Isso mesmo Sergio minima foi de 12,4°C a 00:00 , malditas nuvens e maldito vento do capeta , começou a ventar forte de N NO a temperatura disparou e depois disso se encheu de nuvens , tenho céu bem nublado agora e bem abafado

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo Sergio minima foi de 12,4°C a 00:00 , malditas nuvens e maldito vento do capeta , começou a ventar forte de N NO a temperatura disparou e depois disso se encheu de nuvens , tenho céu bem nublado agora e bem abafado

 

Eu tinha imaginado que fosse isso mesmo que teria acontecido; só achei estranho que por aqui, tivemos céu limpo o tempo todo; mas, está explicado. :ok: :ok:

 

No momento, sol entre nuvens e um vento mais forte e constante do que o normal. Temperatura na casa dos 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Andei sapeando modelos e parece que as perspectivas de chuva para Sampa e o leste paulista, nos próximos 10 dias, não são das mais animadoras... :negative:

A tendência seria essas instabilidades previstas para o Paraná ficarem por lá mesmo, sem avançarem para cá. :sad:

Aguardemos...

 

Advinha por quê?? Anticiclone se expandindo pelo Sudeste...

 

Mas por enquanto essas previsões apresentam baixa confiabilidade, resta apenas acompanhar o progresso dos modelos.

 

GFS aposta em um ZCAS pra o início de Março e o Europeu em um bloqueio em 500 hpa.

 

Veremos quem vence.

Link to comment
Share on other sites

PNI - 2.451m

 

Quem iria imaginar que o Alto do Itatiaia neste janeiro que fez história em termos de calor com quebra de recordes e tudo mais..Nossa estação a 2.451m de altitude , tivesse ocorrência de geada. Em janeiro me passaram 2 ocasiões . A 1a no dia 6 com -0,2 e a outro no dia 30/01 com 01,1. Abaixo seguem os extremos de janeiro do Pq Nacional do Itatiaia RJ.

 

[tabela]L=Mês&Dia&Mínimas, °C&Máximas, °C&Precipitação

L=Jan&01&11,9&20,6&-----

L=Jan&02&11,7&21,7&-----

L=Jan&03&12,8&23,3&-----

L=Jan&04&09,2&13,4&-----

L=Jan&05&03,4&21,5&-----

L=Jan&06&-00,2&20,7&-----

L=Jan&07&06,5&21,2&-----

L=Jan&08&04,4&21,4&-----

L=Jan&09&04,2&21,3&-----

L=Jan&10&08,3&19,3&-----

L=Jan&11&07,7&18,3&-----

L=Jan&12&11,0&17,4&-----

L=Jan&13&10,8&19,2&-----

L=Jan&14&09,1&19,4&-----

L=Jan&15&09,3&20,8&-----

L=Jan&16&10,1&19,8&-----

L=Jan&17&09,4&20,6&------

L=Jan&18&08,9&18,9&-----

L=Jan&19&04,9&17,8&-----

L=Jan&20&05,0&18,3&-----

L=Jan&21&06,7&19,3&-----

L=Jan&22&08,3&19,4&-----

L=Jan&23&09,4&19,4&-----

L=Jan&24&08,3&19,4&-----

L=Jan&25&08,3&11,7&-----

L=Jan&26&04,4&21,3&-----

L=Jan&27&03,9&21,7&-----

L=Jan&28&06,6&21,1&-----

L=Jan&29&02,8&22,2&-----

L=Jan&30&01,1&21,7&-----

L=Jan&31&03,9&21,1&-----[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

Temos céu com pouquíssimas nuvens aqui na zona leste de Sampa. Só que essas poucas nuvens não são aquelas provenientes da infiltração marítima, mas sim nebulosidade que dá a entender que há alguma instabilidade atmosférica!

 

E Rodolfo, de acordo com essa rodada do CFS, ficaremos sem ZCAS neste verão! Trááááágico!

 

Eu ainda aguardaria Abril... mas se essa rodada do CFS se confirmar (devemos levar em conta a complexidade dessas previsões)... O Cantareira tem grande chance de ir pro Beleleu talvez já no início da segunda quinzena do ano, assim como a previsão da Climatempo, como você bem lembrou agora.

 

PS: Sorte minha que sou abastecido pela Represa Rio Claro que tem só 96% da Capacidade :rofl: :rofl:

 

segunda QUINZENA do ano? Não seria bimestre, trimestre ou semestre? :good:

 

 

 

Puts, errei feio!!!! Eu quis dizer segundo semestre do ano :laugh: :laugh:

 

Valeu LuluBros :good2:

Link to comment
Share on other sites

O alto da mantiqueira com temperatura negativa no janeiro mais quente em muitas decadas.

Vamos observar, mas tudo indica que a regiao é sujeita a congelamento entre março e novembro, ou seja, por 9 meses do ano.

 

Vdd, João. Entretanto a situação do bloqueio com tempo seco favoreceu as mínimas. Nem todo o verão é seco na região..

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

 

Quem iria imaginar....

 

[tabela]L=Mês&Dia&Mínimas, °C&Máximas, °C&Precipitação

L=Jan&04&09,2&13,4&-----

L=Jan&25&08,3&11,7&-----[/tabela]

 

Ué.....um bando de amadores [alguns profissionais] que colocaram a estação lá [ e pagando impostos]

 

Essas máximas são deveras interessantes.....[se estiverem corretas]

 

É uai.

Link to comment
Share on other sites

 

Quem iria imaginar....

 

[tabela]L=Mês&Dia&Mínimas, °C&Máximas, °C&Precipitação

L=Jan&04&09,2&13,4&-----

L=Jan&25&08,3&11,7&-----[/tabela]

 

Ué.....um bando de amadores [alguns profissionais] que colocaram a estação lá [ e pagando impostos]

 

Essas máximas são deveras interessantes.....[se estiverem corretas]

 

É uai.

Transmissão de pensamento!

Qdo vi a tabela, não olhei as mínimas e sim as máximas!

Justamente estas duas fora da casinha..

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Fim de semana com temporais no Paraná: Chuva deve ultrapassar os 130mm nos próximos dias no EstadoCalor diminui em toda a região devido ao excesso de chuva As chuvas fortes atingem o Estado do Paraná desde o início do dia e o volume acumulado até agora foi alto. Nas últimas horas, choveu 73,8mm em Maringá, está é a maior chuva desde outubro na região. Chuva intensa também em Diamante do Norte com 22,8mm e 21,6mm em Cidade Gaúcha. Segundo os meteorologistas da Somar, está chuva acontece devido a uma área de baixa pressão que foram se organizando e uma frente fria que passa pelo Sul.

A chuva forte continua no decorrer da tarde de hoje, e as pancadas mais volumosas vão se concentrar sobre a faixa norte do Estado. A tarde fica abafada mesmo com as pancadas e a máxima alcança os 27ºC em Curitiba.

 

 

No sábado, a frente fria estaciona entre Santa Catarina e o Paraná e vai provocar ainda mais chuva. Segundo a previsão da Somar, o tempo fica instável e com chuva em todo o Paraná. Há risco de temporais generalizados, mas que se espalham pelo Estado ao longo do dia. “Teremos chuva mais forte a norte durante a madrugada e a noite, os temporais vão atingir o leste e sul paranaenses.

 

A chuva continua no domingo e há potencial para transtornos em várias localidades do Paraná. Nos próximos 5 dias, a chuva deve acumular 130mm no extremo norte do Estado. O calor diminui em todo o território paranaense.

TEMPO AGORA

Link to comment
Share on other sites

Calor chato! No momento, 30,4ºC.

 

O que marca este verão 2014 em MG não são os extremos de temperatura, pois na realidade tivemos bem poucos dias de calor realmente extremo (só no início de Janeiro). O principal destaque é a CONSTÂNCIA das temperaturas altas. Boa parte do estado teve máxima acima dos 30 em quase todos os dias até agora.

Link to comment
Share on other sites

PNI - extração de dados :

 

Pessoal....liguei para o INPE hoje e conversei como Geovani Dolif...expliquei para ele todos os problemas de internet instável , etc....Bem, ele se prontificou em extrair os dados do datalogger aós o carnaval....Que serão os dados oficiais, ultimos coletados em 22/11/2013. Este dados de Janeiro postados aqui foram passados pelo pessoal lá de cima em possuem uma planilha em excel e lançam diariamente conforme o combinado.

Link to comment
Share on other sites

Ultima corrida do GFS indica isso no final de sua grade , acho melhor o povo de Sao Paulo começar a rezar pra que isso se confirme .........

http://i.imgur.com/iHeWZ9j.png

Amém.

 

Dia de calor em Sampa, a automática do Mirante já bateu nos 31,0°C e o IAG nos 32,0°C.

Muitas nuvens da família dos cirrus desde ontem.

 

Hoje, o tempo já está "armando" por aqui.

Muitos cumulus bem escuros, vamos ver se chove...

 

E.T.: Pois é Rodolfo, meu medo é essa alta em 500 hpa se fortalecer de novo, mesmo que seja por menos tempo que a anterior.

Só resta rezar... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

São os milagres da altitude...!!

 

100_0063.JPG

Hehehe.

Quando estou no avião fazendo estes voos longos, nem gosto de pensar na temperatura congelante e mortal que faz lá fora!

Mesmo em voos domésticos temos esta temperatura, pois o avião atinge, em muitos casos, 10.000 ou 11.000 metros também. Eu heim? Hehehe

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia está ainda mais com cara de verão e como comentou o colega Rodolfo, já tempos algumas pancadas isoladas na Grande SP!

Aqui no começo da zona leste de Sampa, o céu está carregado e estou na torcida para que venha a chuva aqui pra pelo menos refrescar, e melhor: Que chova na região do Cantareira!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.