Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sobre chuvas, a entrada de ramo frontal dia 25 vai trazer novos acumulados legais de forma generalizada, mas nada comparado a umas boas pancadas de chuva convectiva.

São chuvas contínuas, generalizadas, que cobrem grandes áreas, que melhor ajudam a encher represas, como numa ZCAS.

 

Ainda é muito cedo, claro, mas se essa previsão para março se cumprir, pelo menos em parte, a vaca vai pro brejo mesmo, em termos de abastecimento de água por aqui... :russian:

Esperemos que seja algo fora da casinha...

 

Calor em Sampa, com sol e vários cumulus ainda brancos, temperaturas de 29 a 30°C nos 3 aeroportos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Valeu Frost e Artur! Essa pousada dos Lobos é legal? Vale a pena ficar lá uma noite? Pega bem o frio da Mantiqueira? :D

 

Não me hospedei lá, mas o luba já postou fotos de geada por ali, considerando que ela fica a 1850 deve ser fria mas não se compara a parte alta do PNI

OBS: pelo GE o lugar é cercado por diversos morros de 2000 metros

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Valeu Frost e Artur! Essa pousada dos Lobos é legal? Vale a pena ficar lá uma noite? Pega bem o frio da Mantiqueira? :D

 

 

A pousada dos lobos é ótima olhando por fora, mas não arriscaria pegar aquela bifurcação da estrada do parque pra pousada dos lobos, fiz e me arrependi profundamente. A estrada é uma autentica montanha russa nesse trecho, inclinações que de tão ingremes, mal em primeira marcha vc consegue sair, descidas que se vc distrair, vai parar no precipício. Fiz esse trecho as 4 da madrugada, só na luz do farol, muito ruim mesmo pra um carro de passeio.

 

Fora que se chegar a noite nessa pousada, ninguem atende, fica uma sensação de deserto lá. Seguindo reto pela estrada da pousada dos lobos, vai parar nas povoações mais altas do Brasil, Fragária, Campo Redondo, etc, acima dos 1700 metros, 2000 metros. São bairros de Itamonte, inclusive um dos guardas é de Fragária e me disse que é tão frio quanto lá no Posto Marcão. Creio que uns dois graus mais quente. :hi:

 

Sobre hospedagem, vale a pena seguir até a entrada de Itamonte pela rodovia, e se hospedar na Pousada Ribeirão do Ouro, uma das proprietárias é uma ex-secretária de turismo da cidade e ficou super animada com a instalação da estação lá no PNI. Se for se hospedar lá, fala que me conheçe (o cara que instalou a esação do PNI) q pode até rolar um descontinho ehehehhe fica 10 km pra frente da entrada da estrada do parque, e se prepara pra ver paisagens surreais de altitude no caminho. Fora a neblina.

Link to comment
Share on other sites

Ah vai começar a argumentação racial, eita assunto que não dá bom resultado...

Passar frio em Porto Alegre é coisa rara, quem sabe alguns dias por ano...

E Curitiba pelos dados deve ser aquela cidade do frio chato,úmido.

Escreve um monte de bobagem e dp fica com medo da repercussão... Em seguida, edita!

Definitivamente não te levo a sério!

Cara tu tem implicância comigo né.

Se apago é pq acho q o assunto não será produtivo.

Pra teu conhecimento, não há homem que me bote medo.Cara tu não me conhece mesmo, quando tive que falar , eu disse na cara dos caras, de Governador, Prefeito, Dep Federal, estadual, e outros tantos, então não vem com esta de medo.

Se tu falares só a verdade ,mesmo que eu não concorde contigo eu respeito, só não venha bancar o tal comigo. :ok:

Aonde tu quer chegar com este tipo de toque?Me provocar?

Ah Carlos, podemos nos relacionar muito bem, mas evita este tipo de provocação.

Link to comment
Share on other sites

Tenho sol e algumas nuvens mais desenvolvidas , porem sem cara de chuva

 

28°C PWS Lage

 

25°C PWS ToaToa

 

 

 

Amigos a estrada pra subir pro parque é essa da direita menor subindo ? Artur Frost ou alguem que já foi pra eu ir pelo Sul de MG , por Sao Lourenço Itamonte , chegando em Itamonte pra onde tenho que ir saberiam me dizer ? Pois todos os caminhos que eu coloco no GPS ele manda descer no vale pra Itatiaia e dar a volta ... Digo isso porque de Maria da Fé a Itamonte pelo Sul de MG sao apenas 92,2km é bem mais perto do que pelo vale do paraiba

Link to comment
Share on other sites

Amigos a estrada pra subir pro parque é essa da direita menor subindo ? Artur Frost ou alguem que já foi pra eu ir pelo Sul de MG , por Sao Lourenço Itamonte , chegando em Itamonte pra onde tenho que ir saberiam me dizer ? Pois todos os caminhos que eu coloco no GPS ele manda descer no vale pra Itatiaia e dar a volta ... Digo isso porque de Maria da Fé a Itamonte pelo Sul de MG sao apenas 92,2km é bem mais perto do que pelo vale do paraiba

 

William, vc vai pegar a estrada sentido Itamonte normal, vai passar pelo meio de Itamonte e subir a serra, uma reta só, até a garganta do registro. Vai ver uma bica dágua a esquerda, a estradinha é aquela menor mesmo que viu na foto. Vindo de Itamonte, fica à sua esquerda a entrada. A sua direita, vai ver as barraquinhas de queijos e outras coisas. Se tiver neblina, toma cuidado com as carretas, os caras vem e não costumam dar brecha pra cruzar a estrada.

Link to comment
Share on other sites

William ,A sua direita, vai ver as barraquinhas de queijos......

 

Podem me chamar de "politicamente incorreto"

 

Artur, Dois mineirim indo para PNI e ocê manda os dois passarem na barraquinha de queijim......Ah! Aí num chegam...o Pálio vai carregado demais.

 

No beco das tempestades; Salto, Indaituba e Itú....sem nuvens....e quente.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ooooo, o Mafili voltou, o Mafili voltou, oooooo. :good2: :friends:

 

Antes que me esqueça, obrigado pelas dicas. Nesse meu ramo, sempre corremos algum risco na época do inverno. Não tem jeito. :ok: :ok:

 

Hoje está mais quentinho do que ontem aqui em CDJ; menos nebulosidade e mais sol. A máxima vai ficar na casa dos 25°C. Perfeito!!!!

 

Já em Taubaté, podemos dizer que está calor novamente. Temperatura chegando aos 33°C.

Link to comment
Share on other sites

Lendo a Wikipédia faz sentindo mesmo essa parte: "Em termos glaciológicos, o termo era do gelo implica a presença de extensos mantos de gelo tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul,1 e segundo esta definição encontramo-nos ainda numa era do gelo (pois

tanto o manto de gelo da Groenlândia como o manto de gelo antártico ainda existem)."

 

Sera que a Terra já passou por períodos com ausência total de gelo em seus pólos?

 

Por aqui começou uma chuvinha e muito agrádavel, 27,2

Link to comment
Share on other sites

Vargem Grande é o que há! Essa comunidade em Itamonte poderia se emancipar (deve ter 50 moradores hahahhaha) e se tornar o município mais alto do Brasil...fica logo depois da Pousada dos Lobos..

 

Fragária e Campo Redondo são ligeiramente mais baixas...

 

Abraços

 

É verdade, esqueci de Vargem Grande! Vamos fazer campanha pra Dilma assinar a emancipação e mudar o nome pra Bargem Grande :laugh: :laugh: :laugh: Afinal se isso vira municipio daqui a pouco metade dos habitantes seriam bazianos ansiosos por nevascas :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Chuva fraca incessante desde a manhã aqui no sudoeste mato-grossense. Deve fazer 1 semana que não sei o que é Sol... Precisamos dele! :hysteric:

 

Encontrei um gráfico no site da marinha do nível do rio nos últimos 4 anos. Em 2010 foi a última enchente da cidade.

Descobri também que em 1982 o rio Paraguai atingiu 6,58 metros aqui. Inimaginável!

 

2prbVeC.png

Link to comment
Share on other sites

Hoje o tempo ficou com mais cara de verão aqui na capital paulista e ao andar na rua, a sensação já era de bastante calor.

Tomara que amanhã já volte aquelas pancadas de fim de tarde.

Brisa marítima já chegou aqui na zona leste agora e acredito que hoje ainda teremos uma noite com aquela sensação de friozinho!

Link to comment
Share on other sites

Lendo a Wikipédia faz sentindo mesmo essa parte: "Em termos glaciológicos, o termo era do gelo implica a presença de extensos mantos de gelo tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul,1 e segundo esta definição encontramo-nos ainda numa era do gelo (pois

tanto o manto de gelo da Groenlândia como o manto de gelo antártico ainda existem)."

 

Sera que a Terra já passou por períodos com ausência total de gelo em seus pólos?

 

Por aqui começou uma chuvinha e muito agrádavel, 27,2

 

Sim, a linda bola azul já teve períodos sem gelo nos polos. Aliás a maior parte do tempo é estimado em 90% dos 4.500.000.000 de anos sem gelo nos polos.

 

No hemisfério há 40.000.000 de anos quando a Antártica separou-se da América do Sul.

 

No hemisfério norte desde que o Istimo do Panamá se fechou.....é quando começa aproximadamente pro meu gosto a era quartenária.

 

Então gelo na Terra é exceção.....e ainda estamos em uma era glacial....

 

Conclusão estamos em uma exceção dentro de outra exceção.

 

Muita sorte....

 

Não assisti....mas se gostarem...avisem.

 

Cuidado com as reportagens da BBC....muita atenção....isso é potencialmente muito perigoso....mas tentem....não deixem crianças assistirem.

lmk29vQiI4A

Link to comment
Share on other sites

Ah vai começar a argumentação racial, eita assunto que não dá bom resultado...

Passar frio em Porto Alegre é coisa rara, quem sabe alguns dias por ano...

E Curitiba pelos dados deve ser aquela cidade do frio chato,úmido.

Escreve um monte de bobagem e dp fica com medo da repercussão... Em seguida, edita!

Definitivamente não te levo a sério!

Cara tu tem implicância comigo né.

Se apago é pq acho q o assunto não será produtivo.

Não vi nada de "produtivo" no q vc não apagou!

Mas ok!

Vamos evitar...

 

********************************

 

Céu encoberto e 25°C em Curitiba.

Parece q teremos alguma precipitação até amanhã!

Link to comment
Share on other sites

E a "profecia" dos modelos se confirmou. A chuva retornou como há muito não se via em minha região. Das 20h às 21h30 registrei 28,4 mm, com raios e ventos moderados. Havia chovido apenas 5 mm do início do mês até hoje! Mas o estrago na agricultura já está feito. O curioso é que tem propriedades que não colheram nem a metade do planejado, já outras a 5 km de distância tiveram excelente colheita de soja, ante o caráter extremamente isolado das precipitações que ocorreram neste início do ano. Agora quem vai plantar milho já vai ficar esperançoso. Novas trovoadas se aproximam. Agora registro 22,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o tempo ficou com mais cara de verão aqui na capital paulista e ao andar na rua, a sensação já era de bastante calor.

Tomara que amanhã já volte aquelas pancadas de fim de tarde.

Brisa marítima já chegou aqui na zona leste agora e acredito que hoje ainda teremos uma noite com aquela sensação de friozinho!

Mirante: 18,5°C / 31,5°C

IAG: 16,6°C / 30,2°C

 

Apareceram vários cirrus no final da tarde aqui em Sampa, reflexo das instabilidades no Paraná.

 

Andei sapeando modelos e parece que as perspectivas de chuva para Sampa e o leste paulista, nos próximos 10 dias, não são das mais animadoras... :negative:

A tendência seria essas instabilidades previstas para o Paraná ficarem por lá mesmo, sem avançarem para cá. :sad:

Aguardemos...

Link to comment
Share on other sites

O RJ é uma cidade que não combina com esse tempo fechado, não em fotos :)

Assim fica melhor?

aulh.jpg

 

Eu acho lindo o tempo encoberto, principalmente quando cobre as montanhas e morros, que temos tanto por aqui.

Agora parece que deve voltar a esquentar de novo. Ontem ainda dormi com ventilador mas quase liguei o ar, acredito que hoje ele deve voltar aos trabalhos.

 

Preciso construir uma casa no PNI! :mosking:

 

Sim, mas não sentir na pele esse calor :good2:

Link to comment
Share on other sites

Hoje o tempo ficou com mais cara de verão aqui na capital paulista e ao andar na rua, a sensação já era de bastante calor.

Tomara que amanhã já volte aquelas pancadas de fim de tarde.

Brisa marítima já chegou aqui na zona leste agora e acredito que hoje ainda teremos uma noite com aquela sensação de friozinho!

Mirante: 18,5°C / 31,5°C

IAG: 16,6°C / 30,2°C

 

Apareceram vários cirrus no final da tarde aqui em Sampa, reflexo das instabilidades no Paraná.

 

Andei sapeando modelos e parece que as perspectivas de chuva para Sampa e o leste paulista, nos próximos 10 dias, não são das mais animadoras... :negative:

A tendência seria essas instabilidades previstas para o Paraná ficarem por lá mesmo, sem avançarem para cá. :sad:

Aguardemos...

 

Putz! Que péssima notícia essa Aldo! Pelo visto deve ser outra alta de 500 hpa que vem nos amolar!

Link to comment
Share on other sites

Temos céu com pouquíssimas nuvens aqui na zona leste de Sampa. Só que essas poucas nuvens não são aquelas provenientes da infiltração marítima, mas sim nebulosidade que dá a entender que há alguma instabilidade atmosférica!

 

E Rodolfo, de acordo com essa rodada do CFS, ficaremos sem ZCAS neste verão! Trááááágico!

Link to comment
Share on other sites

Temos céu com pouquíssimas nuvens aqui na zona leste de Sampa. Só que essas poucas nuvens não são aquelas provenientes da infiltração marítima, mas sim nebulosidade que dá a entender que há alguma instabilidade atmosférica!

 

E Rodolfo, de acordo com essa rodada do CFS, ficaremos sem ZCAS neste verão! Trááááágico!

 

Eu ainda aguardaria Abril... mas se essa rodada do CFS se confirmar (devemos levar em conta a complexidade dessas previsões)... O Cantareira tem grande chance de ir pro Beleleu talvez já no início da segunda quinzena do ano, assim como a previsão da Climatempo, como você bem lembrou agora.

 

PS: Sorte minha que sou abastecido pela Represa Rio Claro que tem só 96% da Capacidade :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Andei sapeando modelos e parece que as perspectivas de chuva para Sampa e o leste paulista, nos próximos 10 dias, não são das mais animadoras... :negative:

A tendência seria essas instabilidades previstas para o Paraná ficarem por lá mesmo, sem avançarem para cá. :sad:

Aguardemos...

 

Advinha por quê?? Anticiclone se expandindo pelo Sudeste...

 

Mas por enquanto essas previsões apresentam baixa confiabilidade, resta apenas acompanhar o progresso dos modelos.

Link to comment
Share on other sites

Temos céu com pouquíssimas nuvens aqui na zona leste de Sampa. Só que essas poucas nuvens não são aquelas provenientes da infiltração marítima, mas sim nebulosidade que dá a entender que há alguma instabilidade atmosférica!

 

E Rodolfo, de acordo com essa rodada do CFS, ficaremos sem ZCAS neste verão! Trááááágico!

 

Eu ainda aguardaria Abril... mas se essa rodada do CFS se confirmar (devemos levar em conta a complexidade dessas previsões)... O Cantareira tem grande chance de ir pro Beleleu talvez já no início da segunda quinzena do ano, assim como a previsão da Climatempo, como você bem lembrou agora.

 

PS: Sorte minha que sou abastecido pela Represa Rio Claro que tem só 96% da Capacidade :rofl: :rofl:

 

segunda QUINZENA do ano? Não seria bimestre, trimestre ou semestre? :good:

 

Aqui no pedacinho do inferno, 18,3 a 35 hoje. Mas essa máxima deve ser super isolada, pq 21h já tinha caído pra 22,X e agora tá ameno o suficiente pra ficar de berma e camiseta, indoor, sem precisar ligar o ventila.

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda aguardaria Abril... mas se essa rodada do CFS se confirmar (devemos levar em conta a complexidade dessas previsões)... O Cantareira tem grande chance de ir pro Beleleu talvez já no início da segunda quinzena do ano, assim como a previsão da Climatempo, como você bem lembrou agora.

 

PS: Sorte minha que sou abastecido pela Represa Rio Claro que tem só 96% da Capacidade :rofl: :rofl:

 

Já eu sou abastecido pelo cantareira :(

A Climatempo hoje chegou a dizer que nos primeiros dias de março, a chuva deverá cair de forma consistente sobre o Cantareira!

 

Como eu queria que agora fosse dia 21 de dezembro e não de fevereiro, pois teríamos maiores chances pra recuperação :(

Link to comment
Share on other sites

Hoje, o céu não está totalmente azul; muitas nuvens altas. Mesmo assim, já temos sol. Aqui em casa, registrei 12,4°C.

 

Aumentou bastante a diferença em relação a temperatura registrada na Vila Inglesa, 8,9°C por lá .

 

Estão certos esses dados William, você está amanhecendo com 17°C ??????? O que houve ????

Link to comment
Share on other sites

Chuvas moderadas/fortes com trovoadas atingiram boa parte do norte/noroeste do Estado durante a madrugada.

Mais uma vez, Maringá registrou o maior acumulado, com 57mm até as 5h da manhã, segundo o Simepar.

A imagem do radar (Simepar) mostra as chuvas na região, pouco antes do amanhecer..

9596-1.jpg.114e28a3bad88a458bade5b964d81462.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.