Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A chuva forte ao redor da capital paulista impressiona mesmo. A refletividade é alta, mesmo o radar de Bauru estando a uma distância considerável.

 

Chuvas esparsas aqui hoje, acumulando muito pouco. Me parece haver um alinhamento de tempestades querendo se formar entre o oeste do PR e o MS. Está bem fechado a oeste. Tenho 25,7ºC agora.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra

Os modelos indicam risco médio/alto de chuva forte/muito forte entre o planalto sul, litoral sul, Grande Fpolis e sul do alto vale do Itajaí

 

CLIMATERRA @Climaterra

Em 12/24 horas os volumes podem passar facilmente dos 100 mm em muitos locais, atenção as áreas sujeitas a alagamentos/deslizamentos.

 

CLIMATERRA @Climaterra

Entre a sexta e sábado o vento sul/sudeste a sudeste/leste poderá ter rajadas acima dos 70/100 km da orla ao, principalmente, mar aberto.

 

Falando em vento, o meteograma Fpolis gfs 12z me chamou atenção pela força deles amanhã a partir de umas 12/15z.

Link to comment
Share on other sites

COMPARATIVO ENTRE AS 2 GRANDES "ANORMALIDADES", 2000/2014

 

DETALHE, MESMO PERÍODO, 17 DIAS!!

 

 

 

CLIMATERRA

 

9,6/-2,0/2,6

-5,6/-7,4/-6,7

 

29,7/15,7/21,6

+5,8/+2,3/+4,0

 

INMET

 

9,0/-1,9/2,7

-5,6/-7,8/-7,0

 

28,4/17,2/21,8

+5,4/+4,1/+4,6

 

CADA TIRE AS CONCLUSÕES QUE QUISEREM, MUITO INTERESSANTE AS ANOMALIAS.

Link to comment
Share on other sites

COMPARATIVO ENTRE AS 2 GRANDES "ANORMALIDADES", 2000/2014

 

DETALHE, MESMO PERÍODO, 17 DIAS!!

 

 

 

CLIMATERRA

 

9,6/-2,0/2,6

-5,6/-7,4/-6,7

 

29,7/15,7/21,6

+5,8/+2,3/+4,0

 

INMET

 

9,0/-1,9/2,7

-5,6/-7,8/-7,0

 

28,4/17,2/21,8

+5,4/+4,1/+4,6

 

CADA TIRE AS CONCLUSÕES QUE QUISEREM, MUITO INTERESSANTE AS ANOMALIAS.

 

E eu que pensava que estávamos tendo um 2000 às avessas... Interessante, Ronaldo! Em módulo as anomalias em 2014 ficaram bem aquém que 2000. Não dá pra dizer que foi um 2000 as avessas! E olha que depois de 2000 nós penamos com aquela década maldita com 'seca de neve. Será que agora teremos uma década afundados na neve, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Sérgio choveu muito em Cdj ? Foi essa belezinha aqui lá no fundo ! Aqui nada de chuva temos céu limpo e algumas nuvens ta quente 28C UeOCxdo

 

William, choveu durante 30 minutos. Na estaçáo da Vila Inglesa, acumulou 1 mm, já na Sigma acumulou 4,6 mm. Muito pouco ainda, vamos ver os próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Um brinde ao fim do aquecimento global verificado hj!! Aliás, até quando será que dura o periodo glacial recém iniciado? :mosking:
:laugh: :rofl:

 

 

Aqui em Sampa, houve um acumulado pontual de 42,7 mm na estação do CGE-Ipiranga.

Nos demais locais, onde choveu, os acumulados foram inferiores a 10 mm.

 

O CGE contabilizou 7 pontos de alagamento intransitáveis.

Na zona sul, o córrego Ipiranga transbordou.

Estaremos voltando ao normal? :mosking:

 

Aqui na zona norte continua escuro mas não caiu um pingo, por enquanto.

Apareceram algumas nuvens mammatus mas não eram muitas, por isso não fotografei.

Link to comment
Share on other sites

COMPARATIVO ENTRE AS 2 GRANDES "ANORMALIDADES", 2000/2014

 

DETALHE, MESMO PERÍODO, 17 DIAS!!

 

 

 

CLIMATERRA

 

9,6/-2,0/2,6

-5,6/-7,4/-6,7

 

29,7/15,7/21,6

+5,8/+2,3/+4,0

 

INMET

 

9,0/-1,9/2,7

-5,6/-7,8/-7,0

 

28,4/17,2/21,8

+5,4/+4,1/+4,6

 

CADA TIRE AS CONCLUSÕES QUE QUISEREM, MUITO INTERESSANTE AS ANOMALIAS.

 

Engraçado...as grandes anomalias de calor muitos lembram de cor até pra justificar um CGWM, mas as grandes anomalias de frio, as vezes até maiores, é facil esquecer. Resumindo, se tem calor recorde, tem frio recorde! E olha o equilíbrio aí.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo

A minha conclusão é de q o povo joaquinense sofreu mto mais com a anomalia negativa de 2000 do q com a positiva de 2014!

Nove graus abaixo de zero (e até menos, na parte baixa da cidade, como por exemplo na Vila Cascata) não é nada fácil de suportar, sobretudo com uma máxima tbm negativa (-2°C).

Se o inverno de 2000 foi difícil aki (com 14 negativas no total e 9 somente em julho na minha estação), imagino como deve ter sido difícil por aí.

O povo pode até estar acostumado com o frio, mas qdo o mesmo atinge o ponto de congelamento, dói do mesmo jeito!

O calor é mais fácil de suportar, principalmente no planalto.

Já em áreas litorâneas afastadas do oceano, como em Blumenau e POA, deve ser o bixo!!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

O CGE contabilizou 7 pontos de alagamento intransitáveis.

Na zona sul, o córrego Ipiranga transbordou.

Estaremos voltando ao normal? :mosking:

 

Após a constatação que não nos tornaremos o novo Saara nem torraremos no ponto de carvão ao ficar no sol, e que não veremos camelos passeando em São Paulo,

 

sim, normalíssimo!

Link to comment
Share on other sites

Vou comemorar!!! 2 feitos ao mesmo tempo!

 

1) Estou mais frio que o Riacho Grande, 23,5 graus x 23,6 graus

2) Acabei de atingir minha menor temperatura no quarto desde que começou FERVEreiro, a 13 dias: 29,6 graus!!!

 

Isso quer dizer que já estamos recebendo alguma advecção bem pequena de ar frio a mais do que só a maritimidade, o que faz os topos esfriarem mais que as baixadas.

 

O GFS aponta que esta madrugada pode ser a mais fria de fevereiro até o momento, este ano. Pode cair a 19 ou mesmo 18,x graus na grande SP!

 

Só notícias boas por enquanto!

 

Sobre uma possível formação de baixa no litoral de SP e RJ, sim, vi uma saída interessante...deve ser melhor analisada. E na saída vi uma trajetória que poderia indicar um movimento de Coriolis...águas quentes no atlantico, fim do bloqueio...

 

Rodolfo, Mafili, viram isso tb?

 

Tempos mui interessantes...

Link to comment
Share on other sites

E a chuva também deu as caras em Itapevi por volta das 18h20, depois de uma tarde extremamente abafada...

 

Engraçado que, no meu local de trabalho, a chuva não foi tão forte, porém, 3km à SW, na minha casa, minha mãe disse que choveu granizo.

 

No momento, agradáveis 21,6ºC (18,4ºC / 34,1ºC)

Link to comment
Share on other sites

O bloqueio caiu, a umidade voltará ao seu lugar original e as chuvas voltam ao Sudeste. Maravilha, mas para

realmente recuperarmo-nos da estiagem por aqui, APENAS UMA ZCAS seria o suficiente. E eu não vejo

indicativos disso por enquanto.

Tinha que ser uma ZCAS que durasse o mês de março inteiro.

Para o Sistema Cantareira recuperar um volume mínimo suficiente para atravessar o inverno tem que chover muuuiito, mas muito mesmo, inclusive entrando em abril.

As primeiras chuvas vão ser apenas para recuperar umidade do solo. Até sobrar água para começar a encher os rios...

No momento não parece mesmo haver nenhum indicativo...

 

Com as instabilidades da tarde/noite de hoje, as mínimas da madrugada/manhã já foram superadas em Sampa.

Mínimas agora à noite:

Mirante: 21,7°C

IAG: 19,6°C

Barueri: 18,9°C

 

Por aqui, zona norte, ainda não choveu. :sad:

Amanhã ainda deve fazer calor na capital paulista.

Porém, a temperatura máxima vai depender muito do progresso da quantidade de nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no começo da zona leste de sampa tivemos uma pancada com até forte intensidade mais cedo.

A temperatura está bem melhor e muito mais agradável. As temperaturas na estações do CGE varia de 20 a 23 graus e em Parelheiros faz 18 graus. Acho que faz umas 3 semanas que não temos 23 graus a essa hora! Estava ficando mais no 25, 26 e em poucos casos, 24 graus!

 

De acordo com a Josélia da Climatempo, amanhã já poderemos sentir os ventos polares à partir do final da tarde :D

Link to comment
Share on other sites

Chuva monstruosamente maravilhosa, hehe! Certamente o melhor dias de 2014 até o momento!!! Depois da enxurradado início da tarde, choveu um pouco durante a tarde e agora à noite temos chuva moderada.

 

Agora tenho polares 19,9° e chuva!!! :mosking: Acumulado do dia até o momento de 41,7 mm! Um sonho!!

Link to comment
Share on other sites

Um brinde ao fim do aquecimento global verificado hj!! Aliás, até quando será que dura o periodo glacial recém iniciado? :mosking:

Creio que até o Natal de 2020. Nosso querido Guaíbão já começa a ser represado pelos blocos de gelo. :mosking:

 

Agora 19,8°. Nem parece verdade!!

 

Abraços glaciais!

Link to comment
Share on other sites

Fala, galera baziana! :hi:

 

Agora que o calor (extremo) se foi no sul e sudeste, só resta torcer pras chuvas serem bem distribuídas e regulares até o fim de março.

Por aqui já choveu 320 mm em janeiro, e o GFS dá uma previsão em torno de 300 mm do dia 14 a dia 21 por aqui!

Claro que não deve cair tudo isso, mas uns 200 não é duvidável... O rio Paraguai vai acabar enchendo bem, ainda que eu duvide que atinja os 5 m (a cota é de 5,6 m).

 

Ansioso pras ondas de frio que devem começar em abril/maio. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Chegaram notícias de uma violenta tempestade em Torres!! A saída da cidade foi bloqueada e há bairros ilhados. Fui verificar e o INMET acusou impressionantes 148,0 mm em pouco mais de 2 h, sendo 79,6 mm em uma hora!!! :shok: :shok: :shok: Para vocês terem um ideia, o toró do início da tarde acumulou aqui em casa quase 22 mm em 30 minutos. A enxurrada em Torres foi o dobro mais intensa e durou mais de 1 h!! Incrível!

 

Aqui chove fraco e faz 19,2°. Noite excelente!

Link to comment
Share on other sites

Só eu quando vê uma massa de ar polar sobrepujando ou brigando contra uma massa de ar quente e tropical não pensa numa briga de vilão x mocinho? Pra mim isso é uma batalha de anjos e demônios auhahuaua

 

A FF demorou mais que o esperado, mas agora a temperatura está em 21/22 em todas as estações da cidade, mas os ambientes internos ainda estão muito quentes.

 

Todas as estações da RBS estão na casa dos 22º pra baixo. A população merecia mais do que nunca isso.

Link to comment
Share on other sites

Vou comemorar!!!

 

Estou mais frio que o Riacho Grande, 23,5 graus x 23,6 graus

 

Não por muito tempo...bati 19,4 agora.....com maxima de 32,4....Tive apenas 2,8mm...a chuva pesada ficou para a capital..deixando o transito uma calamidade..gastei 1:50 min pra chegar no ABC..o dobro do normal..

 

 

 

Ahahahahah bati o RG!!! Desculpa aí Carlão, mas CHUPA RG!!!

 

Tive 18,9 de mínima e registrei 17 mm de chuva! Inclusive a Av. João Firmino, perto do hospital Assunção, teve um ponto de alagamento que chegou a ser intransitável, fazia tempo que não via alagamento no trecho que teve problemas hoje.

 

Oficialmente, no Wunder ficou assim:

 

RG - 19,6 graus

Assunção - 19,1 graus

 

Bendita chuva, estou com alegres 28,3 graus no quarto, ventilador desligado, que magavilha!!!!

Link to comment
Share on other sites

^^^^^^^^

 

Saí de carro no meio da chuva e já tinha chovido bem, e o asfalto ainda levantava fumaça!

 

Pra ver como tava... Depois choveu mais... Dentro de casa tá calor... Foram muito quente esses dias...

 

Trovoada rápida com muito vento. Pode ter causado estragos...

 

Amanhã mesmo que faça 22°C de máxima será abafado, por conta desses dias passados...

Link to comment
Share on other sites

Amigos!

 

Gosto de as vezes fazer o papel de um previsor do tempo. fico imaginando quando um profissional da área acerta na previsão do tempo, deve ser o máximo em satisfação pessoal, creio eu.

 

E quando é um amador que acerta? Acho que o sentimento é ainda mais de felicidade, por não dispormos de tecnologias muitas vezes caras para nós ou bloqueadas. Pois bem, enquanto no dia 06 de Fevereiro muitos institutos davam como certo que antes do dia 16, 19 ou até mesmo 20, não haveria a quebra do bloqueio, fiz meu próprio prognóstico.

 

Vamos olhar os fatos: na noite de terça-feira, dia 12, a frente fria entrou no sul gaucho e foi avançando. dia 13 já havia atingido bastante regiões do sul e chegou a SP com chuvas, quebrando o calorão. E olhem o que eu escrevi dia 06:

"Sobre o calor, unanimidade entre os modelos que vai reduzir bem após dia 13, inclusive apontando máximas 10 graus mais baixas que as marcas desta semana. Estou falando de temperatura, sobre chuvas ainda é cedo afirmar."

 

E realmente no RS tivemos máximas hoje que ficaram realmente 10 graus abaixo dos 40's que fez na épica onda de calor. Sobre a chuva, estamos vendo ainda distribuição irregular, mas creio que a partir de hoje (14) voltarão a ficar mais regulares, inclusive atingindo áreas com bastante déficit hídrico, como as represas do complexo Cantareira.

 

O meu objetivo ao escrever esse texto não é dizer "olhem como sou bom", mas dizer que nós Bazianos, mesmo desconhecendo uma ou outra informação técnica, conseguimos sim fazer prognósticos tão ou mais precisos que os institutos. O volume de informação aqui é absurdo, a área que um não entende vem o outro e explica, e assim somamos conhecimento. Tenho certeza que muito baziano imaginou a quebra já no dia 13, não 19, 20 como cheguei a ver previsões de modelos lá pelo dia 06 de Fevereiro.

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.