Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aldo, no final de junho de 2011 teve uma continental boa que pegou SP de jeito. Trouxe mínimas mais significativas do que julho/13, especialmente no interior, pois limpou de madrugada. Aqui em casa tive 2,5ºC. NO Evandro deu geada, e acho que deu negativa em Itapevi. Aliás, o outono, até +- 10 julho foram excelentes em 2011 no Estado de SP. O resto de julho foi "xoxo".

Verdade, me esqueci dessa.

Deu:

1,7°C em Barueri

2,4°C no IAG

3°C no Campo de Marte, com geada fraca.

6,1°C no Mirante, que depois teve 6,0°C em agosto.

 

Acho que, como não foi sub-5 no Mirante, minha cabeça interpreta como mais uma pós-2000. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Sampa desde o Natal.

São 50 dias até hoje.

 

O Mirante teve:

44 máximas acima de 30°C

12 dias seguidos acima de 34°C

Bateu o recorde histórico de fevereiro (34,7°C em 03/02/1984) por 7 vezes.

 

 

E pra amanhã a promessa é a volta das marcas de 35º.

 

Engraçado a capacidade de adaptação do ser humano. Hoje fez 33,8º no Mirante, e achei bem mais fresco que dias atrás. Acho que nunca mais acharei 30 graus calor.

 

Mas por enquanto, o calor domina ainda as 23 horas:

 

Pelo CGE:

 

Santana 28,4

Mooca 28,4

Penha 27,7

Lapa 26,9

Link to comment
Share on other sites

E pra amanhã a promessa é a volta das marcas de 35º.

 

Engraçado a capacidade de adaptação do ser humano. Hoje fez 33,8º no Mirante, e achei bem mais fresco que dias atrás. Acho que nunca mais acharei 30 graus calor.

O problema é que o corpo se "readapta".

Se tivermos outono e inverno normais, lá para setembro ou outubro sentiremos calor de novo com 30°C.

 

Pelo que vi nos modelos, ainda teremos vários dias de calor em fevereiro mas com temperaturas mais "civilizadas".

Ou seja, calor normal.

E, pelo jeito, ainda não deve chover em grande quantidade.

É isso mesmo, pessoal? :roll:

Link to comment
Share on other sites

Meu sonho que um dia vou realizar se Deus quiser, Rede de Estações PH. td nos padrões, e aí uma disputa particular de minimas na região:

Fontoura Xavier -11º

Soledade -10º

Barros Cassal -9.5º

Arvorezinha -9º

Bah que espetáculo hem kkkkkk :laugh: :laugh: :good: :good: :good:

 

Me paga a viagem que te ajudo a coletar fundos pra 3 davis na lata! Ou pelo menos libera o escorpião pra uma Davis Vue!!!

 

Faltam 4 meses pro inverno!!!

Link to comment
Share on other sites

Uma década de BAZ e nem os dados de 1 termômetro portátil vc apresenta aki.

 

Ele já postou uma foto de um termômetro marcando -10ºC (acho que foi isso), em 2011 ou 2012.

 

Agora série de dados acho que não apresentou não.

 

Abraços.

Carlos Campos, só vou postar esta vez,pra não tumultuar o BAZ dá uma olhada e foram temp muito baixas várias vezes.Este termômetro ganhei do Shimutz, segundo ele foi aferido no Inmet.Detalhe no dia anterior bateu em -9.4º no mesmo local, foram duas noites congelantes por aqui.

Vc já viu um riacho congelado?Dá uma olhada

Tem a outra de -8.5º em 2009. :ok:

Link to comment
Share on other sites

[quote="Artur Chiovitti"

Me paga a viagem que te ajudo a coletar fundos pra 3 davis na lata! Ou pelo menos libera o escorpião pra uma Davis Vue!!!

 

Faltam 4 meses pro inverno!!!

Maravilha Artur, não vem ao caso, mas o Shima sabe as situações q enfrentei nos últimos tempos :cray: .Enfim de coração, quero adquirir uma estação das boas, estou me empenhando para isto.De outra parte pelo menos já quase convenci alguns prefeitos da região a investirem numa Davis on line. :laugh:

Mas peço ao pessoal que evitem este assunto aqui.Estou voltando aos poucos no BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Apesar da temperatura hoje durante a tarde ter sido algo mais próximo do verão, a noite segue abafada e é justamente por conta da pré frontal que começa a dar sinais. Vamos nos preparar que amanhã a coisa voltará a ficar brava e acredito que nem teremos a brisa pra refrescar já que a pré frontal estará ainda forte.

Link to comment
Share on other sites

26,4°C na estação da Sé do CGE agora.

Mais alta: 27,8°C na Moóca, mais baixa de 21,3°C na Capela do Socorro. Voltei da USP agora há pouco e lá dentro da Cidade Universitária estava um clima bem mais ameno, com pouca influência da ilha de calor...não tava com termômetro, mas arrisco dizer que estava menos de 23°C.

 

Já amanhã com o pré-frontal não duvido as máximas baterem em torno de 36° na capital paulista.

 

Mesmo eu que gosto do calor já cansei dele. Vem frente fria \o/

Link to comment
Share on other sites

26,4°C na estação da Sé do CGE agora.

Mais alta: 27,8°C na Moóca, mais baixa de 21,3°C na Capela do Socorro. Voltei da USP agora há pouco e lá dentro da Cidade Universitária estava um clima bem mais ameno, com pouca influência da ilha de calor...não tava com termômetro, mas arrisco dizer que estava menos de 23°C.

 

Já amanhã com o pré-frontal não duvido as máximas baterem em torno de 36° na capital paulista.

 

Mesmo eu que gosto do calor já cansei dele. Vem frente fria \o/

 

Opa Bazooka..que lugar da capital vc é? Alias, seja bem vindo..!!

 

Aqui em São Bernardo do Campo no Riacho Grande 23,9....para sabado devo ter maxima de 23...e chuva...finalmente..dentro do quarto tenho 29,8....dureza..

Link to comment
Share on other sites

Opa Bazooka..que lugar da capital vc é? Alias, seja bem vindo..!!

 

Aqui em São Bernardo do Campo no Riacho Grande 23,9....para sabado devo ter maxima de 23...e chuva...finalmente..dentro do quarto tenho 29,8....dureza..

 

Santa Cecília...

 

Dentro do meu quarto deve estar por aí também...meu apartamento fica virado pro sul/sudeste, no inverno é um gelo pq o vento pega aqui em cheio. Já agora, sem vento, é um forno.

 

To presente só lendo os tópicos, mas no tornado de Taquarituba eu postei uns vídeos aqui que eu achei no youtube. Minha praia é tempo severo mesmo...mas sigo acompanhando as postagens :good:

Link to comment
Share on other sites

Acho que o João está de TPM baziana, é compreensível, todos nós estamos de saco cheio e irritados com esse calor. Tem horas que eu fico puto na rua, eu la todo suado enquanto vejo muitas pessoas de boa uauhauha.

 

Até agora li muito mais teimosia do que um debate inteligente por parte do pessoal.

 

Sem dúvidas que a tecnologia e o desenvolvimento humano ajuda e muito a diminuir a sensação de frio. O exemplo disso é o jogos Olímpicos de Inverno. O que séculos atrás era motivo de tormento, com o passar do tempo, o inverno passou a ser apreciado e suportável justamente pelo aumento da tecnologia.

 

Aqui no Sul é assim, meu pai é de uma geração que passou muito frio na infância, porque roupas de inverno eram caras, cobertas eram caras, casas menos estruturadas, comer de forma farta não era assim acessível. Tinha menos urbanização, tinha muitoooo mais verde, e claro, as MPS eram mais cavalares.

 

O que temos hoje? Aquecedores mais acessíveis, aquecedor em carros, lojas, etc. Casas mais bem estruturadas, comemos mais, roupas melhores e baratas, ilhas de calor urbana. E passamos por um período fraco de inverno. Mas agora os invernos bons estão voltando.

 

Por outro lado tenho a impressão que as primaveras estão ficando mais frias, outonos mais quentes e o inverno voltando aos eixos.

Link to comment
Share on other sites

Nunca peguei uma noite como a atual em São Paulo. Faz 27C agora, ainda assim é apenas uma pequena fração das noites mais quentes que enfrento em POA. Se eu puder definir a diferença em duas palavras, em SP é "desconforto"; em POA é "tortura".

 

Ao que tudo indica, o inferno e o core do verão termina junto com o horário de verão esse ano :good2:

Link to comment
Share on other sites

Nunca peguei uma noite como a atual em São Paulo. Faz 27C agora, ainda assim é apenas uma pequena fração das noites mais quentes que enfrento em POA. Se eu puder definir a diferença em duas palavras, em SP é "desconforto"; em POA é "tortura".

 

Ao que tudo indica, o inferno e o core do verão termina junto com o horário de verão esse ano :good2:

 

Já estou começando a entrar em Depressão ... Outono pra mim simplesmente é um saco ... Poucos extremos e pouca chuva em Bagé. E mínimas diárias entre 5/10ºC e máximas entre 18/22.

 

Já aqui em Floripa, irei a caça das tempestades amanhã, promete. Gosto do Hardcore do Inverno, Junho/Julho/Agosto. Mas prefiro um dia ensolarado e com temporais no Finalzinho do dia.

Link to comment
Share on other sites

Fatos do calor em 2014: Hoje completamos 24 dias seguidos acima dos 30ºC

 

18 dias seguidos, aki.

Tão próximos geograficamente, tão distantes climaticamente: estou há 25 dias acima dos 30.

Distantes, mas nem tanto!

Não fosse a máxima sub-30 do dia 25/1 (28,2°C), minha sequência >30 teria sido idêntica à tua. Mais suave, obviamente ..

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Por volta das 6:30 hs a temperatura aqui em casa marcava 12,9°C; agora 45 minutos depois, já tenho 14,5°C.

 

Céu já com muitas nuvens. Bem diferente dos últimos dias.

 

Será que já são sinais da mudança no tempo, com a chegada da FF????

 

São sinais da mudança, já estamos em modo pré-fontal. Mas a frente fria propriamente dita ainda está lá no Rio Grande.

 

http://sigma.cptec.inpe.br/radar/

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nunca peguei uma noite como a atual em São Paulo. Faz 27C agora, ainda assim é apenas uma pequena fração das noites mais quentes que enfrento em POA. Se eu puder definir a diferença em duas palavras, em SP é "desconforto"; em POA é "tortura".

 

Então, pelo CIIAGRO no mesmo horário Jundiaí estava com 23,2º C.

 

E eu estava achando quente pacas. Não tanto por causa da temperatura, mas sim pela ausência completa de vento na noite passada. O que é bem raro por aqui.

Link to comment
Share on other sites

PH: "" Carlos Campos, só vou postar esta vez,pra não tumultuar o BAZ dá uma olhada e foram temp muito baixas várias vezes.Este termômetro ganhei do Shimutz, segundo ele foi aferido no Inmet..""

 

********************************

 

Ok

(e kem aferiu os do Inmet?)

 

eu já conhecia os vídeos.

 

Bom local, bom termômetro, belas caixas de abelhas e bonita bengala do papai Noel.

 

Com tudo isso em mãos vc já está ekipado para o próximo inverno...

 

Abração

Carlos Camponês

Link to comment
Share on other sites

Acordei, abri a janela e me deparei com essa grande formação entre Biritiba Mirim e Salesópolis:

 

20140213_065615.jpg

 

Belíssima foto, Ricardo! :good2:

 

Em Itapevi dificilmente sofro com madrugadas quentes (acima dos 20ºC), mesmo com pré-frontal.

 

Enquanto a capital paulista teve uma madrugada abafada, por aqui foi relativamente amena, porém quente para o meu gosto: mínima de 18,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Nunca peguei uma noite como a atual em São Paulo. Faz 27C agora, ainda assim é apenas uma pequena fração das noites mais quentes que enfrento em POA. Se eu puder definir a diferença em duas palavras, em SP é "desconforto"; em POA é "tortura".

 

No horário em que vc postou essa msg, Bruno, a temperatura no meu bairro em Itapevi estava na casa dos 23ºC, com uma brisa extremamente fraca. Como vc define isso?

Link to comment
Share on other sites

Dia de pré-frontal aqui em São Paulo. No posto do CGE em Santana a mínima foi de 24,4°C. Em casa não baixou de 25,2°C.

 

Agora variamos de 22,9°C em São Mateus e 27,7°C na Cidade Ademar. Muito calor logo cedo em alguns pontos.

 

Hoje devemos ir a 35 no Mirante de Santana. Amanhã a frente fria nos alcança e acaba com esse negócio de calor constante :hang1:

Link to comment
Share on other sites

No final da madrugada uma área de mau tempo se desenvolveu ao sul do planalto curitibano, produzindo forte chuva e trovoadas.

Ao amanhecer dava pra ouvir trovoadas ao sul/sudeste de Piraquara.

O mau tempo atingiu o litoral sul paranaense e avançou tbm sobre Joinville.

Deve ter chovido bem, no bairro onde mora o Diego.

Radar do Simepar captando as áreas chuvosas, por volta das 6h...

9492-1-1.jpg.cd056a38eac6c4cb52ba3ed0d358d15d.jpg

Link to comment
Share on other sites

Dia de pré-frontal aqui em São Paulo. No posto do CGE em Santana a mínima foi de 24,4°C. Em casa não baixou de 25,2°C.

 

Agora variamos de 22,9°C em São Mateus e 27,7°C na Cidade Ademar. Muito calor logo cedo em alguns pontos.

 

19,9º de mínima por aqui.

 

E vamo que vamo nos estertores dessa onda de calor!

Link to comment
Share on other sites

Nunca peguei uma noite como a atual em São Paulo. Faz 27C agora, ainda assim é apenas uma pequena fração das noites mais quentes que enfrento em POA. Se eu puder definir a diferença em duas palavras, em SP é "desconforto"; em POA é "tortura".

 

No horário em que vc postou essa msg, Bruno, a temperatura no meu bairro em Itapevi estava na casa dos 23ºC, com uma brisa extremamente fraca. Como vc define isso?

 

Uma noite levemente desconfortável. Um ventilador é necessário.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.