Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Certa vez, na época que morei em Tubarão-SC, vi na TV uma entrevista com um pesquisador da área têxtil de uma universidade federal (Não me lembro qual).

 

Entre várias coisas, ele disse o seguinte:

"A indústria têxtil se desenvolveu muito nos últimos 50 anos.

Hoje, os agasalhos são feitos de tecidos com uma trama muito mais fina.

Antigamente a trama dos tecidos era mais grosseira, deixando passar o frio.

Por isso, na mesma temperatura que antigamente seriam necessárias 4 blusas, atualmente 2 são suficientes."

 

Faz sentido Aldo.

 

Só aqui, nas áreas baixas, pouco se usa 2 blusas sequer, é pouco comum.

 

Mas o que digo é válido também para o não-uso de agasalhos também. Hoje em dia o que mais se vê, e gente de manga curta e bermuda em pleno inverno. Então tem esse fator que tu citou, mas tem outros também... Nas fotos antigas todo mundo agasalhado, fotos de hoje em dia, 60, 70%

 

Aprendi algo muito bom nessas mensagens obrigado a ambos.

 

O Moretão toca em um ponto que observei em Caucaia do Alto [suponho que lá seja mais frio que o MArsilac].

 

O aumento da obesidade e sobrepreso da população.

 

Maior quantidade de tecido adiposo (banha, gorduras e similares) funciona como isolante térmico.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Valeu Artur!!!! Os mapas contribuem com a ideia que tenho que o evento de 58 foi mais 'continental', já somando as inf. de PoA, Fpolis, São Joaquim, Itapiranga... Penso também que a influência do Atacama possa ter sido maior do que a equatorial naquele 58. Vejamos também o Pacífico SE. Bem, são apenas frágeis hipóteses. E como bem falou, falta o resto desse fevereiro (pelo mapa ali em cima, 18 dias).

 

 

A diferença, só olhando os mapas e de bate-pronto, é que não houve uma alta pressão oceanica em 1958, não igual a atual, pode ser que houve alguma mais fraca. Pelas informações do Coutinho e cia bela daqui, deduzo que o principal problema na de 58 foi a falta de chuva, mais que a temperatura em si. Nesta atual, tivemos locais isolados que receberam carga de chuva e a maioria ficou no seco. A característica mais marcante da atual foi quebrar recordes históricos de temperatura máxima. No caso de SP, bateu por dias consecutivos a máxima histórica de Fevereiro (das registradas por aparelho ou leitura manual)

 

O maior problema de ondas de frio/calor intensas, é que geram margem para achismos. Isso não é critica, é uma constatação. Enquanto Novembro e Dezembro passados não foram tão quentes, pouca gente se aventurava a dizer alguma coisa ou mesmo contribuir, estava chato o clima, essa é a verdade. Agora que temos recordes, de certa forma estimula as pessoas a querer contribuir mais, nem que seja as vezes de forma mais agressiva que o habitual.

 

A verdade é que fossem as temperaturas de 2014 comportadas, provavelmente não teriamos metade das mensgens que temos hoje aqui no fórum. As vezes as pessoas se excedem no CALOR :laugh: :laugh: :laugh: da emoção, mas estamos num caminho interessante, há uma crescente participação mesmo em meses de calor para o povo que gosta da neve, frio, geada, paraguaias, etc etc.

 

E calma que ainda não tivemos aviso de neve, mais gente vai vir aqui polemizar ehehehehh :sarcastic: :sarcastic:

 

Pô, tu fugiu do tema Artur :laugh: ; vou por partes.

 

1º paragrafo. Quando me referi ao 'continental', era em relação as temperaturas, realmente não prestei atenção no quesito precipitação para 58.

 

Outro tema. Nem todo achismo é 'pobreza', uma tese pode partir de uma pergunta (o que não deixa de ser um achismo).

 

Pessoalmente acho muito mais interessante os recordes/extremos, mas nesse caso estou mais participativo pois vivo fugindo do calor e em lugar abrigado dele é melhor para ter acesso a pc/internet. Nos verões passados eu era só um leitor aqui, nada me animava climaticamente :laugh: .

 

Passo o inverno cassando frio/neve e o verão cassando o fim do calor... essa é a vida de quem não gosta de calor. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Nossa, boa tarde amigos. Mal entro no BAZ após longo tempo onde paternidade, trabalho e férias estão tomando meu tempo e me deparo com um duelo aqui...

 

É O CALOR E ESTÃO CHEGANDO A ANDROPAUSA, SOMA OS DOIS E JÁ VIU NO QUE DÁ!!! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Boa Ronaldo, he he.

Enquanto isso amigos, após calorões que bateram nos 34 graus nos últimos dias (até 35 no meu escritório), Canela vai sendo cercada por Cb's. Aqui vamos na espera da chuva que vai dar mais sossego pra minha patroa que espera nosso segundo filho!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS (Aut): 19,3ºC med acum. - 1468,2 mm...2013

Jan: 23,9

Fev: 24,3

Mar: 21,4

Abr: 20,4

Mai: 16,6

Jun: 14,5

Jul: 13,7

Ago: 13,7

Set: 17,2

Out: 19,1

Nov: 22,3

Dez: 24,7

 

PORTO ALEGRE RS (AUT/INMET): 26,5

 

Jan 2014 26,5

Fev: 24,3

Mar: 21,4

Abr: 20,4

Mai: 16,6

Jun: 14,5

Jul: 13,7

Ago: 13,7

Set: 17,2

Out: 19,1

Nov: 22,3

Dez: 24,7

 

média: 19,5ºC

 

ANUAL SALGADO FILHO 19,8ºC

 

ANUAL CONVENCIONAL INMET 81/10 19,7ºC

 

Pronto agora conferi.....

 

PERGUNTO.....Reclamas do quê?

 

Queres compensação do quê?

 

Ainda estais no devedor....

 

Abraços....para a turma do chororô.

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta: alguém sabe a mínima do PNI hoje?

 

Hoje:

 

06,3 - Parque do Itatiaia RJ

08,8 - Campos do Jordão SP (PWS- Vl Inglesa)

09,1 - Campos do Jordão SP (Horto)

10,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

11,2 - Campos do Jordão SP (Conv/Inmet)

11,6 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

11,7 - Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

12,6 - Monte Verde MG (Aut/Inmet)

12,7 - maria da Fé MG (Aut/Inmet)

13,4 - Pico do Couto RJ (Aut/Inmet)

 

PS: Joao...relaxa..seguimos em frente....abs!!

Link to comment
Share on other sites

Certa vez, na época que morei em Tubarão-SC, vi na TV uma entrevista com um pesquisador da área têxtil de uma universidade federal (Não me lembro qual).

 

Entre várias coisas, ele disse o seguinte:

"A indústria têxtil se desenvolveu muito nos últimos 50 anos.

Hoje, os agasalhos são feitos de tecidos com uma trama muito mais fina.

Antigamente a trama dos tecidos era mais grosseira, deixando passar o frio.

Por isso, na mesma temperatura que antigamente seriam necessárias 4 blusas, atualmente 2 são suficientes."

 

Faz sentido Aldo.

 

Só aqui, nas áreas baixas, pouco se usa 2 blusas sequer, é pouco comum.

 

Mas o que digo é válido também para o não-uso de agasalhos também. Hoje em dia o que mais se vê, e gente de manga curta e bermuda em pleno inverno. Então tem esse fator que tu citou, mas tem outros também... Nas fotos antigas todo mundo agasalhado, fotos de hoje em dia, 60, 70%

 

Aprendi algo muito bom nessas mensagens obrigado a ambos.

 

O Moretão toca em um ponto que observei em Caucaia do Alto [suponho que lá seja mais frio que o MArsilac].

 

O aumento da obesidade e sobrepreso da população.

 

Maior quantidade de tecido adiposo (banha, gorduras e similares) funciona como isolante térmico.

 

Abraços

 

No 23/07/2013, nós falando de frio, meu tio e o meu vô comentaram a questão dos vestuários (os 2 militares da reserva) usados no oeste de SC na dec.60 (avô) e na dec.90 (tio). Meu vô falando que na época dele era mais frio, tinha que usar tantas roupas (fardamento), ai o meu tio perguntou e qual tipo de roupa? Depois de falarem das roupas, meu vô comentou que realmente as roupas pareciam ser melhores nos tempos mais recentes, mas ele ainda achava que antes era mais frio também...

 

As percepções do Moretão e do Aldo foram muito boas!

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de fazer alguns comentários em relação à discussão sobre a mudança climática no Brasil.

 

Para começar, gostaria que, de uma vez por todas fosse estabelecido onde está a fronteira entre o normal e o anormal e também sobre o que estamos falando.

 

Estamos falando sobre médias anuais? sendo que quebramos as médias anuais ano após ano em diversas cidades do Brasil, e com muito mais frequência agora do que em épocas passadas? médias mensais? nem se fala! fora isso, indiferentemente de a média anual estar dentro da normalidade em determinado ano, os eventos climáticos extremos tanto em intensidade quanto em duração não são relevantes o bastante para dizer que existe algo fora normal?

 

É mais do que óbvio que médias escondem a realidade, daqui a pouco vai ter gente aqui no sudeste falando que está "tudo dentro da mais perfeita normalidade" e depois pegando a pá para tirar a neve e sair de casa, ou por que está vendo as médias globais e viu que o hemisfério norte torrou ou por que pegou nossas médias anuais e viu que no nosso verão foi extremamente quente.

 

Eu acredito que está havendo um desmerecimento do conhecimento empírico de todo mundo, sabemos que a "memoria climática" da maioria das pessoas não é lá muito boa mas pera ai, nós aqui do BAZ nos baseamos (rimou) muito mais em números do que a maioria, estamos falando de verões de 58 com 12 dias anormalmente quentes enquanto essa onda de calor já dura mais de mês, estamos falando sobre recordes de temperatura máxima muito bem explicitados pelo Carlos Dias onde nas tabelas que ele faz é possível ver que de 20 recordes de temperatura máxima uns 12 são de 2014 por exemplo!

 

Enfim, quero saber só quando que vamos poder vir aqui falar que algo mudou, quantos anos consecutivos (ou em um intervalo de 10 anos por exemplo) em anomalia (e quantos graus de anomalia) nas médias anuais? quantos anos em anomalia nos extremos? quantos eventos extremos consecutivos ou em pouco intervalo de separação?

 

Duvido que isso tudo seja estabelecido correto? então não vejo por que defender com unhas e dentes que "o clima não mudou" ou que "o clima mudou" sendo que, dependendo dos parâmetros (subjetivos) as duas afirmações são verdadeiras!

Link to comment
Share on other sites

Bah tanta peleia kkkk, gurizada muita calma nesta hora...Bom nem li direito os posts...Mas sobre o q pessoal sugeriu, ué agora aceitam TFA, Oregon etc?

Não era propagado por aqui pelo tal AAA e cia, q tinha ser Davis padrão???

BUeno até Taquara com estação em cima do asfalto eles já aceitam né...

Mas vcs têm razão gurizada, embora eu tenha certeza do que estou falando, só posso provar se colocar equipamento nos locais...

Vamos fazer o possível, embora este ano eu não esteja muito em condições.

Ah DSoares, sobre o q vc falou, é incrível mas várias baixadas aqui são ventosas o ano todo, pode acreditar, o melhor exemplo é o Tuias, sempre tem vento, só para um pouco à noite quando está sob alta pressão...E até acredito q dê uns 2º a mais que o topinho, nas máximas de verão, nas demais estações até ganha nas máximas...

Link to comment
Share on other sites

Só que aqui, nas áreas baixas, pouco se usa 2 blusas sequer, é pouco comum.

 

Mas o que digo é válido também para o não-uso de agasalhos também. Hoje em dia o que mais se vê, e gente de manga curta e bermuda em pleno inverno. Então tem esse fator que tu citou, mas tem outros também... Nas fotos antigas todo mundo agasalhado, fotos de hoje em dia, 60, 70%

Aqui em Sampa, acho que existem 2 coisas: costume e frio menos rigoroso nas últimos tempos (Com exceção de 2013, claro).

 

1. Costume

Até há uns 20/30 anos, praticamente ninguém usava bermuda em Sampa, mesmo no verão.

Bermuda era coisa de praia. Eu mesmo adotei o uso de bermudas nos 6 anos que morei em Santos.

Já hoje, as bermudas são difundidas em quase todas as idades por aqui, homens e mulheres.

Vemos até idosos com bermuda, coisa inimaginável até os anos 80/90.

Outro hábito recente entre os jovens: bermuda no frio.

O pessoal anda de bermuda, moleton e tênis. :wacko2:

 

2. Menos frio.

Como o Renan sempre comenta, a verdade é que desde 2000 grandes massas polares não atingem o sudeste com toda a força.

No estado de S.Paulo, a exceção foi em julho/2013 que, realmente, relembrou aqueles invernos do passado.

Em julho de 2013, usei uma blusa que eu nem lembrava a última vez que tinha usado.

Eu me lembro, aqui em Sampa, de sair de casa com cachecol, touca, pijama de flanela por baixo da calça :laugh: , luvas...

Nunca mais usei essas coisas...

De 2001 para cá, com exceção de 2013, conto nos dedos de 1 mão, as vezes que usei mais que uma camisa de flanela e um moletom.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de fazer alguns comentários em relação à discussão sobre a mudança climática no Brasil.

Para começar, gostaria que, de uma vez por todas fosse estabelecido onde está a fronteira entre o normal e o anormal e também sobre o que estamos falando.

 

BEM-VINDO, Frost.

 

O clima (climate) é o estado médio do tempo (weather) em um determinado local (coordenada espacial) em um determinado período (coordenada temporal).

 

O normal aqui só tem significado matemático. O conceito não matemático de normal ou anormal não faz sentido, portanto, deve-se eliminar da discussão.

 

Portanto aqui estamos interessados em um volumene de dados suficientemente grande para que possamos aplicar o teorema do limite do valor central [um mínimo de trinta anos].

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O modelo GFS tá numa indecisão danada após as 240 horas. Ora indica um novo bloqueio (mais ao norte que este), ora não indica isso!

Sorte, mas muita sorte que parece que o Global Operacional não indica isso nas suas últimas 3 rodadas.

Eu não tenho mais saúde e nem psicológico pra aguentar um novo episódio de calor intenso!

Link to comment
Share on other sites

O modelo GFS tá numa indecisão danada após as 240 horas. Ora indica um novo bloqueio (mais ao norte que este), ora não indica isso!

Sorte, mas muita sorte que parece que o Global Operacional não indica isso nas suas últimas 3 rodadas.

Eu não tenho mais saúde e nem psicológico pra aguentar um novo episódio de calor intenso!

 

Eu recomendaria ficar tranquilo porque o calor vai voltar, mas não nessa mesma intensidade e duração. Daqui pra frente o verão entra em um comportamento mais próximo da "normalidade", com a chegada de várias frentes frias e a volta do canal de umidade da Amazônia*

 

 

*que tal, mandei bem? heheheh...

 

Jundiaí a "full" no modo pré-frontal.

 

Vento noroeste, bastante nebulosidade e nada de batermos nos 35º C hoje.

 

A máxima mal passou de 32º C, amanhã o CIIAGRO dá o dado definitivo.

 

30,1º C agora.

 

Umidade do ar baixa: 33,4%

Link to comment
Share on other sites

Não foi só aqui no BAZ que o clima estava tenso.

Aqui no Vale do Taquari o temporal foi feio nesse final de tarde. O ceu estava ameaçador em Teutônia, ventou, mas choveu míseros 1,0 mm em Languiru e as outras 3 estações do município não reportaram chuva. Mas em Lajeado, Bom Retiro do Sul, Santa Clara do Sul e cidades próximas choveu forte e ventou muito. Há relatos de quedas de árvores e destelhamentos. Em Lajeado, 30 km de Teutônia, choveu quase 50 mm.

Temperaturas máximas de hoje:

 

32,3ºC Lagoa da Harmonia

35,6ºC INMET

35,7ºC Welp

37,6ºC Languiru

Link to comment
Share on other sites

Meu sonho que um dia vou realizar se Deus quiser, Rede de Estações PH. td nos padrões, e aí uma disputa particular de minimas na região:

Fontoura Xavier -11º

Soledade -10º

Barros Cassal -9.5º

Arvorezinha -9º

Bah que espetáculo hem kkkkkk :laugh: :laugh: :good: :good: :good:

Não vejo tanta graça assim!

Uma década de BAZ e nem os dados de 1 termômetro portátil vc apresenta aki.

Depois reclama q os registros do INMET não fazem justiça ao frio incomum da tua região.

Eu sempre tenho em mente akilo q o Artur falou no outono passado... Mesmo morando em um lugar de clima desinterassante, mantém firme os registros e vc, tendo a oportunidade de morar aí não move uma palha.

Bem, acho q cada um sabe o q ker!

Por mim, tanto faz se daki 10 anos vc aparecer postando as mesmíssimas palavras, afirmando q ng sabe como é realmente o frio das baixadas soledadenses.

(eu, particularmente acho q não é diferente em nada, se comparado com outras localidades de planalto).

 

Veja o exemplo do William, do Diego, do Artur, do Jean Carlo e de tantos outros, incluindo eu mesmo e até do Elton (q registra diariamente os valores extremos, mesmo não possuindo local apropriado).

Pense...

Não é um caso de dar risada e sim de chorar!

Link to comment
Share on other sites

Aqui poucas nuvens e 24C , pressão caindo rápido de 1016hpa de manha pra 1009hpa agora ! Isso mesmo Carlos campos Tio , PH compra um termômetro daqueles que passamos os links e deixa ele bem abrigado aí , só isso nada mais , ou você está pensando que se colocar o termo aí as temperaturas não serem aquilo que você diz ? .......

Link to comment
Share on other sites

Aqui ainda não tenho nenhum casacão de frio que pude dispensar em algum inverno. Felizmente, até os invernos quentes não deixam de ter seus dias bem frios, tanto que o infernal Agosto de 2012 teve um máxima sub 10 no meio de tantas de 25. SP aqueceu demais, lá sim faz sentido dizer que antigamente fazia bem mais frio e mais frequentemente. Quando dizem isso aqui já sei que é mentira, se os invernos aqueceram foram poucos décimos (julho está mais frio na média até).

 

Máxima de 34ºC em Passo Fundo e mínima de 19,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

Meu sonho que um dia vou realizar se Deus quiser, Rede de Estações PH. td nos padrões, e aí uma disputa particular de minimas na região:

Fontoura Xavier -11º

Soledade -10º

Barros Cassal -9.5º

Arvorezinha -9º

Bah que espetáculo hem kkkkkk :laugh: :laugh: :good: :good: :good:

Não vejo tanta graça assim!

Uma década de BAZ e nem os dados de 1 termômetro portátil vc apresenta aki.

Depois reclama q os registros do INMET não fazem justiça ao frio incomum da tua região.

Eu sempre tenho em mente akilo q o Artur falou no outono passado... Mesmo morando em um lugar de clima desinterassante, mantém firme os registros e vc, tendo a oportunidade de morar aí não move uma palha.

Bem, acho q cada um sabe o q ker!

Por mim, tanto faz se daki 10 anos vc aparecer postando as mesmíssimas palavras, afirmando q ng sabe como é realmente o frio das baixadas soledadenses.

(eu, particularmente acho q não é diferente em nada, se comparado com outras localidades de planalto).

 

Veja o exemplo do William, do Diego, do Artur, do Jean Carlo e de tantos outros, incluindo eu mesmo e até do Elton (q registra diariamente os valores extremos, mesmo não possuindo local apropriado).

Pense...

Não é um caso de dar risada e sim de chorar!

 

 

A solução mais barata que eu encontrei para o PH:

 

(R$ 29,98)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-538959634-termmetro-higrmetro-relogio-de-parede-e-mesa-lcd-digital-_JM

termmetro-higrmetro-relogio-de-parede-e-mesa-lcd-digital_MLB-F-4475668306_062013.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aviso (2)

 

Pessoal...Somente ontem movi 23 msg's para a moderação que estavam comprometendo o ambiente deste espaço. Hoje movi + 8 msg's...Cheguei agora do almoço e vi que tem mais umas 10 para mover...

 

Por favor...vamos cooperar e manter o foco nos assuntos pertinentes do Forum com respeito e alto nível...antes que isto se agrave e acabe em suspensão.

 

OBS: As msg's em cap's lock estão terminantemente proibidas à excessão do Coutinho que posta assim há 13 anos.

 

Att ADM

 

Ué, cade a igualdade nisso aí? Cara posta parecendo que tem o Caps Lock quebrado e sai ileso?

Link to comment
Share on other sites

Zie

bunitin o termômetro!

Comprei um excelente q mede as extremas do abrigo e relva por 65,00 no ano passado.

Uso exclusivamente na baixada em dias gelados.

Agora, vc acha q alguém q é fissurado pelo assunto "tempo/clima" já há tantas décadas, como o PH, não possui 1 (ou inúmeros) termômetros?

O problema é outro!

Só ele saberia responder o q acontece ...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Só que aqui, nas áreas baixas, pouco se usa 2 blusas sequer, é pouco comum.

 

Mas o que digo é válido também para o não-uso de agasalhos também. Hoje em dia o que mais se vê, e gente de manga curta e bermuda em pleno inverno. Então tem esse fator que tu citou, mas tem outros também... Nas fotos antigas todo mundo agasalhado, fotos de hoje em dia, 60, 70%

Aqui em Sampa, acho que existem 2 coisas: costume e frio menos rigoroso nas últimos tempos (Com exceção de 2013, claro).

 

1. Costume

Até há uns 20/30 anos, praticamente ninguém usava bermuda em Sampa, mesmo no verão.

Bermuda era coisa de praia. Eu mesmo adotei o uso de bermudas nos 6 anos que morei em Santos.

Já hoje, as bermudas são difundidas em quase todas as idades por aqui, homens e mulheres.

Vemos até idosos com bermuda, coisa inimaginável até os anos 80/90.

Outro hábito recente entre os jovens: bermuda no frio.

O pessoal anda de bermuda, moleton e tênis. :wacko2:

 

2. Menos frio.

Como o Renan sempre comenta, a verdade é que desde 2000 grandes massas polares não atingem o sudeste com toda a força.

No estado de S.Paulo, a exceção foi em julho/2013 que, realmente, relembrou aqueles invernos do passado.

Em julho de 2013, usei uma blusa que eu nem lembrava a última vez que tinha usado.

Eu me lembro, aqui em Sampa, de sair de casa com cachecol, touca, pijama de flanela por baixo da calça :laugh: , luvas...

Nunca mais usei essas coisas...

De 2001 para cá, com exceção de 2013, conto nos dedos de 1 mão, as vezes que usei mais que uma camisa de flanela e um moletom.

 

Aldo, no final de junho de 2011 teve uma continental boa que pegou SP de jeito. Trouxe mínimas mais significativas do que julho/13, especialmente no interior, pois limpou de madrugada. Aqui em casa tive 2,5ºC. NO Evandro deu geada, e acho que deu negativa em Itapevi. Aliás, o outono, até +- 10 julho foram excelentes em 2011 no Estado de SP. O resto de julho foi "xoxo".

Link to comment
Share on other sites

Zie

bunitin o termômetro!

Comprei um excelente q mede as extremas do abrigo e relva por 65,00 no ano passado.

Uso exclusivamente na baixada em dias gelados.

Agora, vc acha q alguém q é fissurado pelo assunto "tempo/clima" já há tantas décadas, como o PH, não possui 1 (ou inúmeros) termômetros?

O problema é outro!

Só ele saberia responder o q acontece ...

 

Abraço

 

Carlos,

 

Eu que não sou tão fissurado tenho quatro termômetros, dois digitais e dois analógicos...

Pesquisando com calma é fácil encontrar um produto bom por um preço razoável.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Hoje esquentou mais do que eu imaginava. AInda assim, foi um dia normal de verão:

 

31,4

16,4

 

Assim como BH, Juiz de Fora também já está a 20 dias sem uma gota cair do céu. Nunca tinha

visto isso em pleno verão.

 

Renan, e aqui que não chove desde o dia 26 de janeiro? Lembrando que aqui é uma das regiões que mais chove no verão catarinense. .

Link to comment
Share on other sites

Comentei hoje que não iria postar mais. No entanto, não resisti em postar este vídeo, que é impressionante e dura apenas 1min29seg.

Eu já tinha assistido há um tempo e gostei. Muito curto, mas resume muita coisa.

Prometo não comentar nada sobre, nem debater.

Assistam, amigos, e tirem suas conclusões. Irei lê-las, mas não vou comentar.

Prometo não chatear mais ninguém.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje esquentou mais do que eu imaginava. AInda assim, foi um dia normal de verão:

 

31,4

16,4

 

Assim como BH, Juiz de Fora também já está a 20 dias sem uma gota cair do céu. Nunca tinha

visto isso em pleno verão.

 

Renan, e aqui que não chove desde o dia 26 de janeiro? Lembrando que aqui é uma das regiões que mais chove no verão catarinense. .

 

Situação muito rara de se ver em nossas cidades...

 

A propósito, Fevereiro por enquanto com um desvio de +02,8ºC em relação à média normal aqui na cidade.

Como podem ver, a onda de calor em MG foi menos prejudicial em termos de temperatura e muito pior em termos de chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Por 12z;

 

Morro da Igreja poderá atingir temperatura de 1 digito no sábado 15/02 depois de 41 dias.

 

Aero de Florianópolis deverá atingir sub 20ºC depois de 41 dias; sexta-feira, depois de 18 dias, o aero terá max. sub 31ºC (amanhã tem pequena chance, dependendo da velocidade de avanço da frente nas próximas 12/16hs).

 

Daqui a 16/24hs a grande Fpolis entra em período chuvoso (bem vindo), primeiro pelo avanço/passagem da frente e depois pelo deslocamento da alta para E/NE.

Link to comment
Share on other sites

Hoje esquentou mais do que eu imaginava. AInda assim, foi um dia normal de verão:

 

31,4

16,4

 

Assim como BH, Juiz de Fora também já está a 20 dias sem uma gota cair do céu. Nunca tinha

visto isso em pleno verão.

 

Renan, e aqui que não chove desde o dia 26 de janeiro? Lembrando que aqui é uma das regiões que mais chove no verão catarinense. .

 

É verdade Diego, chove mais que aqui! Isso se deve ao fluxo de umidade no litoral norte de SC e litoral do PR. Mas como a atmosfera anda seca ultimamente, impede esse fluxo resultando em seca... Mas há altos volumes de chuva mesmo pois chove, num verão normal, todos os dias entre a tarde e a noite, não por influência de FF's. É bem interessante, pois normalmente o oeste de SC quase nunca é influenciado por essas pancadas de verão, é sempre do meio-oeste ao litoral, principalmente nordeste. Li isso tudo em algum lugar, mas não lembro onde...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.