Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Eu insisto na tese: daqui a pouco vai ter gente abrindo o forno de casa e achando que o mundo está esquentando.

 

You gotta assess locally, but think Globally!

 

Te sugiro que faças isso, Bruno! Num dia "agradável" aqui em Porto Alegre como hoje, fica bem na frente do forno, ligado na temperatura máxima.

Creio que logo vais acreditar no aquecimento global (sem catastrofismos, claro!).

Será muuuuuuuuuuuuuuito agradável! Hehehe.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

JoaoTur, sinto muito se eu só disse o que 98% aqui queria dizer (menos tu e o André Teixeira pelo jeito) . Eu não discordo das tuas opiniões, mas do jeito que tu tentas empurrar goela abaixo algumas das tuas opiniões).

 

E sobre tuas palavras para a minha pessoa: to nem aí. ..mas se estiver aceitando um conselho, aqui vai: aprenda a ser menos irritante dentro do fórum. E traga informações com embasamento que não deixe transparecer apenas tua opinião própria.

 

SINTO MUITO SE EU TE IRRITO, D SOARES!

É MEU JEITO DE EXPOR AS COISAS SOMENTE, PROVOCANDO UMA DISCUSSÃO E POLÊMICA SADIAS, SÓ ISSO.

AGORA, SE TE FALTA ARGUMENTAÇÃO E SE INCOMODAS COM ISSO, PROBLEMA TEU!

UMA COISA TENHO CERTEZA QUE TE FALTA: EDUCAÇÃO.

NUNCA IMPLIQUEI COM AS TUAS POSTAGENS. NUNCA! FUI OFENDIDO GRATUITAMENTE POR TI, QUE SEJA O "DONINHO DA VERDADE", QUANDO É SÓ UM APRENDIZ ASSIM COMO EU OU OUTRAS PESSOAS AQUI NO BAZ.

MAS DEIXA... A VIDA ENSINA PARA ESTAS PESSOAS QUE SE ACHAM MAIS QUE OS OUTROS! UM DIA ELAS PERCEBEM O QUANTO ESTAVAM ERRADAS. SÓ, PENA, ISTO PODE ACONTECER TARDE DEMAIS...

ABRAÇOS.

 

João, acho inconveniente continuarmos isto aqui. Tem MP pra ti, ok? Abraços

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba também acho que os invernos, com exceção de 2013, estão mais reduzidos. Hoje em dia usa-se bem mais roupas de meia estação, roupas de frio forte somente na entrada de massas polar fortes e ainda assim nos dois primeiros dias de atuação, depois com o enfraquecimento da massa a temperatura sobe gradativamente. E tem sido muito comum entre uma massa polar e outra um período de temperatura até relativamente mais alta.

Link to comment
Share on other sites

 

OUTRA COISA que acho:

Os números de dias de geada por ano que registra uma cidade como São Joaquim por exemplo, NÃO PROVA NADA de que o o inverno foi frio. Para uma cidade com altitude de São Joaquim, qualquer ar seco mais frio causa geada. Pode ter geado em SJ e o povo em 90% do território de SC estar de camiseta, por exemplo. Isso já aconteceu inclusive.

Inverno frio, na minha opinião, tem que causar dias de bastante frio até na capital, Florianópolis, como ocorreu alguns dias de 2013, principalmente no final de agosto.

 

É isso...

PAZ E ABRAÇOS A TODOS!

 

Por curiosidade, em Setembro eu vinha no Onibus Rio Tavares - Direto e vinha dois pescadores manézinhos, provavelmente de Pantano do Sul, discutindo de como seria este Verão ... E eles disseram que seria de muito calor e sol e como eles chegaram nesta conclusão ?? Porque o Inverno foi muito frio. Sim, eles estavam espantados com o último Inverno. Ou seja, um extremo sempre trás outro Extremo. E não é só eu que digo, mas tu parece que não quer aceitar isto.

 

Sobre o Inverno em Bagé, 2012 sim, Depois que acabou Julho, os lojistas passaram um sufoco. Mas pergunta como foi 2013,ou Março a Julho de 2012 ... ?? Ou o Inverno que nevou em Pleno Setembro em 2008, com acumulação em Pinheiro Machado e Região. Lembro que reclamaram que não teve Outono em 2012, mas sim que fomos direto pro Inverno.

 

E então como me explicas, que antigamente Julho a média das mínimas em Bagé era de 8ºC, e hoje em dia isto é a Média Geral deste mes na minha região ?? E isto não é nada de estações particulares, dados do Inmet. ISTO É BIZARRO ,GROTESCO, ASSIM COMO ESTA ONDA DE CALOR, mas tu não aceita isto.

Link to comment
Share on other sites

No twitter do Simepar: "Céu encoberto em Maringá. Temperatura de 21,5 º às 11:30!!"

:shok:

 

Aqui nada de nuvens no céu e temperatura nas alturas: 31,9 ºC.

 

Sinistro, não? hehehe... Belíssima manhã aqui na região. Chuva leve, mas sem grandes acumulados e temperatura ao redor dos 21ºC.

 

O que me chamou atenção foi o PNI ter 12,x de média sendo que o Sudeste está com anomalias bizzarras.....A impressão que dá é que o PNI é imune e que tivéssemos um fevereiro chuvoso lá estaria mais quente, chutaria uns 13/14 de média..conclusão...o PNI é um paradoxo climático..!!

 

O Sudeste está com anomalias bizarras? SP está sim...

 

O William disse que a média das mínimas está abaixo... MG está abaixo? E o RJ quanto acima? Quais as anomalias? Não sei, mas penso que nem todos estão fora certo?

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba também acho que os invernos, com exceção de 2013, estão mais reduzidos. Hoje em dia usa-se bem mais roupas de meia estação, roupas de frio forte somente na entrada de massas polar fortes e ainda assim nos dois primeiros dias de atuação, depois com o enfraquecimento da massa a temperatura sobe gradativamente. E tem sido muito comum entre uma massa polar e outra um período de temperatura até relativamente mais alta.

 

EXCELENTE DADO PARA TODOS NÓS, IFRETAS ROSA!

TENHO PARENTES QUE MORAM EU CURITIBA E HÁ ANOS ME FALAM ISSO.

NÃO ADIANTA QUERER TAPAR O SOL COM A PENEIRA, A COISA É SÉRIA MESMO.

ABRAÇOS, AMIGO!

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba também acho que os invernos, com exceção de 2013, estão mais reduzidos. Hoje em dia usa-se bem mais roupas de meia estação, roupas de frio forte somente na entrada de massas polar fortes e ainda assim nos dois primeiros dias de atuação, depois com o enfraquecimento da massa a temperatura sobe gradativamente. E tem sido muito comum entre uma massa polar e outra um período de temperatura até relativamente mais alta.

 

Estranho, minhas médias mostram justamente o contrário...

Link to comment
Share on other sites

JoaoTur, vc é uma figura :mosking:

 

Em pleno acordo.

 

Bruno, aproximadamente há 11000 anos o palneta ou parte dele apresentou uma súbita e verdadeira mudança climáticas em poucas décadas.

 

Como não estou com muito tempo...

 

 

Durante o Dryas recente ocorreu um regresso rápido a condições glaciais nas altitudes mais elevadas do hemisfério norte entre 12 900 e 11 500 anos antes do presente2 contrastando marcadamente com o aquecimento ocorrido durante a desglaciação interestadial que o precedeu. As transições ocorreram ao longo de um período de aproximadamente um decénio

 

What Caused the Younger Dryas Cold Event?

 

http://geology.gsapubs.org/content/38/4/383.full

 

350px-Epica-vostok-grip-40kyr.png

 

ME LIGUE, JÁ QUE NÃO LÊ AS MP.

Link to comment
Share on other sites

D SOARES,

MP PRA TI.

 

já vi a já respondi e vou deixar bem claro a todos os participantes do fórum:

 

RECEBI ACUSAÇÕES DE GRAÇA, DE CUNHO PESSOAL, TANTO NUMA POSTAGEM QUANTO POR MP. POR FALAR QUE O JOAOTUR FOI IRRITANTE NOS SEUS COMENTÁRIOS..

 

E isso que vem de adulto de 41 anos, bem vivido que sabe tudo

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba também acho que os invernos, com exceção de 2013, estão mais reduzidos. Hoje em dia usa-se bem mais roupas de meia estação, roupas de frio forte somente na entrada de massas polar fortes e ainda assim nos dois primeiros dias de atuação, depois com o enfraquecimento da massa a temperatura sobe gradativamente. E tem sido muito comum entre uma massa polar e outra um período de temperatura até relativamente mais alta.

 

EXCELENTE DADO PARA TODOS NÓS, IFRETAS ROSA!

TENHO PARENTES QUE MORAM EU CURITIBA E HÁ ANOS ME FALAM ISSO.

NÃO ADIANTA QUERER TAPAR O SOL COM A PENEIRA, A COISA É SÉRIA MESMO.

ABRAÇOS, AMIGO!

 

Não vou entrar no mérito do teu comentário. Mas onde você vem um dado na mensagem do Ifreitasrosa2? Ele trouxe uma informação e disse bem claramente que "acha". Uma opinião, portanto.

Link to comment
Share on other sites

D SOARES,

MP PRA TI.

 

já vi a já respondi e vou deixar bem claro a todos os participantes do fórum:

 

RECEBI ACUSAÇÕES DE GRAÇA, DE CUNHO PESSOAL, TANTO NUMA POSTAGEM QUANTO POR MP. POR FALAR QUE O JOAOTUR FOI IRRITANTE NOS SEUS COMENTÁRIOS..

 

E isso que vem de adulto de 41 anos, bem vivido que sabe tudo

 

EU TENHO TUDO GUARDADO O QUE ME ESCREVESTE TAMBÉM, D SOARES.

ÉS UM ADULTO, QUE TE COMPORTAS COMO UM ADOLESCENTE! PODE PARAR!

COMEÇOU ME ACUSANDO DE IRRITANTE E DESPEJANDO UM MONTE DE DESAFOROS ABERTAMENTE NO FÓRUM E AGORA QUER SER A VÍTIMA!

ME POUPE! TENHO MAIS O QUE FAZER DO QUE ME INCOMODAR COM GENTE INSIGNIFICANTE, QUE NÃO SABE O SEU LUGAR.

SE NÃO SABE DEBATER ALGO OU PROVOCAR UMA DISCUSSÃO OU DEBATE SADIOS, FAZ O QUE AQUI NESTE FORUM?

POUPE-ME!

TE OFERECI ATÉ UMA RECONCILIAÇÃO POR MENSAGEM, DESDE QUE "BAIXASSES A CRISTA". NÃO QUIS? PROBLEMA TEU!

SEGUE ARROGANTE ASSIM! A VIDA VAI TE ENSINAR AMIGO...

SINTO MUITO!

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba também acho que os invernos, com exceção de 2013, estão mais reduzidos. Hoje em dia usa-se bem mais roupas de meia estação, roupas de frio forte somente na entrada de massas polar fortes e ainda assim nos dois primeiros dias de atuação, depois com o enfraquecimento da massa a temperatura sobe gradativamente. E tem sido muito comum entre uma massa polar e outra um período de temperatura até relativamente mais alta.

 

EXCELENTE DADO PARA TODOS NÓS, IFRETAS ROSA!

TENHO PARENTES QUE MORAM EU CURITIBA E HÁ ANOS ME FALAM ISSO.

NÃO ADIANTA QUERER TAPAR O SOL COM A PENEIRA, A COISA É SÉRIA MESMO.

ABRAÇOS, AMIGO!

 

nasci em Curitiba e morei por lá até 2007 quando me mudei pra SJP (18km do centro de Curitiba) e posso falar com bastante propriedade do clima desta cidade.

 

Não é o inverno que está mais quente, mas foi a cidade que cresceu DEMAIS, formando imensas ilhas de calor!!!!!!!

 

ifreitasrosa2 e João Tur, conversem com qualquer vivente com boa memória climática/meteorológica e que viva na RM Curitiba e terás respostas supreendentes!

Link to comment
Share on other sites

Aldo

gostaria da tua opinião aki:

por Carlos Campos » Qua Fev 12,

2014 9:33 am

Creio q a maioria do pessoal aki do

BAZ sabe q uma das maiores

nevadas já registradas no século XX

ocorreu em 1957. Já li relatos de

1,5m de neve acumulada nos campos

de São Joaquim e de q a mesma

chegou a permanecer por semanas

nas áreas de mata fechada.

Em seguida, no verão de 1958 houve

a tão comentada onda de calor q

elevou a máxima de POA até quase

41°C em fevereiro, além do relato de

uma sequência incrível de >40°C em

Itapiranga e >30°C em Campos

Novos, apresentado aki pelo

Ronaldo.

Seria interessante saber como se

comportou o inverno/1958. Mesma

dinâmica q a atual?

Abraços

 

Charles Fields,

 

Peguei no NCEP a anomalia de Junho, Julho e Agosto de 1958. Faixa leste do sul e sudeste ficaram acima da média, assim como serras Gaucha e Catarinense. Não peguei os dados de chuva, mas pelas anomalias, deve ter ficado bastante nublado e chuvoso o Nordeste.

 

Uma coisa a se observar: novamente vemos o centro-sul aquecido e o extremo sul do continente abaixo da média, tal como acontece agora.

 

dz6KOYa.png

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba também acho que os invernos, com exceção de 2013, estão mais reduzidos. Hoje em dia usa-se bem mais roupas de meia estação, roupas de frio forte somente na entrada de massas polar fortes e ainda assim nos dois primeiros dias de atuação, depois com o enfraquecimento da massa a temperatura sobe gradativamente. E tem sido muito comum entre uma massa polar e outra um período de temperatura até relativamente mais alta.

 

EXCELENTE DADO PARA TODOS NÓS, IFRETAS ROSA!

TENHO PARENTES QUE MORAM EU CURITIBA E HÁ ANOS ME FALAM ISSO.

NÃO ADIANTA QUERER TAPAR O SOL COM A PENEIRA, A COISA É SÉRIA MESMO.

ABRAÇOS, AMIGO!

 

Não vou entrar no mérito do teu comentário. Mas onde você vem um dado na mensagem do Ifreitasrosa2? Ele trouxe uma informação e disse bem claramente que "acha". Uma opinião, portanto.

 

Pois é , isto me decepcionou. Eu trouxe um dado bizarro, mostrando que o Inverno em Bagé anda muito mais frio que o '''''Normal'''''' , porém todavia ...

 

Abraços para ambos.

Link to comment
Share on other sites

D SOARES,

MP PRA TI.

 

já vi a já respondi e vou deixar bem claro a todos os participantes do fórum:

 

RECEBI ACUSAÇÕES DE GRAÇA, DE CUNHO PESSOAL, TANTO NUMA POSTAGEM QUANTO POR MP. POR FALAR QUE O JOAOTUR FOI IRRITANTE NOS SEUS COMENTÁRIOS..

 

E isso que vem de adulto de 41 anos, bem vivido que sabe tudo

 

EU TENHO TUDO GUARDADO O QUE ME ESCREVESTE TAMBÉM, D SOARES.

ÉS UM ADULTO, QUE TE COMPORTAS COMO UM ADOLESCENTE! PODE PARAR!

COMEÇOU ME ACUSANDO DE IRRITANTE E DESPEJANDO UM MONTE DE DESAFOROS ABERTAMENTE NO FÓRUM E AGORA QUER SER A VÍTIMA!

ME POUPE! TENHO MAIS O QUE FAZER DO QUE ME INCOMODAR COM GENTE INSIGNIFICANTE, QUE NÃO SABE O SEU LUGAR.

SE NÃO SABE DEBATER ALGO OU PROVOCAR UMA DISCUSSÃO OU DEBATE SADIOS, FAZ O QUE AQUI NESTE FORUM?

POUPE-ME!

TE OFERECI ATÉ UMA RECONCILIAÇÃO POR MENSAGEM, DESDE QUE "BAIXASSES A CRISTA". NÃO QUIS? PROBLEMA TEU!

SEGUE ARROGANTE ASSIM! A VIDA VAI TE ENSINAR AMIGO...

SINTO MUITO!

 

Me cite os desaforos. To aguardando. Tá brabo para continuar falando assim?

 

Eu não levantei a crista e fui para MP. E você aqui, todo pimpão, se achando pai da verdade, continua me acusando...

 

E desde quando você está em condições de me "oferecer uma reconciliação"?? Ve se te enxerga, pelo visto a vida é que não te ensinou...

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra 58 seg

 

Depoimento do Sr.Wolfgang, onda de calor de 1958; "em 4 semanas toda a vegetação torrada na roça,tudo fedia como queimado"

 

COMPLETO;

 

"LHE DIGO! ME LEMBRO MUITO BEM DESTE EPISÓDIO...

 

HOJE ELE TEM + DE 70 ANOS.

 

RECEBÍ OS DADOS DIÁRIOS, FOI UM INFERNO DE DEZEMBRO A FEVEREIRO.

Link to comment
Share on other sites

Agora que o JoaoTur externou seu pensamento a todos...acho que está claro que está faltando com respeito aqui no fórum, né?

 

Quem está despejando desaforos contra minha pessoa e tudo mais..

 

Bom, JoãoTur..se o pessoal já não ia muito com a tua cara, pelo visto agora vão dar menos atenção ainda a teus "posts"

 

Uma abraço, sem rancor, do seu companheiro de fórum que tentou te alertar.

 

:heart:

Link to comment
Share on other sites

Aldo

gostaria da tua opinião aki:

por Carlos Campos » Qua Fev 12,

2014 9:33 amSeria interessante saber como se

comportou o inverno/1958. Mesma

dinâmica q a atual?

Abraços

Dei uma fuçada.

Pelos dados, o inverno de 1958 foi bem meia-boca em Sampa.

Junho esteve próximo da normal 1931-1960.

Julho esteve acima e agosto bem acima.

A mínima absoluta no Mirante foi 6,2°C.

Até então foi a 2ª mínima mais alta desde a abertura da estação, perdendo apenas para os 6,6°C de 1954.

Aliás, as médias de julho e agosto estiveram também acima da normal 1961-1990.

 

Meu falecido pai contava que, no dia em que o Brasil ganhou a 1ª Copa do Mundo, na Suécia, em 29/06/1958, estava quente para a época por aqui.

Já vi fotos do pessoal comemorando na praça da Sé: todo mundo de camisa leve, de mangas curtas.

 

O verão 1957/1958 foi quente mas nada excepcional.

Dez/57, janeiro e fevereiro/58 estiveram entre os 3 a 5 mais quentes (Temperaturas médias) da normal 1931-1960.

A máxima absoluta foi 34,1°C mas na primavera, em novembro.

Link to comment
Share on other sites

HAHAHA PATÉTICO!

COLOCA MEU NOME EM LETRAS GARRAFAIS NO FÓRUM E AINDA ESPERE QUE EU FIQUE QUIETO..

COMO DISSE: ESTOU ABERTO AO DIÁLOGO, MAS ASSIM NÃO DÁ. TENHO 1% DE HUMILDADE AO MENOS, PARA RECONHECER QUE QUEM COMEÇOU ISSO TUDO FOSTE TU, D SOARES. TODO MUNDO VIU ISSO. EU POR ACASO TE CITEI EM ALGUMAS DE MINHAS MENSAGENS PARA IMPLICARES COMIGO GRATUITAMENTE? POUPE-ME!

Link to comment
Share on other sites

Aldo

gostaria da tua opinião aki:

por Carlos Campos » Qua Fev 12,

2014 9:33 am

Creio q a maioria do pessoal aki do

BAZ sabe q uma das maiores

nevadas já registradas no século XX

ocorreu em 1957. Já li relatos de

1,5m de neve acumulada nos campos

de São Joaquim e de q a mesma

chegou a permanecer por semanas

nas áreas de mata fechada.

Em seguida, no verão de 1958 houve

a tão comentada onda de calor q

elevou a máxima de POA até quase

41°C em fevereiro, além do relato de

uma sequência incrível de >40°C em

Itapiranga e >30°C em Campos

Novos, apresentado aki pelo

Ronaldo.

Seria interessante saber como se

comportou o inverno/1958. Mesma

dinâmica q a atual?

Abraços

 

Charles Fields,

 

Peguei no NCEP a anomalia de Junho, Julho e Agosto de 1958. Faixa leste do sul e sudeste ficaram acima da média, assim como serras Gaucha e Catarinense. Não peguei os dados de chuva, mas pelas anomalias, deve ter ficado bastante nublado e chuvoso o Nordeste.

 

Uma coisa a se observar: novamente vemos o centro-sul aquecido e o extremo sul do continente abaixo da média, tal como acontece agora.

 

dz6KOYa.png

 

Olá Artur,

 

não sei como funciona o acesso a esses mapas, mas se possível, você poderia postar jan/fev de 58 e jan/fev de 2014 (pelo menos até os dias fechados de fev.2014)? Grato.

Link to comment
Share on other sites

Temos como baziano o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem, Eduardo Anselmi. É dono inclusive de uma das maiores malharias do RS (se não for a maior). Ele pode explicar melhor se suas malhas estão tendo boa tiragem ou não.

 

Isso talvez sirva pro RS. Pra SC pelo menos, nunca mais se venderá roupas de frio como antigamente, com exceção do Planalto Sul que ainda é mais frio e ainda é pequeno, tem pouca urbanização.

 

Isso é certo. Mas isso não significa aquecimento global. Significa que hoje em dia, estamos bem menos expostos ao frio... Temos edifícios, casas de alvenaria, variadas construções que nos protegem do vento, orvalho e frio. E tenho uma tese minha que hoje também temos uma alimentação melhor, um desenvolvimento melhor que, talvez, nosso corpo sinta um pouquinho menos de frio.

 

E isso que digo acredito que seja válido para o PR, e todo o Sudeste também.

 

Aqui voltou o calorão, 36°C agora. Fervendo como o BAZ nesse verão...

Link to comment
Share on other sites

Como percebo pelos últimos comentários neste fórum.

 

Tenho que concordar,

 

Em virtude daquela chatice chamada jogos olimpícos de inverno.

 

The NYT publicou essa semana uma matéria com o curiosos titulo

 

The End of Snow?

 

Particularmente eu desejaria que estivesse correto.....

 

Existe alguma informação útil .... http://www.nytimes.com/2014/02/08/opinion/sunday/the-end-of-snow.html?emc=edit_tnt_20140207&tntemail0=y&_r=2

 

Mas informação útil vinda pela imprensa...

 

Eu preferi essa de 14 de janeiro de 1932.

 

293f37t.jpg

 

TEMPOS INTERESSANTES

Link to comment
Share on other sites

HAHAHA PATÉTICO!

COLOCA MEU NOME EM LETRAS GARRAFAIS NO FÓRUM E AINDA ESPERE QUE EU FIQUE QUIETO..

COMO DISSE: ESTOU ABERTO AO DIÁLOGO, MAS ASSIM NÃO DÁ. TENHO 1% DE HUMILDADE AO MENOS, PARA RECONHECER QUE QUEM COMEÇOU ISSO TUDO FOSTE TU, D SOARES. TODO MUNDO VIU ISSO. EU POR ACASO TE CITEI EM ALGUMAS DE MINHAS MENSAGENS PARA IMPLICARES COMIGO GRATUITAMENTE? POUPE-ME!

 

JoãoTur, venho humildemente pedir desculpas se te ofendi..não foi minha intenção, apenas achei seu modo de convencimento irritante.

 

Peço desculpas aos demais no fórum e por mim, esta discussão está encerrada.

 

Posso esperar um pedido de desculpas teus também, haja vista que me insultou bastante aqui em postagens e por MP?

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Temos como baziano o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem, Eduardo Anselmi. É dono inclusive de uma das maiores malharias do RS (se não for a maior). Ele pode explicar melhor se suas malhas estão tendo boa tiragem ou não.

 

Isso talvez sirva pro RS. Pra SC pelo menos, nunca mais se venderá roupas de frio como antigamente, com exceção do Planalto Sul que ainda é mais frio e ainda é pequeno, tem pouca urbanização.

 

Isso é certo. Mas isso não significa aquecimento global. Significa que hoje em dia, estamos bem menos expostos ao frio... Temos edifícios, casas de alvenaria, variadas construções que nos protegem do vento, orvalho e frio. E tenho uma tese minha que hoje também temos uma alimentação melhor, um desenvolvimento melhor que, talvez, nosso corpo sinta um pouquinho menos de frio.

Certa vez, na época que morei em Tubarão-SC, vi na TV uma entrevista com um pesquisador da área têxtil de uma universidade federal (Não me lembro qual).

 

Entre várias coisas, ele disse o seguinte:

"A indústria têxtil se desenvolveu muito nos últimos 50 anos.

Hoje, os agasalhos são feitos de tecidos com uma trama muito mais fina.

Antigamente a trama dos tecidos era mais grosseira, deixando passar o frio.

Por isso, na mesma temperatura que antigamente seriam necessárias 4 blusas, atualmente 2 são suficientes."

Link to comment
Share on other sites

HAHAHA PATÉTICO!

COLOCA MEU NOME EM LETRAS GARRAFAIS NO FÓRUM E AINDA ESPERE QUE EU FIQUE QUIETO..

COMO DISSE: ESTOU ABERTO AO DIÁLOGO, MAS ASSIM NÃO DÁ. TENHO 1% DE HUMILDADE AO MENOS, PARA RECONHECER QUE QUEM COMEÇOU ISSO TUDO FOSTE TU, D SOARES. TODO MUNDO VIU ISSO. EU POR ACASO TE CITEI EM ALGUMAS DE MINHAS MENSAGENS PARA IMPLICARES COMIGO GRATUITAMENTE? POUPE-ME!

 

JoãoTur, venho humildemente pedir desculpas se te ofendi..não foi minha intenção, apenas achei seu modo de convencimento irritante.

 

Peço desculpas aos demais no fórum e por mim, esta discussão está encerrada.

 

Posso esperar um pedido de desculpas teus também, haja vista que me insultou bastante aqui em postagens e por MP?

 

Obrigado

 

Ok, desculpado!

Não gosto de ficar de briga com ninguém, não é meu perfil.

Mesmo sendo meio "turrão" `as vezes, sou do bem, pode acreditar.

De repente com uma "briguinha" como essas, a gente até se torna amigos.

Estou aberto a isso! Gosto de aprender com as pessoas, assim como já aprendi muito aqui no BAZ.

Grande abraço e fica em PAZ!

Link to comment
Share on other sites

Olá Artur,

 

não sei como funciona o acesso a esses mapas, mas se possível, você poderia postar jan/fev de 58 e jan/fev de 2014 (pelo menos até os dias fechados de fev.2014)? Grato.

 

BrunoC, seguem os dois mapas.

 

Primeiro, o de 1958:

 

Lju0Gg7.png

 

E agora, o de 2014. Lembrando que ainda não fechou Fevereiro, e dependendo de como for essa segunda quinzena, poderemos ter alterações ainda.

 

NldhcSq.png

 

A semelhança entre os dois está justamente no Centro-Sul. O cenário é similar, guardadas as proporções.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, os números dos celulares estão ok...à noite te ligo.

=======

 

Ronaldo que bate teclado é esse?

 

========

 

ATENÇÃO TURMA DO CHORORÔ.....

ANOMALIA DO ANO QUE COMEÇA EM 01/02/2013 E TERMINA EM 31/01/2014.

QUAL A TURMA DO CHORORÔ MAIS ATIVA?

EXATAMENTE,

A TURMA DA ÁREA AZUL DO MAPA.

 

ps; O caps lock é só uma "piadinha com um fundinho de verdade" os habitantes da área azul são gente fina....agora pensa em um bicho teimoso....brincadeirinha....né.

 

ps2: não revisei os dados, tá. conheço o eleitorado.

 

vywp1.gif

Link to comment
Share on other sites

Aviso (2)

 

Pessoal...Somente ontem movi 23 msg's para a moderação que estavam comprometendo o ambiente deste espaço. Hoje movi + 8 msg's...Cheguei agora do almoço e vi que tem mais umas 10 para mover...

 

Por favor...vamos cooperar e manter o foco nos assuntos pertinentes do Forum com respeito e alto nível...antes que isto se agrave e acabe em suspensão.

 

OBS: As msg's em cap's lock estão terminantemente proibidas à excessão do Coutinho que posta assim há 13 anos.

 

Att ADM

Link to comment
Share on other sites

Valeu Artur!!!! Os mapas contribuem com a ideia que tenho que o evento de 58 foi mais 'continental', já somando as inf. de PoA, Fpolis, São Joaquim, Itapiranga... Penso também que a influência do Atacama possa ter sido maior do que a equatorial naquele 58. Vejamos também o Pacífico SE. Bem, são apenas frágeis hipóteses. E como bem falou, falta o resto desse fevereiro (pelo mapa ali em cima, 18 dias).

Link to comment
Share on other sites

Aviso (2)

 

Pessoal...Somente ontem movi 23 msg's para a moderação que estavam comprometendo o ambiente deste espaço. Hoje movi + 8 msg's...Cheguei agora do almoço e vi que tem mais umas 10 para mover...

 

Por favor...vamos cooperar e manter o foco nos assuntos pertinentes do Forum com respeito e alto nível...antes que isto se agrave e acabe em suspensão.

 

OBS: As msg's em cap's lock estão terminantemente proibidas à excessão do Coutinho que posta assim há 13 anos.

 

Att ADM

 

Ok, Carlos.

Minhas postagens de verão estão encerradas, amigo. Volto no outono/inverno para postar mais.

Como alguns já disseram: "já causei tumulto que chega", embora esta não tenha sido minha intenção, mas sim provocar uma discussão sadia.

Com o D Soares já me desculpei publicamente na postagem anterior e espero que ele não me queira mal, assim como todos os amigos do BAZ.

Sinto que sou insignificante aqui, perto de tanta gente que entende, estuda a fundo e aprecia o clima.

O tempo vai dizer se estou certos em algumas afirmações minhas ou não, veremos. JURO que espero que eu esteja errado até em muitas delas, para nosso próprio bem e do planeta que vivemos.

Vou entrar de vez em quando para olhar, mas prometo, SEM POSTAR.

Abraços a todos e até maio pelo menos!

João

Link to comment
Share on other sites

Certa vez, na época que morei em Tubarão-SC, vi na TV uma entrevista com um pesquisador da área têxtil de uma universidade federal (Não me lembro qual).

 

Entre várias coisas, ele disse o seguinte:

"A indústria têxtil se desenvolveu muito nos últimos 50 anos.

Hoje, os agasalhos são feitos de tecidos com uma trama muito mais fina.

Antigamente a trama dos tecidos era mais grosseira, deixando passar o frio.

Por isso, na mesma temperatura que antigamente seriam necessárias 4 blusas, atualmente 2 são suficientes."

 

Faz sentido Aldo.

 

Só que aqui, nas áreas baixas, pouco se usa 2 blusas sequer, é pouco comum.

 

Mas o que digo é válido também para o não-uso de agasalhos também. Hoje em dia o que mais se vê, e gente de manga curta e bermuda em pleno inverno. Então tem esse fator que tu citou, mas tem outros também... Nas fotos antigas todo mundo agasalhado, fotos de hoje em dia, 60, 70%

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Valeu Artur!!!! Os mapas contribuem com a ideia que tenho que o evento de 58 foi mais 'continental', já somando as inf. de PoA, Fpolis, São Joaquim, Itapiranga... Penso também que a influência do Atacama possa ter sido maior do que a equatorial naquele 58. Vejamos também o Pacífico SE. Bem, são apenas frágeis hipóteses. E como bem falou, falta o resto desse fevereiro (pelo mapa ali em cima, 18 dias).

 

 

A diferença, só olhando os mapas e de bate-pronto, é que não houve uma alta pressão oceanica em 1958, não igual a atual, pode ser que houve alguma mais fraca. Pelas informações do Coutinho e cia bela daqui, deduzo que o principal problema na de 58 foi a falta de chuva, mais que a temperatura em si. Nesta atual, tivemos locais isolados que receberam carga de chuva e a maioria ficou no seco. A característica mais marcante da atual foi quebrar recordes históricos de temperatura máxima. No caso de SP, bateu por dias consecutivos a máxima histórica de Fevereiro (das registradas por aparelho ou leitura manual)

 

O maior problema de ondas de frio/calor intensas, é que geram margem para achismos. Isso não é critica, é uma constatação. Enquanto Novembro e Dezembro passados não foram tão quentes, pouca gente se aventurava a dizer alguma coisa ou mesmo contribuir, estava chato o clima, essa é a verdade. Agora que temos recordes, de certa forma estimula as pessoas a querer contribuir mais, nem que seja as vezes de forma mais agressiva que o habitual.

 

A verdade é que fossem as temperaturas de 2014 comportadas, provavelmente não teriamos metade das mensgens que temos hoje aqui no fórum. As vezes as pessoas se excedem no CALOR :laugh: :laugh: :laugh: da emoção, mas estamos num caminho interessante, há uma crescente participação mesmo em meses de calor para o povo que gosta da neve, frio, geada, paraguaias, etc etc.

 

E calma que ainda não tivemos aviso de neve, mais gente vai vir aqui polemizar ehehehehh :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Eu só queria isso de volta no inverno 2014.

 

Clima en Goiania Aeroporto Julio de 1981

Datos reportados por la estación meteorológica: 834240 (SBGO)

Latitud: -16.63 | Longitud: -49.21 | Altitud: 747

El tiempo en Goiania Aeroporto

 

Principal

Clima año 1981

Julio 1981

Valores medios climáticos

Para ampliar la información de de un día pincha sobre el.

Día T TM Tm

1 - - -

2 22.2 30 13

3 17.6 26 10

4 21.5 28 16

5 17.8 21 14

6 17 19 14

7 18.5 23 15

8 17 23 13

9 17.8 24 13

10 19.6 24 16

11 18.8 26 13

12 22.5 27 12

13 17.4 26 14

14 22.6 29 15

15 21 28 14

16 22.6 27 19

17 18.3 28 10

18 17.2 21 11

19 13.4 20 8

20 14.2 23 9

21 13.5 24 5

22 12.2 26 6

23 15 28 8

24 18 26 10

25 18.7 27 11

26 20 28 12

27 20.1 28 12

28 20 27 10

29 20.3 27 13

30 21.6 27 17

31 21.3 28 13

Medias y totales mensuales

18.6 25.6 12.2 1020.9

Interpretación

Ten en cuenta, que las medias y totales mensuales son en base a los datos disponibles, cuando en las medias aparece algún resultado en rojo, significa que no se dispone de información del mes completo, en este caso, la media o total es de los días de los que existen datos.

T Temperatura media (°C)

TM Temperatura máxima (°C)

Tm Temperatura mínima (°C)

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.