Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

 

E ainda acham que nosso clima está dentro da normalidade?

Poupem-me! Está mais claro do que nunca que precisamos rever muitos conceitos em meteorologia.

Verão BIZARRO este de 2014! O INFERNO se instalou de vez aqui em Porto Alegre. As pessoas estão até meio perturbadas pelo calor excessivo.

Já passei calorões nos meus quase 42 anos de vida, mas como esse NUNCA!

Abraços.

 

 

João Tur,

 

Sobre este teu comentário, queria fazer umas considerações:

 

1) Sobre rever conceitos em meteorologia, devemos nos lembrar que as medições de temperatura regulares feitas no Brasil hoje são na maioria do início de 1900 pra cá. Não temos como afirmar, apenas supor, como seria a temperatura a 100, 200 anos atrás. Isso quer dizer que desconhecemos se o clima foi mais quente ou mais frio. Os jornais de antigamente, e os noticiarios de 1800 e bolinhas só davam crédito a notícias de extremos, como a neve em Vacaria ou geada em Goiás, isto não quer necessáriamente dizer que o clima de antigamente (estou falando de 100 anos atrás) era mais frio que hoje.

 

2) Há estações e mais estações no RS, cada uma com calibração diferente, isso quer dizer que o simples fato de um instrumento de medição com calibragem distinta existir, dá margem a erros na temperatura. Ou melhor, flutuações na medição. E nem sempre uma estação estará num lugar padrão, como dentro de um abrigo de madeira e em chão gramado. Estações em áreas centrais de grandes cidades sofrem diversas influencias além do clima, também.

 

3) Sobre a onda de calor de agora, seguramente está entre as mais fortes em 100 anos.

 

4) Sobre normalidade, o que é normalidade se o clima tem uma variação muito dinamica? Se você pegar 2014 lá pra dezembro, e o mesmo em sua média anual não fugir mais que 5 décimos de uma média de 30 anos, não estaria fora da normalidade, mesmo com Janeiro e Fevereiro muito fora da casinha! Imagina que passando esse calorão, entremos num período com sucessivas entradas de massas de ar polar. Considere que Janeiro e Fevereiro fechem absurdamente acima da média, e de repente Junho, Julho, Agosto e Setembro fechem dentro ou abaixo da média, o resultado seja um equilibrio térmico anual semelhante ao comparado nos últimos 30 anos. Pra falar de clima, não adianta pegar 1 ou dois meses de calor ou frio extremo, se o restante do ano se comportar com menor flutuação.

 

abraços elucidativos!

 

Joãotur,

 

Cada um tire a conclusão que quiser dessa onda de calor. Ninguém deve se sentir obrigado a rever conceitos por causa dela. O que concordo é que jamais vivi uma onda como essa, tão longa e tão intensa, tudo ao mesmo tempo. É uma mudança, sim, em relação ao que viviamos há 10, 30 ou 50 anos atrás. Porém, na minha visão, jamais diria que é uma mudança "jamais vista pela nossa civilização". Sei que vc não falou isso. Apenas exagerei para vc entender. O fato é que creio muito na nossa insignificância em relação à história do clima mundial. Não podemos balizar todas as nossas experiências atuais por 100 anos de civilização moderna. Aqui mesmo no RS há relatos e mais relatos de onda serveríssimas de calor no final do século 19. Se não me engano em 1895 tivemos um verão tórrido, tanto quanto esse. Olhe o caso dessa estação Argentina que possui dados desde 1880, mas que infelizmente foi desativada em 1960. Repare no calor que fez no final do século 19. É uma cidade ao lado de Uruguaiana e que certamente enfrentou um clima enfrentado por nós.

 

http://data.giss.nasa.gov/tmp/gistemp/STATIONS/tmp_301872700020_14_0/station.gif

 

station.gif

 

Repare também no verão de 1917. A média lá foi de incríveis 31,7C em janeiro! Como teria sido o nosso verão aqui em POA, uma POA de 200 mil habitantes?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Minhas minimas hoje:

 

Sao Paulo/SP - Vila Madalena: +23.9ºC

Campos do Jordão/SP - Vila Inglesa: +09.9ºC

 

João, se os próximos verões forem do mesmo jeito que está sendo o de 2014; se fosse você, de outubro a março, tiraria umas férias e moraria aqui em CDJ. :laugh:

 

Da minha casa até a loja tem uns 3 km, nesse caminho, não cruzei com uma nuvem sequer. Tentando ver o lado bom, céu muito bonito, mais azul, impossível. Temperatura de 24,1°C agora.

 

Pois é, seria legal mesmo.... só faltaria agora pedir pra instituiçao que trabalho montar uma filial ai!!!

Link to comment
Share on other sites

Alto Paraíso, norte de Goiás, fevereiro 2014 até agora:

- média das mínimas: 15,9°C

- médias das máximas: 28,3°C

- menor mínima: 15,6°C

- maior mínima: 16,2°C

- maior máxima: 29,7°C

- menor máxima: 27,7°C

- chuva: 0mm

 

Goiânia, fev 2014:

- média das mínimas: 18,0°C

- médias das máximas: 31,8°C

- menor mínima: 17,3°C

- maior mínima: 18,7°C

- maior máxima: 34,6°C

- menor máxima: 29,6°C

- chuva: 0mm

Link to comment
Share on other sites

Goiânia, janeiro 2014:

 

Médias: 19,1°C / 31,3°C

 

Extremos:

- menor mínima: 17,1°C

- maior mínima: 20,9°C

- menor máxima: 27,2°C

- maior máxima: 34,3

 

Chuva total: 166,6mm (contraste total com dezembro/2013, quando choveu 528,1mm, que é 2,04 vezes o valor esperado para o mês de dezembro)

Link to comment
Share on other sites

TENDÊNCIA de 11 e 21 de fevereiro de 2014

 

Para os dias 11, 12 e 13 há indicativo de chuvas mais abrangente no Estado e ligeira diminuição de temperatura, devido á instabilidade causada pelo deslocamento de uma frente fria, porém ainda não há previsão de acumulados significativos de chuva para SC. Tudo indica que a quebra do padrão seco e quente deve ocorrer no início da segunda quinzena, por volta dos dias 16 e 17.

 

CIRAM

 

A movimentação na atmosfera do Uruguai para sul entre 10/11-02 vai indicar se isso ocorrerá, pois ainda existe projeção contrária. Não será qualquer 'soprinho' que desmontará o atual cenário, a alta segue firme e forte.

 

C14020600.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tem uma cidade do Vale do Taquari que não tem estação, mas aposto minhas fichas nela como cidade mais quente do estado.Tem altitude de 30m a 50m em média, um vale amplo,muita insolação à tarde,mais continental que Taquara.Esta cidade chama-se Roca Sales.O Frederico deve conhecer hehe. :heat: :heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre deve ser a cidade com pior clima do Brasil.

 

Santa Maria e Uruguaiana são bem piores que aqui, mas concordo que está no eixo do paralelo 30S do RS, mais específicamente na Depressão Central do Estado.

Já peguei muito calor pelo Brasil afora, uns 39º em Caiuá, quase 40º em Presidente Prudente, uns 40º em Uruguaiana,Lajeado,Estrela e região,39º em Espumoso,calorão em Ubatuba,no oeste catarinense.Mas posso dizer que não senti sensação pior do que em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, são imbatíveis, no quesito calor insuportável kkkkk :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

De onde vem essa estação de Taquara? Se for aquela que tá no wunder, é totalmente louca. Não confiaria.

 

Veja abaixo Bruno, porque a Metsul está confiando:

 

...No Estado, a temperatura máxima atingiu 44,0ºC na estação meteorológica de Taquara que é mantida pelo setor de engenharia térmica do Polo Tecnológico Paranhana da Universidade FACCAT...

 

Isto está no post de hoje da Metsul: http://www.metsul.com/blog2012/

Link to comment
Share on other sites

De onde vem essa estação de Taquara? Se for aquela que tá no wunder, é totalmente louca. Não confiaria.

 

Veja abaixo Bruno, porque a Metsul está confiando:

 

...No Estado, a temperatura máxima atingiu 44,0ºC na estação meteorológica de Taquara que é mantida pelo setor de engenharia térmica do Polo Tecnológico Paranhana da Universidade FACCAT...

 

Isto está no post de hoje da Metsul: http://www.metsul.com/blog2012/

Também não canso de questionar onde postam este dado sobre esta estação.

DU-VI-DO!

Sempre registrando 3.5°C mais que à estação de Campo Bom ali pertinho nas mesmas condições de terreno.

Me admira a METSUL dar créditos para ela.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas considerações do Bruno e do Artur Chioviti sobre o que escrevi.

Sempre é bom ler outras opiniões e analisar os prós e os contras.

Agora uma coisa podem ter certeza amigos: ESTOU FICANDO JÁ TRANSTORNADO COM ESTA ONDA DE CALOR!

Vim da rua há pouco e achei que iria desmaiar. Algo INCRÍVEL!

Abraços aos dois e todos os colegas do BAZ!

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1 min

 

38,1°C agora em Itapiranga/Sr.Wolfgang e 28,3°C Climaterra.

 

A MINHA É LACROSSE E OREGOM, MAS AMBAS ESTÃO DENTRO DE ABRIGO DE MADEIRA, SEUS ABRIGOS SÃO RUINS. O LOCAL GERA UM POUCO MAIS DE CALOR, MAS NÃO DARIA MAIS QUE 1/2°c A + OU - COM VENTO.

 

O CLIMA ESTÁ DENTRO DA SUA NORMALIDADE, VISTO QUE DE TEMPOS EM TEMPOS TEMOS EVENTOS MUITO FORTE DE FRIO/CALOR, SECA/CHUVA..

 

EM 1958 A ONDA DE CALOR FOI BEM PIOR QUE ESTA EM BOA PARTE DE SC, O QUE FALTA É DADOS.

 

O QUE É RARO É A DURAÇÃO DO CALOR EM NÍVEIS BEM ALTOS, MAS EM CLIMA, 50/100 ANOS SÃO PISCAR DE OLHOS, TEMOS N CICLOS QUE DESCONHECEMOS.

 

ESTA ONDA NÃO TEM NADA COM AQUECIMENTO OU RESFRIAMENTO, SIM COM O CICLO NATURAL DO CLIMA.

Link to comment
Share on other sites

Acho que vou para Pasárgada.. Não! Para o Alasca, passar o resto do verão e os próximos verões vindouros... Estou começando a ficar com medo deles!!!

Calorosas saudações!!!!

Maria, melhor ainda seria Alert, o lugar com habitação permanente mais setentrional do mundo, no extremo norte do Canadá. Olha as médias dessa "cidade" (1981/2010):

 

Jan: -35,8ºC/-28,6ºC

Fev: -37,0ºC/-29,4ºC

Mar: -36,3ºC/-28,4ºC

Abr: -28,1ºC/-20,4ºC

Mai: -14,5ºC/-8,4ºC

Jun: -2,7ºC/2,0ºC

Jul: 0,7ºC/6,1ºC

Ago: -1,8ºC/3,3ºC

Set: -11,5ºC/-5,3ºC

Out: -22,4ºC/-15,3ºC

Nov: -29,6ºC/-22,3ºC

Dez: -33,1ºC/-25,6ºC

 

A maior temperatura já registrada em Alert foi 20ºC e a menor foi -50ºC.

 

Além disso, o Sol lá fica sempre abaixo do horizonte do dia 15 de outubro ao dia 26 de fevereiro e há Sol da meia-noite de 7 de abril a 4 de setembro (não sei se vc iria gostar dessa parte hahaha)

Link to comment
Share on other sites

Acho que vou para Pasárgada.. Não! Para o Alasca, passar o resto do verão e os próximos verões vindouros... Estou começando a ficar com medo deles!!!

Calorosas saudações!!!!

Maria, melhor ainda seria Alert, o lugar com habitação permanente mais setentrional do mundo, no extremo norte do Canadá. Olha as médias dessa "cidade" (1981/2010):

 

Jan: -35,8ºC/-28,6ºC

Fev: -37,0ºC/-29,4ºC

Mar: -36,3ºC/-28,4ºC

Abr: -28,1ºC/-20,4ºC

Mai: -14,5ºC/-8,4ºC

Jun: -2,7ºC/2,0ºC

Jul: 0,7ºC/6,1ºC

Ago: -1,8ºC/3,3ºC

Set: -11,5ºC/-5,3ºC

Out: -22,4ºC/-15,3ºC

Nov: -29,6ºC/-22,3ºC

Dez: -33,1ºC/-25,6ºC

 

A maior temperatura já registrada em Alert foi 20ºC e a menor foi -50ºC.

 

Além disso, o Sol lá fica sempre abaixo do horizonte do dia 15 de outubro ao dia 26 de fevereiro e há Sol da meia-noite de 7 de abril a 4 de setembro (não sei se vc iria gostar dessa parte hahaha)

 

As médias de Julho já tava bom pra mim ahaha

Link to comment
Share on other sites

A MINHA É LACROSSE E OREGON, MAS AMBAS ESTÃO DENTRO DE ABRIGO DE MADEIRA, SEUS ABRIGOS SÃO RUINS. O LOCAL GERA UM POUCO MAIS DE CALOR, MAS NÃO DARIA MAIS QUE 1/2°c A + OU - COM VENTO.

 

Estação Taquara RS - Esclarecimento

 

Esta estação está sob responsabilidade de do **Polo de Inovação Tecnológica do Paranhana/Encosta da Serra** localizada Faculdades Integradas de Taquara/RS!!

 

Coutinho, arrisco uma margem de erro de 2 graus ali..na verdade teria feito 42,0 e não 44,0, agora veja porque :

 

Este **Polo de Inovação Tecnológica do Paranhana/Encosta da Serra** possue outra outra estação identica em S Leopoldo e por acaso temos uma Davis Pró próxima ali (Cristo Rei)....São 2 graus de diferença entre as duas..digo na média...é absurda a diferença..

 

A distancia entre as estações em S Leopoldo são exatos 1.690m....(calculei pelas coordenadas) e estão na mesma altitude..

 

Penso que a Metsul, teria que rever isso e pois este exemplo de São Lepoldo, praticamente elimina quarquer duvida neste caso...

Link to comment
Share on other sites

YR MON GLOBAL NH SH TROPICS

2013 1 +0.497 +0.517 +0.478 +0.386

2013 2 +0.203 +0.372 +0.033 +0.195

2013 3 +0.200 +0.333 +0.067 +0.243

2013 4 +0.114 +0.128 +0.101 +0.165

2013 5 +0.082 +0.180 -0.015 +0.112

2013 6 +0.295 +0.335 +0.255 +0.220

2013 7 +0.173 +0.134 +0.211 +0.074

2013 8 +0.158 +0.111 +0.206 +0.009

2013 9 +0.365 +0.339 +0.390 +0.190

2013 10 +0.290 +0.331 +0.249 +0.031

2013 11 +0.193 +0.160 +0.226 +0.020

2013 12 +0.266 +0.272 +0.260 +0.057

2014 1 +0.291 +0.386 +0.196 -0.027

 

A ANOMALIA DA TEMPERATURA GLOBAL EM JANEIRO DE 2014 É MENOR QUE A ANOMALIA DA TEMPERATURA GLOBAL EM JANEIRO DE 2013

 

A ANOMALIA DA TEMPERATURA NA ZONA TROPICAL EM JANEIRO DE 2014 É MUITO MENOR QUE ANOMALIA DA TEMPERATURA NA ZONA TROPICAL EM JANEIRO DE 2013.

 

Aos exagerados nas percepções climáticas,

 

Como vocês podem ver na tabela acima.

 

Enfim, A PAUSA CONTINUA

 

MUITO CHORORÔ......

 

:cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre deve ser a cidade com pior clima do Brasil.

 

Em termos de calor?? O Vale do Itajaí e Norte Catarinense são piores sem dúvida alguma. No Rio Grande do Sul quando faz calor parecido, sempre a umidade está mais baixa, além disso as mínimas acabam sendo comportadas. Aqui temos mínima alta, máxima alta e umidade. Pra piorar aqui temos bem menos vento...

 

Todos esses lugares citados, tem menos umidade, e mais vento que aqui.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre deve ser a cidade com pior clima do Brasil.

 

Em termos de calor?? O Vale do Itajaí e Norte Catarinense são piores sem dúvida alguma. No Rio Grande do Sul quando faz calor parecido, sempre a umidade está mais baixa, além disso as mínimas acabam sendo comportadas. Aqui temos mínima alta, máxima alta e umidade. Pra piorar aqui temos bem menos vento...

 

Todos esses lugares citados, tem menos umidade, e mais vento que aqui.

 

Assino em baixo! Só quem vive aqui no vale, sabe como é terrível.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre deve ser a cidade com pior clima do Brasil.

 

Em termos de calor?? O Vale do Itajaí e Norte Catarinense são piores sem dúvida alguma. No Rio Grande do Sul quando faz calor parecido, sempre a umidade está mais baixa, além disso as mínimas acabam sendo comportadas. Aqui temos mínima alta, máxima alta e umidade. Pra piorar aqui temos bem menos vento...

 

Todos esses lugares citados, tem menos umidade, e mais vento que aqui.

 

Sem Dúvidas. Se aqui em Florianópolis pra ir até o Centro, já suo inacreditavelmente, imagina pro Vale, com 35ºC e umidade em 65 por cento. O calor com umidade, é muito mais sufocante que 40 ºC seco.

 

Tirando o vento quente de Santa Maria, claro, essa sim, é um horror.

 

Pior clima do Brasil é sem dúvidas em lugares com poucas alterações, isso sim.

Link to comment
Share on other sites

Elton John exige estádio a 19°C para show no Brasil

Cantor britânico quer que ambientes da Arena Castelão, em Fortaleza, tenham climatização permanente

 

Para o show que fará em Fortaleza, no dia 26, Elton John exigiu que o estádio seja climatizado. Todas as áreas por onde o cantor passar não devem ultrapassar os 19°C. Vale lembrar que nos últimos dias a temperatura ambiente da Arena Castelão era de 35°C. As informações são do Estadão.

 

Além dessa exigência principal, o artista fez ainda mais três pedidos:

 

1. Um telão para assistir no camarim a canais esportivos.

 

2. Criação do "Elton John Hospitality", sala de visitas decorada com plantas naturais, palmeiras e fícus, com pelo menos 1,80m de altura.

 

3. Saladas de frutas e legumes e sopas vegetariana. Ele não quer nada que contenha proteína animal.

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/noticia/2014/02/elton-john-exige-estadio-a-19c-para-show-no-brasil-4410497.html

 

Fresco.

Link to comment
Share on other sites

Elton John exige estádio a 19°C para show no Brasil

Cantor britânico quer que ambientes da Arena Castelão, em Fortaleza, tenham climatização permanente

 

Para o show que fará em Fortaleza, no dia 26, Elton John exigiu que o estádio seja climatizado. Todas as áreas por onde o cantor passar não devem ultrapassar os 19°C. Vale lembrar que nos últimos dias a temperatura ambiente da Arena Castelão era de 35°C. As informações são do Estadão.

 

Além dessa exigência principal, o artista fez ainda mais três pedidos:

 

1. Um telão para assistir no camarim a canais esportivos.

 

2. Criação do "Elton John Hospitality", sala de visitas decorada com plantas naturais, palmeiras e fícus, com pelo menos 1,80m de altura.

 

3. Saladas de frutas e legumes e sopas vegetariana. Ele não quer nada que contenha proteína animal.

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/noticia/2014/02/elton-john-exige-estadio-a-19c-para-show-no-brasil-4410497.html

 

Fresco.

 

 

19ºC? Tá exigente demais!

 

Me contento com 23ºC. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Elton John exige estádio a 19°C para show no Brasil

Cantor britânico quer que ambientes da Arena Castelão, em Fortaleza, tenham climatização permanente

 

Para o show que fará em Fortaleza, no dia 26, Elton John exigiu que o estádio seja climatizado. Todas as áreas por onde o cantor passar não devem ultrapassar os 19°C. Vale lembrar que nos últimos dias a temperatura ambiente da Arena Castelão era de 35°C. As informações são do Estadão.

 

Além dessa exigência principal, o artista fez ainda mais três pedidos:

 

1. Um telão para assistir no camarim a canais esportivos.

 

2. Criação do "Elton John Hospitality", sala de visitas decorada com plantas naturais, palmeiras e fícus, com pelo menos 1,80m de altura.

 

3. Saladas de frutas e legumes e sopas vegetariana. Ele não quer nada que contenha proteína animal.

 

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/noticia/2014/02/elton-john-exige-estadio-a-19c-para-show-no-brasil-4410497.html

 

Fresco.

 

NO DIA QUE NÕ FIZEREM MAIS AS VONTADES ESTE PESSOAL TOMA JEITO, NADA COMO O BOLSO PARA EDUCAR.

Link to comment
Share on other sites

Interessante Carlos. Sobre o caso da La Crosse temos o grande exemplo de Santo Ângelo no Wunder, em que a estação seguidamente reportava máxima acima dos 40°C, batendo até nos 44°C.Coutinho esta estação devidamente abrigada aferi dados corretos, porém sem isso sei não. Em Montenegro há uma estação deste modelo enviando dados pro Wunder de forma consistente, porém o dono do aparelho teve que reformar o abrigo.

 

Calor por demais intenso por aqui, com 38,6°C aqui em casa (máxima tem sido mais altas aqui que no Inmet). De Vila Nova do Sul só vou ter informações no final da tarde, porém existe a chance de superar os 41,4°C registrados no dezembro passado. Andei pintando novamente o abrigo e os dados tem se mantido consistentes por lá, como aferi com a Davis aqui de casa antes de instalar o termo.

Link to comment
Share on other sites

Interessante Carlos. Sobre o caso da La Crosse temos o grande exemplo de Santo Ângelo no Wunder, em que a estação seguidamente reportava máxima acima dos 40°C, batendo até nos 44°C.Coutinho esta estação devidamente abrigada aferi dados corretos, porém sem isso sei não. Em Montenegro há uma estação deste modelo enviando dados pro Wunder de forma consistente, porém o dono do aparelho teve que reformar o abrigo.

 

Calor por demais intenso por aqui, com 38,6°C aqui em casa (máxima tem sido mais altas aqui que no Inmet). De Vila Nova do Sul só vou ter informações no final da tarde, porém existe a chance de superar os 41,4°C registrados no dezembro passado. Andei pintando novamente o abrigo e os dados tem se mantido consistentes por lá, como aferi com a Davis aqui de casa antes de instalar o termo.

 

ABRIGO DE MADEIRA?

 

 

A MINHA ESTÁ DENTRO DE UM ABRIGO DE MADEIRA, O ABRIGO DELA +O DE MADEIRA.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre deve ser a cidade com pior clima do Brasil.

 

Em termos de calor?? O Vale do Itajaí e Norte Catarinense são piores sem dúvida alguma. No Rio Grande do Sul quando faz calor parecido, sempre a umidade está mais baixa, além disso as mínimas acabam sendo comportadas. Aqui temos mínima alta, máxima alta e umidade. Pra piorar aqui temos bem menos vento...

 

Todos esses lugares citados, tem menos umidade, e mais vento que aqui.

 

Tenho minhas dúvidas.

 

A umidade em Porto Alegre também é alta por causa do Rio. Pelo Brasil afora encontramos temperaturas iguais a de POA no verão se não até mais... Porém com umidade mais baixa e com todo um estilo de vida na cidade preparada para o calor como Teresina no Piaui.

 

Porto Alegre em Agosto teve temperatura no meio da tarde de 05° e agora está ultrapassando 40° com sensação térmica de mais de 50° é desta amplitude térmica que falou que não acontece no Vale do Itajaí que já tem um clima mais pro quente o ano inteiro.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre deve ser a cidade com pior clima do Brasil.

 

Em termos de calor?? O Vale do Itajaí e Norte Catarinense são piores sem dúvida alguma. No Rio Grande do Sul quando faz calor parecido, sempre a umidade está mais baixa, além disso as mínimas acabam sendo comportadas. Aqui temos mínima alta, máxima alta e umidade. Pra piorar aqui temos bem menos vento...

 

Todos esses lugares citados, tem menos umidade, e mais vento que aqui.

 

Já escutei a opinião de 2 gaúcho de POA que moram aqui que disseram que aqui chegar a ser pior. Pensa numa região cercada por vales, úmida (a região tem muitos ribeirões e córregos) e quanto mais para oeste e interior mais alto vai ficando, ou seja a sauna fica concentrada no baixo/médio vale.

 

Esta onda de calor está poupando altitude nenhuma, mas normalmente a partir de Rio do Sul (alto vale) pra cima a coisa vai ficando bem mais civilizada.

 

Em compensação no inverno todo mundo que já foi à Gramado e Serra diz que por exemplo 12 graus aqui é muito mais frio do que lá. Quanto mais a nível do mar mais potencializada pro frio e pro calor fica.

 

Na temperatura Curitiba é a capital mais fria do Brasil, nunca senti na pele, mas imagino que no quesito sensação térmica POA deve ser a mais gelada, ainda mais com vento minuano.

Link to comment
Share on other sites

-01: Para mim 12° é 12° em qualquer lugar do mundo porém a umidade alta e vento deixa a sensação de mais frio.

 

-02: Curitiba é a capital mais fria do Brasil na media anual. Na média das máximas no inverno principalmente recentemente é nítido que Porto Alegre é mais fria, e é esse argumento que faz eu achar o clima de Porto Alegre o pior do Brasil essa amplitude térmica horrível.

Link to comment
Share on other sites

O site www.climaonline.com.br colocou no ar uma nova estação em SP dia 14/01/2014. O interessante é que se trata de uma estação DRIA, que já ouvi muitos comentários ser tão ou melhor que a Davis. O preço dela é compatível com a Davis, uma top sai mais de 10 mil reais.

 

Os que tiverem curiosidade, aqui vai o link da estação: http://www.climaonline.com.br/dria/clamb/

Link to comment
Share on other sites

Então a Metsul não poderia colocar qualquer automatica do wunderground antes de verificar as mesmas!! Acaba pegando mal isso pra eles. Ainda bem que não informaram os 35 graus em Campos de Jordão numa outra que está no wunder.

 

:roll:

 

Andre, a exemplo de Taquara RS , esta estação de Campos também tem erro..!!

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

E digo mais Taquara está no boca do panelão, Igrejinha e Três Coroas são ainda mais quentes...

 

Concordo, me parece que Igrejinha e, principalmente Três Coroas estão em uma posição mais interior do Vale do Paranhana.

 

Aqui, uma delícia.

 

Ontem variamos de 23º C a 35,5º C.

 

Mínima de hoje: 20,9º C :ok:

 

Agora: 33,2º C. E subindo. :hang1:

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Pelo andar da carruagem Curitiba não terá novos temporais como nos dois dias anteriores, aqui na região da Cidade de Industrial céu limpo, ontem nesse mesmo horário o céu já estava mais carregado =(...droga, achei que hoje fosse bater o recorde de 3 dias consecutivos em 2014 sem precisar ligar o ar condicionado do carro no retorno do trabalho =(

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.