Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mas francamente, começo a ficar preocupado com a situação. Não sei onde isso tudo vai parar. O calor não é apenas absurdo, como começo a pensar que nosso recorde histórico será quebrado com folga!!

 

Agora à noite está absurdamente quente!! Tenho incríveis 31,6° com 65%! O problema é que entrou vento E a partir das 20 h, mas, ao invés de refrescar, trouxe umidade. Resultado: o p.o. disparou e chegou a bater em 26,2°!!

 

O que me assusta e preocupa é a retenção da mínima combinada com céu limpo e tempo seco amanhã. Se não baixarmos dos 28°, por exemplo, e tivermos uma tarde como a de hoje, com vento NO e céu limpíssimo, não descartaria que batêssemos uns 43° nos locais mais quentes. E COM AQUECIMENTO NA 6ª-FEIRA!!!!!!

 

Isso provavelmente repercutirá em problemas de energia, talvez mesmo na infra-estrutura da cidade e em pessoas passando mal. Planejei sair de casa amanhã às 13 h e voltar fim da tarde, mas penso em mudar os planos. Não sei nem se seria bom sair num dia tão absurdamente quente como poderá ser amanhã.

 

Quando falo em preocupação, não exagero. Tenho realmente um receio de que o calor comece a criar problemas para a cidade. E as demais cidades também.

 

Venho falando isso há alguns dias...

 

O bixo vai pegar.

Link to comment
Share on other sites

Gramado com 26C agora é uma bizarrice sem tamanho.

 

 

kkkk to com 22,3 graus!!! a noite tá até fresca lá fora! e pela primeira vez no mês, tenho menos de 30 no meu quarto, que maravilha!!!! Mesmo assim, ventilador na cara essa noite!

 

sobre quebras de bloqueio, pelo menos para o sul os modelos já mostram uma ruptura interessante logo após o dia 11. Para nós paulistas que a coisa tá meio nebulosa ainda. Mas creio na quebra do bloqueio! Uma forte alta pressão vai entrar pelo continente lá pelo dia 12, e terá força pra empurrar sistemas frontais pro norte, pode ser por aí a salvação da lavoura. GFS, ECMWF e ETA começam a convergir. Sábado falarei mais disso.

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo por aqui na zona leste da Capital SP.

Posso estar errado, mas hoje a sensação de abafamento está menos do que ontem nessa mesma hora e eu acredito que seja porquê hoje não tivemos aquelas pancadas isoladas.

Se for pra fazer calor e chover pouco ou então fazer calorão sem chuva, eu prefiro ficar com o segundo! Esse tipo de chuva além de atrapalhar, também não ajuda em nada nas represas!

 

EDIT: Essa notícia sobre a quebra do bloqueio no sul do Brasil em 11/02 pode ser boa pelo menos pro sul e leste paulista, pois na hora em que o sistema sistema frontal for desviado em alto mar, eu acredito que por aqui poderemos ter uma entrada maior dos ventos marítimos e trazendo um pequeno refresco, como aconteceu por exemplo nos dias 04 e 05 de janeiro!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caras to com pé atrás também da falta dá água e de energia aqui na cidade. Num calor desses sem isso o negócio vira um Caos!

 

A questão é, qual o combustível que fez essa alta ficar tão monstruosa assim? Por causa do jato?

 

 

Beto, caso haja mesmo falta de água e energia, deviam pensar seriamente em pôr a cidade em situação de emergência... Como você disse, seria um caos!

Link to comment
Share on other sites

Incrível, até aqui em Lages estou sentindo calor de noite. Para dormir preciso tomar mais um banho e deitar rápido antes de estar seco, e ainda com o ventilador em cima. Ta complicada a situação, e pensar que volto sexta para Joinville. Vou pegar todo o auge do calor pelo visto :cray: Só queria uma neve forte aqui no inverno pra compensar. kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

O pessoal falando de temperatura interna, hehe. Vejam essa então: estou indo dormir, mas tenho ar-condicionado no quarto. Mas na RUA tenho 30,6° e DENTRO, no mesanino (local mais quente da casa) incríveis 33,3°.

 

Nunca dormi com 30° na rua. Hoje vou fazer isso. Sou capaz de levantar amanhã perto das 9 h e já estar uns 34°. Quero só ver o dia de amanhã. Se houver amanhã, claro.

Link to comment
Share on other sites

Voltei a ter uma mínima dentro do padrão aqui de CDJ; em casa tenho agora, exatos 12,9°C. Melhor que isso, acho que só na Patagônia . :laugh: :good2:

 

Lá fora, céu limpo sem uma nuvem sequer. Em compensação, o sol já está batendo nos morros mais altos.

 

Em Taubaté, também tivemos uma mínima decente, 19°C por lá.

Link to comment
Share on other sites

Esta nuvem lembra um "camelo"! (Vista sobre a região do Pico Paraná, ao entardecer de ontem)..

Talvez para combinar com o clima atual: pouca água (mal distribuída) e temperaturas saarianas.

Máxima de ontem em Piraquara chegou à 33,5°C.

Choveu em Curitiba mas em Pinhais e Piraquara não caiu uma gota seker.

Hoje temos céu claro e a mínima chegou à 16,6°C.

Máxima prevista de 34°C.

5a4e895be3c7f_2014-02-0519_03_03.jpg.a46cf35c3b75b7184bae46e9830dbf03.jpg

Link to comment
Share on other sites

Divinolandia aqui no interior de SP chegou a 33° ontem, a 1050 m de altitude... mas sério, me sinto abençoado por estar aqui ao ver essas minimas/maximas absurdas, e não em São Carlos, onde bateu 35.8° (eu estudo lá, e peguei 36 e tanto lá em 2012, nada agradável) ou no sul, onde o calor está tão grande que foge da minha compreensão...

 

Espero que não falte energia em POA essa semana que vem, porque se não vai ter (muita) gente indo pro hospital, sem brincadeira.

Link to comment
Share on other sites

Bem, a cidade de Feliz eu posso falar, pois minha esposa e filhos estão morando no município. O termômetro quebrou no centro da cidade, mostra 56º desde ontem!!! Será que quebrou mesmo....hahahaha, se não, pelo menos está perto..hehehe

 

Eu já peguei muito calor nestas regiões também...embora quando eu fui estava quente e mais seco...

Link to comment
Share on other sites

 

Outras convencionais, leitura de 0h UTC, INMET:

São Carlos-SP: 35,8°C (Fica a 800 m de altitude e é, junto com Franca, uma das mais amenas do interior paulista)

Porto Alegre: 39,9°C

Curitiba: 33,6°C

Floripa: 33,4°C

Maringá-PR: 37,4°C

Londrina-PR: 38,0°C

Ivaí-PR: 34,9°C

Bom Jesus-RS: 32,0°C

 

Londrina quase bateu a marca de Outubro de 2012 em, será que até o fim de semana é possivel superar os 38°C.. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Engraçado...o GFS insiste que hoje Santa Catarina não vai torrar, não aponta nenhuma região chegando nem próxima de 40 graus, praticamente confirmando o alívio que comentei a 2 dias atrás. Aponta apenas uma área ao pé da serra que poderia superar os 36 hoje, de resto, bota todo o estado de SC abaixo de 35 graus.

Calor pra SC está previsto pra aumenta do dia 07 em diante.

Mesma coisa o Europeu indica na sua última saída, aponta um calor um pouco mais forte em SC mas não aponta nada perto de bater os 40 graus. Indica que no máximo hoje chegaria a 38 graus nas áreas mais quentes.

 

Pro dia 7 sim, o cenário de concordância de ambos os modelos indica a volta dos 40 graus pra SC

 

Já pro RS, a coisa é bem o contrário, todos os modelos que vi concordam com marcas perto ou acima de 40 graus, entre hoje e dia 09. Dia 10 e 11 dá uma pequena aliviada, e dia 12 vem uma baita porrada pré-frontal, pode ser o dia mais quente de toda essa onda de calor. Agora sinistra é a previsão pra divisa do RS com a Argentina, bota todos os dias na faixa entre 38 a 42 de hoje até dia 12.

 

Sobre o calor, unanimidade entre os modelos que vai reduzir bem após dia 13, inclusive apontando máximas 10 graus mais baixas que as marcas desta semana. Estou falando de temperatura, sobre chuvas ainda é cedo afirmar.

Link to comment
Share on other sites

A um ano atrás, os noticiários sobre o clima no estado de SP eram bem diferentes dos que lemos hoje. Haviam temperaturas máximas amenas, muita chuva, cidades do interior recebendo mais de 100 mm em um único dia, São Bernardo superando 80 mm em um único dia. No meu blog falei com números da chuva que aconteceu no estado de SP entre 8 e 9 de Fevereiro.

 

Enquanto isso, nos Estados Unidos, a mega-tempestade NEMO entrava pra história como uma das mais fortes já vistas por aquelas bandas, com índices de precipitação de neve superiores a 1 metro em diversos locais.

 

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2559450701668863345#editor/target=post;postID=3638240513642295748;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=110;src=postname

Link to comment
Share on other sites

Mas Maria vc teve até um amanhecer razoável ai...Piracity teve no Ciiagro 20,9....No Inmet 21,6...Nada mal..

 

Sua cidade agora marca 37,1...com apenas 22% de umidade...Mais um pouco e vc se sentirá em Las Vegas,..!!

 

:mosking:

 

Então, Carlos!!!

Sentirei-me em Las Vegas, só que não! hauhauha

 

Enfim... o amanhecer foi razoável, mesmo, pessoas... Porém, o negócio foi ficando abrasador. Chega à tarde e me sinto até nauseada: tenho certeza que nasci no país errado... :hysteric:

Ontem caiu uma leve chuva em Pariscicaba. Não sei quantos mm foram, mas eu tomei o que caiu. E estava boa, muito boa... 27º na rua do condomínio - meu quarto: sauna. Mas, que se vamo!!!

Agora, por aqui, temos 30º. Acredito que alcançaremos os mesmo 37 de ontem, como falou o Aldo...

Eu até havia ficado contente porque a Josélia - que até então era somente portadora de más notícias - falou a respeito da luz no fim do túnel... Aí entro aqui e me aparecem aqueles modelos europeus medonhos que estendem o bloqueio até quase perder de vista. NÃÃÃOOO!!! Please, don´t! Não quero acreditar neles, recuso-me, não aceito! Acho que prefiro a ilusão, o sonho, a utopia de um refresco...

Acho que vou para Pasárgada.. Não! Para o Alasca, passar o resto do verão e os próximos verões vindouros... Estou começando a ficar com medo deles!!!

Calorosas saudações!!!!

Link to comment
Share on other sites

Gauderiada,

 

Apesar da tempestade que caiu ontem em Curitiba o leste da RM não recebeu nada, ao menos refrescou muito devido as rajadas de E e aumento na nebulosidade.

A máxima ontem ficou pouco acima dos 30ºC!! A meia-noite estava abaixo dos 20ºC e às 7:00 cravei em 16,8ºC. São marcas elevadas, todavia diante do cenário de terror em que nos encontramos, é um alívio.

 

No momento, o temido sol se faz presente e o céu é de brigadeiro - 21,7ºC

Link to comment
Share on other sites

Pelo que pude observar os modelos:

 

-Frente fria dia 13 enfraquece o bloqueio e avança até SC.

 

-Refresca um pouco mas o calor volta pré-frontal.

 

-Dia 16/17 outra frente fria avança e consegue avançar bastante, vai até SP.

 

-Bom refresco à partir daí, mais para áreas litorâneas do RS, SC, PR e SP.

 

-Segundo o CFS, retorno das chuvas para boa parte do sudeste e centro-oeste.

Link to comment
Share on other sites

INUSITADO!

 

CRUZEIRO/JANEIRO

 

26,0/13,7/19,0/32,5/9,3/266,4 AINDA TEVE 31,2/31,4 DESDE QUE FOI INSTALADO É A PRIMEIRA VEZ QUE CHEGA OU PASSA DOS 30,0!!!

 

E ainda acham que nosso clima está dentro da normalidade?

Poupem-me! Está mais claro do que nunca que precisamos rever muitos conceitos em meteorologia.

Verão BIZARRO este de 2014! O INFERNO se instalou de vez aqui em Porto Alegre. As pessoas estão até meio perturbadas pelo calor excessivo.

Já passei calorões nos meus quase 42 anos de vida, mas como esse NUNCA!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que pude observar os modelos:

 

-Frente fria dia 13 enfraquece o bloqueio e avança até SC.

 

-Refresca um pouco mas o calor volta pré-frontal.

 

-Dia 16/17 outra frente fria avança e consegue avançar bastante, vai até SP.

 

-Bom refresco à partir daí, mais para áreas litorâneas do RS, SC, PR e SP.

 

-Segundo o CFS, retorno das chuvas para boa parte do sudeste e centro-oeste.

 

Que assim seja...

Link to comment
Share on other sites

INUSITADO!

 

CRUZEIRO/JANEIRO

 

26,0/13,7/19,0/32,5/9,3/266,4 AINDA TEVE 31,2/31,4 DESDE QUE FOI INSTALADO É A PRIMEIRA VEZ QUE CHEGA OU PASSA DOS 30,0!!!

 

E ainda acham que nosso clima está dentro da normalidade?

Poupem-me! Está mais claro do que nunca que precisamos rever muitos conceitos em meteorologia.

Verão BIZARRO este de 2014! O INFERNO se instalou de vez aqui em Porto Alegre. As pessoas estão até meio perturbadas pelo calor excessivo.

Já passei calorões nos meus quase 42 anos de vida, mas como esse NUNCA!

Abraços.

 

 

João Tur,

 

Sobre este teu comentário, queria fazer umas considerações:

 

1) Sobre rever conceitos em meteorologia, devemos nos lembrar que as medições de temperatura regulares feitas no Brasil hoje são na maioria do início de 1900 pra cá. Não temos como afirmar, apenas supor, como seria a temperatura a 100, 200 anos atrás. Isso quer dizer que desconhecemos se o clima foi mais quente ou mais frio. Os jornais de antigamente, e os noticiarios de 1800 e bolinhas só davam crédito a notícias de extremos, como a neve em Vacaria ou geada em Goiás, isto não quer necessáriamente dizer que o clima de antigamente (estou falando de 100 anos atrás) era mais frio que hoje.

 

2) Há estações e mais estações no RS, cada uma com calibração diferente, isso quer dizer que o simples fato de um instrumento de medição com calibragem distinta existir, dá margem a erros na temperatura. Ou melhor, flutuações na medição. E nem sempre uma estação estará num lugar padrão, como dentro de um abrigo de madeira e em chão gramado. Estações em áreas centrais de grandes cidades sofrem diversas influencias além do clima, também.

 

3) Sobre a onda de calor de agora, seguramente está entre as mais fortes em 100 anos.

 

4) Sobre normalidade, o que é normalidade se o clima tem uma variação muito dinamica? Se você pegar 2014 lá pra dezembro, e o mesmo em sua média anual não fugir mais que 5 décimos de uma média de 30 anos, não estaria fora da normalidade, mesmo com Janeiro e Fevereiro muito fora da casinha! Imagina que passando esse calorão, entremos num período com sucessivas entradas de massas de ar polar. Considere que Janeiro e Fevereiro fechem absurdamente acima da média, e de repente Junho, Julho, Agosto e Setembro fechem dentro ou abaixo da média, o resultado seja um equilibrio térmico anual semelhante ao comparado nos últimos 30 anos. Pra falar de clima, não adianta pegar 1 ou dois meses de calor ou frio extremo, se o restante do ano se comportar com menor flutuação.

 

abraços elucidativos!

Link to comment
Share on other sites

Minhas minimas hoje:

 

Sao Paulo/SP - Vila Madalena: +23.9ºC

Campos do Jordão/SP - Vila Inglesa: +09.9ºC

 

João, se os próximos verões forem do mesmo jeito que está sendo o de 2014; se fosse você, de outubro a março, tiraria umas férias e moraria aqui em CDJ. :laugh:

 

Da minha casa até a loja tem uns 3 km, nesse caminho, não cruzei com uma nuvem sequer. Tentando ver o lado bom, céu muito bonito, mais azul, impossível. Temperatura de 24,1°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Melhor notícia pra mim dos últimos tempos:

 

Domingo e segunda-feira (09 e 10/02): Presença de sol e calor em boa parte do dia, com pancadas de chuva entre a tarde e noite na maioria das regiões de SC. Risco de temporal isolado, com descarga elétrica (raios) rajadas fortes de vento e granizo. Temperatura alta no domingo entre 37ºC e 40°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, amenizando um pouco na segunda-feira. Vento de nordeste passando a sudeste na segunda-feira, fraco a moderado com rajadas.

 

 

 

TENDÊNCIA de 11 e 21 de fevereiro de 2014

 

Para os dias 11, 12 e 13 há indicativo de chuvas mais abrangente no Estado e ligeira diminuição de temperatura, devido á instabilidade causada pelo deslocamento de uma frente fria, porém ainda não há previsão de acumulados significativos de chuva para SC. Tudo indica que a quebra do padrão seco e quente deve ocorrer no início da segunda quinzena, por volta dos dias 16 e 17.

 

CIRAM

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.