Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Bom dia...

 

Apesar da presença de áreas de instabilidade em médios e altos níveis, não tivemos precipitações significativas durante a madrugada.

Ontem, o céu permaneceu encoberto e choveu em vários períodos do dia, mas o acumulado aki em Piraquara só atingiu 5mm.

Temos nesta manhã céu encoberto e temperatura de 20°C.

Aqui em Porto Alegre, sensação de abafamento ainda, amigo Carlos. Quero que esse verão termine logo! Sinceramente, não aguento mais!

Só para comentar: no tópico APOSTAS PARA O INVERNO 2014, já tem gente delirando demais, me desculpe. Falta muito para o inverno ainda e, sinceramente, não me entra na cabeça o tal padrão USA, pois nada tem a ver as origens das massas polares deles com as nossas! Desculpem, mas acho que, se algum ano confirma o inverno nosso ser parecido com o deles, é pura sorte, isso sim. Não tem explicação para este parâmetro...

Tem gente apostando que o inverno 2014 vai ser "quase uma Sibéria". Delírio demais isso, para meu pensamento!

Vamos aguardar...

Abraços!

Oi JT !

Concordo contigo!

É tudo mto nebuloso ainda. Não há como afirmar nada sobre o inverno q virá !

Padrão Americano é akilo q conversamos ontem.. coincidência em alguns anos.

 

Abração e ótimo domingo!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Segundo o site Cemaden alguns acumulados em diversos bairros de São Paulo até ontem dia 22 .

 

Pedreira 25 MM ZS

Barro Branco (Jd Noronha ) 84 MM ZS

Jd Ângela 131 MM ZS

Jd Eledy (Campo Limpo ) 70 MM ZS

Jd dos Álamos (Parelheiros ) 101 MM ZS

Vila Clementino (Santa Cruz) 108 MM ZS

Vila Prudente 57 MM ZL

São Mateus 41 MM ZL

Cidade Tiradentes 52 MM ZL

Aricanduva 35 MM ZL

Itaim Paulista 83 MM ZL

Centro 92 MM

Pirituba 136 MM ZO

Bairro do Limão 192 MM ZN

Cachoeirinha (Jd Peri ) 106 MM

 

O meu bairro está incrivelmente seco esse mês , a quantidade de vezes que ameaçou chuva e não choveu foi demasiadamente grande , a Zona Leste também está bem seca em grande parte .

Link to comment
Share on other sites

GFS reduziu um pouco a chuva pra SP capital para começo de março... Olhando o meteograma.

 

Pra cá, poderemos ter bastante chuva até início de março, estamos precisando muito!

 

Na verdade o GFS ele continua sugerindo que a frente fique estacionada sobre o Sudeste no início de Março, podendo aí sim, formar uma ZCAS... Só que hora no RJ, hora em SP, hora no PR... É uma Loteria Total... Dessa vez ela tá mais pro RJ..

 

SC terá chuva mesmo e temperaturas mais agradáveis no início de Março... Quer mais que isso?? :mosking:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

GFS reduziu um pouco a chuva pra SP capital para começo de março... Olhando o meteograma.

 

Pra cá, poderemos ter bastante chuva até início de março, estamos precisando muito!

 

Na verdade o GFS ele continua sugerindo que a frente fique estacionada sobre o Sudeste no início de Março, podendo aí sim, formar uma ZCAS... Só que hora no RJ, hora em SP, hora no PR... É uma Loteria Total... Dessa vez ela tá mais pro RJ..

 

SC terá chuva mesmo e temperaturas mais agradáveis no início de Março... Quer mais que isso?? :mosking:

 

Abraços!

 

Opa, se fazer frio de máxima de 18ºC tá bom!!! :laugh: :laugh: Brincadeira, e que venha mesmo essa chuva!

Link to comment
Share on other sites

GFS projetando provável ZCAS na primeira semana de Março... Bons Volumes de Chuva especiamente pra MG/RJ, porém SP está na fita, devido a oscilação quase tradicional do modelo...

 

Avanço da Onda de Madden Julian na primeira semana de março sobre o Hemisfério Ocidental, como havia comentado ontem, poderá favorecer a formação do canal de umidade.

 

A acompanhar...

 

RtlIMrf.png

Link to comment
Share on other sites

Vai cai esse tudo e mais um pouco que ta precisando..

Piraquara na área com >200mm previstos... Não estamos precisando!

Aki chove fraco e 21°C.

 

Edt: Já temos 164,5mm, em 11 dias com >1mm.

 

Não cai isso tudo ali não. Aqui até precisa, mas não de mais de 200 mm! Mas duvido muito de cair isso tudo. Ao menos metade talvez sim.

Link to comment
Share on other sites

GFS projetando provável ZCAS na primeira semana de Março... Bons Volumes de Chuva especiamente pra MG/RJ, porém SP está na fita, devido a oscilação quase tradicional do modelo...

 

Avanço da Onda de Madden Julian na primeira semana de março sobre o Hemisfério Ocidental, como havia comentado ontem, poderá favorecer a formação do canal de umidade.

 

A acompanhar...

 

RtlIMrf.png

 

GFS sendo GFS...Oscilação é com ele mesmo!! :laugh:

Torcendo por uma boa chuva aí em março, e que chova bastante aqui também até início de março, pois depois com a ZCAS no sudeste aqui geralmente seca...

 

Ps: bacana esse mapa, podes me passar o link não sendo incômodo? :hi:

Link to comment
Share on other sites

Calor em Sampa e pelo que vejo nos modelos, hoje parece que não teremos a entrada da brisa marítima :(

=========

Estou vendo mesmo que quem vai ganhar mesmo é o GFS com a possibilidade da ZCAS. Espero que no final atinja bem o estado de SP, em vez de ficar mais pra norte!

==========

Em relação a foto da ZCAS e tambem da postagem lá na Climatempo, infelizmente aquele espaço tem decaído bastante. A mesma pessoa que fez essas coisas também costuma dizer outras asneiras e além disso, posta com nome de outros participantes que comentam de forma séria. O Paulo Lima de Campinas foi uma das vítimas, no caso de terem postado ima foto de uma nuvem funil (não sei se era isso ou era a foto de um tornado) em Poa com o nome dele. Já reclamei umas 3 vezes para a moderação daquele espaço, mas eles parecem não escutar. Mas pelo menos, vi que apagaram o post dizem da umidade da amazonia que liga com a baixa pressão. Só que a imagem da falsa ZCAS infelizmente continua lá.

Link to comment
Share on other sites

Só para avisar que estou vivo, hehe! Tive uma semana muito cheia em função do início das atividades.

 

Por aqui uma semana de calor moderada, bem abafado por algumas tardes. Hoje tive mínima de 22,1° depois de chover um pouco no início da madrugada. Depois do meio dia fui correr e tomei um banho um toró, hehe. Agora as trovoadas estão voltando e vamos ter chuva forte!! Agora faz 29,0° com 71% e trovoadas!

Link to comment
Share on other sites

Calor em Sampa e pelo que vejo nos modelos, hoje parece que não teremos a entrada da brisa marítima :(

=========

Estou vendo mesmo que quem vai ganhar mesmo é o GFS com a possibilidade da ZCAS. Espero que no final atinja bem o estado de SP, em vez de ficar mais pra norte!

==========

Em relação a foto da ZCAS e tambem da postagem lá na Climatempo, infelizmente aquele espaço tem decaído bastante. A mesma pessoa que fez essas coisas também costuma dizer outras asneiras e além disso, posta com nome de outros participantes que comentam de forma séria. O Paulo Lima de Campinas foi uma das vítimas, no caso de terem postado ima foto de uma nuvem funil (não sei se era isso ou era a foto de um tornado) em Poa com o nome dele. Já reclamei umas 3 vezes para a moderação daquele espaço, mas eles parecem não escutar. Mas pelo menos, vi que apagaram o post dizem da umidade da amazonia que liga com a baixa pressão. Só que a imagem da falsa ZCAS infelizmente continua lá.

 

O bom é que sem a brisa marítima aumenta as chances de chuvas aqui no Extremo Sul , estou na torcida pois a última chuva forte aqui foi em janeiro

Link to comment
Share on other sites

Cada ano que passa, estas "loucuras climáticas" me preocupam mais... Sério mesmo! Onde vamos parar?

Abraços.

 

Falando em "loucura climática", não sei se você já ouviu falar no Dust Bowl.

 

Deve ter sido a maior "loucura" que já aconteceu com o clima dos EUA.

 

Não foi quase nada, não. Foi só uma década com o predomínio de secas e tempestades de areia que atingiram vastas regiões agrícolas do meio-oeste do país. Durante uns dez anos eles não lutaram apenas contra a falta d'água. Os proprietários tinham que desencavar tudo da areia: mourões, silos, casas, estradas. Safras sucessivas frustradas, miséria total. Esse é o contexto do clássico Vinhas da Ira, de John Steinbeck.

 

Quem passa hoje nos verdes campos do "pan handle" de Oklahoma nem faz ideia do que foi aquilo. Foi um fenômeno que veio junto com a Grande Depressão econômica da década de 30 e dez anos depois sumiu sem vestígios.

 

Realmente, nós somos uns meros micróbios.

 

Não sei se alguém do BAZ já fez aí um estudo do caso, fica a sugestão.

 

Abraços gerais.

Há um documentário recém lançado sobre o dust bowl, feito pelo Ken Burns, da PBS. Esse evento foi terrível mas causado pelo homem, que arrancou além da conta a pastagem natural que segurava o solo. Demorou para descobrirem, foi a maior quebra sequencial das safras americanas de trigo e também o maior desastre natural que proporcionado pela ação incorreta do homem no local.

Link to comment
Share on other sites

Dia bem abafado. Espero por um aguaceiro novamente ainda hoje, faz 32,2

 

Dei uma lida sobre zonas de convergência, além das conhecidas ZCIT e ZCAS, não conhecia a ZCPS (zona de convergência do pacífico sul) e a ZCIS (zona de convergência do indico sul)

 

Acrescente aí também a ZAB (Zona de Convergência do Zaíre).

Link to comment
Share on other sites

Há um documentário recém lançado sobre o dust bowl, feito pelo Ken Burns, da PBS. Esse evento foi terrível mas causado pelo homem, que arrancou além da conta a pastagem natural que segurava o solo. Demorou para descobrirem, foi a maior quebra sequencial das safras americanas de trigo e também o maior desastre natural que proporcionado pela ação incorreta do homem no local.

 

João, com certeza a ação antrópica foi um componente importante nesse evento. Mas não foi determinante.

 

A destruição do bioma realmente expôs o solo e isso agravou as tempestades de areia. Mas o fator que causou a catástrofe foi o comportamento anômalo do clima, com uma sequência terrível de anos de seca e a mudança também do padrão dos ventos (aliás, não duvidaria que isto seja a origem da própria seca).

 

O interessante é que essa "loucura climática" (agora me remeto ao João Tur, hehehe), apesar de catastrófica, aparentemente não teve contrapartida em outras áreas do globo, ao menos nunca vi notícia da época sobre algo parecido ou relacionado em outras partes do globo.

 

Foi uma loucura climática de tempo determinado, que durou mais ou menos 10 anos e terminou. Foi embora e não voltou mais, mesmo com a continuidade da produção agrícola no Meio-Oeste dos EUA, mesmo com a destruição do bioma das Pradarias. O que prova que o problema foi "mais em cima".

 

Na verdade eu desencavei esse tema justamente para questionar um certo catastrofismo surgido durante da formidável onda de calor do Cone Sul nesse ano. Sempre lembrando o Mafili, clima não é tempo. E as aberrações assim podem acontecer. Infelizmente é assim.

 

Já imaginou se acontece um Dust Bowl por aqui? Não ia ser uma mera catástrofe. Ia ser O Apocalipse, hehehe...

 

Três batidas na madeira...

Link to comment
Share on other sites

....Já imaginou se acontece um Dust Bowl por aqui? Não ia ser uma mera catástrofe. Ia ser O Apocalipse, hehehe...

Três batidas na madeira...

 

Querido Melo, a ação antrópica às vezes é muito visível, sim.

 

Observe os dois gráficos abaixo;

 

Observe como 1934 (ano muito quente da época do Dust Bowl) ficou mais frio que terrível 1998.

 

Basta você mudar o conjunto de dados e fazer ajustes.

 

Esta é uma prova irrefutável do aquecimento global antropogênico.

 

69ndas.jpg

Link to comment
Share on other sites

DILÚVIO: 100 MM EM 6 HORAS! :shok:

incrível :hi:

 

Vejamos Jean,

 

100 mm em 6 horas são 400 mm em 24 horas

 

portanto 0,4 metros em um dia,

 

Considerando os relatos de 40 dias e 40 noites,

 

Temos 16 metros, aproximadamente a altura de um prédio de 5 andares.

 

Considero: Então, desnecessária a construção de uma ARCA.

 

Mesmo não sendo um dilúvio,,,,,

 

UMA EXCELENTE MARCA,

 

Abraços

 

PS: Fase fundamentalista.

Link to comment
Share on other sites

Há um documentário recém lançado sobre o dust bowl, feito pelo Ken Burns, da PBS. Esse evento foi terrível mas causado pelo homem, que arrancou além da conta a pastagem natural que segurava o solo. Demorou para descobrirem, foi a maior quebra sequencial das safras americanas de trigo e também o maior desastre natural que proporcionado pela ação incorreta do homem no local.

 

João, com certeza a ação antrópica foi um componente importante nesse evento. Mas não foi determinante.

 

A destruição do bioma realmente expôs o solo e isso agravou as tempestades de areia. Mas o fator que causou a catástrofe foi o comportamento anômalo do clima, com uma sequência terrível de anos de seca e a mudança também do padrão dos ventos (aliás, não duvidaria que isto seja a origem da própria seca).

 

O interessante é que essa "loucura climática" (agora me remeto ao João Tur, hehehe), apesar de catastrófica, aparentemente não teve contrapartida em outras áreas do globo, ao menos nunca vi notícia da época sobre algo parecido ou relacionado em outras partes do globo.

 

Foi uma loucura climática de tempo determinado, que durou mais ou menos 10 anos e terminou. Foi embora e não voltou mais, mesmo com a continuidade da produção agrícola no Meio-Oeste dos EUA, mesmo com a destruição do bioma das Pradarias. O que prova que o problema foi "mais em cima".

 

Na verdade eu desencavei esse tema justamente para questionar um certo catastrofismo surgido durante da formidável onda de calor do Cone Sul nesse ano. Sempre lembrando o Mafili, clima não é tempo. E as aberrações assim podem acontecer. Infelizmente é assim.

 

Já imaginou se acontece um Dust Bowl por aqui? Não ia ser uma mera catástrofe. Ia ser O Apocalipse, hehehe...

 

Três batidas na madeira...

Entendido... Recomendo assistir o documentário, eu comprei e trouxe pra cá. Assisti com meu avô, um esalqueano formado em 1936, lúcido, estudioso do evento. Foi uma delícia e uma aula! Abs

Link to comment
Share on other sites

Recomendo assistir o documentário, eu comprei e trouxe pra cá. Assisti com meu avô, um esalqueano formado em 1936, lúcido, estudioso do evento. Foi uma delícia e uma aula! Abs

 

Então você foi realmente privilegiado. O meu pai esteve nos EUA em 1965 a serviço, foi inclusive em Oklahoma City. Uns anos depois ele comentou alguma coisa sobre sérios problemas que tinham acontecido lá décadas antes. Uma coisa que eu achei marcante é que ele falava de uma região do estado de Oklahoma chamada de "pan handle" (cabo da panela). Pois então, dando uma olhada no mapa do Oklahoma, ele realmente parece uma "panela''. E a região do "pan handle", incluindo a cidade de Boise, foi considerada o epicentro do fenômeno. Justamente lá os efeitos do Dust Bowl foram mais duradouros.

 

Sobre o documentário que você citou, deve ser realmente bom. O nível da PBS é excelente, embora a população de lá não ligue muito para ela. Eu assisti uma série de documentários bacana sobre o assunto, mas foi no canal Philos da Net No total deve dar umas 4 horas sobre o tema. Não duvido que seja o mesmo documentário da PBS.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Noite abafada na capital paulista.

Hoje o tempo chegou a lembrar bem aqueles dias que antecederam o ano novo, ou seja, ventos mais fortes soprando do continente o dia todo (sem a entrada da brisa marítima) e formação de núcleos de pancadas de chuva que logo se desfazem.

 

Espero que a vinda do outono climático junto com o outono astronômico (comentado pelo Vinicuis) possa também significar atraso no início do período seco, que geralmente começa a partir da segunda quinzena de abril.

Link to comment
Share on other sites

O tempo sem chuvas, mais uma vez, retornou a MG.

 

Agora chegou a hora de reclamar:

 

Querem saber, na boa?

 

ESTE É O PIOR VERÃO QUE JÁ PASSEI EM TODA A MINHA VIDA! Acho

que nunca mais terei um verão tão medonho quanto esse!

 

Não tem chuva, praticamente não tem refresco, o calor é constante, não tem

ZCAS....SIMPLESMENTE O PIOR VERÃO EVER NÃO SÓ MEU, MAS DE TODOS OS

BAZIANOS! Não sei o que fizemos para merecer isso...hehehe....

 

:cray: :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Não sei se esse é o meu pior verão, mas com certeza é um dos piores! :heat:

Lembro vagamente que na infância e adolescência tínhamos vários episódios em que dormíamos na varanda de casa, com vários ventiladores ligados em cima... nessa época não tínhamos ar-condicionado em casa.

Hoje foi mais um dia infernal: mínima de 19.4C e máxima de 36.8C. Agora faz 24.0C fora e 29.4C dentro de casa!

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Calma Renan que a coisa tem tudo pra melhorar no final dessa semana, espero que em Minas também... :sarcastic:

 

GFS/ECMWF/ETA e outros modelos estão sugerindo muita chuva entre a sexta a noite e ao longo do final de semana em SP (ao menos), variando no período de corrida pra corrida, com a chegada de um novo sistema frontal, que a principio parece ser forte... Devido a um VCAN na costa da Bahia, a frente ficará estacionada sobre o Sudeste, e poderá formar uma ZCAS, associada a circulação da Alta da Bolívia...

 

Por enquanto segue incerto em qual local essa frente ficará estacionada... Pode ser em SP, ou pode ser entre MG/RJ... Porém, em ambos os cenários, haverá chuva forte em São Paulo a partir da sexta.

 

No momento, de forma superficial, pode se dizer que é grande a chance da chuva afetar alguma das noites dos desfiles de carnaval em SP ou no RJ...

 

O importante é que a chuva deverá estar de volta ao cardápio no final dessa semana

 

A aguardar...

Link to comment
Share on other sites

Assim como o Renan, eu também acho que esse é o pior verão que eu já presenciei nessa minha vida aqui em São Paulo (e também em todo o centro do Brasil). Pouca chuva, calor mais do que excessivo (chegando a passar dos 35° durante uns dias de fevereiro). Tudo isso infelizmente trará seus efeitos negativos mais para frente, ou seja, racionamento de energia e de água, prejuízos com a agricultura.

 

Nossa! Estou sentindo saudades daquele domingo passado que estava bem fresco e com aquela chuva intermitente!

Link to comment
Share on other sites

Está difícil, Rodolfo. Já estou de saco cheio do sol. Pouquíssimos foram os dias de chuva este ano.

 

Na verdade, por enquanto, tivemos apenas 8 dias com precipitação mais significativa. Assim não

dá! hehehehe! Com relação a dias nublados, se não me falha a memória foram 3 dias apenas com

tempo nublado. O resto foi sol e mais sol!

 

Não gosto muito de ficar torcendo pro tempo passar rápido, pois gosto de curtir ao máximo a vida,

porém no caso deste verão, eu queria que amanhã já fosse Maio!

Link to comment
Share on other sites

Opa, chama a atenção sim no GFS que há chance de chuva todos os dias a partir de amanhã no estado de SP! Resta torcer pra recuperação parcial do sistema cantareira!

 

Enquanto isso, dias 22 e 23 as mínimas foram exatamente iguais no Assunção: 21,1 graus.

 

Já as máximas tem ficado nos 31 graus, o que pelo andar dos últimos dias, considero quente mas não absurdo. Sobre a amenizada da semana passada, tive 6 dias na sequencia com máximas abaixo de 29 graus e minha menor mínima foi de excelentes 16,1 graus! :good:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.