Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Eventos marcantes - Conte os seus!


Artur Chiovitti
 Share

Recommended Posts

por incrível que pareça, tive dois de meus 3 melhores momentos lá no PNI. Estive lá no dia que fez -6,7, vi os guardas todos agitadíssimos, os narizes vermelhos como se eu estivesse em uma cidade da Sibéria, e foi a primeira vez (que me lembro) que vi agua congelada na natureza.

 

Outro momento marcante foi a roubada que foi a última viagem minha ao PNI, em Novembro, quando vi descendo uma cascata sobre a rodovia do parque em 3 pontos, farol queimado, vento, chuva, frio de 10 graus o dia todo lá em cima, foi uma aventura muito louca onde eu corria até o risco de me ferrar.

 

O meu terceiro melhor momento foi em 1991, quando vi o termometro DENTRO da garagem marcar -1, e do lado de fora, no vento, foi pra lá de -2, aqui no Assunção topo, foi muito marcante, ainda mais que eu tinha 12 anos na época, inclusive foi desde este ano que me tornei um baziano sem saber ehehehe

Link to comment
Share on other sites

por incrível que pareça, tive dois de meus 3 melhores momentos lá no PNI. Estive lá no dia que fez -6,7, vi os guardas todos agitadíssimos, os narizes vermelhos como se eu estivesse em uma cidade da Sibéria, e foi a primeira vez (que me lembro) que vi agua congelada na natureza.

 

Outro momento marcante foi a roubada que foi a última viagem minha ao PNI, em Novembro, quando vi descendo uma cascata sobre a rodovia do parque em 3 pontos, farol queimado, vento, chuva, frio de 10 graus o dia todo lá em cima, foi uma aventura muito louca onde eu corria até o risco de me ferrar.

 

O meu terceiro melhor momento foi em 1991, quando vi o termometro DENTRO da garagem marcar -1, e do lado de fora, no vento, foi pra lá de -2, aqui no Assunção topo, foi muito marcante, ainda mais que eu tinha 12 anos na época, inclusive foi desde este ano que me tornei um baziano sem saber ehehehe

 

Acho que foi no ano passado quando eu vi as previsões dos mestres do BAZ sobre a possível neve em Curitiba e fugi do trabalho só para conferir.

Cheguei lá de noite e acordei de manha com neve caindo no parabrisas! apesar da pouca duração e a maior parte ser chuva congelada valeu muito apena e aproveitei pra conhecer aquela cidade maravilhosa (pouca coisa não é maravilhosa pra quem vem da selva de pedra)

Pense no frio de dormir no carro naquela temperatura! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Os 2 eventos mais marcantes para mim foram 1999 e 2000. A MP de Agosto de 1999

chegou com uma frente fria que trouxe tempestade de granizo em minha cidade. No

dia seguinte, tarde gelada, abaixo dos 10C.

 

E 2000 foi o evento mais marcante para mim e para boa parte dos bazianos, pois

tenho certeza de que aquele corredor polar de Julho trouxe à tona muitas pessoas

que se tornaram bazianas após aquele evento. Pelo menos foi assim comigo, rs.

Link to comment
Share on other sites

Em tempos mais recentes o evento mais marcante para mim foi sem dúvida a onda de frio de julho do ano passado, pela duração do frio e principalmente pelo histórico dia 24, com mínima de 5,2ºC com céu encoberto e a inacreditável máxima de 8,7ºC.

 

Agora uma lembrança que tenho da minha infância é da onda de frio de agosto de 1999. Lembro que começou em um sábado garoento, o frio ficou ainda maior no domingo, e foi diminuindo gradativamente ao longo da semana. Lembro inclusive de ter saído com os meus pais na noite do sábado e ter visto um termômetro no topo de um prédio marcando 7ºC.

 

Também me lembro daquela sequência de dias gelados em 2000, principalmente da semana entre os dias 16/22, que foram predominantemente ensolarados, e do 2º fim de semana de agosto, que teve um frio úmido insuportável.

 

Tem mais, no dia 17/04/99, lembro da reportagem no Jornal Hoje (era sábado e eu não tinha aula naquela tarde) mostrando a neve em SC com termômetros de rua marcando 0ºC. Achei aquilo incrível, pois eu sempre tinha a ideia de que "não tem neve no Brasil". Aqui em SP foi um dia que amanheceu nublado mas limpou por volta do meio-dia, mas sem esquentar como de costume, seguido de um domingo de céu 100% azul o dia todo com um vento gelado.

Link to comment
Share on other sites

Em tempos mais recentes o evento mais marcante para mim foi sem dúvida a onda de frio de julho do ano passado, pela duração do frio e principalmente pelo histórico dia 24, com mínima de 5,2ºC com céu encoberto e a inacreditável máxima de 8,7ºC.

 

Esse dia foi simplesmente incrível! Em 2012 teve uma tarde em SP com temperatura na casa dos 10ºC, que foi o dia que o PNI registrou sincelo!

 

Meu primeiro evento marcante foi ver neve pela primeira vez, em Janeiro de 1992 na Espanha. Era uma criança na época! Isso despertou o interesse pelo frio! Na escola sempre gostei muito de geografia, adorava estudar climas e relevos.

 

Aqui no Brasil acho que o dia que eu fui pro PNI e cheguei de madrugada com aquela geada monstra foi sensacional! O outro dia foi bem legal também, peguei o nascer do sol que foi um espetáculo belíssimo, mas infelizmente o vento era Norte e não teve geada!

Link to comment
Share on other sites

Os eventos meteorológicos que mais me marcaram estavam relacionados ao tempo severo e ocorrem em 2008 e 2009.

 

Lembro bem de 6 de novembro de 2008, quando um tornado atingiu a cidade. O fenômeno ocorreu perto da minha casa e foi visto pelo irmão de um amigo meu, na época a mãe da babá que cuidava de minha teve a casa atingida, relatando com o telhado foi sugado pelo vento. No horário do tornado eu estava na escola, que também fica perto, e foi incrível a mudança no vento e na chuva em questão de segundos quando o tornado passou por perto.

 

O outro evento marcantes se deu alguns meses depois em 20 de fevereiro de 2009. Naquele dia um tempestade incrível, a mais impressionante que já vi até hoje, atingiu a cidade. Muita chuva, granizo e vento extremamente intenso que causou muitos danos na cidade. No Inmet as rajadas chegaram aos 117km/h e na PCD do Cptec, próxima a área urbana, o vento teria chegado aos 140km/h (porém não se o anemômetro estava certo).

Link to comment
Share on other sites

Em 2012 teve uma tarde em SP com temperatura na casa dos 10ºC, que foi o dia que o PNI registrou sincelo!

 

Aquela tarde também foi incrível, principalmente pelo fato de ter sido em pleno final de setembro, já na primavera. E isso após um inverno horrível e depois de ter tido máximas de 34ºC uma semana antes, fazendo com que aquele frio pegasse muita gente de surpresa.

Link to comment
Share on other sites

E eu poderia incluir entre os meus eventos marcantes (mesmo que indesejável) a onda de calor de outubro de 2002, que teve quase a mesma intensidade de outubro de 2012 mas com uma duração bem maior. Lembro que de ter visto nos jornais no dia 8 que havia feito 34,7ºC, sendo aquele o dia mais quente do ano até e tão, e que dias seguintes tinham sido ainda mais quentes.

 

Aliás, o ano de 2002 me causou vários estranhamentos meteorológicos, como uma criança que já sabia que "no verão faz calor", "no inverno faz frio", etc, mas que ainda não conhecia bem o clima da cidade onde mora, com:

- Dias frios e nublados/chuvosos no miolo de janeiro;

- Parecia que o verão só havia chegado em março e fez mais calor em abril em grande parte do verão daquele ano;

- Em agosto, quando eu esperava dias gelados como aqueles de 99 e 2000 que eu tinha na memória, fez calor em quase todo o mês;

- Mais frio em setembro que em quase todo o inverno; frio intenso com céu de brigadeiro nos dias 2 e 3 (com aquecimento rápido e cirrus na tarde do dia 3) e frio com garoa entre os dias 21 e 25, com a tarde mais fria do ano acontecendo na entrada da primavera;

- A terrível onda de calor de outubro, quando estávamos na primavera, e não no auge do verão.

 

Claro que com o tempo eu fui aos poucos compreendendo melhor clima de São Paulo, que aqui infelizmente as estações do ano não são bem definidas, que chove demais no verão, que temos bloqueios no inverno, que muitas vezes temos picos de calor na primavera, etc...

Link to comment
Share on other sites

Putz, a minha lista é muito longa...

 

Eu estava relembrando o último post do ano de 2002 e me relembrei de um outro evento marcante naquele ano, que foi um vendaval severo com forte na madrugada do dia 7 de setembro. Isso foi após uma sexta-feira (6) de calor depois da onda de frio no começo da semana, na entrada de uma forte frente fria, que trouxe um fim de semana nublado e frio. Acordei com o vento assobiando na janela como eu nunca tinha visto antes e ao acender a luz percebi que estava sem energia elétrica. Entrei em pânico, e só fui sossegar depois que o vendaval parou (minutos depois a luz voltou). Na manhã do sábado havia várias hastes de iluminação de postes tortos, lustres de jardim quebrados no prédio vizinho, entre outros danos. E vários jornais mostravam a destruição pela cidade de SP.

 

Esse vendaval me deixou traumatizado por muito tempo. Eu não conseguia mais ficar sossegado sempre que via relâmpagos antes de dormir.

Link to comment
Share on other sites

Putz, a minha lista é muito longa...

 

Eu estava relembrando o último post do ano de 2002 e me relembrei de um outro evento marcante naquele ano, que foi um vendaval severo com forte na madrugada do dia 7 de setembro. Isso foi após uma sexta-feira (6) de calor depois da onda de frio no começo da semana, na entrada de uma forte frente fria, que trouxe um fim de semana nublado e frio. Acordei com o vento assobiando na janela como eu nunca tinha visto antes e ao acender a luz percebi que estava sem energia elétrica. Entrei em pânico, e só fui sossegar depois que o vendaval parou (minutos depois a luz voltou). Na manhã do sábado havia várias hastes de iluminação de postes tortos, lustres de jardim quebrados no prédio vizinho, entre outros danos. E vários jornais mostravam a destruição pela cidade de SP.

 

Esse vendaval me deixou traumatizado por muito tempo. Eu não conseguia mais ficar sossegado sempre que via relâmpagos antes de dormir.

 

 

Puts é verdade, me lembrei dessa noite específica! Foi a única vez na vida que vi meu pai me acordando pra tirarmos os carros da casa debaixo das telhas da garagem e botando embaixo da lage, parecia que ia cair o mundo aquela noite! Lembro que a defesa civil de São Bernardo informou que a noite o vento bateu em 100 km/h em São Bernardo, só não me lembro se vi no Diario do Grande ABC.

 

A outra vez que vi um vendaval desse porte foi em 1991, inclusive houve um estudo indicando que foi um tornado, o evento de 91. Também foi em Setembro, se não me engano em 30 de Setembro.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Sem duvida meu evento marcante que eu consigo me lembrar foi mesmo o frio de Julho/2013 quando presenciei na manhã da terça feira ( 23) por volta das 08:30 uma chuva congelada, marcante demais :clapping: :prankster: e claro naquele mesmo dia uma maxima abaixo de 10°C com 9.9°C

Não lembro do frio de 2000 porque tinha apenas 7 anos.

Link to comment
Share on other sites

Muito legal poder falar dos eventos que me levaram a gostar tanto de meteorologia :clapping: ... Gosto muito de escrever (sou historiadora e professora, podem imaginar, então... se eu me estender muito, sorry!)

Bem, a forma que comecei a me interessar é um pouco esquisita: foi por medo :fool:

Lembro do primeiro evento...

Era 1978 e eu tinha uns 5 anos; pela primeira vez tive consciência de como o céu estava escuro próximo das 16 horas. Minha avó Lula (que já era Lula antes do Lula ser concebido no ventre da mãe dele... rs) pegou-me pelas mãos e e disse: "Vamos entrar, Geli, que o tempo está muito feio..." Desnecessário dizer que minha avó tinha medo, não é?

Pois bem! A chuva veio perto das 17 horas e ficou muito escuro! Vento forte, raios... Um desses raios caiu na casa de minha vizinha, um sobrado enorme , mas eu não entendi isso naquele momento: eu apenas olhei para fora pelo vitrô da cozinha e disse em prantos para a vozinha: " Tá chovendo fogo, vó!"

O segundo evento:

Fui buscar meu irmão na escola. 1981.Eu tinha 9 anos e ele 5. O céu parecia que ia desabar e quando chegamos próximos à Av Armando Salles para atravessá-la e chegar em casa, ele desabou... E foi tudo tão rápido que a avenida estava alagada e eu tentando passar por ela com meu irmão... Chorei muito quando cheguei em casa e me recordo até da roupa que eu utilizava naquele dia.

Houve outros... O mais próximo foi no ano retrasado. Fui com a banda de baile de uma amiga para Araras. Havia uma nuvem se aproximando do clube, mas não esperava que fizesse o estrago que fez. A banda estava na lanchonete e eu ainda estava a caminho quando chuva e vento tiveram início... As cadeiras da piscina foram arrastadas, toldos voavam, galhos quebrados passavam por mim.. E eu desesperada...

Claro que sites eu só acompanhei quando eu tive meu primeiro computador e minha linda conexão discada... Foi quando conheci o Climatempo... Aí fui me "aperfeiçoando" rs Cepagri, NOAA, Redemet...etc.

Aprendi a amar esses eventos, mesmo ainda tendo um pouco de medo, sabe?

É isso!

Link to comment
Share on other sites

Belo relato Mary....são coisas que nunca esquecemos...Tenho uma lembrança que recortava as condiçoes registradas do Jornal do Brasil em 1977....tinha 10 anos na época...Outra cisa que não esqueço foi qdo peguei 13 graus negativos em Berna na Suiça, na ocasição tinha um vento de 30km/h...imagina a sensação térmica ali..

Link to comment
Share on other sites

Sempre tive um pouco de interesse por meteorologia. Só que ele aumentou bastante em um ano muito interessante que foi 2009. Foi exatamente no mês de julho daquele ano, por conta dos dias seguidos chuvosos que a Grande SP tinha justamente por conta de uma frente estacionária, entre os dias 23/07 até 30/07. Nesse mesmo tempo, o sul do Brasil congelava de frio. E também a friagem vinha com tudo sobre os estados de MS, sul e oeste de MT, RO e AC! Já boa parte de MG, GO, DF estavam tendo dias quentes e secos devido a força do bloqueio!

 

Agosto de 2009 que chegou a ter chuvas atípicas no centro oeste do Brasil. Só que o dia que mais marcou para mim foi em 08/09, onde São Paulo teve temporais praticamente o dia todo (algo muito parecido com 24/05/2005). E me recordo que as previsões indicavam apenas alguma chuva por leste paulista. A maior chance de temporal era no sul do estado.

 

Pulando bastante o tempo, teve o dia 23/01/2011. Esse dia tivemos aquelas pancadas típicas de verão daqui, formadas pela combinação de calor + entrada da brisa marítima. Só que algo inesperado ocorreu e por volta das 20 horas (HBV), um temporal muito intenso com raios um atrás do outro começou a cair e durou até quase as 23 horas. Foi algo impressionante isso. Parecia que a chuva não iria mais parar. Só que quando era meia noite, o céu já estava praticamente limpo!

Também teve o dia 21/02/2011 onde novamente a combinação do calor + entrada da umidade marítima desencadeou uma tempestade assustadora. Na zona norte da cidade (na época eu tava lá), a sensação de que se tinha era que tava dando um tornado, devido a força dos ventos. Mas este, eu me recordo que não teve aquela duração toda que nem o do dia 23/01.

 

Eu também me recordo dessa tempestade da madrugada do dia 07/09/2002. Na hora eu me lembro que eu tava acordado no computador e quando a chuva caiu com os ventos, as luzes chegavam a piscar aqui. Nesse dia deu muito medo. A sensação que se tinha, era que os ventos sopravam em variadas direções num curto espaço de tempo. Como disse o matheussg, essa tempestade veio uns dias depois de uma forte massa de ar frio para os padrões de setembro.

No mês seguinte, tivemos uma situação de bloqueio e aqui na capital paulista fez vários dias com temperaturas altíssimas. Mas ainda nada que se compare a essa atual onda de calor.

Link to comment
Share on other sites

SE AS IMAGENS ESTRAGAREM O TÓPICO, ME AVISEM QUE EU DEIXO APENAS AS URLS!!!!!

 

 

 

Lembro-me que quando eu tinha uns 8 anos, havia ganhado um termometro do meu tio que tinha ido pros estados unidos tentar ganhar a vida... lembro-me de um dia de inverno, 6:30 da manhã, no qual eu fui comprar pão pra minha mãe... o termometrozinho marcava 3° na minha querida Divinolandia. Uma pena não me lembrar da data =\

 

Mas comecei a me interessar por meteorologia em 2012, e desde então presenciei alguns eventos:

 

552528_394528150605512_1176155384_n.jpg

0.5° na zona rural de Divinolandia, no dia 14/07/2012, lembro-me que cheguei de viagem um dia antes, e percebi que o climatempo acusava mínima de 0° pro dia 14... claro que não deixaria barato. Acordei 4 da manhã, sob temperatura de 5° na minha casa, junto com meus sobrinhos (um deles apenas 3 anos mais novo que eu, e que começará ciencias atmosféricas na unifei) e segui rumo a zona rural, no bairro "Campo Redondo", pelas estradas de terras escuras, sem lanterna, apenas com celulares e um termometro. Minhas mãos quase entraram em frostbite ahaha.

 

149839_434439703281023_456016190_n.jpg

30/10/2012, 37.1° em Indaiatuba/SP! Fui pra lá numa viagem de faculdade pra conhecer o campo de provas da GM, e perdi a maxima absoluta de todos os tempos em São Carlos, q foi 36.8°... mas peguei uma maior lol

 

970162_547935868598072_95221415_n.jpg

Maxima de 11° durante a onda de frio de julho de 2013! Maximas baixas são sensacionais, e foram dias assim!

 

969742_548567791868213_1930032870_n.jpg

1006044_548568201868172_1364686393_n.jpg

minima de 0° no dia 26/07/2013 aqui em Divinolandia... (termometro tá com bolha, mas calibrei ele mais cedo com gelo pra ver o marco zero...). Note que dessa vez foi praticamente dentro da cidade, o que sugere que deve ter feito algo ao redor de -2° na zona rural, que é bem mais fria!

 

1236430_564967146894944_1790862123_n.jpg

1235201_564967116894947_1795043167_n.jpg

Depois de uma onda de frio mais curta, mas quase tão intensa quanto a de julho, tive minima de 8° nublado em São Carlos, seguida de maxima de 11° e depois mínima de estratosféricos 1.5° às beiras do lago! Mas não houve formação de geada. Até agora o maior frio que peguei em São Carlos, sofri pra ir pra federal de bike com esse frio... dentro da cidade estava ao redor de 3°

Foi no dia 28/08/2013

Link to comment
Share on other sites

Sempre tive um pouco de interesse por meteorologia. Só que ele aumentou bastante em um ano muito interessante que foi 2009. Foi exatamente no mês de julho daquele ano, por conta dos dias seguidos chuvosos que a Grande SP tinha justamente por conta de uma frente estacionária, entre os dias 23/07 até 30/07. Nesse mesmo tempo, o sul do Brasil congelava de frio. E também a friagem vinha com tudo sobre os estados de MS, sul e oeste de MT, RO e AC! Já boa parte de MG, GO, DF estavam tendo dias quentes e secos devido a força do bloqueio!

 

Agosto de 2009 que chegou a ter chuvas atípicas no centro oeste do Brasil. Só que o dia que mais marcou para mim foi em 08/09, onde São Paulo teve temporais praticamente o dia todo (algo muito parecido com 24/05/2005). E me recordo que as previsões indicavam apenas alguma chuva por leste paulista. A maior chance de temporal era no sul do estado.

 

Pulando bastante o tempo, teve o dia 23/01/2011. Esse dia tivemos aquelas pancadas típicas de verão daqui, formadas pela combinação de calor + entrada da brisa marítima. Só que algo inesperado ocorreu e por volta das 20 horas (HBV), um temporal muito intenso com raios um atrás do outro começou a cair e durou até quase as 23 horas. Foi algo impressionante isso. Parecia que a chuva não iria mais parar. Só que quando era meia noite, o céu já estava praticamente limpo!

Também teve o dia 21/02/2011 onde novamente a combinação do calor + entrada da umidade marítima desencadeou uma tempestade assustadora. Na zona norte da cidade (na época eu tava lá), a sensação de que se tinha era que tava dando um tornado, devido a força dos ventos. Mas este, eu me recordo que não teve aquela duração toda que nem o do dia 23/01.

 

Eu também me recordo dessa tempestade da madrugada do dia 07/09/2002. Na hora eu me lembro que eu tava acordado no computador e quando a chuva caiu com os ventos, as luzes chegavam a piscar aqui. Nesse dia deu muito medo. A sensação que se tinha, era que os ventos sopravam em variadas direções num curto espaço de tempo. Como disse o matheussg, essa tempestade veio uns dias depois de uma forte massa de ar frio para os padrões de setembro.

No mês seguinte, tivemos uma situação de bloqueio e aqui na capital paulista fez vários dias com temperaturas altíssimas. Mas ainda nada que se compare a essa atual onda de calor.

 

Até o mês passado a onda de calor de outubro de 2002 tinha sido a maior que eu já havia presenciado. Em outubro de 2012 tivemos máximas mais elevadas, mas a duração do calor severo em out/2002 foi bem maior. No Mirante de Santana foram 12 dias consecutivos com máxima acima dos 32ºC e 4 máximas acima dos 35ºC nesse período.

 

Agora, a atual onda de calor, que começou no dia 20/01, conseguiu superar 2002 com uma certa facilidade. Até agora tivemos:

2 dias consecutivos acima dos 36ºC;

6 máximas maiores ou iguais a 35ºC, sendo 4 delas em seguida;

10 dias consecutivos acima dos 34ºC;

13 dias consecutivos acima dos 33ºC;

16 dias consecutivos acima dos 32ºC;

20 dias consecutivos acima dos 31ºC.

Tenho quase certeza que todos os números acima sejam sem precedentes, exceto a máxima absoluta e o número de dias consecutivos acima dos 36º, que perdem para jan/99 e out/12. E esses números ainda vão aumentar.

 

Esta onda de calor com certeza já pode ser adicionada aos eventos marcantes de todos os paulistanos, assim como dos moradores da região Sul.

 

---

 

Me lembro bem dos dias 08/09/2009, 23/01/2011 e 21/02/2011.

 

O dia 08/09/2009 foi incrível. Amanheceu muito abafado para os padrões de setembro e com um céu que me chamou muito a atenção: estava aberto a leste, com o Sol forte, mas com instabilidades se aproximando a oeste, dando um forte contraste com o Sol. Aí, por volta das 8 e pouco (não lembro bem porque eu estava fazendo simulado), o dia virou noite e céu desabou, com muito vento e raios. Chegou até a acabar a luz na minha escola por duas vezes, no meio da prova. Foram 3 pancadas fortes de manhã e uma à tarde. A segunda e a terceira foram as mais intensas.

 

O temporal do dia 23/01/2011 eu infelizmente perdi porque estava em Mongaguá naquele dia. Não houve nenhum indício de temporal por lá. Só no dia seguinte que fiquei sabendo do temporal que caiu por aqui, vendo no jornal.

 

No dia 21/02/2011 eu também dei azar, mas por outro motivo. O limite do grosso do temporal chegou a ficar 1 km a sudeste de onde eu moro, mas aqui só choveu fraco. Apesar disso, o vento foi bem assustador. Mas foi no dia anterior (20/02) que o meu bairro foi atingido fortemente por um temporal com um vendaval incrivelmente forte, muita água e um pouco de granizo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.