Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Maria da Fé MG 1300 Metros de Altitude , Varias ..


William Siqueira
 Share

Recommended Posts

49538a_eb59b2352b14ab8ffc4e3f709b65c320.jpg_srz_p_75_67_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

 

Fauna e flora



Os tipos de árvores que mais se destacam no município são os eucaliptos, os pinheiros-do-paraná ou araucárias e os Pinus elliottii. Há ainda o muchoco, o manacá-da-serra, a quaresmeira, o ipê-amarelo, a capororoca, o araticum, a candeia, o cambuí, samambaias, fáfia, jerivá, araçá, cedro e angico. Em processo de extinção na região, há ainda o pinheiro-bravo. Matas ciliares (ou matas galerias) também estão presentes no município. São matas que acompanham os rios e riachos, importantes para manter as correntes de água e reduzir efeitos de erosão.

 

O município tem animais como a capivara, o periquito e a maritaca.

 

49538a_043e8f23f50a789a880b814ee0fabcd8.jpg_srz_p_156_186_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

 

Relevo



Maria da Fé localiza-se na região Sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, acima de 1.000 m de altitude, uma região caracterizada pela predominância de morros escarpados. A sede do município está a 1.258 m de altitude e o ponto culminante é o Pico da Bandeira, a 1.683 m. acima do nível do mar, de onde se pode avistar toda a cidade e também algumas cidades vizinhas como, por exemplo, São José do Alegre, Pedralva ou Itajubá

De lá também pode-se ver o Pico dos Marins, o Laboratório Nacional de Astrofísica em Brazópolis e a própria Serra da Mantiqueira. O relevo é predominante montanhoso, 88% da área do município sendo constituída dos chamados "mares de morros", típicos da região; o restante é composto por 10% de planalto ondulado e 2% de relevo plano. Em Maria da Fé, as formações rochosas são de rochas sedimentares formadas por areia, argila, calcário e arenito e por rochas magmáticas, principalmente granitos. Além de comporem a paisagem, as rochas são utilizadas para calçar as ruas, revestir as casas e modelar de peças de artesanato e decoração.

 

Hidrografia



Maria da Fé possui três ribeirões: Cambuí, Sabará e Pintos Negreiros. O Ribeirão Cambuí abastece o município, sendo sua água captada pela COPASA. Possui várias nascentes nos bairros da Grota, Marmeleiro, Tijuco Preto, Campo Redondo, Alecrim, EPAMIG, Pomária e outros.

O Ribeirão Cambuí atravessa a sede e também os bairros São João e Coitos. Durante o seu percurso possui algumas cachoeiras, sendo a mais notável a do Véu de Noiva.

 

 

49538a_b3046e3d140f72917ac1e8dea3892b4e.jpg_srz_p_160_200_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

 

Clima



O clima de Maria da Fé é classificado como tropical de altitude.

A máxima absoluta foi de 32.6 no dia 31/12/2007. A mínima absoluta foi de -8.4°, no dia 21/07/1981, sendo inclusive a mais baixa temperatura registrado pelo INMET na região sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Grande Frost ? 15 Mil só , kk

 

 

Comparando com as cidades Vizinhas é sim grande , pois a outras tem entre 3 Mil e 10 Mil

 

As Maiores sao :

 

1 Poços de Caldas 152 435

 

2 Pouso Alegre 130 615

 

3 Varginha 123 081

 

4 Passos 106 290

 

5 Itajubá 94 940 Unica mais perto e Vizinha !

 

6 Alfenas 73 774

 

7 Três Corações 72 765

 

8 São Sebastião do Paraíso 64 980

 

9 Três Pontas 53 860

 

10 Guaxupé 49 430

Link to comment
Share on other sites

Grande Frost ? 15 Mil só , kk

 

 

Comparando com as cidades Vizinhas é sim grande , pois a outras tem entre 3 Mil e 10 Mil

 

As Maiores sao :

 

1 Poços de Caldas 152 435

 

2 Pouso Alegre 130 615

 

3 Varginha 123 081

 

4 Passos 106 290

 

5 Itajubá 94 940 Unica mais perto e Vizinha !

 

6 Alfenas 73 774

 

7 Três Corações 72 765

 

8 São Sebastião do Paraíso 64 980

 

9 Três Pontas 53 860

 

10 Guaxupé 49 430

 

É verdade, itajuba tambem é uma exceção mas grande parte da população é estudante ou vive de todas as oportunidades que a universidade alavancou na região, quase fui estudar lá!

Pena que é bem mais baixa e quente!

Link to comment
Share on other sites

Cidade Universitaria Frost bem lembrado

 

Itajubá a grosso modo se compara ao clima da cidade de Sao Paulo maxima nos dias mais quentes passando dos 20°C chegando a 34°C 35°C , nos dias mais frios em torno dos 6°C a 9°C

 

 

Renan Maria da Fé a Itajubá 22km asfalto com serra por estrada de terra 7km

 

 

Itajubá esta a 830 Metros de Altitude um forno la horrivel , quanto a BJM nunca fui ouvi falar uma vez , fica pros lados de Caxambu , Aiuruoca certo ?

Link to comment
Share on other sites

Cidade Universitaria Frost bem lembrado

 

Itajubá a grosso modo se compara ao clima da cidade de Sao Paulo maxima nos dias mais quentes passando dos 30°C chegando a 34°C 35°C , nos dias masi frios em torno dos 6°C a 9°C

 

Acho que só se compara às regiões mais afastadas do centro no máximo!

Aqui no miolo as medias foram muito afetadas pela urbanização.

Link to comment
Share on other sites

Já estive em Itajubá mas faz tempo... :laugh:

 

Em Poços de Caldas também... Tenho um amigo que morou vários anos lá.

Aí eu tinha hotel de graça. :laugh:

 

Maria da Fé tem uma das raras ex-estações ferroviárias bem conservadas no Brasil.

A grande maioria está caindo aos pedaços neste país sem memória. :sad:

Tem uma antiga locomotiva a vapor (Maria-Fumaça) ao lado...

 

Dá pena ver muitos morros sem árvores mas este é um mal de todo Brasil.

 

A cidade é realmente bonita. Gostei

Se tivesse mais árvores nas ruas seria o máximo.

Mas é pedir demais... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Caiu mesmo... :laugh:

 

É que eu sou "velhinho" :laugh: , da geração que ainda viajou de trem (Quando eu era criança).

Fui muito de Sampa para Ribeirão Preto e São Simão-SP, pela antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

 

Talvez por isso eu seja entusiasta de tudo que se refere a transporte ferroviário.

Infelizmente totalmente posto de lado aqui no Brasil.

O Brasil está certo e todos os países mais adiantados estão errados. :mosking: :sarcastic:

 

E.T.: Nunca vi um pé de oliveira ao vivo.

Acho que vou ter que ir até aí para conhecer...

 

E.T.2: Céu azul típico das cidades serranas. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.