Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Terremoto gelado


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Terremoto gelado: raro fenômeno explicaria sons ouvidos no Canadá

 

Moradores de Toronto, no Canadá, relatam desde o Natal terem ouvido grandes estrondos na cidade. Como não há registros de terremotos, cientistas acreditam que o som pode ser explicado por um raro fenômeno: o "criosismo".

 

Também chamados de "terremotos gelados", eles ocorrem quando há uma queda muito rápida na temperatura. Com os termômetros abaixo de 0°C, a água subterrânea congela e se expande, quebrando o solo congelado e pedras ao redor, o que causa o som alto. No domingo, por exemplo, Toronto experimentava 4°C. Nas primeiras horas da segunda-feira, quando ocorreram relatos, o frio chegava a -17°C.

 

Foi definitivamente isso", diz ao site Global Toronto David Phillips, climatologista da agência governamental Environment Canada. "Foi um tempo perfeito, a condição perfeita: não havia muita neve no chão, então o som não foi abafado; foi uma queda rápida na temperatura; o solo estava saturado com toda a umidade da semana passada, então tinha muita água e gelo no solo."

 

"Eu diria que, com uma queda súbita na temperatura, os terremotos gelados são uma explicação muito provável", diz Catherine Woodgold, sismologista de outra agência do governo, a Earthquakes Canada.

 

Algumas pessoas reportaram sons que pareciam que alguma coisa - ou alguém - havia caído em seus telhados. Segundo os cientistas, isso também pode ser resultado da queda de temperatura, que faz com que o telhado contraia e faça esse som.

 

TERRA

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.