Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Internacional - Jan/Fev/Mar/Ab 2014


Aldo Santos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Impressionante as imagens do gelo acumulado nas árvores na Eslovênia,uma destruição enorme.

 

Estou acompanhando o site ou blog do Ogimet informado por alguém do abaixo-de-zero, todo dia vejo as 100 estações mais quentes, as 100 mais frias e as 100 com maiores chuvas em 24 horas.Durante alguns dias de janeiro de 2014,as 100 estações mais frias foram na Rússia (Sibéria), nos últimos 4 dias começou a aparecer as estações da Antártida,sendo que do dia 25/01 até hoje as estações da Antártida desceram as mínimas para menos de - 41ºC negativos,estão caindo dia a dia, a partir de 7/2 ás mínimas na Antártida ultrapassaram os - 50ºC,acho que em poucos dias as estações Antárticas ficarão no topo do ranking das mais frias.

Link to comment
Share on other sites

Jogador Brasileiro do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, Maicon (25), morreu nesse sábado após perder o controle do seu carro, batendo de frente com outro que vinha em direção oposta.

 

De acordo com relatos, a intensa neve no momento pode ter contribuido para a fatalidade.

 

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/02/09/maicon-morreu-em-colisao-frontal-apos-ultrapassagem-carro-era-do-clube.htm

Link to comment
Share on other sites

Maior nevasca em 20 anos mata 11 pessoas no Japão

Pela primeira vez desde 1994, a neve ultrapassou os 20 centímetros em Tóquio

 

A mais forte nevasca dos últimos 20 anos atingiu neste domingo Tóquio e outras áreas do Japão, causando 11 mortes e cerca de 600 feridos, segundo os relatórios meteorológicos e as informações divulgadas pelos meios de comunicação social.

 

Mais de 740 voos foram cancelados depois de a agência de meteorologia ter emitido um aviso de forte tempestade para a capital e mais de 40 mil famílias ficaram sem eletricidade. Pela primeira vez desde 1994, a neve ultrapassou os 20 centímetros em Tóquio.

 

De acordo com a emissora pública NHK, pelo menos 494 pessoas já ficaram feridas em acidentes causados pela neve em todo o país.

 

A agência meteorológica estimava que a queda de neve se prolongue durante a noite de sábado e a manhã de domingo em Tóquio e já emitiu um alerta de forte nevasca para a capital - o primeiro aviso para a cidade em 13 anos - apelando aos moradores para não sair de casa, a não ser em caso de necessidade.

 

Além disso, a agência alertou para ventos fortes e ondas altas no leste do Japão, para onde se dirige rapidamente uma frente de baixa pressão.

 

As companhias aéreas japonesas já cancelaram hoje 742 voos japoneses devido à nevasca, divulgou a NHK, prevendo mais cancelamentos para domingo. Os aeroportos das cidades ocidentais de Hiroshima e Kagawa estiveram temporariamente fechados para a remoção de neve das pistas.

 

As televisões mostraram ainda imagens de centenas de passageiros em fila no aeroporto de Haneda para o reembolso ou uma mudança de voos, com as placas das partidas indicando muitos cancelamentos.

 

Operadores ferroviários suspenderam temporariamente os serviços de Shinkansen, no Oeste do Japão, afetando mais de 100 mil passageiros, segundo noticiou a imprensa, e 43.800 habitações ficaram sem eletricidade em muitas áreas do Japão Central e Oriental.

 

Em Tóquio, várias universidades adiaram também o início dos exames de admissão para o novo ano letivo.

 

 

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2014/02/maior-nevasca-em-20-anos-mata-11-pessoas-no-japao-4414560.html

 

giphy.gif~original

:rofl:

Link to comment
Share on other sites

Neve atinge areas do sul da China!!

 

 

Cidades como Changsha 28°11′46″N ficaram brancas....e as temperaturas hoje estao entre 3C e -6C.

 

 

 

 

 

 

 

 

Heavy snowfall moves south, disrupts life

By Xu Wei in Beijing and Wen Xinzheng in Changsha

 

Traffic workers clean snow on the Nanchang-Jiujiang Expressway in East China's Jiangxi province on Feb 9, 2014. Meteorological departments warned that most parts of Jiangxi will see heavy snowfall or icy road conditions in the next three days. The province issued its highest level meteorological disaster alert for snowfall Sunday morning. (Photo / Xinhua)

 

Snowstorms moved further south on Sunday, battering parts of Central and East China, delaying flights and forcing road closures, as forecasters warned rain and snow will continue in those areas this week.

 

Hubei, Hunan, Jiangxi and Zhejiang provinces were among the areas hardest hit, as dozens of flights were delayed and several highways closed.

 

Snowfall in those areas is expected to continue through Monday afternoon.

 

Around 20 flights had been delayed by 10 am on Sunday at Nanchang Changbei International Airport in the capital of Jiangxi province due to ice on the taxiway. Entrances to several highways in the province were also closed as the number of road accidents related to slippery conditions increased, according to the provincial transportation department.

 

On a section of the Shanghai-Chongqing Expressway in the Enshi Tujia and Miao autonomous prefecture, hundreds of motorists were forced to spend the night in a highway tunnel on Saturday as the blizzard caused a number of traffic accidents and road closures.

 

The road section was reopened at around 4 pm on Sunday after a closure of more than 10 hours, according to the provincial traffic police.

 

Heavy snowfall moves south, causing flight delays, road closures

 

The snow did not disrupt flights at the Huanghua International Airport in Changsha, capital of Hunan province, according to airport spokesman Liu Quan.

 

Liu said the airport has increased its capacity to remove ice on the runways and aircrafts, but meteorological authorities said the snowstorms could continue for several days.

 

One-third of the counties in Southwest China's Guizhou province were affected by freezing rain on Sunday, according to the provincial meteorological authority.

http://www.chinadailyasia.com/news/2014-02/10/content_15116823.html

 

 

 

 

 

fotos:

http://news.xinhuanet.com/english/photo/2014-02/09/c_133101610.htm

 

 

 

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

Dois dados muito significativos sobre o clima no mundo:

 

1) Durante o mês de janeiro choveu TODOS OS DIAS em Londres!! E foi bem morno: média de 7°. Elevados 4° acima do normal

 

2) Agora faz surpreendentes 6° com chuva em Hong Kong!! É MUITO frio para a cidade! A China está muito gelada. Shanghai não passa dos 5° desde o dia 8 e nevou em 3 dias.

Link to comment
Share on other sites

^^

^^

^^

Nem me fala........chuva, chuva, chuva.......e mais chuva. :cray:

Tem sido o inverno mais chuvoso dos ultimos 250 anos.

Enchentes e alagamentos em varias regioes da Inglaterra.

Agora, nesse exato momento, chega a Londres uma tempestade com rajadas de mais de 100km/h e chuva intensa. Deve durar entre as 11am-4pm.

Vai ser o caos!!!! :negative:

 

===========

 

 

PS: "morno" nao esta...e acho que a temp media na cidade e' de 4/5C, nao de 3C.

Mas por causa das constantes ventanias e chuva a sensacao termica esta baixa.

 

 

http://www.metoffice.gov.uk/

 

.

Link to comment
Share on other sites

Tempestade de gelo e neve atinge sudeste dos EUA

 

Uma letal tempestade de gelo e neve atingiu nesta quarta-feira (12) o sudeste dos EUA, prejudicando os transportes rodoviários e aéreos e ameaçando causar apagões generalizados, segundo meteorologistas.

O trecho mais afetado vai do leste do Texas às Carolinas, podendo chegar até os estados do Médio Atlântico na noite desta quarta, segundo Roger Edwards, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional. "É incomum termos uma tempestade de gelo tão a leste no Sul Profundo", acrescentou.

O presidente Barack Obama decretou estado de emergência na Geórgia, onde o governo estadual não funcionaria na quarta-feira. Governadores de outros Estados do sul declararam emergências climáticas.

 

9s9rv6.jpg

 

As autoridades se apressaram em fazer planos para lidar com o mau tempo, após enfrentarem críticas há duas semanas, quando uma tempestade paralisou estradas na região de Atlanta e obrigou mais de 11 mil estudantes do Alabama a passarem a noite em suas escolas.

 

As condições se agravaram durante a noite, quando uma faixa do Alabama à Carolina do Sul foi atingida com chuva, granizo e neve. Moradores se preparam para enfrentar chuva congelada e vias escorregadias, segundo Edwards. "O tráfego matinal será horrível", alertou. "Pessoas que não estão acostumadas a lidar com essas condições devem evitá-las - ficar em ambientes fechados, ficar fora das estradas."

A última tempestade de gelo significativa nessa região foi em janeiro de 2000, quando a formação de 13 milímetros de gelo deixou mais de 350 mil pessoas sem energia, disse o meteorologista Dan Darbe. No caso da tempestade atual, "estamos falando em uma área bem maior e com muito mais gelo".

A tempestade já despejou 5 a 15 centímetros de neve na terça-feira no norte da Geórgia. Mas o gelo era uma preocupação muito maior na quarta-feira, quando é esperado o acúmulo de 6 a 20 milímetros em grande parte da Geórgia, incluindo a região metropolitana de Atlanta. Algumas áreas podem ter mais de 25 milímetros.

A tempestade já provocou duas mortes em acidentes de trânsito no Mississippi e três no norte do Texas, segundo as autoridades.

Mais de 2.500 voos foram cancelados nos EUA, e muitos sofrem atrasos na manhã de quarta-feira, segundo o site de monitoramento aéreo FlightAware.com.

 

Fonte: G1

Link to comment
Share on other sites

.

.

.

Hanoi, Capital do Vietnam com temp entre 9 e 11C hoje. :prankster:

 

latitude: 21°2′0″N Alt: 12m.

 

temp media de Janeiro 16.5C

 

 

.

 

==================

 

Cidades proximas a fronteira com a China (entre 21°e 23°N ) como Sa Pa(1500m) recebem neve algumas vezes(1983, 2000, 16 March 2011, and 15 December 2013).

Temp media de Sa Pa em Janeiro e' de 8.1C

 

 

Neve de Dezembro/2013

curios.jpg~original

Link to comment
Share on other sites

Será que as temperaturas em Sochi estão normais??? toda vez que consigo assistir alguma competição, os jornalistas que estão lá, falam que a temperatura está em 10,11,12°C.

Se for assim, a serra gaúcha, catarinense podia pleitear a realização dos Jogos; pelo menos, as temperaturas estariam mais baixas. Precisaríamos só importar a neve. :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Será que as temperaturas em Sochi estão normais??? toda vez que consigo assistir alguma competição, os jornalistas que estão lá, falam que a temperatura está em 10,11,12°C.

Se for assim, a serra gaúcha, catarinense podia pleitear a realização dos Jogos; pelo menos, as temperaturas estariam mais baixas. Precisaríamos só importar a neve. :mosking: :mosking:

 

 

Sergio, Sochi tem atrás de si somente o Caucaso, altitudes acima de 5000 metros, ali é neve no verão e no ano todo...faltaria pra Serra Gaucha trazer o PNI pra lá kkkkk ia ser garantia de nevasca anual.

Onde estão sendo praticados os eventos ao ar livre usaram técnica de neve artificial, mas como tem a altitude, lá tem neve natural tb. :friends:

Link to comment
Share on other sites

.Hanoi, Capital do Vietnam com temp entre 9 e 11C hoje. :prankster:

 

latitude: 21°2′0″N Alt: 12m.

 

temp media de Janeiro 16.5C

Latitude equivalente a Cachoeiro do Itapemirim-ES. :shok:

 

O que não faz um continente enorme como a Ásia...

 

Um dia com temperaturas assim no ES, seria um sonho...

Mas estamos na beira do mar.. Praticamente impossível acontecer isso..

Link to comment
Share on other sites

Se o padrão USA funcionar, nosso inverno pode ser bom. kkkkkkkkkkkk

 

Nordeste dos Estados Unidos enfrenta a pior nevasca deste inverno

O mau tempo provocou pelo menos 17 mortes, a maioria em acidentes nas estradas. De quarta para quinta, mais de dez mil voos foram cancelados.

Tweet

 

O nordeste dos Estados Unidos enfrenta a pior nevasca desse inverno. Em todo o país, o número de mortos chega a 17.

A estimativa que o inverno rigoroso nos Estados Unidos já tenha provocado prejuízos diretos equivalentes a R$ 12 bilhões.

Só a cidade de Nova York deve gastar R$ 222 milhões para remover a neve das ruas – 60% a mais que o previsto. É que já nevou o dobro do esperado para todo o inverno.

O resultado disso é que em muitas ruas de Nova York é possível ver pilhas de neve com mais de dois metros de altura. No meio delas, muito gelo, porque a temperatura tem ficado quase sempre abaixo de 0°C, e boa parte da neve não derrete.

Link to comment
Share on other sites

Se o padrão USA funcionar, nosso inverno pode ser bom. kkkkkkkkkkkk

 

Nordeste dos Estados Unidos enfrenta a pior nevasca deste inverno

O mau tempo provocou pelo menos 17 mortes, a maioria em acidentes nas estradas. De quarta para quinta, mais de dez mil voos foram cancelados.

Tweet

 

O nordeste dos Estados Unidos enfrenta a pior nevasca desse inverno. Em todo o país, o número de mortos chega a 17.

A estimativa que o inverno rigoroso nos Estados Unidos já tenha provocado prejuízos diretos equivalentes a R$ 12 bilhões.

Só a cidade de Nova York deve gastar R$ 222 milhões para remover a neve das ruas – 60% a mais que o previsto. É que já nevou o dobro do esperado para todo o inverno.

O resultado disso é que em muitas ruas de Nova York é possível ver pilhas de neve com mais de dois metros de altura. No meio delas, muito gelo, porque a temperatura tem ficado quase sempre abaixo de 0°C, e boa parte da neve não derrete.

 

Amigo Rodrigo,

Gosto muito das tuas postagens sempre, por isso gostaria de uma explicação.

Por quê o padrão USA é referência para nós, sendo que nossas massas polares se originam do pólo sul e as dos EUA do pólo norte?

Não entra muito na minha cabeça esta co-relação, embora eu saiba que ela funcione até.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Outra nevasca deve atingir o Japão amanhã, em alguns locais pode ser mais forte que a ocorrida há cerca de 5 dias atrás.
Uma forte nevasca está atingindo o Japão.

Em Tóquio o acumulado hoje chega a 20 cm e deve nevar mais.

Em Kofu o acumulado chega a 85 cm, sendo o maior em 100 anos.

 

Imagens de Tóquio e Yokohama

 

U6IuAAa.jpg

 

fAdx2MR.jpg

 

5PzSYjd.jpg

 

REeFrNn.jpg

 

0bJCNQ5.jpg

 

2iJMZzQ.jpg

 

ZM1PQ2d.jpg

 

PRKOsgZ.jpg

AP Photo

Link to comment
Share on other sites

From the 10 am EST Friday NWS storm report, here are the top snowfall totals by state from Pax:

 

Virginia: 28.5", Pilot

West Virginia: 27.5", Mount Storm

Maryland: 26", Glyndon

New York: 25.8", Jewett

Pennsylvania: 22.5", Glencoe

North Carolina: 21", Boones Hill

Vermont: 20", Mt. Holly

New Jersey: 19.2", Highland Lakes

Massachusetts: 16", Ludlow

Delaware: 14.4", Greenville

Maine: 14", Farmington

Connecticut: 14", Fairfield

Kentucky: 14", Jenkins

New Hamshire: 11.6", Washington

Tennessee: 11.3", Jonesborough

Alabama: 10", Cullman, Hunstville

Georgia: 10", Batesville

South Carolina: 10", Clover

Rhode Island: 9.6", West Glocester

Link to comment
Share on other sites

Três mortos e 850 feridos em consequência da nevasca no Japão.

 

Alguns acumulados das últimas 24H:

Kofu 110 cm

Maebashi 72 cm

Kumagaya 62 cm

Yokohama: 28 cm

Tóquio: 27 cm

 

 

Estava lendo alguns artigos interessantes, um deles sobre conversão de neve em chuva. Pra terem uma idéia do quanto nevou, fiz uma tabela simplória.

 

Se a temperatura for de 0, -1 ou -2 - 1 mm de chuva equivale a 1 cm de neve

Se a temperatura for entre -5 e -10, 1 mm de chuva pode significar 2 cm de neve.

 

Não é uma coisa precisa, já que a densidade da neve depende de muitos fatores. supondo que em Kofu a temperatura estivesse a -1 na maior parte do tempo, seria o mesmo que uma forte tempestade chegar lá e despejar 110 mm. É muita neve!

Link to comment
Share on other sites

Se o padrão USA funcionar, nosso inverno pode ser bom. kkkkkkkkkkkk

 

Nordeste dos Estados Unidos enfrenta a pior nevasca deste inverno

O mau tempo provocou pelo menos 17 mortes, a maioria em acidentes nas estradas. De quarta para quinta, mais de dez mil voos foram cancelados.

Tweet

 

O nordeste dos Estados Unidos enfrenta a pior nevasca desse inverno. Em todo o país, o número de mortos chega a 17.

A estimativa que o inverno rigoroso nos Estados Unidos já tenha provocado prejuízos diretos equivalentes a R$ 12 bilhões.

Só a cidade de Nova York deve gastar R$ 222 milhões para remover a neve das ruas – 60% a mais que o previsto. É que já nevou o dobro do esperado para todo o inverno.

O resultado disso é que em muitas ruas de Nova York é possível ver pilhas de neve com mais de dois metros de altura. No meio delas, muito gelo, porque a temperatura tem ficado quase sempre abaixo de 0°C, e boa parte da neve não derrete.

 

Amigo Rodrigo,

Gosto muito das tuas postagens sempre, por isso gostaria de uma explicação.

Por quê o padrão USA é referência para nós, sendo que nossas massas polares se originam do pólo sul e as dos EUA do pólo norte?

Não entra muito na minha cabeça esta co-relação, embora eu saiba que ela funcione até.

Abraços!

 

O Coutinho estuda muito correlações entre situações passadas e as atuais para tentar enxergar padrões e consequentemente melhorar a acuridade de suas previsões. E ele tem uma teoria interessante de que o que se passa em algumas regiões americanas tem correlação com o que acontece na América do Sul.

O clima é por demais complexo mas essas observações visando enxergar padrões é um diferencial tanto do Coutinho quanto da Metsul.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso a Califórnia vive uma das piores secas já registradas em mais de um século.

 

Na região de Los Angeles, onde normalmente 48% da média anual de chuvas de 377,5 mm caem em Janeiro e Fevereiro (somando cerca de 180 mm) teve até agora apenas 5,7 mm, o que equivale a 3% do esperado. E essa chuva caiu em Fevereiro, em Janeiro não houve precipitação, algo que só ocorreu 5 vezes desde 1877.

 

As temperaturas também estão acima da média. As mínimas em Janeiro foram 2 graus acima da média, que é de 8,7º e as máximas 3,5º superior a normal.

 

E a situação para os próximos dias continua desanimadora. O NOAA não prevê qualquer precipitação em grande parte do Estado para os próximos 7 dias.

 

rainfallcaliforniafeb_zps37a5e606.gif

Link to comment
Share on other sites

.Hanoi, Capital do Vietnam com temp entre 9 e 11C hoje. :prankster:

 

latitude: 21°2′0″N Alt: 12m.

 

temp media de Janeiro 16.5C

Latitude equivalente a Cachoeiro do Itapemirim-ES. :shok:

 

O que não faz um continente enorme como a Ásia...

Realmente continentalidade faz mágica, aqui no Brasil Campo Grande 20.27° Sul , de vez enquanto tem temperaturas bem próximas a essa.

Link to comment
Share on other sites

.Hanoi, Capital do Vietnam com temp entre 9 e 11C hoje. :prankster:

 

latitude: 21°2′0″N Alt: 12m.

 

temp media de Janeiro 16.5C

Latitude equivalente a Cachoeiro do Itapemirim-ES. :shok:

 

O que não faz um continente enorme como a Ásia...

Realmente continentalidade faz mágica, aqui no Brasil Campo Grande 20.27° Sul , de vez enquanto tem temperaturas bem próximas a essa.

 

Realmente não precisamos ir tão longe. Além de CG eu citaria Ponta Porã como o case brasileiro quando o assunto é frio em baixas latitudes. Em massas continentais é comum PP ter 10oC (em massas muito fortes até menos) às 2 da tarde! OK, PP está a 22,5 S e 600 m de altitude. Mas para ver que o parâmetro Média/extremo é similar, a média de julho em PP é de 16oC!

Link to comment
Share on other sites

Região da Nova Inglaterra está sendo afetada pela nevasca.

 

hfd_None_anim.gif

 

Neve em NY: http://www.earthcam.com/usa/newyork/timessquare/?cam=tsrobo1

Neve em Provincetown, MA: http://www.provincetownview.com/

 

 

@breakingweather

Non-blizzard report: Snow accumulating in the Tabuk Mountains of Saudi Arabia. Could total 1 or 2" tonight.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.