Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Internacional - Jan/Fev/Mar/Ab 2014


Aldo Santos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Nesta simulação da circulação dos ventos em 10 hPa, podemos ver o vórtice polar estratosférico (grande círculo colorido).

 

LiZEoGr.png

 

Não sou especialista, não sou climatologista, mas suspeito que esse Vórtice Ciclônico e o Bloqueio aqui no Brasil tem alguma co-ligação.

 

Os dois estão anômalos e muito intensos, cada um ao seu hemisfério e estação correspondente, além de estar difundidos sobre quase uma mesma longitude... Talvez (no auto da minha leiguice sobre esse assunto específico) o Bloqueio e/ou Vórtice (até talvez juntos) mereçam um estudo de caso...

 

Ta aí uma sugestão de TCC também para formandos em meteorologia...

Link to comment
Share on other sites

Nesta simulação da circulação dos ventos em 10 hPa, podemos ver o vórtice polar estratosférico (grande círculo colorido).

 

http://i.imgur.com/LiZEoGr.png

 

Não sou especialista, não sou climatologista, mas suspeito que esse Vórtice Ciclônico e o Bloqueio aqui no Brasil tem alguma co-ligação.

 

Os dois estão anômalos e muito intensos, cada um ao seu hemisfério e estação correspondente, além de estar difundidos sobre quase uma mesma longitude... Talvez (no auto da minha leiguice sobre esse assunto específico) o Bloqueio e/ou Vórtice (até talvez juntos) mereçam um estudo de caso...

 

Ta aí uma sugestão de TCC também para formandos em meteorologia...

Será que daria para simular essa situação, fazendo reanálise da posição deste vórtice ciclônico de inverno na América do Norte em 1956, 1971, 1984, alguns dos anos em que tivemos situação semelhante à atual aqui no sul/sudeste?

Link to comment
Share on other sites

Vulcão Tungurahua, Equador

http://i1272.photobucket.com/albums/y396/Douglasjuv/Semtiacutetulo_zps9fc9dd35.png

 

Não sei se coloquei no tópico correto, se existe algum tópico para o monitoramento dos vulcões... Mais é uma imagem sensacional, e merece ser compartilhada.

viewtopic.php?f=144&p=412171#p412171 :biggrin:
Link to comment
Share on other sites

Se isso acontecer será o CAOS! Mas prefiro não acreditar numa tragédia dessas...

Abraços!

http://rollingstone.uol.com.br/edicao/14/aquecimento-global-e-inevitavel-e-6-bi-morrerao-diz-cientista

 

 

Achei isso

 

Estima-se que cerca de 6.178 pessoas morram no mundo por hora. Isso significa que, diariamente, 148.272 seres humanos falecem. Ao término de um ano, conseqüentemente, as mortes ultrapassam 54 milhões.

 

 

Isso x 100 anos da quanto ? Falar que vai morrer isso tudo e a culpa do aquecimento global e fácil , também acho que esse véio ta gaga kkk , prefiro acreditar nos russos !

 

 

Acho que as mortes de causas naturais já sao maiores que as possiveis por aquecimento global nao ?

Link to comment
Share on other sites

Enquanto aonde deveria nevar.....

 

Sochi já está com tudo pronto para Jogos de Inverno, mas falta um detalhe

 

Os estádios e instalações da Olimpíada estão prontos em Sochi, na Rússia, mas há um detalhe que tira o sono da organização dos Jogos de Inverno a apenas alguns dias da abertura, nesta sexta-feira. Fevereiro chegou com temperaturas mais altas do que o desejado, e o temor pela escassez de neve é uma ameaça real para os Jogos de Inverno.

 

No balneário de Sochi, desenhado pela imagem de palmeiras e de flores que sobrevivem o ano inteiro, o mês da Olimpíada começou com temperaturas positivas, flutuando entre 0 e 11 graus. Alguns trechos das montanhas que receberão as disputas apontaram camada de apenas dois centímetros de neve, volume considerado preocupante.

 

Apesar dos mais de US$ 50 bilhões investidos no evento, o dinheiro não pôde resolver uma questão que foge do controle da organização. No entanto, os recursos financeiros puderam pelo menos amenizar uma esperada falta de neve nas próximas semanas.

 

Os russos estocam neve em Sochi há mais de um ano, já prevendo a demanda emergencial para o mês de disputa da Olimpíada. A organização dos Jogos de Inverno contou com quatro maneiras de incrementar a neve das disputas de montanha, sendo uma delas artificial.

 

Neste recurso em questão, mais de 400 tubulações que produzem cristais artificiais foram instaladas nas montanhas, à procura de circulação de água abaixo da superfície. A operação deste mecanismo cabe a uma empresa dos Estados Unidos.

 

Com a consultoria de outra empresa especialista do setor, finlandesa, o objetivo era chegar à abertura da Olimpíada com cerca de 500 mil metros cúbicos de neve em recipientes nas sedes de competição, protegidos por enormes cobertores térmicos. A organização promete condições de provas mesmo se nenhuma queda de neve acontecer durante o evento.

 

"A neve vem sendo estocada. Ela é útil principalmente para a construção de pistas de várias modalidades. Mas nada substitui a neve natural ou a neve fabricada. Essa é uma preocupação, sem dúvida", diz Stefano Arnhold, chefe da missão brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi.

 

O dirigente, que também preside a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), diz que o cenário de improviso impacta tecnicamente a disputa das provas do gênero: "muda bastante as características de competição. O esqui alpino é a modalidade mais afetada".

 

Em fevereiro de 2013, dois eventos já haviam sido cancelados em Sochi por falta de neve, em provas de snowboard cross e esqui cross country.

 

A última edição dos Jogos de Inverno também já havia sofrido com o mesmo problema. Muitas provas de montanha acabaram adiadas, complicando o calendário de disputas em Vancouver, em 2010. Uma das imagens que ficaram do evento no Canadá foi a dos helicópteros que despejaram baldes de cristais de neve sobre a pista do snowboard.

 

"Ano passado, quando estivemos no evento teste, foi um ano ruim de neve e a competição foi boa, então acho que pior vai ser difícil, até porque agora eles contam com mais recursos e podem trazer neve de onde eles quiserem", afirma Isabel Clark, brasileira do snowboard, em uma visão otimista da questão.

 

"Não fui a Sochi, não conheço ainda as condições de prova. Mas tenho conversado bastante com quem já foi. Existe a possibilidade de estar mais quente mesmo, mas os russos fizeram um ótimo trabalho guardando neve. Na Europa tem acontecido de o inverno chegar mais tarde nos últimos anos, e o pessoal tem bolado esquemas de guardar neve de um ano para o outro. Não acho que seja um problema para cancelamento (de provas). Mas realmente as condições ficam mais difíceis para esquiar, você tem que ter a cera adequada para fazer seu esqui deslizar mais. Mas são condições iguais para todo mundo", diz Leandro Ribela, brasileiro que competirá no esqui cross country, na prova de sprint (1,6 km).

 

http://esporte.uol.com.br/esportes-de-inverno/ultimas-noticias/2014/02/04/cade-a-neve-sochi-estoca-gelo-mas-ainda-torce-por-ajuda-dos-ceus.htm

Link to comment
Share on other sites

1" = 2,54 cm

Leesburg, IN - 12"

New Somerset, OH - 12"

Hannibal, MO - 13"

Barnes, KS - 12.8"

Alta Vista, KS - 12.6"

Osage City, KS - 12.5"

Warsaw, IN - 12"

Emmett, KS - 12"

Eskridge, KS - 16"

Enterprise, KS - 15.2"

Manhattan, KS - 14"

Lawrence, KS - 14"

Topeka, KS - 13.5"

Hope, KS - 13"

Link to comment
Share on other sites

Recordes de frio e neve no centro da Ásia.

 

Recorde de baixa temperatura de -21,7°C (-7,1°F) foi medido em Termez, no Uzbequistão em 3 de fevereiro.

Mazar el Sharif, no Afeganistão (em uma baixa altitude de apenas 350 m / 1150 ') atingiu -19,0°C (-2,2°F) com 23 cm (9 ") de acumulação de neve.

Normalmente Kandahar recebe uma acumulação de neve significativa (cerca de 5-10 cm/2-4 "), que dizem ser o mais pesado em 30 anos.

No Tadjiquistão, reportagens afirmam 80 cm (31 ").

 

kandsnow_zps1883b60a.jpg

 

Na Foto Kandahar, Afeganistão

Link to comment
Share on other sites

Dados Winter Storm "Nika"

 

A tempestade de inverno designado Nika por The Weather Channel afetou mais de 100 milhões de americanos ao longo de uma grande área do país trazendo neve pesada e acumulações de gelo prejudiciais. O gelo tem sido particularmente perturbador para os moradores da Pensilvânia, onde em um ponto na quarta-feira (5 de fevereiro) mais de 700.000 pessoas estavam sem energia elétrica.

 

nika_zpsb83c4118.jpg

 

Por estado:

 

Kansas 15.5” at Eskridge

 

*New York 15.0” at Waverly and Bainbridge

 

Pennsylvania 15.0” at Sayre 2.8 WNW

 

*Massachusetts 12.5” at Douglas

 

*Connecticut 12.0” in Torrington

 

Missouri 12.0” at Weston

 

Indiana 10.1” at Claypool 1.2 E

 

New Jersey 9.8” at Bethlehem and Montague Townships

 

Illinois 9.0” in Watseka 6.9 WNW

 

*Rhode Island 9.0" at Burrillville

 

Ohio 8.7” at Anna 3.1 NNW

 

Oklahoma 7.0” at Fort Supply 4.2 SE

 

Nebraska 6.5” at Jewell

 

Iowa 6.0” in Red Oak and Farmington 3.5 W

 

Arkansas 6.0” at Bruno 3.1 SSE

 

Texas 6.0” at Lipscomb

 

 

weatherwunderground

Link to comment
Share on other sites

A nevasca que atinge o Japão provocou o cancelamento de centenas de voos e a suspensão de alguns serviços de trem.

Mais de 40 pessoas ficaram feridas em acidentes.

Os acumulados de neve em alguns locais pode passar dos 60 cm, em Tóquio o acumulado até o momento e de 4 cm.

 

Tóquio

qh0dZHh.jpg

Link to comment
Share on other sites

^^

^^

^^

 

The heaviest snow in two decades struck Tokyo and other areas across Japan on Saturday, leaving three dead and nearly 500 others injured, reports said.

 

More than 740 flights were grounded as the weather agency issued a severe storm warning for the capital, while more than 40,000 households lost power.

 

As much as 22 centimetres (8.7 inches) of snow was recorded today in Tokyo, topping 20 centimetres for the first time since 1994, :good: the meteorological agency and news reports said.

 

Two female passengers, aged 88 and 90, died today in a car accident on their way to a nursing home in Ishikawa, central Japan, NHK said. Police suspect one of the cars skidded on the icy road and caused the head-on clash.

 

A man was also killed in Nagano as a train smashed into his car at a railroad crossing, the broadcaster said, adding that 3,200 other accidents occurred across the nation caused by vehicles skidding in the icy conditions.

 

Public broadcaster NHK said at least 494 people were injured in snow-related accidents across the nation.

 

Further snowfall is expected Saturday night and early Sunday in Tokyo, the weather agency said.

 

The agency issued a heavy snow warning for the capital, the first such warning for the capital in 13 years, calling on residents not to go out unless necessary.

 

The agency also warned of strong winds and high waves in eastern Japan as a rapidly developing low pressure front was heading toward eastern Japan, it said.

 

Japanese airline companies have cancelled 742 flights on Saturday due to heavy snow, NHK said, adding that more cancellations are expected on Sunday.

 

Airports in the western cities of Hiroshima and Kagawa were temporarily closed as operators were removing snow from the runways.

 

Television footage showed hundreds of passengers queueing for reimbursement or a change of flights at Tokyo’s Haneda airport with departure boards indicating the cancellation of many flights.

 

Employees were hurriedly removing snow from the pavement in front of their shops and restaurants in Tokyo’s bustling Ginza district.

 

Railway operators temporarily suspended services of Shinkansen bullet trains in western Japan, affecting more than 100,000 passengers, news reports said.

 

http://indianexpress.com/article/world/asia/two-dead-around-90-injured-as-heavy-snow-hits-japan-reports/

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.