Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ciclones Tropicais no Índico - 2014


Recommended Posts

Tópico para Monitoramento de Ciclones Tropicais no Oceano Índico - 2014

 

==============================================================================================================================

 

Informações Básicas:

Período: Ano Todo com pico de Novembro a Abril (Índico Sul) e nos meses de Maio e Novembro (Índico Norte)

Órgão Responsável por Monitorar: Meteo-France (Índico Sul); Centro Meteorologico Indiano - IMD (Índico Norte); JTWC em todo Índico p/ interesses dos EUA.

Sufixo para INVEST: "SH" ou "S" para o Índico Sul; No Índico Norte, é utilizado "B" (Índia e Baía Bengala) e "A" (Oriente Médio e Mar Arábico)

Classificação de Fases: Variam nas duas partes do Índico.

No Índico Sul: Distúrbio Tropical (Até 61km/h); Depressão Tropical (63 a 69km/h); Moderada Temps.Tropical (70 a 100km/h); Temps. Tropical Severa (102 a 131km/h); Ciclone Tropical (130 a 180km/h); Ciclone Tropical Intenso (181 a 239km/h); Ciclone Tropical Muito Intenso (Acima de 240km/h).

No Índico Norte: Depressão (Até 69km/h); Tempest. Ciclonica (70 a 100km/h); Temps. Ciclonica Severa (102 a 131km/h); Temps. Ciclonica Muito Severa (133 a 239km/h); Temps. Super Ciclônica (Acima de 240km/h).

 

Lista de Nomes para o Índico Sul:

 

Em 2013, Amara já havia se formado, e Bejisa seguia ativo nesse ínicio de ano. Eis a lista para 2014:

 

Amara, Bejisa, Colin, Deliwe, Edilson, Fobane, Guito, Hellen, Ivanoe, Jirani, Katundu, Letso, Mirana, Naserian, Opang, Paya, Querida, Romane, Singano, Tarus, Unami, Vuma, Wamil, Xolile, Yasmine, Zamile.

 

Lista de Nomes para o Índico Norte:

 

No Índico Norte, a exemplo do Pacífico Oeste, há uma lista rotatória de nomes. O último foi Madi. Eis a sequência dos próximos 10 nomes a ser utilizada:

Na-nauk, Hudhud, Nilofar, Priya, Komen, Chapala, Megh, Roanu, Kyant, Nada.

Link to comment
Share on other sites

Bejisa segue com força de Categoria 2 nesse primeiro dia de 2014, com ventos em torno de 168km/h... Pressão estimada é de 952hpas...

 

2oq.gif

 

Previsão da Meteofrance indica que Bejisa avançe sobre as Ilhas Reunião entre hoje e amanhã.

 

up5b.png

 

Nesse momento, bandas de chuvas do ciclone já afetam as ilhas pelo radar... Alertas de Chuvas Fortes, Ventos Intensos e Mar agitado estão ativos.

 

0khn.png

Link to comment
Share on other sites

Ciclone Tropical Deliwe que havia se formado já está em decipação sobre o sudoeste de Madagascar. Com isso foi emitido já o último aviso para esse sistema.

 

tifx.png

 

A nordeste de Madagascar, um novo distúrbio meteorologico, já designado de INVEST 97S, está sendo monitorado para desenvolvimento. Na imagem de satelite, nota-se uma boa quantidade de trovoadas em torno do seu centro, o que pode indicar um fortalecimento desse distúrbio. Pela projeção do GFS, há possibilidade do sistema afetar o norte de Madagascar nos próximos 3 dias.

 

r2r7.jpg

Link to comment
Share on other sites

INVEST 97S que vem sendo acompanhado pelo JTWC, parece ter enfraquecido nas últimas imagens de satelite... Nota-se apenas nuvens convectivas crescendo de forma desorganizada, sem a formação de um CDO até o momento.. Também é possível observar alguma parcela de ar seco na atmosfera (cores em azul), e a baixa também já está próxima do norte de Madagascar, o que lhe dá um curto período para uma possível organização.

 

efcm.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Uma fraca área baixa pressão sobre a costa de Moçambique, já anteriormente designada de INVEST 91S, se organizou melhor e pode gerar um Ciclone Tropical nas próximas horas...

 

tuq5.png

 

A principio o GFS não organiza a baixa com força... Ainda sim, deve trazer acumulados locais em torno de 100mm (roxo) em áreas do litoral de Moçambique.

 

1rd3.png

Link to comment
Share on other sites

2 Sistemas Tropicais estão ativos agora no Índico:

 

Ciclone Tropical Edilson (nome brasileiro na lista da Meteofrance) já se afastando para alto-mar, enquanto que um novo Ciclone Tropical de número 14 se forma a leste das ilhas Reunião... Esse último ciclone deverá ganhar força, mas por enquanto sem tendência de se aproximar de lugares habitados.

 

h4na.jpg

 

gokv.png

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Sobre o Índico Sul, enquanto Fobane (14) é rebaixado a pós-tropical, um novo distúrbio meteorológico começa a se desenvolver sobre a costa de Moçambique.

 

Este distúrbio já é designado pelo JTWC como INVEST 90S, e portanto já ganhou acompanhamento. No momento a chance de evolução em 24h é baixa.

 

3QE1LNP.jpg

 

Ao longo da semana que vem, esse distúrbio poderá ganhar força e gerar um intenso Ciclone Tropical entre a costa Moçambique e Madagascar, como sugere agora o GFS...

 

0hxSyKI.gif

Link to comment
Share on other sites

INVEST 90S, agora é classificada de Ciclone Tropical 15 no Índico Sul, entre Moçambique e Madagascar, somente aguardando reconhecimento da Meteo-France para ser nomeada de "Guito". Por enquanto o sistema tem ventos mínimos de Tempestade Tropical (64km/h).

 

Felizmente a previsão do JTWC indica que o sistema não deve ganhar muita força e caminhará em águas abertas a meio caminho dos dois países evitando impactos diretos.

 

HjzoLbh.png

O3Zp5Ae.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...

Hellen atingiu seu pico de intensidade com ventos sustentados por um minuto de 250 km/h e pressão mínima estimada em 922 mb.

Possivelmente nas reanálises pós-temporada, deve ser atualizada para categoria 5.

 

915HiGH.jpg

 

O ciclone já começou a se enfraquecer e mantém ventos sustentados em 230 km/h.

Acumulados de chuva superiores a 100 mm podem ocorrer no noroeste de Madagascar.

 

vFfyuvw.jpg

klQVNDX.gif

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a intensificação de Hellen próximo a costa de Madagascar, atingindo status de Categoria 4 ou até 5 na Saffir Simpson, com ventos de 240km/h! Em termos de força se iguala a Phalin que atingiu a Índia no final do ano passado, mas passa longe de Haiyan (somente como mera comparação).

 

Mesmo perdendo força já, seus impactos deverão ser bem significativos nessa parte noroeste do país nas próximas horas, que além das chuvas torrenciais que consigo trazem ameaça de inundações generalizadas, e deslizamentos de terra, haverá ventos que devem ultrapassar os 100km/h na costa em especial, e o mar que ficará extremamente revolto, e esse a principal ameaça ao meu ver, com ondas que podem chegar a 35 PÉS!! ( 10,5 METROS) DE ALTURA pelo JTWC, além da possibilidade de Storm Surge de 4 metros ou mais.... Quadro que se desenha extremamente perigoso pra região!

 

Como já dito pelo Felipe, a Meteo France que monitora os ciclones tropicais na região, considera Hellen como o mais forte a passar pelo Canal de Moçambique de todos os tempos. Eis o boletim das 18UTC:

 

HELLEN IS LIKELY TO BE ONE OF THE MOST POWERFUL TROPICAL CYCLONE EVER SEEN OVER THE NORTHERN CHANNEL SINCE THE SATELLITE ERA (1967). THE LIKELIHOOD IS INCREASING FOR AN EXTREMELY DANGEROUS TROPICAL CYCLONE LANDFALL OVER THE NORTHWESTERN COASTLINE OF MADAGASCAR BETWEEN CAPE SAINT-ANDRE AND MAHAJONGA. THE RSMC TROPICAL CYCLONE STORM SURGE NWP HAS BEEN RUN AND SHOWS PHENOMENAL SEA ELEVATIONS IN THE AREA EXPOSED TO THE NORTHERLY WINDS (EAST OF THE FORECAST TRACK). THE STORM SURGE COULD REACH 2 - 4 METERS (7 - 13 FEET) IN THE ESTUARY OF THE BETSIBOKA RIVER (MAHAJONGA), AND MORE THAN 7 METERS (23 FEET) IN THE BAY OF BALY (SOALALA), AND 1 - 4 METERS ON THE COASTLINE EAST OF CAPE SAINT-ANDRE. ALL PREPARATIONS FOR A "WORST CASE" SCENARIO SHOULD BE UNDERWAY.

 

Pelos modelos, Hellen fará landfall na costa noroeste de Moçambique na província de Mahajanga entre hoje a noite e manhã dessa segunda... A principal cidade desta província é Majunga, que é costeira e logo sofrerá impacto direto do Ciclone. A cidade tinha em 2001, 135 mil habitantes...

 

Com a interação do núcleo em terra, o sistema perderá força... Ao longo da semana, devido a evolução de um Anticiclone em média troposfera sobre a África do Sul e o sul de Madagascar, Hellen seguirá para oeste com alta confiança perante as saídas de modelo em direção a Moçambique, aonde deve chegar no meio da semana... Por enquanto as previsões sugerem que Hellen chegue bem enfraquecido a Moçambique com força de tempestade tropical fraca/mediana, isso porquê a quantidade de shear na atmosfera deverá aumentar para 30/50 nós o que deverá ser crucial, ainda que a SST esteja muito elevada na região entre 30/32C.

 

De qualquer forma, mesmo enfraquecido, o sistema trará chuvas fortes para o país africano de língua portuguesa... Não a toa o Departamento de Meteorologia local está acompanhando Hellen e emitindo avisos para o sistema:

 

Domingo, 30 de Março de 2014

 

Aviso Especial n0 023/INAM-DAPT/999/2014

( Para Autoridades Marítimas )

TEMPESTADE TROPICAL MODERADA ” HELLEN”

Emissão: 10:00 horas locais, de 30 de Março de 2014

 

As 10:00 horas de hoje dia 30 de Março de 2014, localizava-se sobre a região norte do canal de Moçambique um ciclone tropical intenso HELLEN, com o centro entre as coordenadas 14.3° Sul e 42.2° Este e deslocando-se em direcção sul a sueste.

 

Deste modo, o INAM prevê a continuação de ocorrência de mau tempo entre os paralelos 12 a 17 graus sul do canal de Moçambique, caracterizado por ocorrência de aguaceiros ou chuvas fortes a muito fortes acompanhados de trovoadas e ventos tempestuoso com intensidade até 105 nós (210 km/h) que poderão provocar agitação das ondas com altura entre 09 e 12 metros.

 

 

O INAM recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança, para a navegação marítima no Canal de Moçambique.

 

 

Este boletim será actualizado amanhã dia 31 de Março de 2014 as 10:00 horas locais.

Link to comment
Share on other sites

Ciclone Hellen provocou alguns danos e inundações em Mayotte.

Houve registro de ondas de até 5 metros e acumulados de chuva próximo dos 250 mm.

Enquanto ainda era um distúrbio tropical, Hellen provocou fortes chuvas na província de Cabo Delgado, Moçambique, onde as inundações destruíram centenas de casas e mataram 3 pessoas.

Hellen se enfraqueceu rapidamente antes de fazer landfall em Madagascar e possivelmente chegou ao país como categoria 1 ou 2.

Não achei muitas informações sobre a situação no noroeste de Madagascar, mas vi algumas fotos de inundações e alguns danos nos locais mais próximos ao mar.

 

Hellen - 18 UTC

EJ1tayq.gif

Link to comment
Share on other sites

Tempestade tropical Ivanoe se formou ontem.

Ivanoe mantém ventos sustentados em 74 km/h e a previsão e que se mantenha nessa intensidade até o dia 6, vindo a se enfraquecer depois.

Não deve afetar nenhuma localidade, porém pode atrapalhar as buscas do voo MH370, da Malaysia Airlines.

 

gb6WIqd.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...

INVEST 92B segue ativo sobre o Índico Norte na Baía de Bengala.

 

Tecnicamente 92B é uma Depressão Tropical agora. Nota-se na análise de ventos por parte de satelite, que o distúrbio tem uma circulação baroclínica fechada, com ventos máximos estimados entre 25-30kts (típico de depressão tropical).

 

iDOyezN.png

 

Nas imagens de satelite em Infravermelho, nota-se uma grande "bolha" de trovoadas explodindo em torno do centro da baixa, reforçando a tese da formação da depressão tropical. Lembrando que no Índico Norte, depressões tropicais não são reconhecidas.

 

ITdGXPE.gif

 

Nas próximas 48-72h, a baixa irá se deslocar lentamente em direção ao nordeste da Índia ou Bangladesh. Apesar das águas efervescentes de 31C na região, a crista de um sistema de Alta Pressão em altos níveis, irá produzir divergencia (Shear) entre 30 e 40kt, o que dificultará a evolução da baixa...

 

Com isso a chance de evolução desse INVEST em um sistema tropical é baixa... Mesmo assim, regiões do norte da Índia e especialmente Bangladesh terão elevados acumulados de chuva, com potencial para inundações locais.

 

E0dBGED.png

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 3 months later...
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.