Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ciclones Tropicais na Austrália e Pacífico Sul - 2014


Recommended Posts

Tópico para Monitoramento de Ciclones Tropicais na Austrália e Pacífico Sul - 2014

 

==============================================================================================================================

 

Informações Básicas:

Período: Temporada começou em 1 de Novembro de 2013 e irá terminar em 30 de Abril de 2014.

Cobertura: Longitude de 90 Graus a Leste até 160 Graus a Leste (Austrália); A partir de 160 Graus a Leste em diante (Pacífico Sul)

Órgão Responsável por Monitorar: Bureau Weather (Austrália); Centro Meteorologico do Fiji (Pacífico Sul); JTWC para interesses dos EUA.

Sufixo para INVEST: "SH" ou "P"

Classificação de Fases: Baixa Tropical (Até 69km/h); Ciclone Tropical Cat. 1 (70 a 100km/h); Ciclone Tropical Cat. 2 (102 a 132km/h); Ciclone Tropical Severo Cat. 3 (133 a 180km/h); Ciclone Tropical Severo Cat. 4 (181 a 226km/h); Ciclone Tropical Severo Cat. 5 ( A partir de 227km/h).

 

Como a Temporada está em andamento, alguns nomes já foram utilizados em 2013 (estes marcados em Vermelho). Eis a sequência da Lista de Nomes:

 

Austrália:

Alessia, Bruce, Christine, Dylan, Edna, Fletcher, Gillian, Hadi, Ita, Jack, Kate,

Lam, Marcia, Nathan, Olwyn, Quang, Raquel, Stan, Tatjana, Uriah, Yvette.

 

Pacífico Sul:

Ian, June, Kofi , Lusi, Mike, Nute, Odile, Pam, Reuben, Solo, Tuni, Ula, Victor, Winston, Yalo, Zena.

Link to comment
Share on other sites

Últimas Informações dos sites de notícias da região da Oceania, dão conta ainda de 1 morto como disse o Felipe ao menos na passagem de Ian por Tonga, no que consideram o pior impacto de todos os tempos por um Ciclone Tropical no país.

 

De acordo com o "The Australian News" há relatos de casas destruídas, arvores achatadas, e destruição generalizada em algumas partes, mas que a dimensão total dos danos ainda é incerta no momento devido a queda das comunicações durante a passagem do Ciclone.

 

Chefe do Serviço de Meteorologia de Tonga disse que este é o primeiro Ciclone de Categoria 5 a atingir Tonga desde 1961 ao menos...

Link to comment
Share on other sites

De acordo o último boletim do Centro Meteorologico de Fuji emitido por volta das 22h desse sábado no Horário de Brasília, Ian prosseguia com força de Categoria 4 de Ciclone Tropical Australiana com ventos de 105kt (189km/h), com pressão mínima de 937hpas, movendo-se a SSE a 23km/h.

 

Expectativa é que o Ciclone perca força gradual nos próximos 3 dias, seguindo em mar aberto.

 

rzv.gif

 

Imagem de Ian no seu ápice de força.

44nn.jpg

Link to comment
Share on other sites

Formou-se nessa sexta, o segundo Ciclone Tropical do Pacífico Sul, próximo a Nova Caledônia. Seu nome é June.

 

O sistema é fraco, com ventos em torno de 64km/h, o equivalente a uma fraca tempestade tropical. Nos próximos dias, o sistema migrará pra sul e enfraquecerá, provavelmente irá decipar, antes de atingir a Nova Zelãndia.

 

Enquanto isso na Austrália, repara-se um enorme sistema de baixa pressão tropical impactando o centro-norte do país. A chance dessa baixa desenvolver algo é nula.

 

7uio.png

Link to comment
Share on other sites

Últimas imagens de satelite mostram que June, está lutando para sobreviver no Pacífico Sul, devido a grande incursão de Shear.

 

Na imagem, é possível observar que o centro da circulação do Ciclone Tropical está totalmente exposto, com apenas nuvens ralas, de forma que todas as nuvens convectivas associadas ao ciclone estão ao sul.

 

xghe.jpg

 

O motivo disso, está na presença de um cavado em altura sobre o leste da Austrália, que está criando uma pista de ventos (shear) sobre os altos níveis da atmosfera que estão afetando diretamente a parte norte da circulação de June, mantendo o muito fraco... Se continuar assim, June não sobreviverá por muito mais tempo.

 

so1.gif

Link to comment
Share on other sites

O Bureau Weather da Austrália já rebaixou o Ciclone a pós-tropical. Ainda sim, seus impactos sobre as ilhas Norfolk serão similiar a de uma fraca tempestade tropical (Categoria 1).

 

TOP PRIORITY FOR IMMEDIATE BROADCAST

NORFOLK ISLAND TROPICAL CYCLONE ADVICE NUMBER 16

 

A Cyclone WARNING remains current for Norfolk Island.

 

At 2:30 am NFT, the centre of Ex-Tropical Cyclone June was estimated to be 130

kilometres southwest of Norfolk Island and moving south southeast at 32

kilometres per hour.

 

EX-TROPICAL CYCLONE JUNE is currently passing to the southwest of Norfolk Island

and is expected to continue moving in a southeast direction for the next 24

hours. The impacts on Norfolk Island are expected to be similar to a Category 1

tropical cyclone.

Link to comment
Share on other sites

Uma área de pancadas e trovoadas a oeste/noroeste da Nova Caledônia, passou a ser monitorada pelo JTWC e com isso foi designada de INVEST 99P.

 

Por enquanto não se nota maior organização nas imagens de satelite, aonde não se consegue visualizar uma circulação de baixos níveis definida. No momento o distúrbio tem ventos de apenas 15 nós, com 1010hpas de pressão. JTWC classifica como "Baixo" o potencial de gerar um Ciclone Tropical em 24h.

 

af0f.jpg

ziwd.jpg

 

Porém ao longo dessa semana é esperado que o sistema ganhe força e possa gerar um Ciclone Tropical a ser nomeado de "Dylan" pois esta na bacia responsável pelo Bureau Weather Australiano... As cartas de previsão de pressão do Bureau mostram a baixa ganhando força e tendendo a se aproximar da costa Nordeste da Austrália.

 

kpdv.gif

 

Por ora, o GFS sugere um cenário favorável para o landfall desse possível ciclone sobre a Austrália no final da semana, isso porquê um sistema de alta de pressão em 500hpas sobre a região de Sydney irá deslocar o cavado frontal mais a leste sobre a Nova Zelândia, o que impede do Jato alongado pelo cavado de capturar o Ciclone... A acompanhar..

 

fpf.gif

Link to comment
Share on other sites

INVEST 99P que está próximo a costa Nordeste da Austrália já está melhor organizado do que a 48h atrás nas imagens de satelite, com uma circulação mais bem definida e trovoadas explodindo em torno do seu centro.. O JTWC já emitiu um alerta para formação de Ciclone Tropical...

 

o6e1.jpg

 

Bureau Weather também já está expedindo avisos, e afirma que este Ciclone a ser nomeado de "Dylan" deverá atingir a região próxima de Cairns na tarde/noite de Quinta no Brasil, com força de Categoria 1 local.

 

8af5.png

Link to comment
Share on other sites

E o INVEST 99P gerou agora Ciclone Tropical 11P de acordo com o JTWC... Porém não é reconhecida pelo Bureau Weather, por isso não recebeu nomeação ainda.

 

Pelas imagens de Satelite e Radar, nota-se o sistema já próximo da costa da Austrália, inclusive já provocando fortes chuvas.

 

7np.gif

56uu.png

 

Mapa de previsão do Bureau indica que antes do landfall, a baixa ganhe força de Ciclone Tropical, podendo assim ser nomeada de Dylan.

 

euzh.png

Link to comment
Share on other sites

Ciclone 11P ganhou força e atingiu a categoria 2 pelo Bureau Weather, e com isso passou a ganhar o nome de Dylan.

 

Details of Tropical Cyclone Dylan at 1:00 am EST:

.Centre located near...... 19.4 degrees South 148.5 degrees East

.Location accuracy........ within 45 kilometres

.Recent movement.......... towards the south at 16 kilometres per hour

.Wind gusts near centre... 140 kilometres per hour

.Severity category........ 2

.Central pressure......... 978 hectoPascals

 

 

e7xb.gif

 

Imagens de Radar mostram Dylan já bem próximo do landfall que deverá ocorrer nas próximas horas a sudeste de Cairns. Aeroporto da Grande Barreira de Corais registrou rajadas de 130km/h, enquanto que o Aeroporto de Whitsunday registrou rajadas de 76km/h.

 

qj0.gif

 

Previsão do Bureau Weather

z9no.png

Link to comment
Share on other sites

Um nova área de baixa pressão, sobre o nordeste da costa da Austrália, está sendo monitorada para desenvolvimento tropical... Sendo esta designada de INVEST 93P. Por enquanto o JTWC acredita em chances médias para desenvolvimento deste sistema nas próximas 24/48h.

 

n7tn.jpg

 

O Bureau Weather já designou o nome de Edna, mesmo sendo ainda uma baixa extratropical, de acordo com o Instituto. Nas imagens de satelite, nota-se a baixa, com alguns "pipocos" de trovoadas em torno do seu centro.

 

tjq0.gif

 

A previsão oficial do Bureau, indica que baixa siga para nordeste se afastando da costa australiana, sem ganhar força por ora.

 

r6x6.png

 

Um cavado que se extende sobre a Nova Zelândia e o Pacífico Sul, irá capturar esta baixa, não deixando a ir para Austrália, como Dylan... É esperado que ao longo da semana que vem, a baixa possa encontrar uma janela mais favorável para ganhar força, longe da Austrália.

 

sj1x.gif

 

Daqui a uma semana, os trópicos devem ficar mais ativos, e a Austrália poderá enfrentar até três Ciclones Tropicais duma vez

 

xi18.gif

Link to comment
Share on other sites

Valeu Maurício :good:

 

=====================================================================================================================================

 

Trópicos seguem movimentados sobre a Austrália... Três distúrbios são monitorados pelo JTWC, da esquerda para direita, INVEST 95P, INVEST 94P, INVEST 93P. Todos com médias chances de desenvolvimento.

 

ly6q.jpg

 

Desses três distúrbios, o que mais representa perigo é o 94P, sobre o norte da Austrália... Seu centro é monitorado pelo Bureau Weather e pode se evoluir em o que é equivalente a uma fraca tempestade tropical, antes de fazer landfall.

 

m2qv.png

 

Imagens de Radar mostrando o centro da circulação da baixa.

 

5ib2.png

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

INVEST 94P

 

Invest 94P que atualmente está próximo das Ilhas Salomão é esperado para se mover na direção oeste, rumo ao estado de Queensland, Austrália.

O ciclone pode encontrar boas condições para seu fortalecimento no Mar de Coral, podendo se intensificar para um forte ciclone e afetar o estado de Queensland daqui cerca de 1 semana.

 

Lh9bYsz.jpg

 

uzcu.png

Link to comment
Share on other sites

Ciclone Tropical Kofi

 

Kofi estava as 9h desse sábado no horário de Brasília, com ventos máximos de 45kt (81km/h), com pressão de 989hpas (Temps.Tropical NHC/ Cat. 1 Australiana)

 

Pelas imagens de satelite, nota-se uma boa definição da circulação em baixos níveis, com bastante convectividade, especialmente a leste do sistema.

 

7FPHhjZ.gif

 

Previsão do Centro Meteorologico das ilhas Fiji indica que Kofi seguirá com força de Tempestade Tropical, até se converter a extratropical no sul do Pacífico, antes disso afetando algumas ilhas da região.

 

pXvs3I7.gif

 

INVEST 94P:

Enquanto isso a leste da Papua Nova Guiné, o INVEST 94P é monitorado pelo JTWC... No momento o sistema não apresenta uma circulação definida no satelite.

 

jsH3gJi.gif

 

Como já dito pelo Felipe, a tendência é que o sistema ganhe força e avance em direção a Austrália... Por enquanto o Ensemble do GFS mostra ampla divergência quanto ao local mais provável para o Landfall.

 

1i6znTE.png

Link to comment
Share on other sites

Há vários distúrbios sendo assistidos neste momento sobre o Pacífico Sul/Austrália, porém chama a atenção agora a noite o 99P.

 

fPE6e1A.png

 

Esse sistema deverá evoluir em um Ciclone Subtropical muito intenso, podendo atingir de forma direta a Nova Zelândia daqui a 1 semana, com valor de pressão de menos de 980hpas... Projeções chamam atenção.

 

5uHTztP.gif

Gu3aIUC.png

Link to comment
Share on other sites

INVEST 98P ganhou força e agora gerou Ciclone Tropical Gilian.

 

A expectativa é que Gilian chegue a categoria 2 australiana (equivalente a uma forte tempestade tropical) e faça landfall no extremo norte da Austrália, na noite de amanhã no horário de Brasília.

 

3dUG5Pr.png

 

Enquanto isso, o INVEST 96P está sendo monitorado a leste de Cairns, e poderá atingir a costa leste da Austrália com força de fraca tempestade tropical ao longo da próxima semana.

 

B6cY9r3.png

Link to comment
Share on other sites

A Austrália é um país bem acostumado a esse tipo de tempestade. Parece que é

grande o número de sistemas tropicais que chegam ao país, porém não são muitos

os que se tornam realmente grandes e perigosos.

 

Tenho uma pergunta, Rodolfo ou Felipe:

 

Qual é o oceano com o maior número de ciclones tropicais intensos (ventos

acima dos 200km/h)?

Link to comment
Share on other sites

A Austrália é um país bem acostumado a esse tipo de tempestade. Parece que é

grande o número de sistemas tropicais que chegam ao país, porém não são muitos

os que se tornam realmente grandes e perigosos.

 

Tenho uma pergunta, Rodolfo ou Felipe:

 

Qual é o oceano com o maior número de ciclones tropicais intensos (ventos

acima dos 200km/h)?

 

Não só a Austrália, como todo o Hemisfério Sul (exceção do Atlântico Sul/Pacífico Sudeste) estão acostumados com estes sistemas, e se comparados com o Hemisfério Norte, são de fato mais fracos, embora alguns sistemas se tornem bem intensos.

 

Quanto a pergunta, o Felipe pode até responder melhor, mas o oceano que mais tem Ciclones Tropicais Intensos, é o Pacífico Oeste, devido a sua geografia favorável e a grande quantidade que se forma por lá, embora haja também um número razoável de Ciclones Tropicais Intensos no Atlântico Norte.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Imaginei que fosse o Pacífico oeste....obrigado, Rodolfo!

 

Mas é o Pacífico Oeste Renan! :mosking:

 

Só que o Atlântico Norte também tem uma quantidade razoável, mas menor que a do Pacífico Oeste.

 

Abraços!

 

Acho que faltou eu complementar a frase:

 

"Imaginei que fosse MESMO o Pacífico Oeste. :mosking: "

 

Felipe, impressionante como o PO registra MUITO mais tempestades intensas.

Link to comment
Share on other sites

Ciclones que chegaram a categoria 5 (≥252 km/h) na escala de furacões de Saffir-Simpson de 2000 a 2013:

 

Pacífico Oeste: 36

Atlântico Norte: 8

Pacífico Leste: 6

Pacífico Sul: 5

Índico Sudoeste: 5

Austrália: 2

Índico Norte: 2

 

Agora ficou claríssimo que o Pacífico Oeste, é disparado a bacia com os ciclones mais intensos :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Trópicos estão muito ativos sobre o Pacífico Sul na manhã dessa segunda, no horário local...

 

Nada mais que 3 Ciclones Tropicais estão ativos esta manhã... Todos com força de Tempestade Tropical.

 

NQLZ7tv.png

 

Gillian segue para fazer landfall no norte da Austrália, com força de tempestade tropical ou furacão categoria 1. Já Hadi está se afastando da costa da Austrália e não deve ganhar muita força.

 

No Pacífico Sul, Lusi está ganhando força gradualmente, e é esperado para se aprofundar em ventos e especialmente em valores de pressão. A expectativa é que o sistema atinga ventos de furacão Categoria 1 nas próximas 48/72h

 

qrGv9Ze.gif

 

Após isso, a expectativa é que Lusi seja rebaixado a um Ciclone Subtropical a medida que avança em águas mais frias, porém com valores de pressão muito baixos, cada vez mais sem aprofundando, podendo chegar a 978hpas, o que lhe tornará um sistema intenso...

 

elr2SS1.png

 

Projeções do GFS seguem levando o Ciclone diretamente para a Nova Zelândia daqui a 5/7 dias, com altíssima confiabilidade perante os cálculos em Ensemble... Embora já enfraquecido em força tropical, moradores do norte do país, deverão enfrentar condições para fortes ventos, e chuva torrencial, com potencial de causar grandes problemas, e até a possibilidade remota de neve em partes mais altas da ilha do sul, não está descartada aparentemente.

 

42IrS0E.png

Link to comment
Share on other sites

O ciclone Gillian voltou a se reorganizar ontem, porém já está se enfraquecendo novamente.

 

cEhgPMn.png

 

7F7An7s.gif

 

O ciclone extratropical "Lusi" está provocando chuvas e ventos fortes na Nova Zelândia.

Os acumulados de chuva no país devem ficar entre 25 e 50 mm, podendo em algumas partes da Península de Coromandel chegar a 100 mm.

Deste outubro choveu 200 mm em Auckland, sendo que a média costuma ser de 450 mm.

 

eb50WV1.jpg

 

TlTPOnL.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.