Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tufões no Pacífico Oeste - 2014


Recommended Posts

Parabéns pela análise Rodolfo, magnífica! :clapping: :clapping: :clapping:

Abraços.

 

Uma pena a administração do fórum não divulgar essa parte e outras do fórum, só divulgam o frio.

Garanto que se divulgassem no facebook, twitter ou outra rede social haveria muito mais pessoas participando e lendo.

Duvido que tenha algum site, fórum ou blog no Brasil que supere as análises e informações postadas aqui.

 

As análises do Rodolfo são verdadeiras aulas de meteorologia. Simplesmente sensacional!

Link to comment
Share on other sites

Em carater experimental, o até então preciso modelo HWRF está emitindo corridas para Neoguri.

 

As 12z, o modelo indicava o máximo de ventos em 135kt (243km/h), com uma mínima de pressão em 910hpas. A rota do Tufão pelo HWRF está de acordo com os principais modelos globais.

srT1fGW.png

 

Link: http://www.emc.ncep.noaa.gov/HWRF/WestPacific/NEOGURI08W/

Link to comment
Share on other sites

Valeu Felipe!!

 

Pois é né... Mas o fórum é de frio, é de neve, é de baixadas, etc , porque a grande maioria daqui, acompanha a meteorologia aqui, quase que unicamente por fenômenos invernais... Então, logo poucos se interessaram por tempestades, diferentemente dos EUA por exemplo.

 

Agora, pode ter certeza, que não existe nenhum outro site aqui no Brasil que posta informações tão detalhadas a respeito de furacões e tufões, e mesmo as tempestades severas (severe weather) que você acompanha muito bem, quanto o BAZ.

 

Só é uma pena que é mal divulgado ou a administração deste fórum, não dá valor para isso aparentemente...

 

Mas de qualquer forma estaremos aqui!

 

Abraços!!

Verdade, no inicio do Meteobrasil tinha até um bom número de pessoas que gostavam de acompanhar ciclones, tempo severo, etc, porém muitos saíram e os que ficaram praticamente não entram.

O fórum deveria ter uma pessoa responsável pela divulgação nas redes sociais.

Abraços. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Neoguri deve ser o tufão mais forte a atingir as Ilhas Okinawa desde Bart (1999).

Tufão Bart: http://en.wikipedia.org/wiki/Typhoon_Bart_(1999)

 

As autoridades já pediram para as pessoas se prepararem e guardarem suprimentos e tentar tirar ou amarrar os bens pessoais que estão ao ar livre, para eles não se tornarem projéteis mortais.

Pelo que li em um fórum americano, as casas podem suportar ventos de até 320 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Grande tufão ameaça Japão e Coreia do Sul

 

Um grande tufão e considerado muito forte está sendo monitorado em águas do oceano Pacífico Noroeste, entre o Japão, as Filipinas e a China. O tufão foi batizado de Neoguri (cão guaxinim, em coreano), nome que também foi usado para outros tufões em 2008 e em 2002.

 

6g5m.png

 

O tufão Neoguri é de grandes dimensões e seu olho pode ser visto claramente nas imagens de satélite. Tufões são sistemas idênticos aos furacões e se formam em regiões oceânicas tropicais de águas muito quentes. Tufão é a denominação que se dá no oceano Pacífico Noroeste.

 

85hs.gif

 

Este tufão está sendo monitorado pela Agência Meteorológica do Japã (JMA, na sigla em inglês. O boletim técnico das 12 UTC de 6 de julho de 2014 (9 horas, em Brasília) informou que Neoguri estava se deslocando para norte-noroeste com velocidade de 25 km/h. A pressão mínima já estava em 935 hPa e baixou em relação ao que foi observado às 6 horas (9 UTC).

 

Os ventos constantes deste tufão são estimados em 90 nós (aproximadamente 166 km/h), mas com rajadas de 130 nós (240 km/h).

 

A previsão de deslocamento indica que Neoguri poderá atingir terras japonesas até 9 horas (12UTC) de terça-feira, 8 de julho.

 

2tee.jpg

 

Fonte: Climatempo

Link to comment
Share on other sites

O olho do Neoguri ficou mais definido nas últimas imagens de satélite.

 

fydf.gif

 

Embora o Olho esteja ficando bem definido, dá pra notar, cada vez mais cirros no setor norte de Neoguri, indicando ar seco penetrando. Por enquanto esse ar seco ainda não impacta no CDO do sistema. Esse pode ser um dos motivos para o tufão ter estacionado nos ventos máximos sustentados.

Link to comment
Share on other sites

Valeu Felipe!!

 

Pois é né... Mas o fórum é de frio, é de neve, é de baixadas, etc , porque a grande maioria daqui, acompanha a meteorologia aqui, quase que unicamente por fenômenos invernais... Então, logo poucos se interessaram por tempestades, diferentemente dos EUA por exemplo.

 

Agora, pode ter certeza, que não existe nenhum outro site aqui no Brasil que posta informações tão detalhadas a respeito de furacões e tufões, e mesmo as tempestades severas (severe weather) que você acompanha muito bem, quanto o BAZ.

 

Só é uma pena que é mal divulgado ou a administração deste fórum, não dá valor para isso aparentemente...

 

Mas de qualquer forma estaremos aqui!

 

Abraços!!

É foda essa vida de cientista solitário. Cansei de conversar sozinho, produzir conteúdo pro vento e até fazer descobertas pra ninguém tomar conhecimento. Todas as pesquisas sismológicas e vulcanológicas que faço hoje é mesmo pra satisfazer as minhas dúvidas e curiosodades sobre o assunto, assim como os acompanhamentos de tempestades, não tenho mesmo com quem compartilhar ou debater. As pessoas e institutos que conheci no brasil são extremamente corporativistas, isso é broxante pr'um cientista, pelo memos pra mim foi. alguns meteorologistas que conheci não tem conhecimento intuitivo sobre o assunto, somente o metódico.

E outra. Frio, geada e afins são a coisa mais sem emoção que existe. Vejo caras em estado de euforia por algo tão inanimado. Acho estranho.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pela análise Rodolfo, magnífica! :clapping: :clapping: :clapping:

Abraços.

 

Uma pena a administração do fórum não divulgar essa parte e outras do fórum, só divulgam o frio.

Garanto que se divulgassem no facebook, twitter ou outra rede social haveria muito mais pessoas participando e lendo.

Duvido que tenha algum site, fórum ou blog no Brasil que supere as análises e informações postadas aqui.

As análises do Rodolfo são verdadeiras aulas de meteorologia. Simplesmente sensacional!

:good2:

 

 

Apenas curiosidade: alguém tem alguma foto do olho de um furacão tirada de "dentro"? Por alguém que estava dentro do olho?

Sempre tive curiosidade...

Link to comment
Share on other sites

Valeu Felipe!!

 

Pois é né... Mas o fórum é de frio, é de neve, é de baixadas, etc , porque a grande maioria daqui, acompanha a meteorologia aqui, quase que unicamente por fenômenos invernais... Então, logo poucos se interessaram por tempestades, diferentemente dos EUA por exemplo.

 

Agora, pode ter certeza, que não existe nenhum outro site aqui no Brasil que posta informações tão detalhadas a respeito de furacões e tufões, e mesmo as tempestades severas (severe weather) que você acompanha muito bem, quanto o BAZ.

 

Só é uma pena que é mal divulgado ou a administração deste fórum, não dá valor para isso aparentemente...

 

Mas de qualquer forma estaremos aqui!

 

Abraços!!

É foda essa vida de cientista solitário. Cansei de conversar sozinho, produzir conteúdo pro vento e até fazer descobertas pra ninguém tomar conhecimento. Todas as pesquisas sismológicas e vulcanológicas que faço hoje é mesmo pra satisfazer as minhas dúvidas e curiosodades sobre o assunto, assim como os acompanhamentos de tempestades, não tenho mesmo com quem compartilhar ou debater. As pessoas e institutos que conheci no brasil são extremamente corporativistas, isso é broxante pr'um cientista, pelo memos pra mim foi. alguns meteorologistas que conheci não tem conhecimento intuitivo sobre o assunto, somente o metódico.

E outra. Frio, geada e afins são a coisa mais sem emoção que existe. Vejo caras em estado de euforia por algo tão inanimado. Acho estranho.

 

Divida conosco!! Nós nos importamos :good2:

 

Ahhh, veja o nome do Fórum "BRASIL ABAIXO DE ZERO". Aqui sempre foi um fórum para pessoas amantes pelo frio, pela geada, pela neve, pelas baixadas, etc... E embora para mim seja algo sem emoção também, eu respeito a todo mundo que gosta, agora talvez nós sejamos os intrusos. É tanto que este espaço de furacões e tufões (ao menos recentemente) foi incorporado após a fusão da Meteobrasil, com o Vinicius virando um dos administradores deste fórum.

 

Agora, volto a repetir, pra mim os administradores do BAZ perdem muito, ao não divulgarem este espaço e priorizar unicamente o frio, até porque eu duvido que algum outro site, fórum ou blog acompanhe tanto atentamente Tempo Severo e Furacões, como aqui...

 

Mas de qualquer forma, meu intuito aqui, é acompanhar e também repassar conhecimento (para quem gosta) sobre Ciclogenese Tropical, que fiquei estudando por anos, e é o meu maior motivador a gostar de meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

 

Apenas curiosidade: alguém tem alguma foto do olho de um furacão tirada de "dentro"? Por alguém que estava dentro do olho?

Sempre tive curiosidade...

 

Tem algumas fotos, tiradas de voô de reconhecimento da Marinha americana. Mas não achei fotos em terra. Até porque normalmente os olhos são vísiveis em quase todos os casos sobre o oceano.

 

Essa é do Furacão Isabel em 2003

 

DSCN0242.JPG

Link to comment
Share on other sites

Vinicius.

 

Eu sei que você é um dos administradores, e uma decisão é tomada num conjunto, como em qualquer outra "diretoria". Mas eu sei também que você é um dos incentivadores dessa área... Acho que foi por sua iniciativa (uma vez que tinha isso lá no MB) que o BAZ tem tópicos para Ciclones Tropicais, coisa que antes não tinha, depois que você assumiu um posto da administração...

 

Mas como você disse bem. Cada um gosta da sua área, e todos devemos respeitar o gosto de cada um, e todos podemos aprender naquilo que cada um tem a oferecer... e isso torna o fórum cada vez mais forte, que é o que todos nós queremos ver. Daí seria legal a divulgação (quando ocorrer) de todos os eventos, independente do área. Mas isso fica a critério de vocês administradores. É somente uma mera opinião minha, e creio que a do Felipe e Tavares, que se for caso será continuada lá no tópico de sugestões, como dito.

 

Agradeço pela atenção :good2:

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Já deu uma idéia. :good2:

 

O céu pode ficar limpo mesmo.

Eu imaginava que ficasse com nuvens altas, da família dos cirrus, mas que não limpasse completamente.

 

Agora acredito em relatos de pessoas que vêem céu estrelado no olho do furacão, à noite. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Ar Seco segue ganhando força na parte norte de Neoguri, e já começa a afetar o CDO do tufão, como mostra a última imagem de satelite na área do X...

 

Isso poderá resultar num leve enfraquecimento a partir de agora... Seguindo a linha do HWRF...

 

cFiCHKc.png

 

GFS e ECMWF segue a mesma linha de raciocinio e colocam Neoguri quase que na mesma posição, a oeste de Okinawa (com valores mais elevados de pressão).

 

Situação começará a se deteriorar a partir da tarde desta segunda no horário de Brasília. Segue resumo do que é esperado, com base na saída de hoje dos modelos.

 

QF41t9q.png

Link to comment
Share on other sites

Já deu uma idéia. :good2:

 

O céu pode ficar limpo mesmo.

Eu imaginava que ficasse com nuvens altas, da família dos cirrus, mas que não limpasse completamente.

 

Agora acredito em relatos de pessoas que vêem céu estrelado no olho do furacão, à noite. :mosking:

watch?v=4qNkGH5Fviw

Olha esse vídeo feito do solo durante a passagem d'um furacão no Mississippi. O interessante é que por satélite durante o landfall o olho não aparentava estar tão limpo e simétrico. Eu me pergunto porque não há videos d'esse tipo mais recentes, ora todo mundo tem câmera hoje em dia.

Link to comment
Share on other sites

O ar seco provocou um enfraquecimento de Neoguri.

 

Apesar desse enfraquecimento, rajadas de vento superiores a 100 km/h já foram registradas em Miyako-jima.

Pressão mínima neste momento e de 978 hpa.

 

Radar: http://www.jma.go.jp/en/radnowc/

tw17cw7.png

 

Links úteis com dados das estações da ilha:

http://www.jma.go.jp/en/amedas_h/map65.html

http://www.jma.go.jp/en/amedas/219.html?elementCode=1

Link to comment
Share on other sites

watch?v=4qNkGH5Fviw

Olha esse vídeo feito do solo durante a passagem d'um furacão no Mississippi. O interessante é que por satélite durante o landfall o olho não aparentava estar tão limpo e simétrico. Eu me pergunto porque não há videos d'esse tipo mais recentes, ora todo mundo tem câmera hoje em dia.

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Rajadas de vento de 130 km/h já foram registradas em Miyako-jima.

Pressão mínima neste momento e de 971 hpa.

O olho deve chegar a ilha daqui cerca de 2 horas.

 

ci26AFn.png

 

Os modelos já mostram outro ciclone se formando daqui uma semana, podendo novamente ameaçar o Japão, porém ainda falta muito tempo e os modelos podem mudar muito.

n14SEoz.gif

Link to comment
Share on other sites

Aeroporto da Ilha de Okinawa registrou mais de 600mm de chuva nas últimas 24h, com rajadas que chegaram a 163km/h!!

 

1bCZG8v.png

 

Nesse momento Neoguri é categoria 3 e seguirá se enfraquecendo rapidamente, até chegar no Japão.

 

idT8RS4.gif

 

Pelo Radar, algumas bandas associadas ao tufão ainda atingem Okinawa, mas situação já é de melhora progressiva por lá.

 

wo9uGZi.png

Link to comment
Share on other sites

Valeu Bruno e Renan!

 

===================================================================

 

Bandas de Neoguri seguem atingindo a região de Okinawa na manhã dessa quarta. Radar registra altíssimas refletividades na região. Há potencial para a formação de tornados, devido a grande quantidade de Wind Shear envolvido na circulação.

 

Aeroporto da Base de Kadena registrou Temporal há alguns minutos atrás no seu Metar, com rajadas de 76km/h.

 

IsZDnXS.png

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso Neoguri está se aproximando do Japão. A situação já começa a se deteriorar no sul do país, com chuvas e rajadas de vento em gradual crescimento.

 

IAdOfiq.png

 

Tendência é que as condições vão se deteriorando cada vez mais no sul do Japão, até o landfall previsto para a noite de amanhã, enfraquecido a Categoria 1 ou tempestade tropical. Devido a posição de Neoguri, haverá condições para ondas muito elevadas em toda a costa sudeste do Japão. Posteriormente ao longo da quinta-feira, fortes chuvas e mar agitado atingirão as demais áreas do país, incluindo a capital Tóquio.

 

wZPCbem.gif

Link to comment
Share on other sites

Tempestade Tropical Neoguri esta muito próxima do landfall no Japão, segundo dados de rastreamento pelo JTWC.

 

orovlvu.gif

 

Neoguri já está quase que totalmente desconfigurado, com as principais bandas de trovoadas restritas ao sul da tempestade, uma vez que o ar seco e shear ao norte, cessam a convectividade.

 

Os impactos se resumirão a fortes ventos (rajadas localmente atingindo 70-90km/h), e chuva forte, em especial na costa nas próximas horas. Amanhã, o sistema passará na área central do país, inclusive na região de Tóquio.

 

qb820P9.jpg

Link to comment
Share on other sites

Novo aviso do JTWC confirma um enfraquecimento de Neoguri, agora com 50mph (80km/h). Segue também a última previsão atualizada.

 

ZrwNfCW.gif

 

Nesse momento, a maior parte das bandas de chuvas se concentra sobre a região central do país, com alguns pontos com forte intensidade. Sobre a sul a situação parece ter melhorado bem. No norte do país as chuvas são ocasionadas pela atuação de uma frente quente.

 

Z7YrmyU.png

 

Até as 21h00 dessa quarta, esses eram os maiores registros de rajadas de vento e de chuvas acumuladas na região nas últimas 24h:

 

8yCM0d3.png

46VgcIj.png

Fonte: Weatheronline/Ogmet

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.