Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Felipe F

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014

Recommended Posts

Oi Carlos, obrigado pela lembrança!

Trabalhando demais, graças a deus! Vida corrida entre o norte da ilha e Palhoça, sobrando pouco tempo.

A estação colocarei no ar este mês!

Abração!

Q bom q está tdo bem!

Abraços

Pela turbulência das águas entre os oceanos Pacífico e Atlântico é muito improvável que essa faixa dos oceanos feche um dia. ....

Well, sem duvida altamente improvavel....

Uma mudanca deste porte alteraria o clima do planeta.

Parece uma onda congelada ha muitas imagens deste tipo na internet...mas nao eh uma onda congelada.

8.jpg

Pessoal, obrigado pela atenção aí...

Queria pedir aos que tiverem questionamentos em relação ao Blog, postar lá nos comentários pois facilitaria para nós.

Enquanto o redemoinho, naquele post, o que chamamos de destruição está sendo comparado com tornados e furacões, então realmente um redemoinho nesse contexto não representa um dano sério apesar de eventualmente poder causar algum dano.

E apesar do nome, isso não é um Dust Devil:

hehehe...

Obrigado a todos! E postem lá, ideias, sugestões, dúvidas e questionamentos.

à medida que a não passagem de sistemas frontais pela costa favorecerá o avanço das águas (quentes) da Corrente do Brasil a partir do Norte.

A afirmacao em italico nao concordo mas o resultado final pode ser o mesmo....vou pensar ate segunda-feira.

Não precisa pensar.

Beijo

A estação colocarei no ar este mês!

Abração!

Fala Caio...qto tempo.!! Vc faz falta aqui...deixa te perguntar, o local da sua estação será o mesmo, pois ficar lado a lado não faz muito sentido, não..??

abraço

Vou trocar, sítio do Alessandro mais provável!

Forte abs!

Onda de calor recém iniciando. E já faz 36,7° com 47%. Sensação de 44,8°.

Cacete.......... :negative: :negative: :negative: :negative:

No momento céu com muitas nuvens baixas do tipo estratus no céu aqui na zona leste de Sampa, coisa que pouco aconteceu desde a véspera de natal.

Faz 21 graus na Penha (CGE).

As últimas rodadas do modelo GFS (06z, 12z, 18z) infelizmente continuam a bater com o vídeo da Climatempo sobre as chuvas nos próximos 15 dias, ou seja, tempo praticamente seco no sudeste do Brasil entre fim de janeiro e começo de fevereiro :(

Me mudei de volta pra Mauá essa semana. De SBC-bairro Rudge Fornos, levo más lembranças climáticas. Microclima conseguia ser pior que o do bairro paulistano de Santana, ao menos no quintal da minha pensão.

Agora estou morando a cerca de 1,5 km do centro em linha reta, num bairro menos concretado que o Rudge, e numa ciade menos concretada (no geral) do que SBC. Para começar a catar dados, aguardo o orçamento do abrigo que solicitei ao Chiovitti!

Aqui, nessa madrugada tive de tudo. Tempo bom até 3h, depois nublou até umas 5h, limpou de volta, e depois apareceu o nevoeiro.

Incrível que aí está mais úmido e quente que aqui, faz 35.1ºC com 33% de UR. Quente, porém não comparável ao tórrido final de dezembro e início de janeiro.

Sol poucas nuvens e 27C

Aqui em Campos, estamos ao contrário; nuvens e pouco sol.

Temperatura oscilando entre 21/22°C.

O vento frio continua.

PNI com 14,9

Agora fechou aqui , caiu pra 22C mais nublado e sem cara de chuva por enquanto , hoje estava procurando algum lugar na zona rural do municio pra uma nova estação !

Incrível que aí está mais úmido e quente que aqui, faz 35.1ºC com 33% de UR. Quente, porém não comparável ao tórrido final de dezembro e início de janeiro.

Aqui fortes pancadas de chuva localizadas desde as 16 horas.

Algumas áreas de chuva se desenvolvem na região, dá para ouvir trovoadas bem distantes.... milagres acontecem, quem sabe né....Faz 31°C..

Aqui também, Edison!! Cresceu um Cb sobre o nordeste de POA e a expansão do sistema chegou a cobrir meu bairro. Choveu quase exatamente até onde estou!

Resultado: depois de bater terríveis 37,0°, agora tenho "agradáveis" 28,6° com 64%! :clapping: Interessante que no Menino Deus o Metroclima registra 35,9°! Estou em torno de 7° menos quente do que a porção junto do Guaíba!

Graças a Deus!!

Artur...os desvios acima são com base na 61/90 - médias compensadas...(convencionais / Inmet)

Carlos, sei que é o que temos pra hoje, mas acho desleal comparar os dados de uma São Paulo super urbanizada com uma São Paulo antiga, com menos predios e transito. O correto seria compararmos com a 81-2010.

Mas concordo que nesta comparação entre a São Paulo antiga e a São Paulo moderna, temos uma baita diferença de temperatura (nas áreas mais urbanizadas).

Chiovitti, MP pra vc! :help: :help: :help:

Aqui em Sampa, sol e quantidade variável de nuvens.

Durante a tarde, aumentou a intensidade dos ventos SE/S.

Hoje não chove.

Mirante: 18,5°C (Esta foi de madrugada mesmo) / 28,9°C

IAG: 17,2°C / 28,2°C

Ao pessoal que manja mais de modelos e previsões: pelo andar da carruagem, parece que vamos terminar este janeiro com chuva abaixo da média em Sampa.

Pelo que andei olhando em modelos, as perspectivas não são trágicas mas também não são das melhores, até o fim do mês.

É isso mesmo? :sad:

Tarde agradável na Capital paulista. Hoje o dia lembra um aquelas sequências de dias outonais que tivemos no meio de dezembro. Ao contrário de outros dias, não tivemos temporais aqui. Agora temos 26 graus na Penha (CGE), depois de uma máxima de 29 graus.

Mudando de assunto, a 12z de hoje do modelo GFS botou pra quebrar em relação ao veranico que teremos no final desse mês e começo de fevereiro. O estado paulista e praticamente todo o sudeste brasileiro poderá ter apenas entre 5 a 10 mm de chuva em 8 dias (de 26/01 até 03/02) e além disso, algumas locais de Minas Gerais poderá nem registrar chuva no mesmo período!

E pelo que dá pra perceber, as frentes frias mal chegará no RS (ficando bloqueadas no Uruguai), o que mostra que a alta de 500 virá com toda sua força!

Fonte da imagem: http://wxmaps.org/pix/prec8.html

5CyZ8VA.png?1

Uma forte pancada de chuva com rajadas de 50 Km/h passou por Apucarana agora pouco, acumulando cerca de 15 mm, a temperatura despencou pra 18.6°C por lá...

Aqui muitas nuvens e faz 29°C....

Pelo que andei olhando em modelos, as perspectivas não são trágicas mas também não são das melhores, até o fim do mês.

É isso mesmo? :sad:

Bom. Eu não tenho tanto entendimento em modelos, mas a rodada das 12z do modelo GFS indica um situação muito ruim pro estado paulista e também todo o sudeste nos últimos dias deste mês e começo de fevereiro, o que parece que a alta de 500 vai atuar com toda sua força.

Até acabei de postar falando sobre isso!

à medida que a não passagem de sistemas frontais pela costa favorecerá o avanço das águas (quentes) da Corrente do Brasil a partir do Norte.

A afirmacao em italico nao concordo mas o resultado final pode ser o mesmo....vou pensar ate segunda-feira.

Não precisa pensar.

Beijo

Muito boa, infelizmente nao consigo acessar o twitter a partir desta maquina....

Fico contente por vc ter respondido e aproveito a parabenizo pela volta dos tradicionais posts que apresentam 7 niveis acima da concorrencia

Abracos e beijos

================

A minha area de interesse ultimamente tem sido 20/30 S e 30/50 W em relacao a SST e SSTa.

A tua afirmacao pressupoe que as correntes citadas sao pelo menos em parte movidas pelos ventos assim entendi.

Assim temos um link ou imagem (nao sei o que vai aparecer)

para as correntes

para a SST

para a salinidade

Enfim, estamos tentando entender alguns sinais dos oceanos

abracos

http://www7320.nrlssc.navy.mil/GLBhycom1-12/navo/malvinspdcur_nowcast_anim30d.gif

malvinspdcur_nowcast_anim30d.gif

http://www7320.nrlssc.navy.mil/GLBhycom1-12/navo/malvinsst_nowcast_anim30d.gif

malvinsss_nowcast_anim30d.gif

http://www7320.nrlssc.navy.mil/GLBhycom1-12/navo/malvinsss_nowcast_anim30d.gif

malvinsst_nowcast_anim30d.gif

Tarde agradável na Capital paulista. Hoje o dia lembra um aquelas sequências de dias outonais que tivemos no meio de dezembro. Ao contrário de outros dias, não tivemos temporais aqui. Agora temos 26 graus na Penha (CGE), depois de uma máxima de 29 graus.

Mudando de assunto, a 12z de hoje do modelo GFS botou pra quebrar em relação ao veranico que teremos no final desse mês e começo de fevereiro. O estado paulista e praticamente todo o sudeste brasileiro poderá ter apenas entre 5 a 10 mm de chuva em 8 dias (de 26/01 até 03/02) e além disso, algumas locais de Minas Gerais poderá nem registrar chuva no mesmo período!

E pelo que dá pra perceber, as frentes frias mal chegará no RS (ficando bloqueadas no Uruguai), o que mostra que a alta de 500 virá com toda sua força!

Fonte da imagem: http://wxmaps.org/pix/prec8.html

5CyZ8VA.png?1

Uma coisa que tenho achado interessante é que o GFS é o único modelo que tenho visto insistir neste bloqueio, ou ASAS. No CPTEC todos indicam inclusive uma frente fria no fim do mês trazendo chuvas para São Paulo e o Rio de Janeiro. Não entendo muito de modelos, não sei qual é o mais confiável.

Cumulonimbus ao sul do planalto curitibano.

24°C em Piraquara e forte brisa de leste..

5a4e895a9f8b9_2014-01-1818_37_04.jpg.823a4bd9f50528e706fb2425e26e64ba.jpg

Edited by Guest

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.