Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Felipe F

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014

Recommended Posts

Falta de chuva aqui no Sul de mg...

Existe uma regra simples, q mtas vzs (sempre) é deixada de lado!

Uma palavra : "Compensação"

Se chove mto em um lugar, falta chuva em outro..

Se faz mto calor em determinada área, haverá menos calor em outra, e por aí vai..

Qual a temperatura média do planeta?

Uns 15°C.. Se faz mto frio no HN, temos mto calor no HS. O resultado será 15°C!

Quanto chove anualmente no planeta?

(isso, eu, nem vc...nem ng sabe... mas acredito q os valores anuais pouco se alteram, de um ano para outro).

Neste começo de verão, a maior parte das chuvas destinadas para o Sudeste do Brasil foi "desperdiçada" no nordeste da Região. Choveu tanto nakela área... agora o potencial se esgotou: não chove mais. Está ocorrendo uma sequência de dias secos e ensolarados no leste de Minas, ES, RJ..

Agora é aguardar a compensação do q vcs perderam aí no sul do Estado.

Abraços!

Pois é Carlos Campos , se nao chover pra compensar já era !

Madrugada de céu limpo fez a temperatura cair bem aqui

12,8°C PWS Lage

13,5°C INMET

14,2°C PWS ToaToa

Agora sol já se faz presente entre poucas nuvens e faz calor 18°C

Ontem aqui em Teutônia no final da tarde caiu uma chuvinha que ajudou a refrescar um pouco, a acumulação foi bem variada, sendo 0,8 mm na Lagoa da Harmonia, 3,2 mm em Languiru, 6,1 mm na Welp e 7,4 mm no INMET.

Hoje as mínimas ficaram em 18,9ºC na Lagoa da Harmonia, 19,3ºC na Welp, 19,9ºC em Languiru e 20,1ºC no INMET.

SIM, A TEMPO, SÃO AS ESTAÇÕES DE S.JOAQUIM E AS CITADAS, NO MAPA DO MONITORAMENTO DA EPAGRI.

Ronaldo..finalmente os dados on-line da estação do Morro das Antenas estão no ar...perdemos 12 dias no mês..pena!!

Choveu de forma fraca a moderada aqui na zona leste de Sampa entre umas 20 horas até mais ou menos 22 horas.

Acumulado de mais ou menos 5 mm na Penha (CGE).

Bom, percebi que ninguém soube me responder se a 12z do modelo GFS indica se vamos ter um novo bloqueio nos últimos dias de janeiro, mas sem problemas. Só espero que a 00z daquele mapa quinzenal volta a mostrar o tom lilás em SP, sul de MG e triângulo mineiro no mesmo período.

Deus me livre de termos uma nova ASAS atuando no sudeste, depois dessa que trouxe temperaturas altíssimas e pouca chuva!

Não creio numa nova ASAS mas sim em chuva bastante irregular ainda até o fim do mês.

CLIMATERRA ‏@Climaterra 16 min

12,0°C M.Igreja/Inmet, 12,3°C Urupema/Epagri, 12,5°C M. das Torres/Urupema/Epagri, 13,6°C Bom Jardim/Epagri. As menores em SC

14,8 CASA.

Neste começo de verão, a maior parte das chuvas destinadas para o Sudeste do Brasil foi "desperdiçada" no nordeste da Região. Choveu tanto nakela área... agora o potencial se esgotou: não chove mais. Está ocorrendo uma sequência de dias secos e ensolarados no leste de Minas, ES, RJ..

Abraços!

A atmosfera funciona por compensação. Para uma região se dar "bem" (chuva/frio), a outra tem que se "lascar" (sol/calor).

SIM, A TEMPO, SÃO AS ESTAÇÕES DE S.JOAQUIM E AS CITADAS, NO MAPA DO MONITORAMENTO DA EPAGRI.

E QUE TAL O NOME EM VEZ DA SIGLA DO MODELO?

Mas,no site da epagri só estão disponiveis as estações de SC. Porto Amazonas, no Paraná, e de Vacaria e Bom Jesus no Rio Grande do Sul não aparecem no mapa.

http://ciram.epagri.sc.gov.br/agroalertas/index.jsp?pag=3&variavelP=203

FALTA OUTRAS ESTAÇÕES, OU NÃO DEIXAM OU "ESQUECERAM"

AQUI EM BOM JESUS A ESTAÇÃO ESTÁ INSTALADA A UNS +- 4 MESES E ESTÁ ENVIANDO OS DADOS, PROVA DISSO SÃO ALGUMAS POSTAGENS DE MAPAS NA CONTA DA EPAGRI NO FACEBOOK.ACHO QUE NÃO BOTAM POR QUE NÃO QUEREM!

Abraços!

A atmosfera funciona por compensação. Para uma região se dar "bem" (chuva/frio), a outra tem que se "lascar" (sol/calor).

(muitas risadas aki !)

Vejo q tanto no Galeão, qto no SDumont faz 30°C.

Em Ctba , 22°C e no PNI eu não sei... mas calculo uns 13°C..(provavelmente, com Sol)

Q raiva!

A gente só se lasca msm!

Abraços

Vejo q tanto no Galeão, qto no SDumont faz 30°C.

É uma situação pouco comum. A similaridade das temperaturas indica que hoje está mais fresco lá pelas bandas da ZN e baixada...

Abs!

Se não chover entre quinta e sexta, eu jogo a toalha! Vou considerar o mês de Janeiro como perdido.

Ziemann, olhei os modelos e ainda tem muito fluxo de umidade para o leste do sudeste nos próximos 10 dias, não acho que deveria jogar a toalha assim. O problema do RJ é que teve um janeiro mais ameno que o restante da região, mas o quadro irá mudar com relação a chuvas.

Abraços!

(muitas risadas aki !)

A gente só se lasca msm!

Abraços

Entendo por clima como o estado médio da atmosfera em um determinado local durante um determinado tempo.

Assim é possível matematizar o clima e estudá-lo.

Se existe uma coisa que nunca é atingida na natureza é o:

EQUILÍBRIO.....

Logo nunca a natureza está em equilíbrio, aliás nada nunca está em equilíbrio.

Dentro das relações obtidas uma chama particularmente a atenção:

A MÉDIA

A média é um número que tem a pretensão de representar um conjunto de dados.

A média pode até não ser REAL

Um exemplo interessante creio que Julho a temperatura média de São Joaquim nunca foi a média.

Assim temos dois modos de compreender o termo compensação,

A- A compensação em uma escala geográfica maior....tipo Frio da p....na região das caminhonetes nos EUA....Calor do c....na Russia.

B- A compensação dentro da mesma região (espaço) ao longo do tempo....ignorando fatores que acrescentam tendências na média (UHI, por exemplo) não é razoável esperar por uma longa sequência de janeiros frios em São Paulo aliás não razoável esperar uma sequência apreciável de qualquer estado da atmosféra específico para uma região que induza uma trend.

O interessante é que a região centro-sul apresenta contradições.

Assim será interessante acompanhar mais uma vez o inverno no centro-sul.

Até o momento será um Julho 2014 muito interessante.

Abraços

PNI, a estação mais fria do Brasil, cravou mais uma sub-10 nesta madrugada. Olhando no wunder, bateu em 9,3 graus. Agora tem 17,6 graus e registrou alguma precipitação no dia de hoje.

Sobre médias, andei lendo algumas coisas, e a conclusão que cheguei foi: médias fazem parte do passado climatológico de uma região, não são o presente do clima da região e não tem importancia alguma com relação as mudanças de comportamento da atmosfera no futuro. Uma média nada mais é que um parametro calculado. Parametros são dados que já existem, prtanto não há como dizer se os parametros podem mudar no futuro ou não.

.....Sobre médias, andei lendo algumas coisas, e a conclusão que cheguei foi: médias fazem parte do passado climatológico de uma região, não são o presente do clima da região e não tem importancia alguma com relação as mudanças de comportamento da atmosfera no futuro. Uma média nada mais é que um parametro calculado. Parametros são dados que já existem, prtanto não há como dizer se os parametros podem mudar no futuro ou não.

Leitura estranha Artur.

Como adotamos intervalos de 30 anos....não concordo em nada com o escrito.

Abraços

Trocando ideia pelo fone ontem com o Disme aqui de SP, me disseram que a imprensa dá mais valor a média das máximas para verificar um desvio (no caso de janeiro), do que a temperatura média diária..

Trocando ideia pelo fone ontem com o Disme aqui de SP, me disseram que a imprensa dá mais valor a média das máximas para verificar um desvio (no caso de janeiro), do que a temperatura média diária..

Carlos, Veja que maravilha a mídia está certa.

O critério para definição de onda de calor é baseado na média das máximas.

Abraços

Sobre MÉDIAS-III :

Não gosto de MÉDIAS!

(no caso, TÉRMICAS)

Não mostram o comportamento REAL das temperaturas de uma determinada (qker) localidade.

Já comentei isso aki e lembro q o Mafili tbm já comentou.

Para uma média de 14°C, podemos ter inúmeros valores extremos diários, mensais ou anuais.

Min: 7°C

Max: 21°C

Med: 14°C

ou:

Min: -1°C

Max: 29°C

Sendo assim, MÉDIAS são o q menos importam, pra mim.

Vou sempre nas extremas!

Máxima, menor máxima, mínima, maior mínima.

Sobre o estado Médio do clima em determinada área, outro problema, e dos grandes!

Acredito em compensações.

Já tive inúmeras provas da existência das COMPENSAÇÕES!

Abraços

Não gosto de MÉDIAS!

(no caso, TÉRMICAS)

Não mostram o comportamento REAL das temperaturas de uma determinada (qker) localidade.

Para uma média de 14°C, podemos ter inúmeros valores extremos diários, mensais ou anuais.

ou:

100% concordando contigo, no mais, apenas mérdias.

Sobre MÉDIAS-III :

Não gosto de MÉDIAS!

(no caso, TÉRMICAS)

ou:

Sendo assim, MÉDIAS são o q menos importam, pra mim.

Vou sempre nas extremas!

Máxima, menor máxima, mínima, maior mínima.

Sobre o estado Médio do clima em determinada área, outro problema, e dos grandes!

Acredito em compensações.

Já tive inúmeras provas da existência das COMPENSAÇÕES!

Abraços

Entendo Carlos,

Mas a média é apenas um dos indicadores de um conjunto de dados.

Não me aprofundarei pois, acho desnecessário.

Ao longo do tempo já me acostumei com esse tipo de critica.

Então, eu faço as piadinha com myself.

Veja se decifra essa....????

Mohamed Lee.....dica.....Sheldon.... big bang a teoria.

BAZINGA

PS : Média compensada distorce mais ainda.

PSC : Sei que não importa, mas eu acho isso.

Troy, não importa como seja calculada a média....simples, compensada, 24 horas, de minuto a minuto, de segundo em segundo, a compensada do IAG etc...etc..etc.

O método que mais gosto é a aleatória.

A única exigência ser sempre da mesma forma.

O que interessa é a anomalia em torno dessa média calculada.

Abraços

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.