Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Vocês acreditam que esse calor e falta de chuva devam ser compensados em médio prazo? E outra, li em vários sites que isso está sendo causado pelo aquecimento do oceano. Mas, água quente não significa mais evaporação, que significa maior umidade disponível e por sua vez teríamos pelo menos chuvas de fim de tarde? O que o oceano tem a ver com a ASAS? Se puderem me expliquem porque realmente não consegui ligar uma coisa com a outra...

 

A alta pressão inibe a formação de nuvens. :sad:

Exatamente, Ziemann. Isso eu entendo, mas como outros colegas aqui não entendi o que sites como a Climatempo relacionaram esses eventos com a água mais quente do oceano. Por falar nisso, estou trabalhando perto do seu bairro, mais exatamente em Botafogo, e como a zona sul está quente, o que não é muito comum. Copacabana e Ipanema nem vento à tarde tem para aliviar um pouco. :heat:

Link to comment
Share on other sites

GFS 12z veio agressivo agora tarde em relação ao calor, pro final da próxima semana em São Paulo...

 

Ele dá máxima de 31,3C pra sexta (31) e 31,7 pro sábado (1)

 

Na prática siginfica que as máximas poderiam ficariam de 34 a 36C entre a sexta e o sábado... Modelo também intensifica o Geopotencial sobre a RMSP :heat:

 

Como é meio longinho ainda, vamos acompanhando, haverá ajustes...

 

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/gfs.php?lat=-23.62&lon=-46.65&lang=pt&type=txt&units=m

Link to comment
Share on other sites

Bem, Janeiro até então:

Média das Minimas: 19.9°C ( 2013 = 18.3°C)

Média das Maximas: 31.2°C ( 2013 = 30.2°C)

Média Geral: 25.5°C ( 2013 = 24.3°C)

Chuva Acumulada: 60 mm ( 2013 = 232 mm)

Em chuva sem duvida o pior Janeiro q tive agora em relação ao calor ainda teria que estar um pouco mais, em 2011 a média fechou em 25.7°C, mais o calor para essa ultima semana, não duvido que também seja o mais quente.. :mail:

Link to comment
Share on other sites

Vocês acreditam que esse calor e falta de chuva devam ser compensados em médio prazo? E outra, li em vários sites que isso está sendo causado pelo aquecimento do oceano. Mas, água quente não significa mais evaporação, que significa maior umidade disponível e por sua vez teríamos pelo menos chuvas de fim de tarde? O que o oceano tem a ver com a ASAS? Se puderem me expliquem porque realmente não consegui ligar uma coisa com a outra...

 

A alta pressão inibe a formação de nuvens. :sad:

Exatamente, Ziemann. Isso eu entendo, mas como outros colegas aqui não entendi o que sites como a Climatempo relacionaram esses eventos com a água mais quente do oceano. Por falar nisso, estou trabalhando perto do seu bairro, mais exatamente em Botafogo, e como a zona sul está quente, o que não é muito comum. Copacabana e Ipanema nem vento à tarde tem para aliviar um pouco. :heat:

 

Realmente quase não tem rolado um ventinho por aqui. Não está fácil!

 

Acho que até nos desertos deve chover mais que aqui. :sad:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Considerando a Máxima de ontem em SP a média das máximas foi para 31,5....Neste sábado esta média poderá subir mais ainda..!!

 

aaru.png

 

Máxima Pré-Oficial do Sábado: 32,5C - A confirmar, média permanece em 31,5... Temos mais 6 dias ainda pela frente pra vê a quebra ou não desse recorde...

 

PS: Chuva ontem no Mirante Convencional foi de 57,4mm, sendo no mês portanto 237,7mm, com isso falta exato 1mm para a média 1961-1990 ser alcançada...

Link to comment
Share on other sites

Realmente dá pra notar que a chuva hoje na Grande SP será menor do que nos dias anteriores!

 

Esses modelos a cada rodada que passa só piora as perspectivas pra segunda metade da semana que vem.

 

Já a previsão da Climatempo da rodada de hoje chega a ser um sonho diante do que os modelos estão prevendo! As máximas nos próximos dias vão ficar em 31 graus e mínimas sub-20 (quarta e quinta da semana que vem, 16 graus), mas não estou confiando muito nisso.

 

Eu também não acredito muito que as temperaturas altas do Atlântico na costa sul e sudeste tenha a ver com esse bloqueio. Para mim isso favorece o aumento das precipitações e também favorece a formação de baixas pressões em superfície.

Link to comment
Share on other sites

Eu também não acredito muito que as temperaturas altas do Atlântico na costa sul e sudeste tenha a ver com esse bloqueio. Para mim isso favorece o aumento das precipitações e também favorece a formação de baixas pressões em superfície.

 

Interessante teu comentário! O que determina a força do bloqueio não é se o mar tá quente, se a salinidade tá alta, mas há outros fatores envolvidos. Existe uma forte Frente Fria estacionária no RS e SC neste momento. O quadro que estamos tendo é típico de pré-frontal, onde a umidade seca na vanguarda do sistema, formando a possibilidade de altas pressões dominarem o cenário.

 

O quadro que vai se formar na próxima semana será uma continuação do que veremos a partir de hoje e domingo, frente fria estacionária e quadro de pré-frontal dominante. O gradiente de forças de massa de ar ficará equilibrado, dando vazão a se gerar um forte geopotencial a 500 hpa. Não fosse por isso, e com a formação de canais de umidade da amazonia, estariamos sob intenso ZCAS. O quadro de chuvas na Bolívia, sugere que o canal de umidade segue o ramo frontal, que está mais a sul.

 

18 de Fevereiro mudar a dinamica? Duvido! Eu quero ver os modelos ainda!

 

No momento, vento sul variando entre 10 e 30km/h, temperatura com sol forte sem nuvens a 27,2 e caindo. Está até agradável ficar ao ar livre já.

 

COMO SEMPRE, NÃO FOI OLHADO O QUADRO DE 3 DIAS DOS MODELOS!

 

Essa ff está bloqueada porque o dominio da massa de ar é MARITIMO!!!! Numa condição dessas, sempre ajuda a resfriar a serra e topo de serra ao sul da grande SP!

 

TROY, está na praia Grande? Qual a condição de temperatura aí?

Link to comment
Share on other sites

Vou fazer uma espécie de brincadeira, e vão entender porque atualmente somos o grupo com melhor punch de previsão do Brasil e com melhor visão dos cenários. Temos batido de frente com institutos, empresas de previsão do tempo, etc etc, porque aqui, no conjunto geral, há CONHECIMENTO sobrando.

 

A pergunta da semana: Como tentar entender a dinamica atual para explicar o geopotencial em 500 hpa tão forte assim? O que a água do oceano quente tem a ver?

 

Nosso conjunto é muito bom. Nós mesmos já demos a resposta. Observem:

 

Eduardo RJ

Vocês acreditam que esse calor e falta de chuva devam ser compensados em médio prazo?

Se você tivesse colocado um ponto final a pergunta, teria a resposta! Sim, há compensações!

isso está sendo causado pelo aquecimento do oceano.

Sim, tem participação direta sim!

 

Rodolfo Alves

...os bloqueios ajudam a esquentar as águas...

...Mas as águas estão quentes, por justamente haver pouca incidência de entrada de massas de ar frio...

...As (SST) só vão esfriar a partir do momento em que sistemas frontais começarem a avançar sul/sudeste adentro, trazendo massas de ar polares pra resfriar...

...O ECMWF também está prevendo um Geopotencial elevadíssimo de 592...

...Modelo também intensifica o Geopotencial sobre a RMSP...

Complementa a resposta do Eduardo RJ!

 

Aldo Santos

Mas, para mim, o que segura as MP's foi o que você explicou: o bloqueio em 500 hpa.

Sim, uma coisa leva a outra, se a MP não vence o bloqueio este se fortalece, num ciclo vicioso.

 

Ziemann

A alta pressão inibe a formação de nuvens.

Estão unindo com as informações anteriores?

 

Mauricio Schwartz

O clima é muito volátil, sobretudo os modelos são mais ainda.

CFS indica que a próxima frente fria a chegar no estado de São Paulo será apenas no dia 18 de fevereiro

Não confio nessa data, está muito distante pros modelos terem confiança. O que interessa é que haverá uma quebra do padrão estabelecido, e o clima tem muita mudança! Excelente, Maurício! Sigam ligando os pontinhos!

 

Igor

Ainda sob efeito dos ventos da alta no oceano?

Sua pergunta se fosse uma afirmação, já teria respondido sua pergunta! Ventos da alta no oceano influem sim na nebulosidade de SP e PR e direção dos ventos em altitude!

 

Carlos Dias

Mínimas - sábado - 25/01/2014

10,6 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

11,4 - Campos do Jordão SP (PWS - Jaguaribe)

11,5 - Campos do Jordão SP (Inmet)

11,9 - Maria da Fé MG (Inmet)

Exatamente, o efeito que a alta no oceano tem, além do calor diurno,é o resfriamento noturno por perda de radiação.

 

Daniel Veloster

Resfriamento justamente por conta da migração das águas quentes do Atlântico mais pra norte! (Alexandre nascimento)

Sim, a dinamica será alterada quando UM DOS FATORES for esse ai que você comentou Daniel!

 

Renan

Concordo com elas em parte. Realmente está sendo um verão muuuuito quente, mas não há marcas históricas até o momento.

Nada como estar atendo as condições REAIS de temperatura e chuva sem rodeios! Das 5 frentes frias que entraram no Brasil, somente duas chegaram ao leste do sudeste, por isso o verão quente. Destas duas, somente uma produziu mais dias amenos no Sudeste!

 

O que vocês mesmos perguntaram e questionaram, vocês mesmos responderam, um complementando o outro!

 

E viva O BAZ! :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Como esperado, mediante as observações de Sondagem esta manhã, até agora só choveu de forma muito isolada na região de Embu das Artes e Taboão da Serra...

 

De acordo com a Rede Telemétrica do SAISP, os únicos 3 acumulados foram de 22,4mm no Córrego Pirajuçara em Embu das Artes, 17,4mm no mesmo córrego no Jardim Sampaio (Zona Sul - SP), e 2,4mm no córrego Joaquim Cachoeira em Taboão da Serra.

 

Por enquanto pelo radar, há somente uma célula bem isolada a norte de Guarulhos.

Link to comment
Share on other sites

Se a previsão da Climatempo se mantiver para a semana, não haverá quebre de recorde histórico. Mas há uma pulga atrás da orelha. Claramente, esta previsão traz consigo influência do resquício da MP que chegou com mais força no Sul, baixando as máximas aqui em São Paulo para o decorrer da semana. Já na previsão do CPTEC, parece que eles ignoram esta influência desta MP para São Paulo, implicando máximas mais altas, o que, aí sim, parece que quebraria o recorde histórico. Qual instituto acertará?

 

Eu gosto mais das previsões da Climatempo a curto prazo. Entretanto, em termos de modelos, O Global do Inpe (que eu mais gosto) serve de referência para o CPTEC Se não me engano, as previsões da Climatempo são baseadas no GFS que é mais volátil e sensível.

 

Vamos ver no que dá.

 

Aqui aliviou bem há umas 2 hs atrás, mas não choveu.

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dois anos a temporada de furacões do Atlântico Norte foi muito fraca, será que isso pode refletir aqui no Atlântico Sul de alguma forma?

Explicando melhor o que quero perguntar, será que essa falta de ciclones tropicais no Atlântico Norte, pode causar ciclones tropicais no Atlântico Sul, já que a natureza sempre tenta manter o equilíbrio de alguma forma.

 

 

A chuva que chegou até ao leste de Patrocínio no dia 23/01, provocou muitos estragos na cidade vizinha de Guimarânia: http://noticiasdeguima.blogspot.com.br/2014/01/temporal-provoca-varios-estragos-em.html

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 28,0ºC hoje.

 

Patrocínio/MG

 

Média (74-02) 27,9ºC / 17,6ºC

Chuva (68-04) 298,3 mm

Fonte: Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos

 

Médias simples das máximas e mínimas e precipitação até o dia 25.

2012: 26,3ºC / 16,9ºC / 234,8 mm

2013: 28,0ºC / 17,4ºC / 198,8 mm

2014: 30,1ºC / 15,8ºC / 40,2 mm

Link to comment
Share on other sites

O time-lapse de hoje abrange um tempo mais curto (5 horas) mas com um intervalo menos entre as fotos (10 segundos ao invés de 30), daí a noção que o vídeo está mais lento. Coloquei nessa configuração para captar com mais detalhes os intensos temporais que estão atingindo diariamente minha a região. Mas justo hoje não tivemos chuva. Na primeira metade vemos muitas nuvens e na segunda metade o tempo abre completamente, e no finalzinho aparece a umidade vinda da Serra do Mar:

 

uMMrk5_Z-a8

Link to comment
Share on other sites

Estou muito sumido mesmo, Rodolfo! Além do trabalho estar muito intenso, esse calor não me anima nem um pouco para acompanhar a evolução dos modelos. Ainda mais sabendo que a última e a próxima semana serão dominadas por fortes ondas de calor.

 

Caio, pra te afastar um pouquinho mais, serão 3 semanas, ao menos, de segunda em diante sob o domínio do bloqueio. Kkkkkkkkk... Mas compareça sim xe vez em quando, muito legal ver você por essas bandas...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O time-lapse de hoje abrange um tempo mais curto (5 horas) mas com um intervalo menos entre as fotos (10 segundos ao invés de 30), daí a noção que o vídeo está mais lento. Coloquei nessa configuração para captar com mais detalhes os intensos temporais que estão atingindo diariamente minha a região. Mas justo hoje não tivemos chuva. Na primeira metade vemos muitas nuvens e na segunda metade o tempo abre completamente, e no finalzinho aparece a umidade vinda da Serra do Mar:

 

uMMrk5_Z-a8

 

Gosto muito de ver a dança das nuvens. Excelente trabalho!

Link to comment
Share on other sites

Se a previsão da Climatempo se mantiver para a semana, não haverá quebre de recorde histórico. Mas há uma pulga atrás da orelha. Claramente, esta previsão traz consigo influência do resquício da MP que chegou com mais força no Sul, baixando as máximas aqui em São Paulo para o decorrer da semana. Já na previsão do CPTEC, parece que eles ignoram esta influência desta MP para São Paulo, implicando máximas mais altas, o que, aí sim, parece que quebraria o recorde histórico. Qual instituto acertará?

 

Eu gosto mais das previsões da Climatempo a curto prazo. Entretanto, em termos de modelos, O Global do Inpe (que eu mais gosto) serve de referência para o CPTEC Se não me engano, as previsões da Climatempo são baseadas no GFS que é mais volátil e sensível.

 

Pra complementar: Previsão da Foreca (Source ECMWF)

 

wssj.png

 

Estou muito sumido mesmo, Rodolfo! Além do trabalho estar muito intenso, esse calor não me anima nem um pouco para acompanhar a evolução dos modelos. Ainda mais sabendo que a última e a próxima semana serão dominadas por fortes ondas de calor.

 

Esperamos seu retorno então, quando as MP's começarem a brotar com maior frequência :good2:

Link to comment
Share on other sites

Tarde e noite terríveis aki no litoral sul do Paraná!

Ventos com rajadas constantes de 40/60 km/h.

Difícil caminhar em locais abertos.

Já são 14h de ventania, com chuva fraca há cerca de 1h atrás.

No momento, 25°C.

 

Aqui em Curitiba também ventou bastante, tivemos uma tarde com 26º bastante ventosa! Foi uma maravilha, ajudou a refrescar os ambientes, resfriando as paredes! Eu já estava ficando cozido dentro de casa! :heat:

 

Amanha desço para o nosso litoral, faz muitos anos que não vou aí!

Link to comment
Share on other sites

Dando aqui uma olhada nas previsões numérica do CPTEC, eu vi que o modelo global T126L28 indica que a partir de 31/01 as máximas na capital paulista ficarão mais contidas (enquanto os outros modelos indicam o contrário). Só que pelo que notei não haverá expectativa de frente fria nos próximos 15 dias!

 

cWEByTQ.png?1

Fonte da imagem: http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/golMapWeb/DadosPages?id=GLB12

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.