Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

METSUL: PORTO ALEGRE TEVE MADRUGADA MAIS QUENTE EM UM SÉCULO

 

O que todos sentimos (sofremos) na última noite a história climática comprova. A madrugada de hoje em Porto Alegre foi de calor anormal e excepcional. Foi oficialmente a mais quente na cidade desde que tiveram início os registros em 1910, de acordo com pesquisa da MetSul Meteorologia. Se até 22h de hoje a temperatura se mantiver acima de 27,9ºC no Jardim Botânico, a mínima de hoje entrará para a história climática centenária da capital gaúcha como a mais alta de todas. Fez 28,2ºC de mínima na madrugada de hoje na estação do Jardim Botânico do Inmet, que é a usada como referência para a climatologia histórica.

Link to comment
Share on other sites

Aos amigos,

Na minha região de interesse 20/30 S e 30/50 W.

Anomalias fortemente positivas....

 

No gráfico o comportamento da anomalia

 

No GIF a batalha do Plata....[ a corrente fria x a corrente quente]

 

Vou melhorar na próxima postagem....com o gif das correntes [ é mais didático]

 

Pessoalmente. As agradáveis temperaturas de janeiro de 2014 atravessaram até o final da primeira quinzena de Fevereiro.

 

Os estudos que tenho lido e as minhas análises indicam que a SST no Atlântico Sul não é impeditivo para entrada de massas polares.....porém.....na ausência de mp.....elas mostra toda a sua força.

 

Por enquanto ainda fico (prematuramente) com outono/inverno extremado.

 

A proporção do tempero não sei. [ainda].

 

 

 

 

kf5jwm.png

 

292sc5k.gif

Link to comment
Share on other sites

Amigos, como sabem sou muito chato com relação a trazer informações aqui ou no meu blog, se escrevo uma coisa, costumo fazer a prova dos 9 antes de publicar. Estamos falando do calor e das chuvas, mas o que é realidade, e o que ainda está no campo da suposição?

 

Primeira história: Estamos vivendo um Janeiro que deverá ter recorde histórico de temperatura média e máximas no Mirante de Saunatana.

 

Bom, vamos aos dados reais da automática do Mirante. Resumindo antes de lerem os dados, a verdade é que sim, estamos vendo um mês de anomalias absurdamente altas (até dia 23). Seguem os dados diários extraidos agora a pouco. Chance é grande de recorde absoluto tanto de máximas como de média absoluta.

Mirante de Santana

 

dia max min chuva

 

01 32,3 23,2 1,2 mm

02 31,9 21,5 2,6 mm

03 35,6 24,6 0 mm

04 31,5 20,9 1,8 mm mínima hora da chuva

05 29,9 19,7 18,2 mm minima hora da chuva

06 31,4 19,5 0 mm

07 32,9 19,5 0 mm

08 31,9 20,8 0 mm

09 32,8 17,0 25,8 mm mínima hora da chuva

10 33,8 20,8 1,4 mm

11 33,2 20,8 1,4 mm

12 31,5 17,5 13,0 mm mínima hora da chuva

13 30,7 16,5 16,0 mm mínima hora da chuva

14 31,9 19,4 7,2 mm

15 32,4 18,3 13,4 mm mínima hora da chuva (de madrugada)

16 28,1 17,7 23,8 mm mínima hora da chuva

17 29,1 17,9 28,2 mm mínima hora da chuva

18 29,1 18,5 0 mm

19 29,3 18,2 0 mm

20 32,2 18,5 1,8 mm

21 32,7 20,5 7,4 mm

22 32,8 21,7 11,2 mm mínima hora da chuva

23 31,8 21,7 0 mm

 

média:

máximas 728,8/23 = 31,7 graus

mínimas 454,7/23 = 19,8 graus

Média simples: 25,8 graus

 

Segunda história: Tem chovido muito menos que a média, a chuva é muito pouca no Mirante de Santana.

 

A verdade é que os dados reais tem desmentido essa história. Olhem só o acumulado do Mirante de Saunatana. Mais uma pancada forte de chuva que acumule mais de 30 mm e já terá se aproximado da média. Duas pancadas de chuva já deixariam o Mirante na média. Deve fechar na média ou ligeiramente abaixo (95% da média). E há chance de ao menos mais 3 dias com possibilidade de temporal na grande SP. Se cair UMA ÚNICA chuva semelhante a que alagou o Pirajuçara anteontem e a que alagou a zona oeste ontem, já era, estoura a média e ficaria acima.

 

Um aviso aos navegantes: antes de falar que estamos com pouca chuva, legal é obter dados que comprovem a afirmação. Aqui tem a prova de que não estamos tão ruim assim em termos de chuva.

 

Chuva acumulada: 174,4 mm - média 237 mm (Inmet 61-90) - já choveu 73,6 % do esperado

 

Terceira história: O sul da Grande SP tem feito menos calor que áreas mais ao norte, como o Mirante de Santana.

 

Verdade, na média ficou (olhando o Assunção!) 1,1 grau mais frio que a média do Mirante de Santana. Já a média de máximas a disparidade fiou maior: 1,9 grau a menos na média. Já as mínimas até que tem andado juntas, diferença de somente 0,3 grau.

 

Assunção

 

dia max min chuva

01 31,8 21,2 37,1 mm mínima hora da chuva

02 31,8 20,7 0,5 mm

03 35,0 23,4 0 mm

04 27,8 18,7 9,7 mm

05 26,6 18,8 1,3 mm

06 27,6 19,1 0 mm

07 31,4 18,5 0 mm

08 32,2 20,2 43,4 mm

09 30,7 19,7 1,3 mm

10 32,9 20,4 0,5mm

11 32,6 20,2 27,2 mm mínima hora da chuva

12 26,7 18,8 3,0 mm mínima hora da chuva (10 da manhã)

13 28,9 17,9 45,5 mm mínima hora da chuva

14 29,9 18,7 26,9 mm

15 29,9 18,0 45,7 mm mínima hora da chuva (de madrugada)

16 27,1 18,1 30,5 mm mínima hora da chuva

17 25,1 18,9 2,0 mm

18 26,4 17,8 0 mm

19 26,5 17,7 0 mm

20 28,0 18,2 0 mm

21 31,7 20,2 14,7 mm

22 32,1 21,6 0,8 mm

23 32,2 21,3 7,1 mm

 

média:máximas 684,9/23 = 29,8 graus

mínimas 448,1/23 = 19,5 graus

Média simples: 24,7 graus

 

Quarta história: A chuva ficou acima da média ao sul da grande SP:

Verdade: Assunção já está perto de 300 mm, ou seja quase 120% da média divulgada pela Somar (61-90).

Já o município de São Bernardo como um todo, apresenta comportamento dentro da média histórica. O que tem derrubado a média de São Bernardo, olhando os dados da defesa civil, são os bairros mais próximos de SP, como Rudge Ramos e Taboão. O efeito de turbulencia no alto da serra e região das represas tem favorecido o bom volume de chuvas ao sul de São Bernardo. Billings e Guarapiranga tem chance 0 de racionamento este ano!!!

 

Chuva acumulada: 297,1 mm média 248,4 mm (Somar Meteorologia - Defesa civil) - já choveu 119,6 % do esperado. Na média do município todo, a defesa civil divulgou total de chuva até o momento de 224,4 mm até dia 23, o que dá 90,3 % de acumulação. Deve fechar na média ou ligeiramente acima. Janeiro de 2013, considerado abaixo da média no geral na Grande SP, teve menos chuva ainda que Janeiro de 2014, com 219,9 mm.

Link to comment
Share on other sites

METSUL: PORTO ALEGRE TEVE MADRUGADA MAIS QUENTE EM UM SÉCULO

 

......O que todos sentimos (sofremos) na última noite a história climática comprova. A madrugada de hoje em Porto Alegre foi de calor anormal e excepcional. Foi oficialmente a mais quente na cidade desde que tiveram início os registros em 1910,,......

 

Tempos Interessantes.

 

==========

Na animação das correntes fica observável o choque das correntes na altura da Foz do Plata.

 

A anomalia da icecap no polo Sul se mantém positiva o pico do degelo deve ocorrer no dia 8 de fevereiro de 2014.

 

Observa-se que desde 2012 não houve nenhuma anomalia negativa....[em compensação tivemos no neste período invernos quentes e frios verões quentes e frios.....]

 

A última animação sempre me recorda como o Sol é maravilhoso....A anomalia ainda é gigantesca quase 1.000.000km²....é muita coisa.

 

Uma boa passagem para 2014.....

 

Abraços

 

 

20afi1v.gif

 

5wkw49.png

 

9vgykn.gif

Link to comment
Share on other sites

Seja bem vindoooo, Mafili !

Estava com saudade de vc, kerido!

É VERÃO !!!

 

Amigos, como sabem sou muito chato com relação a trazer informações aqui ou no meu blog, se ....

 

 

Carlin...KIm....Eu também....palavras mágicas "É VERÃO"....

 

Artur, Excelente análise.....parece que existe a probabilidade de Mirante fechar na média de precipitação e muito acima na média da temperatura.

 

Muito bom.....como a precipitação no verão ocorre a grosso modo após a temperatura máxima ter sido atingida suponho que fique difícil sustentar que as chuvas ou a ausência tenha uma influência gigantesca na média das máximas.

 

Especulando....algum trabalho por aqui.....gosto de vocês.....probleminhas de tempo.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

METSUL: PORTO ALEGRE TEVE MADRUGADA MAIS QUENTE EM UM SÉCULO

 

O que todos sentimos (sofremos) na última noite a história climática comprova. A madrugada de hoje em Porto Alegre foi de calor anormal e excepcional. Foi oficialmente a mais quente na cidade desde que tiveram início os registros em 1910, de acordo com pesquisa da MetSul Meteorologia. Se até 22h de hoje a temperatura se mantiver acima de 27,9ºC no Jardim Botânico, a mínima de hoje entrará para a história climática centenária da capital gaúcha como a mais alta de todas. Fez 28,2ºC de mínima na madrugada de hoje na estação do Jardim Botânico do Inmet, que é a usada como referência para a climatologia histórica.

MINHA MÍNIMA: 28,2°! TERROR TOTAL!

 

É minha segunda noite mais quente em TODOS os meus registros, perdendo apenas para os 28,5° do dia 4/2/2010. Mas nesse dia tive mínima de 25,3° após um temporal à tarde. Provavelmente minha maior mínima continuará sendo os 28,1° do dia anterior, 3/2, noite em que o INMET teve 27,9°, o recorde histórico de maior mínima para POA!

 

Agora vento moderado com rajadas fortes e faz 34,3° com 55%! Vento NO a 32,0 km/h. Cara, é o inferno!

 

Abraços do fim do mundo!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

RECORDE DE MÍNIMA ALTA!

28.0°c

Provavelmente à mais elevada em 1 século por aqui.

Queria ver o Coutinho e William Siqueira pernoitar a aqui sem ar condicionado. kkkkkkkkk

 

Edison, o Ronaldo me ligou um dia desses para perguntar qual a finalidade daqueles botões 1 ,2,3 naquele aparelho que a dona Neide comprou..... parece com peça de avião e faz vrunnnn.

 

O William tenho certeza não sabe o que é SPLIT.

 

Eu lembro [acho] a máxima em POA em janeiro de 2009 foi alguma coisa parecida com 15 a 16 ºC.

 

Recentemente teve o janeiro mais quente da história.

 

E assim vamos indo.....apreciando as coisas do tempo

 

Li o comentário do Marcos....realmente Chácara das Pedras ferventes....Veja o lado bom ainda é uma mínima sub 30.....piadinha tá.....Abraços infernais.

Link to comment
Share on other sites

Pra quem tá achando Janeiro ruim, a última previsão do CFS é "TENEBROSA" pro mês de fevereiro em todo o Centro-Sul...

 

 

Veja o litoral de SC nessas projeções, :heat: ...

 

As temperaturas e projeções delas para o atlântico sul, não seriam um fator favorável a um Catarina II dez anos depois?

 

Bem favorável... SST iria disparar... Mas há outros fatores em jogo! Precisamos aguardar Março... Na última vez que o Atlântico superaqueceu em 2010, formou a Temps. Tropical Anita

 

Uma notícia me intrigou na Climatempo, o retorno das ZCAS no final do fevereiro e em março... Isso pode ser interessante (se acontecer)!

 

Mafili chegou ajudando didaticamente. Mas eu vejo é com preocupações tal cenário.

 

Fpolis agora 33/34ºC, sensação 39/42ºC. Continuam as projeções de ultima semana do mês com calor, min. 23/25; max. 31/35.

Link to comment
Share on other sites

Eu lembro [acho] a máxima em POA em janeiro de 2009 foi alguma coisa parecida com 15 a 16 ºC.

 

Recentemente teve o janeiro mais quente da história.

 

E assim vamos indo.....apreciando as coisas do tempo

 

Li o comentário do Marcos....realmente Chácara das Pedras ferventes....Veja o lado bom ainda é uma mínima sub 30.....piadinha tá.....Abraços infernais.

Pior é o pessoal do Centro e bairros próximos. Provavelmente teve locais com mínimas de 29°, talvez 30°!!

 

Em janeiro de 2009 teve máxima de 17,6° dia 3. Foi a menor máxima de TODOS os janeiros desde 1910, batendo o recorde anterior com folga, que era 19,1°. Já janeiro de 2011 foi o mais quente de TODOS os janeiros no mesmo período, com média de 26,X° (se não me engano 26,6°). Mas isso devido à total ausência de mp´s e as mínimas constantemente altas, entre 22° e 24°. Até Campo Bom, a uns 50 km daqui, ficou mais fria porque chovia lá e aqui ficava nublado.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto a frente não chega, o quadro do inferno perdura. Agora faz 36,1° com 53%, o que dá sensação de 45,0°! Mas o pior é o vento moderado!! Agora sopra de SO a 32,7 km/h. Incrível o calorão com esse vento. Aquece ainda mais os interiores, porque transfere mais calor da rua para dentro e o ar penetra pelo vão das janelas.

Link to comment
Share on other sites

Eu tava de boas no Skiscrapercity vendo fotos das arenas da copa .... tals tals foto vai foto vem , ai falaram sobre o estadio das Dunas em Natal , até ai tudo bem reparem na previsao do tempo pro dia do jogo

 

Previsão de chuva para litoral potiguar no fim de semana

 

A expectativa do meteorologistas, no início da semana, era que o sábado e domingo fossem de sol no litoral do Rio Grande do Norte. Contudo, novo boletim prevê chuvas tanto para o sábado (25) quanto para o domingo (26) nas praias do litoral sul e norte, além de Natal.

 

De acordo com o portal Climatempo, as temperaturas vão variar entre 23ºC e 31ºC e o sol está previsto para a manhã e noite de sábado, com pancadas de chuva durante a tarde. Já para o domingo, a previsão é de nuvens durante todo o dia e chuva a qualquer hora.

 

 

Em Natal é comum ter sol a noite ? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Eu tava de boas no Skiscrapercity vendo fotos das arenas da copa .... tals tals foto vai foto vem , ai falaram sobre o estadio das Dunas em Natal , até ai tudo bem reparem na previsao do tempo pro dia do jogo

 

Previsão de chuva para litoral potiguar no fim de semana

 

A expectativa do meteorologistas, no início da semana, era que o sábado e domingo fossem de sol no litoral do Rio Grande do Norte. Contudo, novo boletim prevê chuvas tanto para o sábado (25) quanto para o domingo (26) nas praias do litoral sul e norte, além de Natal.

 

De acordo com o portal Climatempo, as temperaturas vão variar entre 23ºC e 31ºC e o sol está previsto para a manhã e noite de sábado, com pancadas de chuva durante a tarde. Já para o domingo, a previsão é de nuvens durante todo o dia e chuva a qualquer hora.

 

 

Em Natal é comum ter sol a noite ? :russian:

 

Parabéns ao editores e estagiários. kkkk

 

Cada uma viu .kkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Cai o mundo aqui na Liberdade em SP

 

Intensa célula de chuva explodiu na Zona Leste, na região de Itaquera, mas a mesma já enfraqueceu... Agora outras células estão explodindo no ABC, Centro área Sudeste da Cidade... Mais uma tarde de temporais... pra variar!

 

Por aqui já choveu e foi rápido e só acumulou 1,8mm apenas na minha casa.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.