Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Enquanto no alto da Mantiqueira estou com 22°C; Taubaté já bateu nos 28°C.

No momento, sol entre algumas nuvens.

 

Você tem toda razão C. Campos.

Eu também me incluo nesse grupo não muito grande de pessoas, que está sempre prestando atenção nas nuvens, no vento, nos radares, nas previsões, etc. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos!

 

Feliz 2014 para todos vocês! Muita paz, alegria, saúde e realizações.

 

Estive em Cabo Frio (RJ) para as celebrações de ano novo e o que senti por

lá foi algo raro de se sentir na região dos lagos: ÁGUA DO MAR QUENTE!

 

Quem já nadou nas águas do mar da região, sabe que costuma ser bem gelada.

Pois bem, desta vez eu me senti em águas nordestinas.

 

A temperatura na cidade em si também esteve muitíssimo elevada, sempre

na casa dos 36/37 graus à tarde e com sensação acima dos 40C...fora o calor,

todo o resto esteve excelente.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Tem uma coisa que o período 2001/2006 foi melhor que o período atual, ou melhor, menos pior, o verão climático!

 

Naquela época não tivemos essas ondas de calor descomunais como estamos tendo ultimamente. Claro que tivemos períodos de forte calor, mas nao durava tanto tempo assim e nem tínhamos essas sensações térmicas bizarras de 50º.

 

Tudo graças as constantes La Ninas no verão.

 

 

Beto, não tivemos nem La Nina, nem El Nino em 2013, ficamos na neutralidade! Sobre o calor, está entrando na Argentina uma onda de frio que já é considerada uma das maiores em DÉCADAS na região! E afetará uma boa parte do Centro-sul do Brasil, pelo menos até o RJ.

 

Artur me referi as constantes La Ninas no verão no período 2001 a 2006. Por isso que eles não foram escaldantes. Acho que desde o forte El Nino de 2009/2010 que não temos mais um fenômeno ENSO marcante, de lá pra cá a neutralidade tem sido a tônica hehe

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Troy

 

É compreensivel algumas vzs kerer se desligar de tudo.

Mas nossa paixão é o tempo e nc de fato nos desligamos disso..

É uma maldição!

Já desejei ser como as pessoas "comuns" e não prestar atenção nas nuvens, no vento, etc.

Não consigo!

Disse tudo Carlos, é isso mesmo, a paixão pelo clima fala mais alto.. :good:

Link to comment
Share on other sites

Well, 2014 começa maravilhoso como terminou 2013.

Que Neptuno tenha clemência de alguns.

 

220px-Neptun_brunnen.jpg

30ixjwj.png

sst_anom_new.gif

Alguns dias longe....

A sucessão de fiascos no resgate.....kkkkk....resumindo os passageiros e "cientistas" foram resgatados pelo helicóptero chinês....O gelo na Antártica deve atingir o mínimo em 8 de fevereiro.....Enfim a comédia do ano.....Um foto para homenagear....Uma Inconveniente Verdade.

 

1503324_582690978476700_1263074962_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Você tem toda razão C. Campos.

Eu também me incluo nesse grupo não muito grande de pessoas, que está sempre prestando atenção nas nuvens, no vento, nos radares, nas previsões, etc. :good2:

Pois é, um vício automático...

A 1ª coisa que faço pela manhã é olhar para o céu...

 

 

DESASTRE ESTÁ SENDO A FALTA DE INFRAESTRUTURA DA ILHA, ALGO CRÔNICO E IRRITANTE PARA QUEM MORA OU VEM A ILHA, DESDE OS MEUS 15/20 ANOS QUE É ASSIM!
Com toda certeza não é privilégio de Floripa.

O Brasil todo é assim. As exceções são isso mesmo: exceções...

 

 

Tornado em Sao Joaquim 31/12/13
Fazia tempo que não ouvia o falar "cantado" dos catarinenses...

 

E.T. Um 2014 com muita saúde para todos.

Tendo saúde, no resto a gente dá um jeito... :mosking:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aldo, sabe o que é ir para outros estados e repararem que eu não sou de tal estado, e falarem que sou catarinense pois falo "cantadinho"? Kkkkkk... Pois então, aqui ainda é sotaque alemão, mas ali pra terra do Caio César, Floripa e litoral de SC, os famosos "manézinhos", torna-se mais nítido este "português cantado"... Que cá entre nós, é o charme catarinense hahahaha

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos - 16h00

 

34ºC Porto Alegre

34ºC Belo Horizonte

33ºC Vitória

32ºC Florianópolis

32ºC São Paulo

30ºC Rio de Janeiro

29ºC Curitiba

 

Clássico dia de verão brasileiro. Temos é que agradecer, pois o nosso verão, apesar

de reconhecidamente quente, é PIADA em comparação com o verão indiano. :laugh: :heat:

 

Agora faz...32,6C com sensação de 37,8C.

Link to comment
Share on other sites

DESASTRE ESTÁ SENDO A FALTA DE INFRAESTRUTURA DA ILHA, ALGO CRÔNICO E IRRITANTE PARA QUEM MORA OU VEM A ILHA, DESDE OS MEUS 15/20 ANOS QUE É ASSIM!

 

Pois é, é um problema antigo e de solução praticamente impossível. Triplicar, quadruplicar, quintuplicar a população dos balneários para 10/15 dias é algo surreal.

 

O transito, esgoto, lixo e tudo mais se mudam para cá. Em poucos locais ocorre algo semelhante.

Link to comment
Share on other sites

BH ganhou mais uma estação automática do INMET?Se for então é a 2ª automática e 3ª meteorológica."BELO HORIZONTE - CERCADINHO".Fica a 1.214 metros no pé da Serra do Curral.

Vai ser bom para monitorar temperaturas bem baixas.Fica perto do BH shopping, na região centro-sul.

 

Só pra ter uma ideia, enquanto a estação da pampulha registrou tórridos 23ºC de mínima hoje, essa nova estação registrou 19ºC. :good:

 

:ok:

Link to comment
Share on other sites

BH ganhou mais uma estação automática do INMET?Se for então é a 2ª automática e 3ª meteorológica."BELO HORIZONTE - CERCADINHO".Fica a 1.214 metros no pé da Serra do Curral.

Vai ser bom para monitorar temperaturas bem baixas.Fica perto do BH shopping, na região centro-sul.

 

:ok:

 

Eu vi isso, Henrique. Gostaria que nos desse mais informações deste local. Sempre que vou a BH,

percebo que o BH Shopping fica bem mais alto que o centro da cidade. A entrada da capital pelo

seu acesso sul, aliás, é bem alta. São os pólos frios da cidade.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

A aut. registrou 28,1 aqui em CDJ.(15:00hs) :dontmention: :dontmention:

Aqui na loja, atrás de muitas árvores, marquei 25,8

 

Taubaté praticamente chegou aos 35.

 

Áreas de chuva forte estão passando pelo Vale, descendo para o litoral. Outras áreas de chuva, estão no sul de MG.

Região de Monte Verde, deve estar com chuva forte.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, sabe o que é ir para outros estados e repararem que eu não sou de tal estado, e falarem que sou catarinense pois falo "cantadinho"? Kkkkkk... Pois então, aqui ainda é sotaque alemão, mas ali pra terra do Caio César, Floripa e litoral de SC, os famosos "manézinhos", torna-se mais nítido este "português cantado"... Que cá entre nós, é o charme catarinense hahahaha
É que eu morei 3 anos em Tubarão-SC. Aí o ouvido se habitua. :laugh:

Mas, como faz um bocado de tempo que não vou a SC, desacostumei.

Lá em Floripa tem o "Saco dox Limõex"... :laugh:

Mas, todo mundo tem sotaque. Nós de SP não temos como esconder, principalmente no Nordeste.

Basta dizer 2 frases para ouvir: "Tu és paulista?" :laugh:

 

-----------

Mais do mesmo em Sampa: sol, nuvens médias (Altocumulus), altas (Cirrus, cirrocumulus) e alguns cumulus.

Continuam os ventos de NO. Sem sinal de chuva, por enquanto.

 

A automática do Mirante já bateu em 31,9°C e o IAG nos 32,5°C.

 

As temperaturas em si até que não estão exageradas.

O problema é que continua muito abafado e as mínimas muito altas, com noites muito desconfortáveis.

Já estamos há 9 dias nessa toada, sem refresco. :heat:

Eu já estou "pedindo água"... meu reino por uma refrescada... :sad:

 

E.T.: O pessoal de SP já viu que as automáticas de Iguape e Votuporanga "sumiram" da lista do INMET?

Já aconteceu com outras estações, que depois "reapareceram". Aguardemos...

Link to comment
Share on other sites

BH ganhou mais uma estação automática do INMET?Se for então é a 2ª automática e 3ª meteorológica."BELO HORIZONTE - CERCADINHO".Fica a 1.214 metros no pé da Serra do Curral.

Vai ser bom para monitorar temperaturas bem baixas.Fica perto do BH shopping, na região centro-sul.

 

:ok:

 

Eu vi isso, Henrique. Gostaria que nos desse mais informações deste local. Sempre que vou a BH,

percebo que o BH Shopping fica bem mais alto que o centro da cidade. A entrada da capital pelo

seu acesso sul, aliás, é bem alta. São os pólos frios da cidade.

 

abraços

 

fica perto do Belvedere, saída para Nova Lima.Vai ser interessante observar essa estação nova.Mesmo em um dia quente de verão na cidade, quando eu vou pra essa região fica soprando um vento frio.

Link to comment
Share on other sites

Maurício, impressionantes os teus extremos de 2013 em Blumenau. Do freezer

para o fogão em 5 meses!

 

Pois é Renan, me surpreendi tanto com a mínima (30 km em linha reta do mar, a quase ao nível do mar e latitude 26.9 é bem significativo, fora a neve) como a máxima, 40ºC é até normal todo ano, mas 41,2ºC... Mas aqui o povo se acostuma Renan... Da neve e 0ºC há 5 meses para 41,2ºC. Fora ainda eu ter registrado na onda de frio de julho 5ºC as 17:00, e registrar 28ºC de mínima no verão... Este é o clima de Blumenau!!!

Link to comment
Share on other sites

Aldo, sabe o que é ir para outros estados e repararem que eu não sou de tal estado, e falarem que sou catarinense pois falo "cantadinho"? Kkkkkk... Pois então, aqui ainda é sotaque alemão, mas ali pra terra do Caio César, Floripa e litoral de SC, os famosos "manézinhos", torna-se mais nítido este "português cantado"... Que cá entre nós, é o charme catarinense hahahaha
É que eu morei 3 anos em Tubarão-SC. Aí o ouvido se habitua. :laugh:

Mas, como faz um bocado de tempo que não vou a SC, desacostumei.

Lá em Floripa tem o "Saco dox Limõex"... :laugh:

Mas, todo mundo tem sotaque. Nós de SP não temos como esconder, principalmente no Nordeste.

Basta dizer 2 frases para ouvir: "Tu és paulista?" :laugh:

 

-----------

Mais do mesmo em Sampa: sol, nuvens médias (Altocumulus), altas (Cirrus, cirrocumulus) e alguns cumulus.

Continuam os ventos de NO. Sem sinal de chuva, por enquanto.

 

A automática do Mirante já bateu em 31,9°C e o IAG nos 32,5°C.

 

As temperaturas em si até que não estão exageradas.

O problema é que continua muito abafado e as mínimas muito altas, com noites muito desconfortáveis.

Já estamos há 9 dias nessa toada, sem refresco. :heat:

Eu já estou "pedindo água"... meu reino por uma refrescada... :sad:

 

E.T.: O pessoal de SP já viu que as automáticas de Iguape e Votuporanga "sumiram" da lista do INMET?

Já aconteceu com outras estações, que depois "reapareceram". Aguardemos...

 

Consigo reparar bem o sotaque paulista, mas muito mais ainda o carioca!!! É inconfundível.

Link to comment
Share on other sites

Muito calor nesta tarde no litoral do Paraná.

 

"" Guaraqueçaba: 37,8ºC,

Paranaguá 37,4 ºC, Morretes

37,6 ºC, Guaratuba 34,4ºC,

Antonina 38,2ºC. Temperaturas

da tarde de hoje 02/01/14""

(Simepar)

 

Em Palmas, 22°C e chuva forte com trovoadas.

Curitiba ainda com sol e 29°C.

 

Uma forte instabilidade atinge as praias paranaenses...

WUBLAST_32.png.145d460ef9e4fc541fd25bdd0365d74f.png

Link to comment
Share on other sites

Maurício, impressionantes os teus extremos de 2013 em Blumenau. Do freezer

para o fogão em 5 meses!

 

Pois é Renan, me surpreendi tanto com a mínima (30 km em linha reta do mar, a quase ao nível do mar e latitude 26.9 é bem significativo, fora a neve) como a máxima, 40ºC é até normal todo ano, mas 41,2ºC... Mas aqui o povo se acostuma Renan... Da neve e 0ºC há 5 meses para 41,2ºC. Fora ainda eu ter registrado na onda de frio de julho 5ºC as 17:00, e registrar 28ºC de mínima no verão... Este é o clima de Blumenau!!!

 

Hehehehe, é muito legal, companheiro. Anteontem conversei com uma prima minha que mora

em Blumenau. Ela mora há 15 anos aí (nasceu aqui em JF). Ela também viu essa neve de Julho

do ano passado, inclusive acumulando um pouco no capô do carro. Olha, foi um evento raríssimo,

coisa de 80 em 80 anos pra ocorrer...ou será que isso se tornará mais frequente de agora em diante?

 

Isso a natureza nos responderá...

Link to comment
Share on other sites

Maurício, impressionantes os teus extremos de 2013 em Blumenau. Do freezer

para o fogão em 5 meses!

 

Pois é Renan, me surpreendi tanto com a mínima (30 km em linha reta do mar, a quase ao nível do mar e latitude 26.9 é bem significativo, fora a neve) como a máxima, 40ºC é até normal todo ano, mas 41,2ºC... Mas aqui o povo se acostuma Renan... Da neve e 0ºC há 5 meses para 41,2ºC. Fora ainda eu ter registrado na onda de frio de julho 5ºC as 17:00, e registrar 28ºC de mínima no verão... Este é o clima de Blumenau!!!

 

Hehehehe, é muito legal, companheiro. Anteontem conversei com uma prima minha que mora

em Blumenau. Ela mora há 15 anos aí (nasceu aqui em JF). Ela também viu essa neve de Julho

do ano passado, inclusive acumulando um pouco no capô do carro. Olha, foi um evento raríssimo,

coisa de 80 em 80 anos pra ocorrer...ou será que isso se tornará mais frequente de agora em diante?

 

Isso a natureza nos responderá...

 

Espero que vire... Naquela manhã fui para o trabalho com os picos ao redor pintados de branco... Simplesmente sensacional.

 

Aqui na Velha a temperatura subiu mais, tenho 37.4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Hoje os ventos de NO voltaram a soprar com mais força na capital paulista e assim, as nuvens carregadas voltaram a ter dificuldades de se desenvolverem mais.

Espero que depois da frente fria, mesmo com o calor voltando podemos ter a seguinte situação:

Ventos mais fracos de N-NO até umas 16 horas;

Depois das 16 horas vem a brisa marítima e o choque dela com os ventos continentais favoreçam a aqueles temporais de verão que refrescam bastante. Uma pena desse temporais trazerem os transtornos.

 

Esses ventos continentais soprando 24 horas por dia, somado ao ar quente está sendo um pesadelo pra cá deixando as madrugadas abafadas.

Link to comment
Share on other sites

Olhando a previsão da Climatempo eu quase infartei, pois durante o período do refresco, as mínimas agora vão ficar em 22 graus!

A coisa tá tão brava que nem os ventos polares vão conseguir refrescar o ar.

Pode ser exagero meu, mas estou começando a achar que nesse janeiro teremos a reprise do dia 19/01/1999, quando a máxima no INMET daqui foi de 37 graus.

Link to comment
Share on other sites

BH ganhou mais uma estação automática do INMET?Se for então é a 2ª automática e 3ª meteorológica."BELO HORIZONTE - CERCADINHO".Fica a 1.214 metros no pé da Serra do Curral.

Vai ser bom para monitorar temperaturas bem baixas.Fica perto do BH shopping, na região centro-sul.

 

Só pra ter uma ideia, enquanto a estação da pampulha registrou tórridos 23ºC de mínima hoje, essa nova estação registrou 19ºC. :good:

 

:ok:

 

Que noticia incrivel!

 

Os dados vão ser muito interessantes!

São pouquíssimas as estações acima de 1100 metros no sudeste, que dirá 1200!

 

Vamos ver essa estação dando um pau nas médias (e muitas máximas) em todas as estações da capital de SP :cray: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Feliz ano novo atrasado a todos.

 

Que 2014 seja mais quente que o normal, mas que faça um frio descomunal em junho ou julho.

 

 

Desde o dia 26/12 estou hospitalizado e sem previsão de alta ainda. Mas sempre de olho nas condições do tempo. Nesse hospital há salas de estar panorâmicas, pude ver belas formações de CBs nos últimos dias aqui do sétimo andar. Épicas. Hoje tivemos boas pancadas de chuva, tv, internet pelo celular e observar as condições do tempo estão sendo os meus divertimentos.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra agora

 

Impressionante a ventania que ocorre em Ausentes/RS/Inmet, das 12 h até agora as rajadas estão entre 98,6 km a 151,6 km, na última 144 km.

 

CLIMATERRA @Climaterra agora

 

Na última leitura em Ausentes/RS/Inmet a rajada foi mais "fraca", apenas 129,8 km, em S.Joaquim/Inmet com 70,2 km.

Link to comment
Share on other sites

Horrivel esse calor 28°C , cade a chuva pra aliviar esse trem credooooo

 

O bom da onde moramos William, é que mesmo sem chover a temperatura acaba caindo mais rapidamente. Agora aqui em casa, estou com 22°C. Você deve estar com algo parecido.

Enquanto isso, tem cidades por aí com quase 30°C nesse horário.

Para mim, que estava morando numa cidade bem mais quente, está ótimo . :good2:

 

Força aí Luciano. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Eu falo, desde o Natal, a situação está CATASTRÓFICA em termos climáticos em Sampa. NUNCA sofri por tanto tempo assim aqui em São Paulo devido ao desconforto de tanto calor, principalmente devido às noites/madrugadas literalmente SUFOCANTES! E olha que tenho um desconto de -1ºC, pois estou há 25Km do marco zero de Sampa da selva de concreto, aqui na Granja Viana.

 

Realmente NÃO ESTÁ DANDO!

 

E parece que realmente este começo de Janeiro CONTINUARÁ tenebrosos. MEUS DEUS!!! Onde pararemos??? O pior é que não chove para refrescar...

Link to comment
Share on other sites

BH ganhou mais uma estação automática do INMET?Se for então é a 2ª automática e 3ª meteorológica."BELO HORIZONTE - CERCADINHO".Fica a 1.214 metros no pé da Serra do Curral.

Os dados vão ser muito interessantes!

São pouquíssimas as estações acima de 1100 metros no sudeste, que dirá 1200!

Vamos ver essa estação dando um pau nas médias (e muitas máximas) em todas as estações da capital de SP :cray: :laugh:

E pensar que a capital paulista tinha ainda a estação do INMET no Horto Florestal (83856), na zona norte.

E na região metropolitana, o INMET tinha estações em Cotia (83760) e Mogi das Cruzes (83772).

 

E a noite começa tenebrosa em Sampa :heat: :diablo:

 

Às 20h,

Mirante: 29,0°C

Campo de Marte: 29°C

Congonhas: 30°C

Cumbica: 29°C

Barueri: 28,2°C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.