Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

A mínima hoje aqui em CDJ, foi a mais baixa do ano até agora: registrei 16,6 :prankster:

Céu com muitas nuvens.

 

Teve um ganhador da mega sena que mora em Curitiba. Vocês não acham que o Carlos Campos deu uma sumida daqui???? Não sei não. :laugh: :laugh:

 

 

16,7°C de minima aqui , choveu das 21h de ontem a 1h de hoje , agora muitas nuvens e sol abafado e 23°C

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Capital SP pelo jeito vai ser mais um dia com pouca ou nenhuma chuva :(

O jeito é esperar sábado quando teremos um refresco. Tá difícil de aguentar isso com essas madrugradas abafadas. Se tívessemos pancadas de chuva mais consistente, com certeza as madrugadas seriam bem melhores.

 

Enfim, desejo feliz ano novo a todos deste espaço, muita pa saúde e alegria.

Link to comment
Share on other sites

Parece que finalmente vai chover mais significativo por aqui. O radar já capta área de chuva na capital paulista. Percebi que hoje os ventos de NO não estão sofrendo com tanta força como nos 3 dias anteriores e o enfraquecimento desses ventos esteja favorecendo a formação de nuvens carregadas. Faz 30 graus na Penha CGE, depois de bater os 34 graus.

Link to comment
Share on other sites

Choveu forte aqui em Blumenau com vento que deu uma belíssima refrescada. Chove moderado com um vento oerfeito!!! Temperatura caiu para 25.7ºC depois de alcançar 33.4ºC. Opa, começou outra pancada mais forte.

 

Abraços

 

Desculpa, máxima foi de 35.2ºC. Temperatura caiu para 23.6ºC e acumulou 14 mm de chuva. Infelizmente, um rajo caiu em uma casa a 2 casas da casa do meu cunhado. Terrível!!! Ao menos aqui não tenho perigo, moro do lado de muitos prédios com pára-raios, então... É mais difícil.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Teve um ganhador da mega sena que mora em Curitiba. Vocês não acham que o Carlos Campos deu uma sumida daqui???? Não sei não. :laugh: :laugh:

Não, Sérgio! Não foi eu... nem seker joguei kkkk

 

O dia hj foi de céu encoberto com Cirrus e Ac, basicamente... Depois vieram as nuvens baixas trazidas pelo vento noroeste.

O Sol apareceu em vários momentos e agora temos formações de nuvens bem desenvolvidas e trovoadas ao longe.

Durante amadrugada houve uma pancada rápida, acumulando míseros 2,5mm.

Extremas de hj em Piraquara 20,4 / 26,8°C.

Os ventos sopraram de W/NW com rajadas de 42 km/h até às 14h. Agora, calmaria e possibilidade de chuvas.

Chove em áreas isoladas no setor sul do município...

5a4e895941d87_2014-01-0117_14_49.jpg.d18ee0ffa3a3656e08a364fb0df52bb2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia abafadíssimo aqui em Sampa, com sol e quantidade variável de nuvens.

Até choveu na cidade, mas apenas em alguns poucos pontos bem isolados.

 

Hoje, a capital paulista teve mínimas mais altas do que Belém-PA, Maceió-AL, Salvador-BA e Teresina-PI... :heat:

 

Mirante: 23,2°C / 32,3°C

IAG: 23,3°C :shok: / 32,2°C (Até 15h verão)

 

Agora, temos céu nublado por aqui, até ameaçando alguma chuva. Vamos ver...

Continua abafado. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Nesta tarde tivemos formações assustadoras no céu de Piraquara.

Depois veio a chuva torrencial q durou 40 minutos, elevando o acumulado do dia (e tbm do ano) de 2,5mm para 39,5mm.

Foi uma chuva maravilhosa e ficamos no jardim de cs aproveitando o "banho" inusitado e refrescante!

Há tempos eu não fazia isso...

Q alegria!!!

5a4e8959472a5_2014-01-0118_54.38000_001.jpg.214d610a3aa0980a10e07c375dcffbf6.jpg

5a4e895948598_2014-01-0118_53.38_001.jpg.b42093f8a8d9839952357fd165e9ee16.jpg

Link to comment
Share on other sites

Feliz 2014!!!

 

 

Aqui no Assunção, a estação estava fora, já coloquei no ar. Enquanto o Carlos Dias se afogava no Riacho Grande, aqui a coisa foi forte mas não exagerada eheheh

 

Chuva do dia 37,1 mm. Mas alcançou a incrivel taxa de 150 mm / hora!

 

2014 agora tenho como controlar o ano todo!

 

Máxima de 31,8 graus e mínima de 21,2 graus.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de chegar em Mogi das Cruzes vindo de São Sebastião, Litoral Norte Paulista. Muita chuva na praia, topo da serra e planalto. Em Jacareí, na região dos túneis da Rodovia Carvalho Pinto, peguei uma chuva como poucas vi em toda minha vida. Muitos raios também durante todo o trajeto. No momento chove em Mogi das Cruzes e a temperatura externa está amena. Dentro de casa continua um forno.

Link to comment
Share on other sites

Chove em áreas da capital paulista.

De modo geral é chuva fraca.

 

No final da tarde houve chuva mais volumosa na zona sul (Acumulados pontuais de até 21,8 mm, SAISP e CGE) e na zona oeste (Acumulados pontuais de até 32,8 mm).

A automática do Mirante acumula 1,2 mm, por enquanto.

 

Aqui na zona norte, começou a chover fraco há pouco.

Está exatamente como disse o Ricardo: fora de casa até que refrescou, dentro de casa, um forno. :heat: :sad:

 

A automática do Mirante marcava 23,4°C às 22h verão. Ontem estava 25,9°(26) no mesmo horário.

O IAG registrou 22,8°C de mínima há pouco, baixando os 23,3°C da madrugada. Máxima de 32,7°C.

 

Parece que teremos um forno pré-frontal na 6ª feira por aqui.

Até o CPTEC, que costuma ser meio conservador nas máximas para Sampa, está indicando 34°C.

Como diziam as minhas tias do interior: "que Deus nos livre e guarde"... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Chove em áreas da capital paulista.

De modo geral é chuva fraca.

 

Aqui na Granja Viana, começou a chover no final de tarde e não parou mais. Porém, muito fraco.

 

Está exatamente como disse o Ricardo: fora de casa até que refrescou, dentro de casa, um forno. :heat: :sad:

 

Assino abaixo!

 

 

Parece que teremos um forno pré-frontal na 6ª feira por aqui.

Até o CPTEC, que costuma ser meio conservador nas máximas para Sampa, está indicando 34°C.

Como diziam as minhas tias do interior: "que Deus nos livre e guarde"... :laugh:

 

A madrugada de 5ª/6ª feira será terrível! Estou de olho em novo recorde em relação à maior mínima.

 

O dia de 6ª feira também promete em relação à máxima.

 

 

E vamos sofrendo...

 

O alívio será "breve". Apenas sábado, domingo e 2ª feira. Estava vendo a previsão da Climatempo. De 3ª feira em diante, repeteco do que estamos vivenciando: pouca chuva, mínimas "altas" de madrugada, máximas altas..., enfim, festival de HORROR!

 

Eu, torcendo para a dinâmica mudar, e não muda.

 

Os últimos janeiros foram abaixo da média. Este, não sei não... Estou com medo.

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto, depois da frente fria do sábado, a Grande SP poderá ficar mais de 10 dias sem ter outro alívio.

Isso porquê o modelo GFS em suas últimas rodadas dos últimos 2 dias têm indicado bons acumulados de chuva no RS, oeste de SC e sudoeste de PR, enquanto em SP, eles poderão ficar entre 20 a 35 mm na segunda semana desse mês.

Claro que eu posso estar errado, mas dá pra notar que no período as frentes frias vão ficar paradas por lá trazendo muita chuva e já aqui o acumulado de 20 a 35 mm será por conta de chuvas provocadas pelo calor + umidade. Isso faz eu também achar que esse janeiro será quente, uma situação parecida com a de 2006.

 

Mas vamos torcer pra que a previsão mude!

 

Imagem: http://wxmaps.org/pix/prec8.html

uUAk1dd.png?1

Link to comment
Share on other sites

 

Mas vamos torcer pra que a previsão mude!

 

Imagem: http://wxmaps.org/pix/prec8.html

uUAk1dd.png?1

 

 

Vamos sim! Essa dinâmica seria um desastre para o turismo em SC nos primeiros dias de janeiro.

 

 

DESASTRE ESTÁ SENDO A FALTA DE INFRAESTRUTURA DA ILHA, ALGO CRÔNICO E IRRITANTE PARA QUEM MORA OU VEM A ILHA, DESDE OS MEUS 15/20 ANOS QUE É ASSIM!

 

MESMO QUE TEU IRMÃO CONSIGA COMEÇAR A RESOLVER, É ALGO QUE TERÁ QUE PASSAR POR ALGUNS PREFEITOS ATÉ RESOLVER DE VEZ.

 

 

O NORMAL É TER CHUVA, TORCER PARA QUE SEJA DE VERÃO.

 

DOS PRÓXIMOS 59 DIAS, O NORMAL É TER CHUVA EM 30/35 DIAS.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em chuvas, ontem tivemos dois verdadeiros aguaceiros em Piraquara (e em boa parte do leste paranaense).

O primeiro, ocorreu no final da tarde com 35mm acumulados em 40 minutos (formações incríveis de Cb's entre a serra e Curitiba).

O segundo ocorreu logo ao anoitecer, com muitas trovoadas e 57mm acumulados.

No total, o primeiro dia do ano teve 94,5mm de chuvas na área da minha estação (acrescentados os 2,5mm da madrugada).

 

Hoje amanhecemos com céu parcialmente encoberto e 20°C.

Deve chover novamente durante a tarde.

Os ventos continuam soprando de NW.

5a4e89594b0f7_2014-01-0206_58_17.jpg.2cfca653066b47fe41e7bf411864e01b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tem uma coisa que o período 2001/2006 foi melhor que o período atual, ou melhor, menos pior, o verão climático!

 

Naquela época não tivemos essas ondas de calor descomunais como estamos tendo ultimamente. Claro que tivemos períodos de forte calor, mas nao durava tanto tempo assim e nem tínhamos essas sensações térmicas bizarras de 50º.

 

Tudo graças as constantes La Ninas no verão.

 

 

Beto, não tivemos nem La Nina, nem El Nino em 2013, ficamos na neutralidade! Sobre o calor, está entrando na Argentina uma onda de frio que já é considerada uma das maiores em DÉCADAS na região! E afetará uma boa parte do Centro-sul do Brasil, pelo menos até o RJ.

Link to comment
Share on other sites

Artur Carlos e Demais , dados da minha estaçao e do INMET depois da troca do cooler pelo " chapéu "

 

 

INMET

 

29/12/2013 Min 18.1 Max 26.7

 

30/12/2013 Min 18.2 Max 25.7

 

31/12/2013 Min 16.3 Max 26.7

 

01/01/2014 Min 17.1 Max 27.2

 

PWS Sitio da Lage

 

29/12/2013 Min 17,5 Max 27.6

 

30/12/2013 Min 18.2 Max 28.0

 

31/12/2013 Min 15.7 Max 28.0

 

01/01/2014 Min 16.7 Max 29,0

 

 

Creio que os dados agora estao sendo mais plausiveis , nao ?

Link to comment
Share on other sites

Artur Carlos e Demais , dados da minha estaçao e do INMET depois da troca do cooler pelo " chapéu "

 

 

INMET

 

29/12/2013 Min 18.1 Max 26.7

 

30/12/2013 Min 18.2 Max 25.7

 

31/12/2013 Min 16.3 Max 26.7

 

01/01/2014 Min 17.1 Max 27.2

 

PWS Sitio da Lage

 

29/12/2013 Min 17,5 Max 27.6

 

30/12/2013 Min 18.2 Max 28.0

 

31/12/2013 Min 15.7 Max 28.0

 

01/01/2014 Min 16.7 Max 29,0

 

 

Creio que os dados agora estao sendo mais plausiveis , nao ?

 

Isso mesmo, está mais compatível com a situação sinótica atual, não há ar frio sendo acumulado em baixadas no momento, por isso a semelhança de dados nas mínimas.

 

Sobre as máximas, é normal serem maiores em baixada do que em topos.

 

BlTDMqA.png

Link to comment
Share on other sites

 

Isso mesmo, está mais compatível com a situação sinótica atual, não há ar frio sendo acumulado em baixadas no momento, por isso a semelhança de dados nas mínimas.

 

Sobre as máximas, é normal serem maiores em baixada do que em topos.

Principalmente pq os ventos são bem fracos na baixada do William, como ele mesmo já mencionou.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Tornado em Sao Joaquim 31/12/13

 

 

JsDuZfTe6_M#t=79

 

 

E com as Palavras o celebre Sr Coutinho

 

" Ronaldo Coutinho do Climaterra explicou a passagem do F-Zero em São Joaquim no dia 31 de Dezembro de 2013:

 

A rotação do vento tocou o solo, não é necessário visualizar o funil, estive no local e ele deixou rastros, além de que na hora que começa a formar o funil eles vão para dentro de casa, passou por cima deles.

 

Foi bem parecido com um que vi em Fraiburgo, não tinha o funil clássico, mas visualizava-se bem a rotação e os objetos sendo levados e destruídos "

 

 

Fonte - saojoaquimonline.com.br

 

 

Obs , Sao Joaquim , tem -20°C + 30°C , Tornado , Neve , Chuva , Granizo , o que mais falta ? :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Realmente parece um tornado sem o clássico funil.

São comuns em boa parte do Centro-sul do Brasil. (com funil, são raros os q são documentados)

A qualidade do vídeo é péssima!

(um horror a parte do audio)

 

Obs : raramente eu filmo tempestades pois prefiro fotos, mas qdo resolvo filmar, me afasto das pessoas pra q suas vozes (e comentários tolos ) não fikem registrados e tdo acabe virando uma palhaçada.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos a mínima mais quente do ano aqui na Praia Grande - SP , mínima de agradáveis 28,8°C.

 

Ontem também tivemos uma linda formação de tempestade mas estava sem minha máquina, peguei a do meu cunhado para terei que esperar ele baixar as fotos e me passar. TRISTE

 

A máxima do ano também foi atingida ontem com 34°C.

 

Ontem tivemos o recorde do ano em relação a chuva e aglomeração elétrica, caiu um raio na uma rua depois de casa e estava olhando para lá na hora, deu um baita susto.

 

O dia 31 do ano passado chegamos a máxima de agradáveis 39,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Troy

O celular é mto útil pra registrar eventos inesperados.

Nunca me separo do meu.

 

Abraços

Estes dias me desliguei de telefones, sai de casa sentido a praia feliz e contente, até então não tinha olhado para o sol, quando chego vejo que está muito próximo, o que fazer ? Correr até em casa e pegar a máquina e correr o risco de perder algo ?? Peguei a máquina que estava mais próxima, agora é aguardar.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.