Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Respeito a opinião alheia mais como podem gostar de calor infernal que está fazendo....

 

 

Até que enfim hein , vou concordar com voce

 

TOMA

 

tn_620_600_curti_1302!.jpg

 

 

Não se confundam.. Ninguem aqui está gostando do calor!!!! (Talvez com exceção do Mafili)

 

Mas já que tá calor infernal e o mesmo não vai acabar, que se quebre recordes... Alegria de Pobre é isso! :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja não quer ficar atrás e tb corre em busca de recorde

 

Hoje deu 25,4 lá...mais um dia pra galeria:

 

Dias + quentes na história da est do Morro da Igreja SC

 

26,7 - 04/02/2010

26,3 - 05/02/2010

26,3 - 05/11/2009

26,1 - 25/12/2012

25,5 - 22/01/2014

25,4 - 28/01/2014

25,2 - 03/02/2010

25,0 - 04/03/2009

 

....Na estação do Morro da Igreja a média das máximas + alta desde junho/2007 , qdo a estação inaugurou foi de 20,6 em Fevereiro de 2012......Neste Janeiro de 2014 estamos com 20,6 tambem..

Link to comment
Share on other sites

E saiu a máxima da Convencional de SP.....33,1..!!!!!!!

 

31,6 em 28 dias.....vamos quebrar Fevereiro de 1984 com 31,8..!!

 

:friends: :beach: :drinks:

 

RUMO AOS 31,8!! :girlwitch: :laugh: :heat:

 

Aos menos o segundo lugar já tá praticamente garantido...

 

Não há a menor dúvida que o recorde de São Paulo vai ser quebrado a convencional de hoje vai ser revisada e deve ficar em 34°

 

E a previsão para até o final do mês.

 

34°

34°

34°

Link to comment
Share on other sites

Hoje na Convencional do Rio de Janeiro deu 39,6....

 

Agora a mídia vai fazer estardalhaço outra vez....Esta estação convencional está totalmente fora de padrão . Ela está localizada na Praça Mauá, num terraço cercado de paredes altas e o sol ali bate durante toda a tarde, uma tremenda estufa é ali. na minha opinião e se tratanto que o Rio de Janeiro é a cidade Numero 1 em turismo, se trata da estação do Inmet que está mais fora do padrão do País. Antigamente a estação ficava no aterro mais isso há mais de 20 anos atrás...No Aterro do Flamengo os dados que vi, concluo que são mais confiáveis pois condizem mais com a cidade.Qto a normal da convencional do Rio é uma salada pois conta com mais de 1 local entre 61/90...é pra jogar fora infelizmente. A unica estação meteorologica do Rio de Janeiro que teve a normal 31/60 e a 61/90 foi a estação do Inmet localizada em Bangu , mas foi fechada em 2002 devido a vandalismo frequentes e o Inmet decidiu desativar a estação.

O pessoal do Rio pode me corrigir se eu estiver errado mas as informações que eu tenho são de que, desde 1961, a estação principal era na Praça XV, depois mudou para o Aterro do Flamengo e, finalmente, para a Praça Mauá.

 

Segundo um participante do interativo da Climatempo, a estação saiu do aterro do Flamengo por causa de obras que a prefeitura do Rio executou no local. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Não há a menor dúvida que o recorde de São Paulo vai ser quebrado a convencional de hoje vai ser revisada e deve ficar em 34°

Acho que hoje não deve chegar aos 34°C, porque o pico da automática (33,4°C) aconteceu antes das 18h UTC (16h verão) e deveria já ter sido pego nessa máxima provisória.

 

Quando o pico da automática ocorre mais tarde, depois das 18h UTC, é certeza que a máxima da convencional vai ser revista na leitura de 0h UTC.

 

Em todo caso, aguardemos...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Olha, se aqui em Teutônia, no próximo inverno a temperatura cair abaixo de 5ºC com a mesma facilidade que está superando os 35ºC nesse verão, fico feliz da vida! :rofl:

Hoje a temperatura subiu mais um pouco. A máxima no bairro Languiru foi de 38,8ºC e o índice de calor chegou a 47,2ºC.

Abaixo as mínimas e máximas de hoje por aqui:

 

22,3ºC/32,9ºC Lagoa da Harmonia

22,1ºC/37,3ºC Welp

23,5ºC/37,5ºC INMET

23,6ºC/38,8ºC Languiru

Link to comment
Share on other sites

O pessoal do Rio pode me corrigir se eu estiver errado mas as informações que eu tenho são de que, desde 1961, a estação principal era na Praça XV, depois mudou para o Aterro do Flamengo e, finalmente, para a Praça Mauá.

 

Segundo um participante do interativo da Climatempo, a estação saiu do aterro do Flamengo por causa de obras que a prefeitura do Rio executou no local. :roll:

 

O aterro é um ótimo local para fazer as medições. As temperaturas devem ficar sempre bem comportadas. Uma pena essa estação ter sido desativada (A Josélia da Climatempo disse que a estação foi simplesmente desativada. Não houve mudança de local).

 

Voltando ao assunto Santos Dumont... Eu descobri que a estação de lá é convencional (analógica). As leituras são feitas de 5h até as 23h.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Se fossemos seguir essas médias, Blumenau estaria com anomalia negativa de (-0,6). Pouco provável, sendo que todo Sul do Brasil está sofrendo com o calor, e com anomalias positivas.

 

Pra saber exatamente a anomalia teria que pegar Indaial. Que na 1961-1990 é 24,4, 20,4, 30,4. Mas a anomalia deve estar próxima de +2,0. É pouco, mas suficiente para ser o Janeiro mais quente. Se não for será o segundo ou terceiro mais quente da história.

Link to comment
Share on other sites

Pequena área de chuva a oeste da reg. metrop. de Sampa, pegando pontos de Osasco, Barueri, Itapevi, Vargem Grande Paulista...

A automática de Barueri registrou 2,0 mm (Por enquanto).

 

Aqui na zona norte, céu limpo, e já temos a brisa marítima, mas ainda está quente.

O problema é que não refresca dentro de casa, mesmo com janelas abertas.

Basta fechá-las para... :heat:

Link to comment
Share on other sites

 

"Vai chegando o verão!

O calor no caração!

Essa magia colorida!!

Coisas da vida!!!!!!"

 

Mafili pira!

:dance3:

 

Linda canção, Bruno.

 

No primeiro mapa você pode ver a correlação da temperatura média em Curitiba com a anomalia da temperatura superficial dos oceanos.

 

Gostaria que os amigos observassem que a influência da PDO, ENSO é não existente ou seja nula.

 

A influência principal continua a ser fevereiro o Atlântico Sul.

 

E se alguém tiver a paciência e observar que o trem é anticorrelacionado com o extremo sul do nosso continente.

 

O segundo mapa mostra às condições atuais....onde se percebe claramente o extremo sul do continente "gelado" e a minha região favorita 20/30 S e 30/50 W do jeito que ....ah! do jeito que eu gosto.

 

A terceira imagem o significado é o mesmo da segundo apenas uma maneira diferente de ver a mesma coisa.

 

A quarta imagem mostra na última imagem duas coisas oposta .....enquanto há água subsuperficial ao norte do Brazil também há água subsuperficial fria ao sul do Brazil. No primeiro momento a água quente por ser menos densa vai vir a tona primeiro....logo não espero modificação substancial nos próximos 20 dias.

 

E finalmente a quinta imagem mostra como está muito frio na Terra do Fogo a SST se aproxima de zero....wow.

 

Lembrando aos amigos que correlação não é causalidade.

 

Abraços

 

kpwtg.jpg

 

fa9dso.gif

 

2502kib.gif

 

2nipuo6.gif

 

27xpb2o.gif

Link to comment
Share on other sites

Parabenizo a BRASTEMP,

 

A definição do plano de anual de produção é feita em ABRIL/MAIO.

 

O parque fabril de Joinville apostou em Ares Condicionados para o verão 2013/2014. Diante das previsões que eles tinham em mãos.....wow :mail:

 

Sem dúvida uma decisão muito difícil.

 

Parabéns.

 

=============================

 

[sarc/on]A provocação.....quando li a notícia imediatamente veio à mente o querido Diego Soares.....

 

.....Talvez a estação do aeroporto seja um bom parâmetro.[sarc/off]

 

Abraços

 

=============================

 

Pessoal.....tenham calma.....o inverno mantendo algo semelhante será extremado....O verão 13/14 simplesmente um LUXO.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba registrou hj sua maior temperatura do ano: 34°C!

Aki em Guaratuba, litoral sul, registrei 31,7°C.

Neste momento, 32°C em Ctba e 29°C em Guaratuba, com céu claro.

 

aonde 34ºC?? Pelo gráfico do simepar Ctba ficou em torno dos 33ºC.

 

Aqui em SJP tive absurdos 31,2ºC...

 

http://www.bemparana.com.br/noticia/301 ... do-simepar

Link to comment
Share on other sites

Inferno a situação aqui. INFERNO!!

 

Estive em Canoas, na grande POA, e quase morri. Tudo quente: paredes quentes, móveis quentes, um suador monstruoso (foi toda a roupa para lavar). Tive máxima de 38,5° e pico de sensação de 48,6°. Gente, é o fim do mundo.

 

E a coisa não pára por aí: em Canoas deu uma enxurrada, um toró, pegando também o extremo-norte de POA. Pingos grossos e algumas trovoadas com rajadas de vento. Mas aqui em casa, gente, NEM 0,7 MM, que é a medição mínima da minha estação. Minha mãe disse que mal choveu. Que praga, meu Deus do céu!!

 

Agora tenho 30,2° com 60%. E as coisas vão PIORAR MUITO!!

Link to comment
Share on other sites

Hoje na Convencional do Rio de Janeiro deu 39,6....

INMET-Vila Militar: 36,9°C

INMET: Forte de Copacabana: 33,5°C

INMET-Marambaia: sem atualizar

 

Aeroportos e bases aéreas:

Jacarepaguá: 36°C

Afonsos: 36°C

Santa Cruz: 37°C

Galeão: 35°C

Santos Dumont: 33°C

 

Convencional da Praça Mauá: 32,0ºC

 

Esta máxima de 39ºC foi INVENTADA pelo INMET!

Link to comment
Share on other sites

Convencional da Praça Mauá: 32,0ºC

 

Esta máxima de 39ºC foi INVENTADA pelo INMET!

1. Realmente costuma haver erros no tabelão das capitais do INMET. Não seria a 1ª vez.

 

2. A temperatura de 32,0°C é a leitura do termômetro de bulbo seco, feita às 18h UTC (16h verão) e não a máxima.

Um exemplo hipotético:

Fez calor pela manhã, chegando aos 32°C.

Chegou uma frente fria e às 16h verão estava 25°C.

São esses 25°C que vão para a leitura de 18h UTC.

São feitas 3 leituras diárias da temperatura no momento: 0h UTC (22h verão da véspera), 12h UTC (10h da manhã) e 18h UTC (16h).

 

3. A máxima definitiva é lida no termômetro de máxima, a 0h UTC (22h verão).

 

4. A máxima do tabelão das capitais é provisória.

Pois é feita às 16h verão e a temperatura ainda pode continuar subindo.

Por isso, a leitura definitiva é às 22h (Oh UTC).

 

5. Seria praticamente impossível a temperatura subir até os 39°C após as 16h.

A não ser que o valor das 18h UTC (32,0°C) tenha sido digitado errado. É uma possibilidade.

 

O jeito é aguardar até lá pelas 23h30.

 

P.S.: Qualquer dia desses vou ver se abro um tópico de como funciona uma estação convencional e as leituras que são feitas.

Preciso reunir o material, inclusive do cursinho que fiz no IAG, que recomendo a todo mundo que ainda não viu como funciona uma estação.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba registrou hj sua maior temperatura do ano: 34°C!

Aki em Guaratuba, litoral sul, registrei 31,7°C.

Neste momento, 32°C em Ctba e 29°C em Guaratuba, com céu claro.

 

aonde 34ºC?? Pelo gráfico do simepar Ctba ficou em torno dos 33ºC.

 

Aqui em SJP tive absurdos 31,2ºC...

 

http://www.bemparana.com.br/noticia/301 ... do-simepar

No aero, 32°C

Em Piracity (tive q ligar para meu irmão q está fzndo as leituras pra mim), 32,9°C.

Em Curitiba, segundo o PRtv/notícia acima/mapa do Simepar, etc: 34°C.

 

Curitiba tbm entrando na dança!!!

Será q a capital paranaense chegará finalmente aos 36°C???

 

Abraços

 

Giuliano

Hedsgpa

Jean

Link to comment
Share on other sites

Sensacional tempestade de verão em Jundiaí, como a tempos eu não via.

 

21,8 mm acumulados.

 

Das 19 horas para as 20 horas a temperatura caiu de 27,1º C para 18,8º C.

 

Janelas escancaradas.

E eu aki louco por uma tempestade comum!

(não precisa ser sensacional)

poxa ...

27,7°C e as janelas tbm escancaradas!

(lá dentro, 29°C... grande diferença...)

Preciso voltar logo pra minha Piracity!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Que delícia esse dado de Palmas-TO! Vamos todos nos mudar para Palmas, bazianos, lá é o pinico

do frio no Brasil durante este verão! :lol:

 

Hoje:

 

31,6C

18,0C

 

Está quente, mas o tempo seco tem feito com que a sensação seja relativamente tranquila.

Está quente, mas NADA comparado com o que tem feito no Sul.

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS, já tem uma data de refresco para o sul, mais o leste do sul: entre os dias 10/12 de fevereiro, e o retorno da chuva para cá. Espero realmente que ocorra isso, se não, até onde vai isso tudo?

 

Tava olhando dados/conversas de previsões climáticas hoje a tarde dos institutos... E agora parece de fato que o calorão se cessará no ínicio da segunda quinzena de Fevereiro em todo o Centro-Sul... Haverá uma quebra desse bloqueio... Tudo parece sugerir pra isso mesmo...

 

Também haverá o retorno das chuvas pro Centro-Sul, em especial Sudeste a partir daí... E segundo a Climatempo no que vi hoje, haverá o retorno das ZCAS e muitas chuvas ao longo de Março também pro Sudeste... Pode ser a chance do Cantareira diminuir o prejuízo por aqui.

 

Aguardando anciosamente!!

Link to comment
Share on other sites

Pois é, minhas máximas são de 0,5 a 1ºC maiores que as oficiais, o que me parece OK, mas as mínimas são cerca de 2ºC maiores, o que realmente é estranho.

Hoje saí cedo, mas ao sair de casa estava em 22,9ºC.

 

Elton,

O que mais achei estranho, foi vc falar em madrugadas de temperatura estagnada, exatamente nos mesmos dias que o Simepar registrou queda forte da temp na madruga... Achei isto até mais estranho do que a própria diferença de temperatura relatada. :russian:

Eu chutaria uma possível falta de ventilação.

 

Eu desativei o termômetro de mercúrio, que eu tinha há muitos anos aqui em casa, em Sampa, por causa disso.

Moro a 3 km em linha reta da estação do Mirante.

Embora eu tivesse um abrigo improvisado e problemas de ventilação de O a NO (Minha casa estava no caminho :laugh: ) minhas máximas e mínimas acompanhavam, bem próximas, as da estação do INMET.

Aí, meu vizinho ergueu alguns cômodos no quintal de sua casa e matou meu vento de sul. :sarcastic:

Depois, houve uma reforma aqui em casa (O pessoal preferiu sacrificar a meteorologia :mosking: ) que foi a pá de cal.

 

Tentei vários locais.

As máximas estavam sempre muito mais altas (Acho que devido à irradiação de calor do telhado e/ou paredes. No meu caso).

E as mínimas não caíam mais, ficando sempre bem mais altas do que eu registrava antes.

Aí, desisti...

 

Estações em áreas muito urbanizadas, em casas sem quintal, são complicadas por causa disso.

Eu desisti porque meu caso foi extremo. Acho que não é o seu caso. :good2:

Bom, minha casa está virada para sul, então recebo bem ventos de sul. Recebo também ventos de leste/oeste, menos intensamente. A casa a Norte é um sobrado enorme, por isso não recebo nada de ventos norte.

O problema principal aqui é que as estações mais próximas estão a cerca de 8/9 km, que são as do Afonso Pena e do Simepar. Mesmo assim, as máximas aqui ficam pouco maiores que no Simepar. Hoje, por exemplo, no Simepar foram 34ºC cravados, e aqui 34,4ºC.

As mínimas ficam muito mais altas, e hoje consegui identificar o problema: a garagem acumula ar quente se não tiver vento. Cheguei em casa às 22hs e antes de entrar fui até o local do sensor. Estava um pouco mais quente que o quintal aberto. Infelizmente não há muito o que fazer, porque este lugar é o único ventilado sem incidência de sol. Amanhã vou colocar um termômetro caseiro na parte aberta do quintal para verificar a diferença, mas sem chance de usar para registros porque faz apenas medições instantâneas (precisão e memória não eram importantes na ocasião).

 

Como já comentei, máxima de 34,4ºC aqui. A mínima permaneceu nos 22,9ºC de hoje cedo. Agora 26,3ºC, céu limpo e sem vento.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba registrou hj sua maior temperatura do ano: 34°C!

Aki em Guaratuba, litoral sul, registrei 31,7°C.

Neste momento, 32°C em Ctba e 29°C em Guaratuba, com céu claro.

 

Estou curioso para saber como se comportarão as estações de Antonina e Cerro Azul nessa onda de calor!

Extremos de hoje na minha estação: 21,2ºC | 34,8ºC. Chuviscou rapidamente no final da tarde devido algumas nuvens de chuva que se prolongaram da região de Maringá até aqui.

Link to comment
Share on other sites

Daqui de minha casa, deu pra ver as CBs com os clarões, aquelas que provocaram o temporal em Jundiaí.

Apesar da ASAS já está atuando com mais força aqui no estado paulista, felizmente a termodinâmica consegue quebrar um pouco essa situação de tempo firme!

 

Maurício, que notícia excelente essa sobre o refresco projetado para o dia 10/02. Que isso além de se confirmar, também atinja SP.

 

Se acontecer aquilo tudo que foi explicado nos vídeos da Climatempo, ou seja, por conta dessa energia toda acumulada no ar a chuva vier com tudo, acredito que fevereiro ficará na média, mesmo chovendo só na segunda metade e março poderá ser igual ao de 1991 com muita chuva!

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS, já tem uma data de refresco para o sul, mais o leste do sul: entre os dias 10/12 de fevereiro, e o retorno da chuva para cá. Espero realmente que ocorra isso, se não, até onde vai isso tudo?

 

Tava olhando dados/conversas de previsões climáticas hoje a tarde dos institutos... E agora parece de fato que o calorão se cessará no ínicio da segunda quinzena de Fevereiro em todo o Centro-Sul... Haverá uma quebra desse bloqueio... Tudo parece sugerir pra isso mesmo...

 

Também haverá o retorno das chuvas pro Centro-Sul, em especial Sudeste a partir daí... E segundo a Climatempo no que vi hoje, haverá o retorno das ZCAS e muitas chuvas ao longo de Março também pro Sudeste... Pode ser a chance do Cantareira diminuir o prejuízo por aqui.

 

Aguardando anciosamente!!

 

Tomara Rodolfo!!! Ao menos, podemos trabalhar com datas para fim do calor. Antes, não havia nada de refresco no horizonte!!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.