Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Hoje:

 

32,3C

19,6C

 

TENSO!

 

Tá zoando né, Renan??

 

Hoje minha máxima foi levemente melhor que a tua..mas uma mínima abaixo dos 20ºC na minha estação faz teeeeempo...embora algumas estações de Joinville registraram mínimas abaixo dos 20ºC esses dias...

 

Mas via de regra está muito, mas muito quente...e vai continuar assim por uns 10 dias ainda...impressionante como este verão vem sendo o mais desconfortável dos últimos anos...

 

Grande Diego, este Janeiro está deixando a gente louco! Acontece que nós aqui de Minas não estamos

acostumados a este verão quente E SECO. Esta é a questão principal. Não está chovendo!

 

Como postado há alguns dias por um amigo aqui do fórum, vem racionamento se não chover mês

que vem. E a tendência apontada pelos modelos não é nada boa.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

A massa polar de 1979 teve uma característica rara.

O centro dela chegou ao estado de São Paulo.

Nas cartas sinóticas da época, a letra "A" da alta estava em SP.

O relato do Ernani mostra bem isso: "centro da alta na região de Itapeva e Itapetininga-SP".

 

A capital paulista ficou praticamente no centro da alta, coisa incomum.

Mesmo as grandes massas polares continentais do passado, o centro da alta chegava no máximo no Paraná.

 

Outra coisa: a passagem da frente foi rápida aqui em Sampa, com pouca chuva.

Não era (Pelo menos aqui) uma frente muito organizada, talvez pela secura do ar que estava por aqui.

 

A frente chegou por volta da hora do almoço do dia 30/05, virando rapidamente o tempo para chuva.

Por volta de 8/9h da noite do mesmo dia, o céu já estava limpando.

 

Aldo, não fala desta onda de frio de 1979 porque me dá depressão só de imaginar que hoje em dia

está cada vez mais difícil de acreditar que voltaremos a ter algo assim. E olha que eu nem era nascido,

heim! :cray:

 

Hoje em dia, já comemoro se tivermos um inverno na média, com muitos dias sob ASAS e algumas

invasões polares medianas e uma ou outra mais forte. Está difícil do tabu no SUdeste ser quebrado!

 

A situação em BH é mais complicada ainda. Desde há muito a capital não vê um inverno frio. Deve

ter muitos anos mesmo do último trimestre JJA abaixo da média em BH.

Link to comment
Share on other sites

 

Estou vendo algo que a muito tempo não via em SP: Chover a menos no verão! Quando isto ocorreu de forma mais constante entre anos 70 e 80, veio invernos de rachar pra SP e MG, e neve pro Itatiaia...mas continuo dizendo, este ano em sua dinamica se assemelha a 79, portanto muito frio e nada de neve no PNI.

 

Ué, mas janeiro de 1979 foi um mês muito frio comparado com a média aqui em SP, não? :russian:

 

Evandro, estou falando de CHUVA, não temperaturas. Se observarmos Janeiro de 1979, choveu pouco na região do Mirante. E este ano, não fosse algumas boas pancadas, o Mirante ia fechar abaixo da média. sobre temperaturas, nem me foquei nelas no momento. Mas já que tem essa questão, achei algo do Aldo Santos lá do baú da climatempo ehehehe

 

"A menor temperatura daquele mês (Janeiro de 1979) foi 13,2°C nos dias 6 e 10. A média das temperaturas máximas foi 24,2°C e a média das mínimas 16,2°C. Ou seja, um mês de janeiro com temperaturas de abril. Choveu pouco: janeiro registrou 147,2 mm, fevereiro 133,7 mm e março 65,3 mm. Enquanto isso, ZCAS e instabilidades ficaram praticamente o mês todo de janeiro até meados de fevereiro em Minas, Espírito Santo, norte do estado do Rio e sul da Bahia, provocando enchentes históricas nos rios São Francisco, Doce, Jequitinhonha, etc. "

 

A parte em destaque, há alguma semelhança com o passado recente do final de 2013???

 

 

Ases na manga :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Semana decisiva para São Paulo

 

O mês + quente na história de SP foi o de Fevereiro de 1984 com 31,8 na médias das máximas. até ontem tínhamos 31,5 de média ( na soma 819,4 / 26 dias).

 

Para superarmos Fevereiro de 1984 com 31,8 precisaremos de uma soma total do Mês de 987,35 que daria 31,85 ou 31,9

 

Segundo o Inmet a previsão conservadora é :

 

32,0 - Hoje

33,0 - Terça

33,5- Quarta

34,5- Quinta

35,0 - Sexta

 

Total : 168

 

Somando de hoje a sexta 168,0 + 819,4 já acumulados nestes 26 dias teremos 987,4 - 31,85 ou 31,9

 

Ou seja, a chance é grande de Janeiro 2014 ser o mês + quente da historia nas médias das máximas.....

Link to comment
Share on other sites

Semana decisiva para São Paulo

 

O mês + quente na história de SP foi o de Fevereiro de 1984 com 31,8 na médias das máximas. até ontem tínhamos 31,5 de média ( na soma 819,4 / 26 dias).

 

Para superarmos Fevereiro de 1984 com 31,8 precisaremos de uma soma total do Mês de 987,35 que daria 31,85 ou 31,9

 

Segundo o Inmet a previsão conservadora é :

 

32,0 - Hoje

33,0 - Terça

33,5- Quarta

34,5- Quinta

35,0 - Sexta

 

Total : 168

 

Somando de hoje a sexta 168,0 + 819,4 já acumulados nestes 26 dias teremos 987,4 - 31,85 ou 31,9

 

Ou seja, a chance é grande de Janeiro 2014 ser o mês + quente da historia nas médias das máximas.....

 

Imagine minha felicidade! :mosking: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Ontem à tarde, um forte temporal causou destruição em Maringá, norte do Paraná.

Dezenas de árvores foram derrubadas pelo vento q atingiu 90 km/h em alguns setores.

(imagem: Stormaringá)

 

http://www.stormaringa.com.br

Bom site esse, acabei de descobrir, incrivel como choveu bem em Maringá esse mês, as chuvas tem sempre atingido a cidade, como está o acumulado por lá pelo INMET?

Link to comment
Share on other sites

Fica uma pergunta....

 

São Paulo está prestes a ter o mês mais quente da historia.....Isso vale tambem para o litoral , Mantiqueira e Interior do estado..??

 

 

Acho que a afirmativa seria: Mirante de Santana está para bater SEU recorde de mês mais quente. Duvido sinceramente que o litoral tenha ficado perto do recorde histórico, uma vez que das 4 frentes frias que chegaram a SP, TODAS vieram maritimizadas. Já Mantiqueira e em alguns locais do interior, a chance é muito grande de vermos registrados novos recordes de médias máximas.

Link to comment
Share on other sites

Semana decisiva para São Paulo

 

O mês + quente na história de SP foi o de Fevereiro de 1984 com 31,8 na médias das máximas. até ontem tínhamos 31,5 de média ( na soma 819,4 / 26 dias).

 

Para superarmos Fevereiro de 1984 com 31,8 precisaremos de uma soma total do Mês de 987,35 que daria 31,85 ou 31,9

 

Segundo o Inmet a previsão conservadora é :

 

32,0 - Hoje

33,0 - Terça

33,5- Quarta

34,5- Quinta

35,0 - Sexta

 

Total : 168

 

Somando de hoje a sexta 168,0 + 819,4 já acumulados nestes 26 dias teremos 987,4 - 31,85 ou 31,9

 

Ou seja, a chance é grande de Janeiro 2014 ser o mês + quente da historia nas médias das máximas.....

 

São Paulo segue firme em busca da quebra de recorde do mês + quente da história.....A automatica bateu 32,7 na ultima hora..!!

Link to comment
Share on other sites

Já que estamos falando de quebra de recordes para São Paulo de todos os tempos...

 

....Na estação do Morro da Igreja a média das máximas + alta desde junho/2007 , qdo a estação inaugurou foi de 20,6 em Fevereiro de 2012......Neste Janeiro de 2014 estamos com 20,3...quem sabe o MI não pega carona na capital paulista e tambem quebra o recorde de calor por lá....tem que ver a previsão pra região até sexta-feria como será..

Link to comment
Share on other sites

É, meus camaradas. Sofrimento generalizado no Brasil. Isso num país de 8,5 milhões de km², todo o país quente. TODO. E MUITO quente em todo o Centro-Sul, visto a falta de chuva no Sudeste e centro do país e o bloqueio ao Sul.

 

Depois de uma máxima de 27,1° ontem, hoje torramos de novo. E é só o início. Não baixei dos 22,8° nessa noite, estancado desde às 23 h de ontem. Agora já faz 35,2° com 57% com sensação de 44,3°.

 

A vantagem é que está mais úmido e instável. Já tem chuva forte logo ao S de Torres e em várias áreas do centro e oeste do RS. Essa atmosfera não irá segurar o tempo apenas com sol e nuvens.

 

Janeiro horrível. Parece retrô um dos meses de 2012.

Link to comment
Share on other sites

 

Estou vendo algo que a muito tempo não via em SP: Chover a menos no verão! Quando isto ocorreu de forma mais constante entre anos 70 e 80, veio invernos de rachar pra SP e MG, e neve pro Itatiaia...mas continuo dizendo, este ano em sua dinamica se assemelha a 79, portanto muito frio e nada de neve no PNI.

 

Ué, mas janeiro de 1979 foi um mês muito frio comparado com a média aqui em SP, não? :russian:

 

Evandro, estou falando de CHUVA, não temperaturas. Se observarmos Janeiro de 1979, choveu pouco na região do Mirante. E este ano, não fosse algumas boas pancadas, o Mirante ia fechar abaixo da média. sobre temperaturas, nem me foquei nelas no momento. Mas já que tem essa questão, achei algo do Aldo Santos lá do baú da climatempo ehehehe

 

"A menor temperatura daquele mês (Janeiro de 1979) foi 13,2°C nos dias 6 e 10. A média das temperaturas máximas foi 24,2°C e a média das mínimas 16,2°C. Ou seja, um mês de janeiro com temperaturas de abril. Choveu pouco: janeiro registrou 147,2 mm, fevereiro 133,7 mm e março 65,3 mm. Enquanto isso, ZCAS e instabilidades ficaram praticamente o mês todo de janeiro até meados de fevereiro em Minas, Espírito Santo, norte do estado do Rio e sul da Bahia, provocando enchentes históricas nos rios São Francisco, Doce, Jequitinhonha, etc. "

 

A parte em destaque, há alguma semelhança com o passado recente do final de 2013???

 

 

Ases na manga :sarcastic: :sarcastic:

 

 

Vamos aguardar... não aposto em inverno rigoroso para esse ano, embora eu receba de bom grado caso venha. :laugh:

 

Aqui na roça se choveu até o momento 150mm neste mês, foi muito. Calculo uns 130mm, mesmo sem ter pluviômetro.

Link to comment
Share on other sites

É, meus camaradas. Sofrimento generalizado no Brasil. Isso num país de 8,5 milhões de km², todo o país quente. TODO. E MUITO quente em todo o Centro-Sul, visto a falta de chuva no Sudeste e centro do país e o bloqueio ao Sul.

 

Depois de uma máxima de 27,1° ontem, hoje torramos de novo. E é só o início. Não baixei dos 22,8° nessa noite, estancado desde às 23 h de ontem. Agora já faz 35,2° com 57% com sensação de 44,3°.

 

A vantagem é que está mais úmido e instável. Já tem chuva forte logo ao S de Torres e em várias áreas do centro e oeste do RS. Essa atmosfera não irá segurar o tempo apenas com sol e nuvens.

 

Janeiro horrível. Parece retrô um dos meses de 2012.

 

 

Marcos, se o Brasil todo está calor, até que é o esperado, por estarmos no verão. E realmente você tem razão, boa parte do Brasil tem sofrido com calor acima da média, a excessão tem sido o litoral do Nordeste. Acabei de tirar uma análise do NCEP que mostra bem como estamos de 1 a 25 de Janeiro. Litoral do Sul Torrando, Sudeste no geral acima da média, Mirante batendo recorde de médias máximas...realmente tá um mês difícil de aguentar.

 

rzIQ6B5.png

Link to comment
Share on other sites

Fica uma pergunta....

 

São Paulo está prestes a ter o mês mais quente da historia.....Isso vale tambem para o litoral , Mantiqueira e Interior do estado..??

 

 

Acho que a afirmativa seria: Mirante de Santana está para bater SEU recorde de mês mais quente. Duvido sinceramente que o litoral tenha ficado perto do recorde histórico, uma vez que das 4 frentes frias que chegaram a SP, TODAS vieram maritimizadas. Já Mantiqueira e em alguns locais do interior, a chance é muito grande de vermos registrados novos recordes de médias máximas.

Também acho que o litoral não deve bater recordes históricos de média.

Infelizmente, a automática do INMET em Iguape simplesmente sumiu. :russian: :sad:

 

Vou dar uma verificada no CIIAGRO.

 

Não sei quanto às médias... mas repararam que Mato Grosso do Sul não tem tido recordes de temperaturas altas?

Sei que é verão, época de chuvas... Mas, mesmo assim... :roll:

 

E.T.: Estou curiosíssimo para ver o relatório mensal do IAG para este janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Não sei quanto às médias... mas repararam que Mato Grosso do Sul não tem tido recordes de temperaturas altas?

Sei que é verão, época de chuvas... Mas, mesmo assim... :roll:

 

Mas Aldo... O mês de Janeiro em Campo Grande ,perde para muitos meses no ranking calor. Em 2009 por exemplo , Janeiro foi o 7º mais quente...veja...

 

1-Nov: 25,9

2-Mar: 25,0

3-Fev: 24,9

--Abr: 24,9

5-Dez: 24,8

6-Out: 24,7

7-Jan: 24,4

Link to comment
Share on other sites

Já que estamos falando de quebra de recordes para São Paulo de todos os tempos...

 

....Na estação do Morro da Igreja a média das máximas + alta desde junho/2007 , qdo a estação inaugurou foi de 20,6 em Fevereiro de 2012......Neste Janeiro de 2014 estamos com 20,3...quem sabe o MI não pega carona na capital paulista e tambem quebra o recorde de calor por lá....tem que ver a previsão pra região até sexta-feria como será..

 

O Morro da Igreja cravou 24,1 hoje, levando sua média das máximas para 20,4....se continuar neste ritmo quebrará o recorde da estação como mês + quente no quesito med das máximas....seguindo os mesmos passos de SP.

Link to comment
Share on other sites

Não sei quanto às médias... mas repararam que Mato Grosso do Sul não tem tido recordes de temperaturas altas?

Sei que é verão, época de chuvas... Mas, mesmo assim... :roll:

 

Mas Aldo... O mês de Janeiro em Campo Grande ,perde para muitos meses no ranking calor. Em 2009 por exemplo , Janeiro foi o 7º mais quente...veja...

Sim Carlos.

Eu estava imaginando que lá estivesse chovendo pouco também.

Mas dei uma olhada rápida: a maioria das estações não está muito longe da média de chuvas.

Está explicado.

Link to comment
Share on other sites

Como sempre a capital paulita batendo recordes de calor , o clima da cidade está completamente desfigurado . Ficarei feliz mesmo quando eu ver algum mês brigando para ser o mais frio de todos ...mas isso é sonho .

 

No passado houveram outros meses com anomalias de calor tal como este Janeiro. E ainda tem que esquentar bem todos os ultimos dias pra bater o recorde histórico de mês com maiores MÉDIAS DE MÁXIMAS da história do MIRANTE DE SANTANA. Toda a cidade certamente não experimentou condições exatamente iguais às do Mirante, nem de temperatura nem de chuva. Zona sul de SP experimentou outras sensações com relação a extremos de calor e a chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Algumas médias das máximas no litoral paulista neste mês de janeiro, segundo o CIIAGRO:

 

Santos: 33,8°C (Média 1997-2014: 30,1°C. # INMET 1961-1990: 28,6°C. A estação era em outro local)

Ubatuba: 32,6°C (Média 1993-2014: 30,2°C. # INMET 1961-1990: 29,7°C)

Peruíbe: 31,2°C (Média 2006-2014: 29,0°C)

Caraguatatuba: 31,3°C (Média 2007-2014: 28,4°C)

Cananéia: 30,8°C (Média 2000-2014:: 29,3°C)

 

Registro (Vale do Ribeira): 33,4°C (Média 1995-2014: 30,5°C)

Link to comment
Share on other sites

Santos está com quase +4 nas máximas...mesma coisa que a capital paulista...33,8 de média nas máximas ninguem merece...e com a umidade lá em cima...O problema de Santos são as mininas tambem, cheguei ter 28,6 se não me engano...ainda bem que sai de lá....Minha conta de luz em casa chegou a 600 reais por causa do uso excessivo do Ar-condicionado...onde nossos amigos de Porto Alegre não devem viver sem eles.....segundo relatos de calor do Marcos...

Link to comment
Share on other sites

Como sempre a capital paulita batendo recordes de calor , o clima da cidade está completamente desfigurado . Ficarei feliz mesmo quando eu ver algum mês brigando para ser o mais frio de todos ...mas isso é sonho .

 

No passado houveram outros meses com anomalias de calor tal como este Janeiro. E ainda tem que esquentar bem todos os ultimos dias pra bater o recorde histórico de mês com maiores MÉDIAS DE MÁXIMAS da história do MIRANTE DE SANTANA. Toda a cidade certamente não experimentou condições exatamente iguais às do Mirante, nem de temperatura nem de chuva. Zona sul de SP experimentou outras sensações com relação a extremos de calor e a chuvas.

 

Arthur eu moro no extremo sul ,a estação de Pedreira do site cemaden está com 250 mm de chuvas nesse mês , não muito diferente do Mirante , aqui também as máximas costumam ser mais baixas q o Mirante mais sempre foi assim , como a região aqui não tem uma estação meteorológica que possa ter uma média de tempertura , tenho q acreditar nas médias do Mirante .

Link to comment
Share on other sites

Semana decisiva para São Paulo

 

O mês + quente na história de SP foi o de Fevereiro de 1984 com 31,8 na médias das máximas. até ontem tínhamos 31,5 de média ( na soma 819,4 / 26 dias).

 

Para superarmos Fevereiro de 1984 com 31,8 precisaremos de uma soma total do Mês de 987,35 que daria 31,85 ou 31,9

 

Segundo o Inmet a previsão conservadora é :

 

32,0 - Hoje

33,0 - Terça

33,5- Quarta

34,5- Quinta

35,0 - Sexta

 

Total : 168

 

Somando de hoje a sexta 168,0 + 819,4 já acumulados nestes 26 dias teremos 987,4 - 31,85 ou 31,9

 

Ou seja, a chance é grande de Janeiro 2014 ser o mês + quente da historia nas médias das máximas.....

 

 

HOJE; 14 DIAS DE FORNO, MAS PELO ANDAR DA CARRUAGEM O VERÃO PODERÁ SEGUIR EM RETA FINAL NA SEGUNDA QUINZENA.!!!

 

O INVERNO COMPENSARÁ!

 

1984...

Não fique impressionado Carlos Dias, mas estou torcendo para ver este recorde batido.

 

1984...

Título de um famoso livro, publicado em 1949, onde de modo quase profético George Orwell denunciou e abordou temas relevantes como a quebra da privacidade. Talvez ele tenha sido o pai do termo "Big Brother", que era o mais sinistro personagem, ou melhor, entidade do livro.

 

1984...

Ano de uma neve histórica em Porto Alegre!

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=201

 

1984...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Realmente incrível o calor que tem feito nestas duas últimas semanas!! Fora a secura. Já contabilizo mais de 5 dias sem uma gota sequer.

 

O mercúrio tem chegado aos 28 ~ 29 graus com bastante frequencia, fato bastante raro por estas bandas...

 

Sinceramente não lembro de um janeiro tão quente quanto este!

 

Hoje mínima de 17,5 e máxima de 28,7graus.

 

No momento tenho 25,6 graus e nada de chuva!!!

Link to comment
Share on other sites

1984...

 

Não fique impressionado Carlos Dias, mas estou torcendo para ver este recorde batido.

 

Sempre é uma emoção nós presenciarmos uma quebra de recorde....não importando o lado. Aproveitando como ninguem disse...na média mensal , este jan 2014 já está entre os 10 mais aqui....segundo o inmet.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura dispara no Sul

 

Os termômetros dispararam de novo na tarde desta segunda-feira no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os dois estados passaram o fim de semana com temperaturas amenas devido a presença de ar polar, muitas nuvens e chuva. O Paraná já estava quente no domingo e também ficou mais quente nesta segunda-feira.

 

O mapa mostra as temperaturas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia às 15 horas do dia 26 (esquerda) e às 15 horas de 27 de janeiro (direita)

 

Calor_Sul_27jan20141.png

 

Calor vai aumentar

 

O calor vai aumentar nos próximos dias. A circulação dos ventos sobre a América do Sul continua bloqueando a passagem do ar polar. As massas polares não vão conseguir entrar sobre o Sul do Brasil pelo menos até o inicio de fevereiro.

 

As temperaturas sobem mais e é possível que ocorram novos recordes de calor no Sul.

 

Os mapas mostram a projeção da temperatura máxima até o dia 2 de fevereiro. As manchas em vermelho indicam temperaturas acima dos 36°C

 

Calor_sul_27jan2014.gif

Link to comment
Share on other sites

24,2°C/35,8°C em Blumenau hoje, muitas nuvens até o inicio da tarde, depois o sol apareceu e consequentemente a temperatura subiu.

 

Sobre as médias, por enquanto desvio de (+1,3), não duvido que a média máxima alcance os 35°C, já esta em 33,5°C. Só nos resta Aguardar.

 

Gostaria mesmo que esse recorde em SP fosse quebrado, está sendo sensacional acompanharmos isso.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.