Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Cometa ISON


Mafili
 Share

Recommended Posts

Artur vi uma imagem que mostrou uma pequena parte do cometa que não desintegrou , essa informação deles e oficial ?

 

 

Sim, era oficial!!! agora começam a pipocar pessoas relatando que ISON sobreviveu! A NASA chegou a comparar a morte de ISON com ícaro, que com suas asas de cera voou tão alto, até elas derreterem e ele cair para a morte.

 

Diogo Travassos ‏@Diogo_Travassos 1 h

OMG! Parece que a Nasa errou, #ISON apareceu do outro lado!!! http://stereo.gsfc.nasa.gov/browse/2013/11/29/behind/cor2/2048/20131129_000935_n7c2B.jpg

 

Aqui você confere no próprio site da Nasa o que pode ter sido os ultimos momentos de ISON.

 

http://www.nasa.gov/content/goddard/comet-ison-fizzles-as-it-rounds-the-sun/index.html#.UpgVGCeeEb4

Link to comment
Share on other sites

Parece que o cometa sobreviveu. Agora as dúvidas é se ainda há núcleo nele ou apenas uma nuvem de poeira que deve se dissipar.

 

dnews-files-2013-11-ison-survive-670x440-131128-jpg.jpg

 

Como os EUA celebraram o Dia de Ação de Graças, o Cometa ISON sofreu bastante grave ferimento cósmica enquanto voava perigosamente perto do sol. Muitos concluíram que a bola de neve suja tinha vaporizado, mas, ao que parece, os relatos de morte de Comet ISON são muito exagerados.

 

Comet ISON: 5 coisas que você deve saber

 

Em observações feitas por uma armada de telescópios solares, periélio de ISON (ponto de maior aproximação em órbita do cometa) foi acompanhado de perto e na preparação para o grande evento de Ação de Graças às 1:45 pm EST, parecia que o tão apregoado " Cometa do Século "havia se transformado no Turquia do Século.

 

À medida que o cometa tomou a mergulhar na corona do sol, imagens do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) mostrava um brilhante cometa ISON com enorme cauda e as esperanças eram grandes para a sua sobrevivência. No entanto, ao passar um pouco mais de um milhão de milhas de "superfície" do Sol (fotosfera), núcleo do cometa visivelmente reduzido e apareceu para vaporizar.

 

Mas depois de várias horas de confusão e procurando ISON no Soho, relações Observatório Solar Terrestre (STEREO) e Solar Dynamics Observatory (SDO) imagens, um rastro visível de detritos pode ser visto como o cometa realizou seu estilingue solar - a adição de peso ao idéia de que o cometa tinha sofrido tensões maré catastróficos e aquecimento solar, fazendo com que ele se quebre.

 

FOTOS: Space Observatórios zero-nos sobre Comet ISON

 

Comentando sobre o fluxo de detritos, Tony Phillips, da Nasa de Spaceweather.com disse : "Pode ser um pequeno fragmento do núcleo do cometa ISON ou talvez um" cometa sem cabeça "- um fluxo de detritos marcando os restos do núcleo desintegrado do cometa."

 

Então, em algumas imagens marcantes divulgados pelo LASCO instrumento de SOHO (top foto), que tem uma visão grande-angular de baixa atmosfera do Sol (a coroa), um objeto muito cometa parece ter sobrevivido após periélio.

 

"Agora, as últimas imagens LASCO C3, estamos vendo algo começando a clarear gradualmente de novo", disse o astrofísico Karl Battams, do Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA, em um NASA Cometa ISON Observing Campaign (CIOC) atualização do blog . "Quase se poderia ser perdoado por pensar que há um cometa nas imagens!"

 

ANÁLISE: Será que a Sun Rip Off cauda do cometa ISON?

 

Tem Comet ISON sucumbiu ao seu encontro ardente, rompendo, deixando apenas algumas peças de ex-cometa para trás? Ou será que ele realmente ressuscitou dentre os mortos, re-brilho e definir a deslumbrar os nossos céus noturnos como balança de volta para o espaço profundo? É muito cedo para dizer, mas também é muito cedo para escrever ISON fora.

 

"Nós temos um novo conjunto de incógnitas e isso, louco, objeto dinâmico e imprevisível ridículo continua a surpreender, surpreender e confundir-nos sem fim", disse Battems.

 

Traduzido pelo Google Translate do site da Discovery Channel.

Link to comment
Share on other sites

Composição das imagens do SHOHO. Fonte : NASA

 

BaO98oECQAIdTWf-600x600.jpg

 

 

Acho que em termos astronomicos, foi a coisa mais fabulosa que aconteceu em 100 anos, pudemos acompanhar ao vivo um cometa e seu drama se iria se desintegrar ou não na passagem pelo Sol. Um feito histórico, que poderá demorar muitos anos para se repetir!!!

 

E se o cometa realmente sobreviveu, poderemos ter a passagem mais espetacular pela terra desde Ykeya-Seky!!!!

Link to comment
Share on other sites

O cometa morreu....morreu antes do periélio.

 

O que se viu depois foram os escombros.

 

Eu gastei grande parte do tempo acompanhando e gerando vídeos.

 

Recebi alguns elogios em blogs internacionais.

 

Porém como disse o Artur e a Metsul algo que em tempo real fixou os olhos da comunidade científica internacional no fórum foi colocado [no lugar certo] mas creio na hora errada.

 

Foi algo como final de copa de mundo....

 

Perdemos uma excelente oportunidade de aumentar a divulgação do fórum.

 

Entretanto está no local certo.

 

Os restos mortais ainda seguem a trajetória do cometa. Não há evidência que nenhum pedaço grande o bastante para "reativar" o cometa sobreviveu.

 

Talvez em alguns dias alguém consiga fotografar algo dos escombros.

 

Hubble não pode olhar para ele no momento.

 

O meu vídeo predileto foi este,

 

Creio que no monitoramento expliquei como ter acesso aos cromos dos Stereo A e B,

 

LS1atDL5p3Y

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pior, Mafili, que acredito nisso mesmo, sobraram escombros...as ultimas imagens geradas já mostravam o cometa perdendo o brilho depois da passagem, indicando que não sobraram mais do que destroços.

 

Sobre a visualização do cometa, o centro-sul ficou prejudicado pelas condições atmosféricas, que pouco ou nada deixaram ver o drama, nem que seja por binóculos...mas o que valeu foi a raridade do que aconteceu, vimos um cometa morrer ao vivo!!!

Link to comment
Share on other sites

Pior, Mafili, que acredito nisso mesmo, sobraram escombros...as ultimas imagens geradas já mostravam o cometa perdendo o brilho depois da passagem, indicando que não sobraram mais do que destroços.

 

Sobre a visualização do cometa, o centro-sul ficou prejudicado pelas condições atmosféricas, que pouco ou nada deixaram ver o drama, nem que seja por binóculos...mas o que valeu foi a raridade do que aconteceu, vimos um cometa morrer ao vivo!!!

 

Artur, suponho que vá precisar de um bom telescópio.

 

a olho nu...sem chances....de ver o féretro de ISON....

 

Abaços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.