Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Este grande desperdício polar se deve às correnes de jato de 10 e 12km?

Desviou completamente para o mar. Seria um estrondo caso entrasse via continente. Na diagonal iria até a Bahia se surgisse mais a oeste.

A dinâmica da atmosfera está interessante. Um ciclone em alto mar se formou.

Algumas surpresas teremos neste interin de Nino para Nina.

Link to comment
Share on other sites

Minha participação neste fórum se limitará a reparar inverdades, quando achar necessário.

 

Para a MetSul Meteorologia, é irrelevante se a informação saiu antes em fórum A ou B, mas interessa sim o ambiente do mercado. No caso, os clientes eram informados em canais fechados pelo serviço de assessoria em parceria com a Climaterra/São Joaquim desde outubro de 2010 que começava a se esboçar um quadro de La Niña em 2010, mas antes disso, desde a metade de 2009, já se informava aos clientes sobre a analogia de 1972/1973 que poderia levar ao um, La Niña, o que foi reprisado aqui. Em dezembro de 2009, a informação sobre a possibilidade de La Niña em 2010 já era noticiada em jornal de grande circulação pela MetSul:

 

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=92&Caderno=0&Noticia=78838

 

Quem mostrar um alerta público de La Niña em 2010 publicado antes em 2009 ganha um beijo no coração !!!

Link to comment
Share on other sites

Minha participação neste fórum se limitará a reparar inverdades, quando achar necessário.

 

Para a MetSul Meteorologia, é irrelevante se a informação saiu antes em fórum A ou B, mas interessa sim o ambiente do mercado. No caso, os clientes eram informados em canais fechados pelo serviço de assessoria em parceria com a Climaterra/São Joaquim desde outubro de 2010 que começava a se esboçar um quadro de La Niña em 2010, mas antes disso, desde a metade de 2009, já se informava aos clientes sobre a analogia de 1972/1973 que poderia levar ao um, La Niña, o que foi reprisado aqui. Em dezembro de 2009, a informação sobre a possibilidade de La Niña em 2010 já era noticiada em jornal de grande circulação pela MetSul:

 

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=92&Caderno=0&Noticia=78838

 

Quem mostrar um alerta público de La Niña em 2010 publicado antes em 2009 ganha um beijo no coração !!!

 

 

CORRETO. NÃO SE COLOCA AQUI, MESMO NA PÁGINA, COISAS FUTURAS. MERCADO É MERCADO.

Link to comment
Share on other sites

TEMPO AO TEMPO, SEJA NESTA VIDA OU NA PRÓXIMA, O DIA QUE TIVEREM UM NEGÓCIO EM QUE O ALVO É O PÚBICO E SE TIVERES INFORMAÇÕES MAIS DETALAHDAS E COM ESFORÇO SEU/PARCEIROS , QUERO VER SE DARÁ DE GRAÇA, SE COLOCARÁ BEM BONITINHO PARA TODOS LEREM, INCLUSIVE SEU CONCORRENTE, PERDENDO CLIENTE DEVIDO A "MELHORA' DO PRODUTO DO VIZINHO....

 

SERIA BOM COLOCAR AS DEFESAS DO CLIENTE NO FÓRUM, SERIA BOM COLOCAR FÓRMULAS DESENVOLVIDAS NUM FÓRUM PÚBLICO, AFINAL É A COLETIVIDADE ( QUE EU CONCORDO, DESDE QUE TODOS O FAÇAM)

 

QDO FOR ASSIM, FICAREI CONTENTE, ANTES É PURA DEMAGOGIA DE QUEM É PERÚ DE FORA E FICA FALANDO AS QUATROS LINHAS.

 

UMA COISA É O MAFILI ESCREVE E COLOCAR NO FÓRUM, NÃO É DA ÁREA DELE E NÃO TEM "NOME", PODE INCLUSIVE SER PERFEITA A COLOCAÇÃO, MAS QDO "ALGUÉM" LÊ NÃO DARÁ MUITA BOLA, ACHANDO QUE É MAIS UM LOUCO (NESTE CASO COM RAZÃO....NÃO PODIA DEIXAR PASSAR), MAS QDO TEM ASSINATURA DE COUTINHO, METSU, SOMAR, ETC, MUDA DE FIGURA, OLHA-S COM MAIS ATENÇÃO.

 

EX; É MUITO COMUM EM TEMPO SEVERO, NO LITORAL SUL, TER UM MONTE DE BOATOS COM O MEU NOME AVALIZANDO, TIPO; ESCUTEI O COUTINHO DIZENDO QUE TERÁ VENTO DE 120 Km....POR QUE SERÁ QUE DIZEM ASSIM, POIS SE FOI O COUTINHO ENTÃO É SÉRIO. AGORA SE FOR O MAFILI A DIZER, NÃO DÃO BOLA, MESMO QUE ESTEJA CERTO.

 

SE NÃO ENTENDEM, DEIXE A VIDA ENSINAR, É EXCELENTE PROFESSORA.

 

NA MINHA PÁGINA TEM A TENDÊNCIA, DEPOIS QUE JÁ REPASSEI E QUE A MAIORIA JÁ ESTÁ DIZENDO ALGO.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria muito, mas MUITO, que se manifestassem caso discordassem de mim.

Concordo plenamente. Óbvio que existiam cadastros de outras empresas, tanto que até era falado sobre "espião" de climatempo, somar, da concorrência. Em 2008, deletaram algumas mensagens minhas pois tinham mapas de modelos que a concorrência não podia ver... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe aonde eu acho os dados diários da SOI? Querendo ou não esse é o indicador mais fortemente correlacionado às ondas de frio (porteira aberta pra latitudes subtropicias). E não adianta a SOI média. Podes ter um mês com SOI média positiva, mas se o valor diário for negativo o jato enfraquece. A SOI média não ajda a prever nada do qeu vai ocorrer. Apenas a SOI diária nos ajuda a saber se o jato vai estar forte ou não e atrapalhar um eventual avanço polar.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se é nesta sala ou na sala de monitoramento internacional que posta a evolução da temperatura nos últimos anos. Estou postando aqui. Se for por lá me avisem!

 

Abaixo está um histórico de anomalias quanto a temperatura no mundo.

2tanomglobe198901452010.gif

 

Olha como está a América do Sul! o topo de 2010 parecido com o de 2006 e semelhantes ao triênio 97-99. A década está bem mais quente em nosso continente. Creio eu que isto está relacionado as anomalias positivas do Atlântico e Caribe na última década.

2tanoms32america1989014.gif

 

Abaixo a anomalia da temperatura da superfície nível do mar

 

sstanomglobe19890145201.gif

 

a fonte é do ecmwf que vocês já conhecem.

 

 

Abraços,

 

 

Elder

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Olha como está a América do Sul! o topo de 2010 parecido com o de 2006 e semelhantes ao triênio 97-99.

 

Pela parca leitura que consigo fazer, a "mundial" também se assemelha à esse período... Confere???...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Pessoal, desculpem a pergunta mas,

 

tem um tópico específico em que se discutiu a AAO, ou apenas as mensagens aqui neste fórum ?

 

É que andei pensando sobre ela nesses dias...

 

Nos EUA houve recordes de frio em algumas áreas juntamente com valores históricos de AAO negativo, e nossos vizinhos e mesmo o CO e o N

do país tiverem um frio que pode ser considerado histórico, com valores bastante positivos...

 

Claro que não é apenas a AAO que dita o jogo, mas queria entender um pouco melhor como é que ela funciona.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Observem o que o professor eugênio escreveu no blog da Metsul: "A queda da temperatura da Terra neste mês está associada ao enorme resfriamento do Pacífico Equatorial em episódio de La Niña que a MetSul Meteorologia está alertando aos seus clientes, atenção, pode ser um dos mais intensos das últimas décadas.".

O que podemos esperar?! :o

Link to comment
Share on other sites

La Nina acalmando-se um pouco. Mas ainda bastante vigorosa.

 

Atualizando:

 

Registro em 04/08/2010 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.8ºC - (0,0ºC)

Niño 3.4 -1.1ºC - (0,2ºC)

Niño 3 -1.2ºC - (+0,2ºC)

Niño1+2 -1.7ºC - (+0,2ºC)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

La Nina acalmando-se, mas ainda muito vigorosa!!!

 

Atualizando:

 

Registro em 04/08/2010 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.8ºC - (-0,0ºC)

Niño 3.4 -1.1ºC - (+0,2ºC)

Niño 3 -1.2ºC - (+0,2ºC)

Niño1+2 -1.7ºC - (+0,2ºC)

 

Historicamente ela costuma se intensificar entre outubro e dezembro!

Alguém teria aqueles gráficos de ressurgência da água baseados na água fria abaixo da água superficial?? Daria pra ter uma idéia melhor se essa La Niña poderia ainda se intensificar ainda mais!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, valeu pelo gráfico, bem interessante, mas admito que esperava mais água fria do que este mostra! Porém, nunca me aprofundei muito nesse tema!!

Qual a principal diferença entre a transição Modoki e a tradicional? pelo que entendi, a previsão de secas e estiagens talvez não se confirme?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

La Nina acalmando-se mais um pouco como previsto pelos modelos de clima. Mas apresenta ainda valores bastante consideráveis.

 

Atualizando:

 

Registro em 11/08/2010 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.9ºC - (-0,1ºC)

Niño 3.4 -1.1ºC - (0,0ºC)

Niño 3 -0.9ºC - (+0,3ºC)

Niño1+2 -1.4ºC - (+0,3ºC)

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.