Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Rápido acoplamento atmosfera/oceano.

 

 

Valores mensais da SOI:

 

Feb: -18.23

Mar: -10.79

Apr: 12.13

 

Rememorando: Anos com a mema fase da SOI em MAR/ABR:

 

1876, 1883, 1886, 1889, 1891, 1904, 1916, 1918, 1919, 1933, 1934, 1936, 1938, 1943, 1948, 1954, 1961, 1984, 1985, 1989, 1990, 1999, 2009, 2010

 

Mais uma esperança de repetir 1999....dado que 2009 foi meia boca...uns 0,75 boca.

 

abraços

 

 

Mafili, se as previsões dos modelos se confirmarem, e o pacífico "reverter" a tendência e já estiver com belas anomalias em meados de julho, acho q poderemos ter um miolo de inverno batante interessante, pis essas mudanças bruscas no pacífico, historicamente são acompanhadas de eventos extremos...

 

Mafili, se não me falha a memória, em 1988 houve uma rapidíssima transição de El Niño(fev/mar), para La Niña forte já no final de Maio/início junho. E nem preciso dizer, o out/inv daquele ano foi simplesmente surreal...

Não terias os dados da SOI daquel ano pra gente comparar??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Bom..., Como não dá para falar em El-Niño com anomalia negativa em Niño 3.4.

 

Finalmente acabou o El-Niño:

 

Situação de neutralidade no Pacífico e SOI acoplada em La-Niña.

 

Niño 4.......0.4ºC

Niño 3.4...-0.1ºC

Niño 3.......0.0ºC

Niño1+2.....0.4ºC

 

tempos interessantes.

 

Show de bola! Não podemos comemorar ainda, mas os sinais são positivos e qualquer coisa melhor que um El Nino já está de bom tamanho. O que vier é lucro. Tô louco pra saber da PDO de abril... será que vem negativa?

 

Obs: O cálculo do calor da água no post anterior já esta na memória, fantástico!

Link to comment
Share on other sites

Bom..., Como não dá para falar em El-Niño com anomalia negativa em Niño 3.4.

 

Finalmente acabou o El-Niño:

 

Situação de neutralidade no Pacífico e SOI acoplada em La-Niña.

 

Niño 4.......0.4ºC

Niño 3.4...-0.1ºC

Niño 3.......0.0ºC

Niño1+2.....0.4ºC

 

tempos interessantes.

 

Neutralidade total. Não há anomalias superiores, em módulo, a 0,5C.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que os modelos estão apontando com relação às precipitações, daria pra concluir que para o Sul a partir de junho as condições de neutralidade já faz sentir e não mais de el nino, o que é muito bom pois todos estão fartos desse excesso de umidade.
]

Beto,

 

Acho que o excesso de umidade de agora já não tem nada a ver com menino. Umidade do menino é mais relativa a bloqueios, coisa que não temos há algum tempo. Nossa umidade excessiva atual deve-se aos ciclones frequentes, algo que não tem correlação com o menino.

Link to comment
Share on other sites

Acho que a peleia das temperaturas no Pacífico já está ganha. Mafili, você conseguiria abastecer o tópico com os valores mensais da SOI, PDO e AAO? Com estes valores creio que conseguiremos prever de forma bem precisa se (e quando) teremos a quebra do jejum de 10 anos de baleias continentais.

 

É possível?

Link to comment
Share on other sites

Pelo que os modelos estão apontando com relação às precipitações, daria pra concluir que para o Sul a partir de junho as condições de neutralidade já faz sentir e não mais de el nino, o que é muito bom pois todos estão fartos desse excesso de umidade.
]

Beto,

 

Acho que o excesso de umidade de agora já não tem nada a ver com menino. Umidade do menino é mais relativa a bloqueios, coisa que não temos há algum tempo. Nossa umidade excessiva atual deve-se aos ciclones frequentes, algo que não tem correlação com o menino.

 

É isso faz total sentido, porque nem todos os El Ninos trazem essa umidade toda, pra falar verdade os efeitos do fenômeno ENSO nem sempre são generalizados, às vezes seu efeito passa por despercebido, nem sempre o garoto traz seca no nordeste, e cheias pro sul. Aqui pra Blumenau os que me marcaram foram o El DE 1998 e a LA de 1999/2000, os outros foram muito mais sutis, se não for olhar pra um gráfico nem lembraria que ano x teve la nina e ano y el nino..

Link to comment
Share on other sites

Acho que a peleia das temperaturas no Pacífico já está ganha. Mafili, você conseguiria abastecer o tópico com os valores mensais da SOI, PDO e AAO? Com estes valores creio que conseguiremos prever de forma bem precisa se (e quando) teremos a quebra do jejum de 10 anos de baleias continentais.

 

É possível?

 

Mas se for ver quase todo ano no nosso continente tem a incursao dessas tal baleias, problema que nessa decada elas ficaram barradas no prata/sul gaúcho, agora o que fez fortalecer esse jatos em alto niveis da atmosfera nesses ultimos ano nao faço a minima ideia.

Link to comment
Share on other sites

Acho que a peleia das temperaturas no Pacífico já está ganha. Mafili, você conseguiria abastecer o tópico com os valores mensais da SOI, PDO e AAO? Com estes valores creio que conseguiremos prever de forma bem precisa se (e quando) teremos a quebra do jejum de 10 anos de baleias continentais.

 

É possível?

 

Mas se for ver quase todo ano no nosso continente tem a incursao dessas tal baleias, problema que nessa decada elas ficaram barradas no prata/sul gaúcho, agora o que fez fortalecer esse jatos em alto niveis da atmosfera nesses ultimos ano nao faço a minima ideia.

Tem a ver com as temperaturas dos oceanos pacífico e atlantico. A tal região de calor que havíamos falado no passado ainda está lá da costa do RS? a tal mancha quente? Senão tiver já é um sintoma de mudanças.

Link to comment
Share on other sites

Tá certo Mafili. Acho que daqui para frente o negócio vai "agigantar". Pelos modelos de longo prazo, pico da menina em julho. Outro ponto em comum é a SOI, que inverteu abruptamente naquele ano coo neste. Só para constar também que em maio e junho daquele ano tivemos média mensal de AAO positiva, o que ocorreu em maio e há chance de ocorrer em junho. Deveras parecido com 1998, XEROX. Acho que a única coisa que vai nos diferenciar é a inércia do menino, acredito que pela intensidade do El Nino de 98 que vinha de um 97 histórico foi muito mais difícil frear o trem. Como viemos de um menino mais educado o maquinista já consegui domar a criança, portanto, com menos efeito de inércia.

Link to comment
Share on other sites

Jamais 1986 e 1987, eles foram um fiasco, inclusive pra neve...

Depois de ver esta tabela, começo a pensar que há outros fatores mais importantes que modoki, bodoqui e ,Niña, Niño no que diz respeito à neve...

 

Paulo Henrique: Realmente no ano passado e neste não achamos nenhuma correlação defensável para a neve no Brasil e a situação ENSO.

 

Porém, Nenhuma La-Ninã no inverno desde 1999....deixa para lá.

 

Eu pergunto o seguinte.

O "melhor" banco de dados para a neve no Brasil disponível no fórum é o Coutinho (pelo menos ele sempre informou as datas , os anos e aproximadamente a intensidade).

 

Então gentilmente peço você diga onde, quando, quanto nevou na tua opinião (claro pelas tuas pesquisas). Talvez possamos melhorar o quadro.

 

Abraços

Grande Mafili, o teu estudo é bem interessante, não quis desmerecer, só observei que há outros fatores além destes.

Link to comment
Share on other sites

os fatores são maiores. Acredito que a corrente circulante norte-sul influencia bastante. É como no filme o dia depois de amanha.

Sol-temp oceanica, correntes.

o estudo do mafili é científico. Longe das "intuições" conseguimos algo mais concreto.

Agora, 1987, nem me lembro...aí que entra aq estatística para desmerecer o " eu acho".

Link to comment
Share on other sites

Mafili, é um fato a ausência quase que total de informações sobre acumulado de neve. NAO TEMOS!!!

Tive em mãos dois livros do passado: um de 1930 e outro de 1950. Nada de informações neste sentido. Chuva, temp mínima, máxima, etc, temos. De neve , nada.

Quem é que marca o acumulado de queda de neve?

O Coutinho tem?

Vejo, às vezes, programas americanos onde há previsão até de quanto acumulará.

Ora, ISTO SÓ PROVA UMA COISA, não tivemos um passado de nevascas constantes. São esporádicas. Fossem constantes e teriam virado problema. problema sugere prevenção.

Logo, se eu tivesse um pátio numa região como São Joaquim, urubici, até São Francisco de Paula. Eu providenciaria um medidor de neve.

O fato é que não temos nada. Talvez o forum adquado seria outro.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, é um fato a ausência quase que total de informações sobre acumulado de neve. NAO TEMOS!!!

Tive em mãos dois livros do passado: um de 1930 e outro de 1950. Nada de informações neste sentido. Chuva, temp mínima, máxima, etc, temos. De neve , nada.

Quem é que marca o acumulado de queda de neve?

O Coutinho tem?

Vejo, às vezes, programas americanos onde há previsão até de quanto acumulará.

Ora, ISTO SÓ PROVA UMA COISA, não tivemos um passado de nevascas constantes. São esporádicas. Fossem constantes e teriam virado problema. problema sugere prevenção.

Logo, se eu tivesse um pátio numa região como São Joaquim, urubici, até São Francisco de Paula. Eu providenciaria um medidor de neve.

O fato é que não temos nada. Talvez o forum adquado seria outro.

 

 

DE 1999 ATÉ TENHO. FORA DISTO NÃO NO BRASIL DADOS, A NÃO SER POR FOTOS.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, é um fato a ausência quase que total de informações sobre acumulado de neve. NAO TEMOS!!!

Tive em mãos dois livros do passado: um de 1930 e outro de 1950. Nada de informações neste sentido. Chuva, temp mínima, máxima, etc, temos. De neve , nada.

Quem é que marca o acumulado de queda de neve?

O Coutinho tem?

Vejo, às vezes, programas americanos onde há previsão até de quanto acumulará.

Ora, ISTO SÓ PROVA UMA COISA, não tivemos um passado de nevascas constantes. São esporádicas. Fossem constantes e teriam virado problema. problema sugere prevenção.

Logo, se eu tivesse um pátio numa região como São Joaquim, urubici, até São Francisco de Paula. Eu providenciaria um medidor de neve.

O fato é que não temos nada. Talvez o forum adquado seria outro.

 

 

DE 1999 ATÉ TENHO. FORA DISTO NÃO NO BRASIL DADOS, A NÃO SER POR FOTOS.

mas, qual é o instrumento que faz essa medição?

Não é um pluviômetro, certo?

Link to comment
Share on other sites

não quis desmerecer, só observei que há outros fatores além destes.

Paulo Henrique: Nem vagamente pensei isto. Te juro....apenas....nós não temos uma quadro detalhado de neve no Brasil. As várias tentativas neste sentido e aqui sem dúvida alguma o BAZ é fonte primária hoje neste aspecto da climatologia brasileira. Só estou pedindo que poderiamos elaborar uma tabela completa. O Coutinho não tem paciência nem para ir perguntar para vizinha dele o histórico completo das nevascas imagine escrever um livro.

 

E o Paulo Henrique tem um acervo grande pena que não organizado sistematicamente e domínio público ainda.

 

Ajude-nos a manter o organizar o quadro.

 

Sempre em mente que o evento neve tem acontecido sistematicamente no sul do Brasil em média 5/6 dias ano.

 

As condições sinóticas para que ocorra Neve são brilhantemente debatidas neste fórum. Veja o episódio recente envolvendo caxias do sul/climatempo/Terra....O BAZ unido disse: Impossível. E os profissionais, sim. Os profissionais tiveram que publicar erratas, correções e desculpa. :lol:

 

Agora a acumulação: Nada. Em termos práticos nenhuma correlação...nada. Não chega a ser frustrante.....Nada...nada. Porém, acredito que houve acumulação no passado. (quando, quanto, onde)

 

Gamboa: Gostei quando recentemente você observou que a temperatura ao longo das costas sul americana mudou. Isto é sinal de um novo posicionamento da ACW. Nós sabemos que ACW tem um ciclo de 4/8 anos e o posicionamento dela influi nas friagens da Amazônia. Resultado. O pessoal do centro-oeste tá postando como nunca. Mas e acumulação de NEVE. I DON'T KNOW.,

Parabéns Mafili, agora gostei muito de seu argumento.Entendi, ainda não temos no Brasil um estudo mais consistente sobre o fenômeno, mas que seja bem abrangente, quantas nevadas deixaram de ser registradas por falta de imagens ou relatos oficiais, em algum canto do sul do Brasil...

Eu fico intrigado, aqui com Soledade, pois nos anos 80 e 90 havia uma estação oficial do Ministério da Agricultura, o anotador, recordo quando eu fazia reportagens para a Rádio Cristal, ele anotava todo e qualquer fenômeno, se nevava idem.No entanto, considero uma falta de vontade dos órgãos oficiais em fornecer estas informações.Onde estão estas anotações de neve deste observador??????????????E se aconteceu aqui, deve ter ocorrido a mesma coisa em outras cidades do estado do RS.

Link to comment
Share on other sites

É impressionante o recuo do El Nino. Dêem uma olhada no site do NOAA.

teremos, a meu ver, com certeza um La Nina.

Pode ser que inicie já em julho. Se isso ocorrer, poderemos ter um segundo semestre de seca e frio fora de época. Ruim pra agricultura.

Insisto na tese de estudarmos mais nossa costa do Atlantico.

Certamente, se eu tivesse tempo, faria uma análise da região.

Poderíamos medir a temperatura do oceano e ver o que está causando esta anomalia. Influencia diretaqmente o clima aqui em Porto Alegre. Pode não ter uma correlação.Mas, o que houve nesta MP é claro, a lamina de umidade ficou parada sobre a cidade.

Link to comment
Share on other sites

Só falta AAO colaborar... Nunca esteve tão positivo e por tanto tempo neste ano!

 

Pois é, muito azar essa coincidência exatamente em Junho!!Porém, lembrem-se que no hemisfério Norte esse ano, a Oscilação Ártica bateu os menores valores em cinquenta anos e permaneceu assim por um bom período dos meses de Janeiro e Fevereiro...

Se o gráfico da AAO fizer um espelho invertido teríamos -3 na virada de Junho pra Julho! Sonhar é bom de vez em quando... :lol: 8-)

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ouçam o que vos digo: se a AAO virar, podemos ter um quadro lindo em julho. :mrgreen: Torçamos para que ela venha ladeira abaixo. Ela é o índice que melhor reflete a fábrica de MPs. Se depender da quantidade de gelo descrita pelo AAA, acho que no mais tardar em um mês ela vira. Aí temos de rezar para que a SOI continue colaborando! :lol: era só o que faltava :idea: ela desabar :? !

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

-0,134 e 0,134 é a mesma coisa, ou seja, nada em termos estatísticos. Acho muito mais justo dizermos que não há correlação válida entre Niño 3.4 e AAO, até porque uma se refere ao Pacífico Equatorial e a outra ao polo sul! Basta compara com o r=0,7000 que conseguiste para Niño 3.4 e SOI (estas obviamente correlacioanadas). Então eu considero sim, possível uma subida da AAO agora, principalmente considerando o acúmulo de gelo (variável esta sim totalmente correlacionada com a AAO, apesar de provavelmente termos de definir uma defasagem tipo x(t) X y(t-2) para encontrara correlação positiva relevante).

 

Cara, em previsão de demanda para fins de construção de cenários de mercado futuros (dimensionamento de mercados), um r com módulo abaixo de 0,6 implica em correlação praticamente desprezível se a variável em questão for utilizada como única variável causal... Por mais que a meteorologia-cliamtologia possa ser mais exata que a Engenharia de Produção , não sei porque considerar -0,134 com algo significativo...

Link to comment
Share on other sites

Somar: La NIña se instala e deve atuar até o verão de 2011

 

O mês de junho começou com um padrão climático típico de inverno, embora a estação só se inicie oficialmente no próximo dia 21. O El Niño que atuava desde 2009 se enfraqueceu totalmente e, neste momento, no lugar de águas aquecidas, já se observa o resfriamento das águas sobre o Oceano Pacífico equatorial, o que representa o início da instalação de um novo episódio de La Niña nos próximos meses e que deve se estender pelo menos até o verão 2011. A informação é da Somar Meteorologia, em seu boletim semanal.

 

A condição de Água disponível no solo mostra um padrão típico do inverno sobre o Brasil. Segundo o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury, "o mês começa com uma condição de solo saturado (90% a 100%) no Sul e Norte do Brasil." Já em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia e sobre o sertão e o agreste nordestino observa-se uma condição crítica em relação às condições de umidade do solo, com índice de água disponível de 20%.

 

Previsão

Conforme a Somar, nesta semana deve chover apenas no extremo norte do Brasil e no litoral leste do Nordeste, principalmente na região do Recôncavo Baiano. "Todo o Centro-Sul do Brasil enfrenta um período seco", diz Etchichury. No entanto, uma nova frente fria, associada a áreas de instabilidades, volta a causar chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina no próximo fim de semana. Desta vez, porém, a frente fria não é tão intensa. Desse modo, não deve chover forte no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Nas próximas duas semanas, esses dois Estados devem enfrentar um período seco.

 

A Somar informa que a semana começou com a entrada de uma massa de ar polar no Sul do Brasil, o que provocou acentuada queda de temperatura, inclusive com formação de geadas nas regiões serranas. "No entanto, sobre as áreas de milho safrinha do oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul não houve registro de geadas", ressalta Etchichury.

Mais uma vez, os ventos em altos níveis da atmosfera (10 a 12 Km de altura), conhecidos como corrente de jato, foram fundamentais para o enfraquecimento da onda de frio. Essa condição deve persistir nas próximas duas semanas, o que contribui para a diminuição do risco de geadas no período.

 

 

...Alguém gostaria de comentar a parte em negrito ou os demais parágrafos :?:

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Como você sabe....Caio César.....todos caminhos levam a Roma, no caso a La-Niña.

 

Sei muito bem Mafili! desde criança...

 

Mas para ilustrar note que o Ensemble leva a menina muito além de agosto. E as últimas saídas estão ainda mais favoráveis a ela do que as análises passadas. A menina ganha força e respaldo.

 

poama.nino34.gif

 

 

Mais uma vez, os ventos em altos níveis da atmosfera (10 a 12 Km de altura), conhecidos como corrente de jato, foram fundamentais para o enfraquecimento da onda de frio. Essa condição deve persistir nas próximas duas semanas, o que contribui para a diminuição do risco de geadas no período.

 

O jato está mais calmo que o habitual. Não creditaria a ele o "enfraquecimento da onda de frio", o que não ocorreu. Apenas esta onda de frio não foi intensa, e qualquer jato mais forte inibiria a simples ocorrência da mesma. Contradição pura na análise da SOMAR. Eles se superam!

Link to comment
Share on other sites

Caio, é uma imparcialidade cruel da SOMAR, como que não ocorreu geada nas áreas produtoras do milho safrinha? na Região de Amambái, Naviraí, Rio Brilhante( uma das áreas produtoras) a temperatura chegou a 3/4°C, isso foi no perímetro urbano ou próximo, e o que dizer da zona rural principalmente das áreas mais afastadas próximas da serra de Maracaju que é bem mais frio? e de outras cidades nesta região que podem registrar temperaturas ainda menores? claro que houve geada, só não sei se foi forte o suficiente para causar dano as culturas.

Link to comment
Share on other sites

Caio, é uma imparcialidade cruel da SOMAR, como que não ocorreu geada nas áreas produtoras do milho safrinha? na Região de Amambái, Naviraí, Rio Brilhante( uma das áreas produtoras) a temperatura chegou a 3/4°C, isso foi no perímetro urbano ou próximo, e o que dizer da zona rural principalmente das áreas mais afastadas próximas da serra de Maracaju que é bem mais frio? e de outras cidades nesta região que podem registrar temperaturas ainda menores? claro que houve geada, só não sei se foi forte o suficiente para causar dano as culturas.

 

Allef, o problema é que durante toda a semana passada, eles afirmaram categoricamente aos produtores, e inclusive ontem reafirmaram: "Como dissemos anteriormente, não houve geadas nas regiòes produtoras, apenas no sul do Paraná, pois no Oeste e Norte não geou em nenhum lugar"...

 

Entretanto, hoje no próprio site que reproduz as previsões da Somar todos os dias, o site Notícias Agrícolas, apareceu a seguinte manchete:

 

A primeira geada do ano em Cascavel desperta o alerta nos produtores rurais

A agricultura é encarada por muitos produtores como uma loteria: nunca sabem quando terão a sorte de uma cultura enfrentar somente condições climáticas adequadas. Ontem (7), algumas regiões agrícolas de Cascavel amanheceram mais brancas pela leve geada que precipitou. A primeira geada do ano desperta o alerta nos produtores rurais, pois temem prejuízos com a safrinha, com a possível maior incidência desta condição climática.

 

http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=69099

 

É claro que houve geadas no Oeste do Paraná e até no norte do Estado, porém fracas, mas na zona rural como bem disseste, as temperaturas podem ter caídos mais e em áreas mais propícias a safrinha foi prejudicada, mas isso o produtor só poderá aferir com mais precisão quando colher o milho, e aí não já será tarde!

No Sul do Ms a estória é a mesma, talvez até a geada tenha sido mais forte...

É óbvio também que eles não vão voltar atrás e dizer que houveram geadas, e por isso continuam liberando esses relatórios diários e citando que o fenômeno ainda não aconteceu.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caio Cesar....AVE!

 

Estou vendo uma "transição Modoki"...invenção.

 

Niño 1+2 negativo....seca (parcialmente) o sul (claro que faz parte da estação)

 

Niño 4 positivo....continua chovendo onde sempre chove com el-niño (Ásia, aquelas coisas de monções na Ásia , né).

 

Como você sabe....Caio César.....todos caminhos levam a Roma, no caso a La-Niña.

 

A brincadeira é:

 

Os modelos estatísticos não levam (em sua maioria) a uma La-Niña em Agosto.

Os modelos dinâmicos levam (em sua maioria) a uma La-Niña em Agosto.

 

No fundo isto quer dizer; Qual das duas correntes vai levar mais verbas e mais horas de super-computador.

 

Eu estava prestes a dizer que por ser amigo do cara que escreve os relatórios da NOAA, assim, torço pelos modelos dinâmicos. Por outro lado também torço pelos modelos estatísticos.

 

É um momento importante.....digamos mais de bastidores, que necessariamente ciência, porém também é ciência.

 

Enfim, me sinto como um paulista num GRENAL. Torço para que as torcidas lutem até a morte...até o último homem (força de expressão e brincadeirinha, tá.).

 

Abraços

 

PS:

 

Mais uma vez, os ventos em altos níveis da atmosfera (10 a 12 Km de altura), conhecidos como corrente de jato, foram fundamentais para o enfraquecimento da onda de frio. Essa condição deve persistir nas próximas duas semanas, o que contribui para a diminuição do risco de geadas no período.

 

Silvio, não sei. Mas faz sentido com as observações do Zé VIcente.

 

Apesar, que o próprio Zé não gostou da (não correlação) SOI x AAO.

 

Mas eu gostei muito da correlação do próprio Zé VIcente com SOI x JACTO.

Pelas observações do Zé salvo uma melhor falta de entendimento aqueles 32 da SOI iriam provocar anomalias significativas nos jactos ( creio que tantos anomalias gigantes positivas ou negativas...depois ele detalha o pensamento dele...espero), porém estes -8,0...sei não ( muito pouco). Por enquanto concordo com Zé.

 

Eitcha tema enroscado. Tentando aprender.

 

Date Tahiti Darwin Daily** 30 day 90 day

 

26-May-2010    1014.51   1010.70     17.48      6.70      3.01
 27-May-2010    1016.56   1010.85     32.04      7.58      3.25
 28-May-2010    1017.34   1011.70     31.50      8.61      3.37
 29-May-2010    1016.75   1012.30     22.39      9.64      3.57
 30-May-2010    1016.13   1012.25     18.02     10.33      3.84
 31-May-2010    1016.03   1012.55     14.96     10.54      4.15
 1-Jun-2010     1015.61   1012.50     12.79     10.55      4.57
 2-Jun-2010     1015.56   1012.45     12.79     10.49      4.97
 3-Jun-2010     1015.40   1013.90      1.48      9.80      5.38
 4-Jun-2010     1015.01   1014.80     -7.59      8.65      5.66
 5-Jun-2010     1014.18   1013.75     -6.05      8.17      5.85
 6-Jun-2010     1014.36   1013.05      0.14      8.56      6.03
 7-Jun-2010     1013.63   1013.50     -8.15      8.39      6.10 

O que vai jogar esta MP baleia para o mar é a SOI diária que está negativa após um longo período positiva. Por isso pararam de cair temporariamente as temperaturas nas regiões niño, na minha opinião.

Para mim a diferença de pressão instantânea Tahiti-Darwin é quem manda na força do nosso jato, e não as temperaturas do Pacífico! LOgicamente, existem fortes correlações entre estas variáveis, mas é difícil saber o que causa o que, he he he !

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.