Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

Boletim atualizado da SOMAR, sobre o EL NINO:

 

EL NIÑO FORMA-SE AO LONGO DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2010, PORÉM EM UMA ÁREA DIFERENTE DO FENÔMENO CLÁSSICO: A temperatura das águas do Oceano Pacífico encontram-se mais elevadas que o normal na maior parte das áreas analisadas (desvios entre 0,5°C e 1°C). Apenas nas áreas mais próximas da costa da América do Sul, a temperatura caiu e observa-se um desvio negativo de -0,5°C. Os desvios positivos muito pequenos não garantem atual influência do fenômeno El Niño sobre o Brasil. As chuvas fortes registradas na Região Sul nas últimas semanas são normais e foram um pouco mais intensas por conta das águas mais quentes do Oceano Atlântico junto à costa do Brasil. Além disso, nas últimas semanas, um estudo sul coreano chamou bastante a atenção de todos por sugerir que exista um novo tipo de El Niño, além do fenômeno clássico. O link no fim do texto afirma em "El Niño do futuro". Mas o fenômeno já é uma realidade. Ele já aconteceu, por sinal, no ano de 2004-05, quando mesmo com o aquecimento da água do Oceano Pacífico, o centro e sul do Brasil passou por uma grande estiagem entre fevereiro e março. O resumo do estudo é simples. Não basta aquecer a água do Pacífico, como está acontecendo agora. A água precisa aquecer junto a costa da América do Sul. Se por um acaso, a água aquecer distante da costa da América do Sul, os efeitos de um El Niño clássico ou não são registrados ou são registrados de forma muito tênue. Diante disso, resta-nos analisar a evolução da temperatura das águas do Oceano Pacífico nas áreas mais próximas da América do Sul. E as previsões indicam que este aquecimento acontecerá de forma ainda mais defasada que a registrada nas áreas centrais. Até o mês passado, afirmávamos que o El Niño alcançaria um estágio maduro apenas entre janeiro e fevereiro de 2010. Isto ainda vale, porém para a área central do Oceano Pacífico. Já nas áreas próximas da costa, o aquecimento de pouco mais de 1°C acima do normal deve acontecer apenas em abril. Ou seja, durante boa parte do verão e início do outono, o Brasil estaria sujeito aos efeitos de um El Niño não-clássico, com aquecimento em uma área distante da costa da América do Sul. Apenas em meados do próximo semestre é que o aquecimento em áreas mais próximas da América do Sul poderia trazer efeitos de um fenômeno clássico.

 

Post muito interessante esse Sérgio, e boa publicação da Somar, gostei bastante.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

BONITO, MAS DIZER QUE AS CHUVA FORTE FORAM NORMAIS, ´NÃO CONHECER A CLIMATOLOGIA. EM SC, NO GERAL, FOI O MAIOR ACÚMULO EM SETEMBRO DOS ÚLTIMOS 40/50 ANOS OU MAIS. EM SÃO JOAQUIM, LITORAL SUL, OESTE, NAS ESTAÇÕES, QUEBROU O RECORDE DE SETEMBRO. JULHO FOI EXTREMAMENTE ÚMIDO. PARA MIM FOI CONSEQUÊNCIA DO EL-NINO. AGORA ESTAMOS COM MISTURA DE EL E LÃ, POIS TEMOS BLOQUEIOS E AR MUITO FRIO PARA ÉPOCA DO ANO, IGUAL AO ANO PASSADO.

 

 

Essa associação de bloqueios e ar muito frio para época represado não é típica de Niño com PDO negativa?

Link to comment
Share on other sites

BONITO, MAS DIZER QUE AS CHUVA FORTE FORAM NORMAIS, ´NÃO CONHECER A CLIMATOLOGIA. EM SC, NO GERAL, FOI O MAIOR ACÚMULO EM SETEMBRO DOS ÚLTIMOS 40/50 ANOS OU MAIS. EM SÃO JOAQUIM, LITORAL SUL, OESTE, NAS ESTAÇÕES, QUEBROU O RECORDE DE SETEMBRO. JULHO FOI EXTREMAMENTE ÚMIDO. PARA MIM FOI CONSEQUÊNCIA DO EL-NINO. AGORA ESTAMOS COM MISTURA DE EL E LÃ, POIS TEMOS BLOQUEIOS E AR MUITO FRIO PARA ÉPOCA DO ANO, IGUAL AO ANO PASSADO.

 

Isso é verdade, os acúmulos fugiram muito do normal, mas em termos climatológicos precipitação muito acima da média pra cá também não deixa de ser uma "normal climatológica", mas os índices de instabilidade foram coisa ímpar! os níveis críticos de instabilidade que tivemos nesse Setembro foi uma coisa que nunca vi isso assim acumulado em um único mês! Tivemos 3 situações extremamente crítica, no mesmo mês no mesmo Estado, a primeira daquele feriado do dia 7, depois numa segunda-feria e agora recentemente quase tivemos enchente no Vale, por sinal, vale lembrar, o rio Itajaí-açu baixou muito devagar!!! essas chuvinhas que tivemos nas madrugadas meio que mantave o rio e ribeirões altos, por sorte essa semana quase não tivemos chuva.

Link to comment
Share on other sites

Scientists have recently noticed another strange fact about the ACC (Antarctic Circumpolar Current). Using the data from the latest satellites that measure the sea surface temperature and height, scientists have noticed that the temperature of the water in the current varies, some parts are 2-3 degrees C warmer (shown in red) while other parts are 2-3 degrees C colder (shown in blue)than the average. There are two warmer and two colder pools and each one is several thousands of kilometres long and thousands of metres deep. They appear to be due to interactions between the atmosphere and the ocean. The regions seem to move eastwards with the ACC and take about 8-9 years to travel around the globe in the southern latitudes. This phenomena has been christened the "Antarctic Circumpolar Wave" (ACW). Researchers believe that the ACW may have a considerable on influence the weather patterns in southern Australia, South America and southern Africa.

Poderia estar aí algumas das explicações para determinadas anomalias. Fugas da normalidade. Pois, as manchas podem alterar consideravelmente as temperaturas e o deslocamento de ar frio sobre os continentes?

é uma pergunta leiga. Achei bem interessante esta pesquisa.

Link to comment
Share on other sites

A pedidos, algumas anomalias de temperatura pelo Alaska entre julho e setembro (em ºF, baseadas na média 1971-200):

 

Annette (extremo sul): +3,2, +1,3, +0,3

 

Juneau: +3,1, +0,2, -0,2

 

Kodiak: +0,9, -0,6, -0,7

 

Anchorage: +1,6, -0,2, +0,7

 

Cold Bay: -0,1, -1,3, -0,3

 

Bethel: +0,2, -1,3, +1,2

 

King Salmon: +1,0, -2,3 , -0,5

 

McGrath: +3,1, -1,9, +2,2

 

Fairbanks: +4,1, -1,7, +4,0

 

Nome: +1,9, -1,1, -0,8

 

St Paul(ilha): -2,0, -1,1, -1,6

 

Barrow (extremo norte): +3,3, +3,0, +3,7

 

Grifado em azul o local que apresentou a maior anomalia negativa e em vermelho a maior positiva, o primeiro é uma uma ilha bem afastada do continente (a sudoeste) e o segundo a cidade mais norte do Alaska.

Link to comment
Share on other sites

na costa leste da América do Norte, vi na CNN previsão de neve em algumas regiões e também na Europa.

Claro, no Canadá não é incomum nevar já nesta época. porém, se pegar Nyork e arredores, acho que não é tão comum assim. REgiões montanhosas e mais ao norte, não chega aser surpresa. poderemos ter um inverno frio no hemisfério norte? Se o fenômeno El Nino não está forte e há uma certa "bagunaç" o que não consegue determinar o fenômeno de forma estatística. Ou seja, tantos por cento quente determinaria um El Nino. Há lençóis parecidos com os lençõis maranhenses nos mapas. Onde há zonas do oceâno frias intercaladas com outra bem aquecidas. Acho que será um inverno um pouco " atípico".Talvez surpreendente.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa: Quem estava discutindo e correlacionando ACW e algumas influencias no clima brasileiro é o Luiz_Alves....sumiu de vez...gente boa....era coisa de março/abril..2009...dê uma olhada nas mensagens dele ACW faz parte da tese dele.

Abraços

Eu tenho esses artigos em algum lugar ainda... são bem interessantes.
Link to comment
Share on other sites

Agora, há pouco, eu assitia no netgeo uma reportagem sobre o ano de 2008. Teria sido o ano de grandes eventos extremos. O que me surpreendeu é o que disseram: " a camada de gelo no ártico teria chegado a menores níveis da "história" ."

 

Ora, da história, acredito que não possa ser...

Porém, a tese da elevação dos mares, derretimento das calotas, continua...

TAlvez tenha recuado um pouc. Após alguns "fiascos". Mas, basta haver extremos no clima que já recomeça.

Acho que temos que ter enbasamentos mais científicos. Nada de "imaginar" que derreteremos.

A ciência evoluí. Einstein é um exemplo. Contestar Newton é algo inimaginável na época.

Logo, acho que temos coisas muitas boas "escondidas" com tantos alarmismos.

Link to comment
Share on other sites

Agora, há pouco, eu assitia no netgeo uma reportagem sobre o ano de 2008. Teria sido o ano de grandes eventos extremos. O que me surpreendeu é o que disseram: " a camada de gelo no ártico teria chegado a menores níveis da "história" ."

 

Ora, da história, acredito que não possa ser...

Porém, a tese da elevação dos mares, derretimento das calotas, continua...

TAlvez tenha recuado um pouc. Após alguns "fiascos". Mas, basta haver extremos no clima que já recomeça.

Acho que temos que ter enbasamentos mais científicos. Nada de "imaginar" que derreteremos.

A ciência evoluí. Einstein é um exemplo. Contestar Newton é algo inimaginável na época.

Logo, acho que temos coisas muitas boas "escondidas" com tantos alarmismos.

 

Permita-me retificar alguns pontos. A ciência progride, não evoluciona. Evolução é um termo que originalmente indica mudança, isto é, transformações sucessivas, não necessariamente no sentido do progresso. Virou chavão em nossa época falar em evolução como sinônimo de progresso... enfim. Cada termo em seu lugar.

 

Se queremos significar que a ciência dá passos para frente e para trás, então evolução é um bom termo. Mas sem os devidos cuidados, ninguém entederá isso.

 

No mais, contestar Newton não era possível simplesmente porque não haviam suficientes argumentos para fazê-lo. Embora Einstein tenha sido um físico brilhante, sua teoria é igualmente contestável e apresenta dificuldades teóricas importantes.

 

Mais ainda se pode falar a respeito da Física Quântica.

 

A Física é quase sempre recebida pelas pessoas, mormemente pelos próprios físicos, como algo que deve ser tido assim como é, não como fruto de contínuas modificações e aprimoramentos. A maioria ignora por quantos passos se tenha passado para chegar nas teorias atuais. A maioria ignora história da Ciência.

 

Ignoram coisas ainda mais simples! A maioria pensa (e mesmo entre alunos de engenharia) que, por exemplo, numa bola lançada para o alto, desconsiderando a resistência do ar, durante a ascensão atuam força peso e de lançamento (!!!). Isso é ainda o conceito aristotélico que ignora a existência da inércia! Ou seja, não absorveram sequer os avanços trazidos por Newton!

 

Melhor seria dizer que a ciência é uma obra sempre inacabada, se bem que cada vez mais completa! Ela tende a uma representação cada vez mais fiel da realidade.

Link to comment
Share on other sites

Bela opinião, Luiz!

É isto mesmo. é obra inacabada.

Um processo encadeado a outro.

Por isso se torna quase inócuo querermos falar em "..menor...maior...da história"

Antes, as coisas estavam ali a serem desvendadas. hoje, ainda estão.

Porém, evoluímos no sentido de informações. Temos um manancial de dados jamais tido antes.

Como se diz na música: "eu nasci há dez mil anos atrás..."

Link to comment
Share on other sites

Se falava em El Niño fraco, quase virando La Niña para o ano que vem.

 

O que se vê, no entanto, é um comportamento típico de El Niño. Tem chovido muito ultimamente. O pessoal já está com medo de que a qualidade do verão fique comprometida, assim como ficou em Santa Catarina no verão passado (nome de filme)! 8-)

Link to comment
Share on other sites

De qualquer forma, tem um lado bom importante... possivelmente 2010 é ano de La Nina no inverno!

 

Exato. Nos últimos invernos tem sido sempre a mesma história: após um verão com seca e la-niña, entrávamos no inverno em mudança de tendência para um El-Niño.

 

Ou seja, teremos um verão ruim para ter um inverno bom.. isso é planejamento! :D:D

 

Vamos construir bem as categorias de base para colher frutos mais adiante! São Pedro é o Meira! (Piadinha interna de tricolores).

Link to comment
Share on other sites

b-A SOI entrou em fase 3....rápido decaimento...isto tem um lado bom: Qual?_ A atmosfera entra em fase (acoplada) ao El-Niño...até recentemente não estava. Observem que após o acoplamento a situação El-Niño ficou mais clara e houve a intensificação de El-Niño.

c-Anos que ocorreram esta fase em sep/out.:

...........1876, 1885, 1915, 1920, 1925, 1941, 1944, 1947, 1963, 1981, 1992, 2006, 2009.

são as primeiras pistas do análogo para 2010.

d- A correlação entre jan ou dez de um ano qualquer com jun do ano seguinte é extremamente pobre; 0,03. Ou seja ainda não dá para ter a menor idéia do que sera Jun de 2010.

 

Baseado no sistema estatístico da SOI:

Teremos alguns reclamando de seca e outro de enchente...e a maioria dizendo o tempo esta louco;

Sem nunca ter lido um trabalho a respeito....não me parece que o vale das enchentes responda a ENSO....aguardemos

World.gif

 

Se eu entendi bem o lado bom a que voce se refere, é o fato de que estatisticamente quando isso ocorreu (atmosfera entrando em fase acoplada ao El Nino) os anos seguintes foram frios? (1877, 1886, 1916, 1921, 1926, 1942, 1945, 1948, 1964, 1982, 1993, 2007).

Acoplada voce quer dizer que há uma coerencia estatistica entre ENSO e a etapa em que a SOI se encontra ou não há explicação entre essas duas variáveis?

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

O FRIO CHEGARÁ CEDO E O VERÃO PODER DE NORMAL A FRESCO EM SC. OBVIAMENTE TERÁ CALOR.

 

JAN DE 1996 DEU 625 mm E FOI ÓTIMO PARA PRAIA DO DIA 1 AO DIA 19. A CHUVA ERA MAIS DE NOITE.

 

VERÃO BOM PARA AGRICULTURA.

 

Se for similar a 1996 já é um bom início. Pois, este ano traz boas lembranças...

 

Li uma expressão aqui no BAZ, nem "semi frase" posso considerar à não ser pelo contexto, sobre este segundo semestre: "MENINO"....

 

Considerar pelo índice pluviométrico não é meio perigoso?????

 

Em 2006 foram elevados os índices pluviométricos em novembro, mas o frio foi do c@#@lh*!!!!!

 

Em tendo este segundo semestre e o primeiro 2010 como "MENINO", será que "acopla" (como meu irmão gêmeo adora :lol: ) uma menina para o segundo semestre 2010????

 

Tenho uma leitura de Niñas 2010/2011/2012... Coisas de leigo... Mas até hoje ninguém contrapôs... Deve ser uma grande idiotice, ou....

 

Agricultura é uma "roleta russa"... Os produtores com a "corda no pescoço" e o (des) governo dando subsídios e máquinário (alguns no valor de R$ 300.000,00) para certos "movimentos sociais" que só sabem invadir propriedades... Resta, como reza o linguajar gauchesco: "plantar batatas"... OPSS!!!... Desculpem... [MODERADO... POLÍTICA (lha)]...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Buenas!

 

Neste momento estou pensando em trocar chuvas irregulares no RS.....por chuvas muito irregulares....talvez até seca. MAs vamos palpitando....

 

Poderia acrescentar "intensas"???... "Irregulares e 'intensas" quando caem...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui eu vejo uma concordância maior com 1991.

 

Não é análogo. Teve uma primavera SECA no Rio Grande do Sul.

 

Verdade!!!!... Meu piá fez 'um ano' em setembro de 91 e era f@#@ o calorão, sem chuvaradas (????).. Pero... Dezembro tem chovido hà uns quatro anos seguidos... Chuvas de verão...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Escutei um comentário do Varoni(somar) na Bandeirantes, hoje.Ele disse que o El Nino enfraquece em fevereio e ganha força em março/abril. Será?

O que o pessoal do Climaterra/Mesul acham. Se for assim: ou teremos neutralidade durante o inverno ou teremos um El Nino que estará enfraquecendo.

a Somar era bem otimista para a chuva no verao no sul e vem colocando maior incerteza para a chuva a partir de janeiro. Alguns caras que plantaram os superprecoces, que nao guentam estiagens de 10 dias, ficaram um pouco ressabiados. Por causa da Somar, ja tem consultoria que diminuiu a estimativa da safra de soja argentina de 55/53 mm tons para 50/48 mm tons. Eu ainda sou mais a precisao da metsul e tambem os palpites do nosso professor mafili. O quadro de el nino ta na pista, ganhando forca e todos sabemos do delay entre acabr o el nino e acabarem seus efeitos.

abs

Link to comment
Share on other sites

Algumas questoes:

- Mafili, esses dados de perdas passadas sao a relacao entre o esperado - colhido? Sao dados oficiais da Embrapa ou de alguma consultoria? Pela situacao de Nino, Nina, neutralidade, nao ha uma explicacao definida entre fenomeno e efeito. Ano agricola conta-se do plantio, crescimento, amadurecimento, colheita e comercializacao, que toma um ano dado que nao se planta a mesma safra do mesmo grao mais ate chegar a mesma epoca do ano seguinte ( salvo safrinha onde eh possivel, geralmente com outro grao).

- ale, entendido. Fica uma duvida... Ha algum efeitodo tipo coriolis nas aguas equatoriais? Pergunto pois deve ser dificil diferencas muito grandes por longo periodo na SOI... Deve haver lentamente uma equalizacao de temperatura. Isso posto, o Nino/Nina tem mais importancia que a SOI, eh dominante, esta correto?

- creio que seca em janeiro compromete as safras, que estao no periodo mais importante, enchimento dos graos.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Vem negativo de novo em dezembro. Pode anotar.

 

TÁIS BROMEANDO???? :lol:

 

Mafili... CUIDADO!!!!... Ethan Hunt, disfarçado, zoiou os arquivos secretos do BAZ e agora está "jogando" no domínio público...

 

Primeiro semestre 2010 com Niña... Dizer que fui advertido sobre "escrever sandices" há um ano atrás... :lol: 8-)

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

La Niña na maior parte do primeiro semestre de 2010 é uma sandice.

 

PDO não é ENSO.

 

VALEUS!!!!!

 

Mas é que a gente lê tanta coisa que por vezes tira conclusões atávicas... Lógico que as minhas são de leigo e, não esqueça, sou lentinho... :lol:

 

Mas essa aqui me deixa encafifado, embora eu esteja "anos-luz" da tecnologia empregada para análise da situação atual...

 

A PDO (Oscilação Decadal do Pacífico) é um fator extremamente importante e somos no Brasil a única empresa de Meteorologia a analisar continuamente esta variável e explicá-la para a sua clientela. Quando a PDO está numa fase negativa, há uma maior freqüência de eventos de La Niña e os episódios de El Niño tendem a ser menos freqüentes, sendo mais fracos e breves quando vem a ocorrer. Este é um dos mais longos períodos de meses consecutivos de PDO negativa em cem anos de dados. Hoje, a PDO, cujo gráfico entre 1900 e 2009 se encontra nesta coluna, é negativa há nada mais nada menos que 23 meses seguidos. Antes, foram poucos períodos com tantos meses seguidos negativos: 20 meses entre Julho de 1998 e Fevereiro de 2000; 19 entre Dezembro de 1974 e Junho de 1976; 20 de Dezembro de 1972 a Julho de 1974; 23 de Agosto de 1966 a Junho de 1968; 28 de Maio de 1961 a Agosto de 1963; 25 de Fevereiro de 1955 a Fevereiro de 1957; e 36 meses de Julho de 1948 a Junho de 1951.
... http://www.stedile.com.br/noticias/Boletim_Especial_-_27082009.pdf...

 

Não obstante, jamais vou questionar, muito menos pôr em dúvidas, o que disseres... Melhor, o que escreveres :D...

 

Aguardemos...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

a- Creio que desde de maio/2009 o AAA coloca a possibilidade real de La-Niña para a primavera de 2010 (hemisfério sul). Talvez passe despercebido pela maioria mais é um feito incrível.

 

Expressões podem ser diferentes...mas no conteúdo fantástico.

 

Lembras dos "bate-papos" quando me inquirias porque eu insistir sobre 2010 e 2011-2012... Depois, sobre 2014-2016 e adiantes???..

 

O "culpado" é este gráfico, da tua velha e adorada seção ( :D ), que não me sai da cabeça...

 

dng17o.jpg

 

SyS!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

NOAA...21/12/2009...........14/12/2009

Niño 4.........1.4ºC...............1,3ºC

Niño 3.4......1.8ºC...............1.8ºC

Niño 3.........1.6ºC...............1.6ºC

Niño 1+2.....-0.2ºC..............0.2ºC

 

Niño 1+2 me enganou???...não fui eu quem errou.

Veremos semana que vem....

 

abraços

 

Já viste isso, com certeza???

 

2mczxqe.jpg

 

In: "ENSO Cycle: Recent Evolution, Current Status and Predictions Update prepared by Climate Prediction Center / NCEP - 21 December 2009"; P. 05...

 

Em

 

Talvez confirme... Quiçá não... Quem sabe ajuda um pouco... Teria como completar os dados do gráfico que te enviei para termos uma idéia mais nítida da evolução do "situação atual"????

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Muito interessante... Ninos 3, 3.4 e 4 estáveis desde novembro. Nino 1+2 embicando... quem é leading nesse processo? Aliás, há um leading?

 

Minha discussão com o MaRRRRfili é de que o "acoplamento" que ele tanto busca faz parte de um ciclo natural que não há inferência humana capaz de solver...

 

Ele está em busca disso :lol:...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.