Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Parque Nacional do Itatiaia - Parte Alta


Ricardo Bianchi
 Share

Recommended Posts

Parque Nacional do Itatiaia - Parte Alta

 

Pessoal, aqui algumas fotos de um bate-e-volta que fiz à Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia em 9 de setembro de 2013.

 

Para o tópico não ficar muito pesado, colocarei apenas algumas fotos. Se quiserem conferir todas é só acessarem esse link http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1658697 do fórum SSC Brasil, inclusive com fotos do trecho entre a Garganta do Registro e o Posto Marcão.

 

1. Serra Fina

IMG_0972.jpg

 

2. Posto Marcão, a portaria da Parte Alta do Parque. Aí por perto que está a estação do BAZ, correto?

IMG_0937.jpg

 

3. Torre de Furnas (2660 metros). Deixei meu carro aí porque o restante da estrada estava muito ruim.

IMG_0929.jpg

 

4. BR-485 entre o Posto Marcão e o Abrigo Rebouças. Fiz esse trecho a pé.

IMG_0774.jpg

 

5. Silêncio absoluto.

IMG_0775.jpg

 

6. Agulhas Negras (2791 metros)

IMG_0778.jpg

 

7.

IMG_0781.jpg

 

8.

IMG_0792.jpg

 

9. Abrigo Rebouças com Agulhas Negras ao fundo

IMG_0862.jpg

 

10.

IMG_0855.jpg

 

11. Depois do Abrigo Rebouças continua uma trilha onde um dia já teve asfalto

IMG_0796.jpg

 

12. Vestígios de asfalto

IMG_0799.jpg

 

13. Essa estrada (BR-485) continuaria até a parte baixa do parque, mas nunca foi concluída

IMG_0817.jpg

 

14.

IMG_0803.jpg

 

15.

IMG_0806.jpg

 

16. Agulhas Negras

IMG_0846.jpg

 

17.

IMG_0837.jpg

 

18.

IMG_0845.jpg

 

19. Abrigo Rebouças e a Pedra do Altar

IMG_0853.jpg

Link to comment
Share on other sites

Parque Nacional do Itatiaia - Parte Alta

 

Pessoal, aqui algumas fotos de um bate-e-volta que fiz à Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia em 9 de setembro de 2013.

 

Para o tópico não ficar muito pesado, colocarei apenas algumas fotos. Se quiserem conferir todas é só acessarem esse link http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1658697 do fórum SSC Brasil, inclusive com fotos do trecho entre a Garganta do Registro e o Posto Marcão.

 

 

2. Posto Marcão, a portaria da Parte Alta do Parque. Aí por perto que está a estação do BAZ, correto?

IMG_0937.jpg

 

 

Opa impressionante a qualidade das tuas fotos!!! Infelizmente, mesmo tendo subido aquela estradinha 8 vezes somente este ano (em nada menos que 6 viagens), não tive a chance de poder andar mais a frente no parque.

 

No posto Marcão, onde tinha aquele balcão coberto com um telhado e aberto, dentro da porta seguindo a parede do termometro analogico, ao lado dela, está o console da estação. Exatamente atrás de você, na posição em que tirou essa foto, está a estação!

Link to comment
Share on other sites

Eu to querendo ir la qualquer dia , espero que o Palio Sporting aguente , Frost por onde voce passou ? Preciso de umas dicas de caminho onde é melhor e mais bonito

 

Lugar simplesmente incrivel lindas fotos parabens

 

De São Paulo eu vim pela Dutra, na Dutra entre Queluz e Itatiaia tem uma entrada à direita para que você pegue uma ponte e passe por cima da Dutra no sentido das montanhas. (Tudo bem facil de entender no google maps)

Depois é só seguir reto, uma hora haverão placas indicando uma entrada à direita para o pico das agulhas negras (ou parque nacional de itatiaia, não tenho certeza) uma vez nesse caminho é só seguir até chegar no posto marcão.

O caminho de volta que eu fiz foi justamente seguir reto pela estrada (BR-354) que vim da Dutra (imagine que ao invez de virar à direita para chegar no parque tivesse seguido reto) até Itamonte (cidade muito agradavel), atravessar Itamonte por essa mesma estrada até poder entrar à sua esquerda na MG-158 e de lá atravessar Itanhandu e Passa Quatro até chegar em Cruzeiro onde haverão uns 3 caminhos de volta para a dutra!

Link to comment
Share on other sites

No posto Marcão, onde tinha aquele balcão coberto com um telhado e aberto, dentro da porta seguindo a parede do termometro analogico, ao lado dela, está o console da estação. Exatamente atrás de você, na posição em que tirou essa foto, está a estação!

 

Dá uma olhada nesta foto, Artur.

 

Acho que meu carro ficou na frente da estação:

 

IMG_0939.jpg

Link to comment
Share on other sites

No posto Marcão, onde tinha aquele balcão coberto com um telhado e aberto, dentro da porta seguindo a parede do termometro analogico, ao lado dela, está o console da estação. Exatamente atrás de você, na posição em que tirou essa foto, está a estação!

 

Dá uma olhada nesta foto, Artur.

 

Acho que meu carro ficou na frente da estação:

 

IMG_0939.jpg

 

 

Exatamente! A estação está exatamente atras daquela placa atrás do carro, uns 15 metros em linha reta!

 

Para os que estão preocupados com o carro, já vi subir Celta, Fusca, Gurgel, moto 750 cilindradas, Effa, Chevete, Opala, fiat 147, Azera, Uno mille. Agora nessa epoca, a estrada está pior por causa das chuvas e há um ponto de atoleiro um quilometro antes do posto Marcão. Mas o Celta subiu de boa.

Link to comment
Share on other sites

Galera, um ponto que eu queria tocar é o seguinte: os guardas do Posto Marcão vieram me dizer que não estão deixando ninguem, a não ser eu, o Carlos Dias e mais alguns do BAZ que já estiveram lá (Frost, Luba, Ricardo Graça), a ver, tocar ou alterar qualquer coisa, ou mesmo tirar fotos da estação.

 

Combinei com eles que se alguem do BAZ for lá e seja amigo de pessoas que já estiveram lá, eles poderão liberar mostrar a estação, mas pediram que antes comunique quem são as pessoas que vão lá, pra não criar problemas com a segurança.

 

Comentaram comigo que foi alguem do INPE lá, se dizendo amigo do Carlos Dias, e por segurança não deixaram a pessoa sequer tirar fotos da estação. Então, se alguem daqui do BAZ (não abrirei excessão para fora) tiver interesse de ir lá e conhecer a estação, dá um toque para mim ou o Carlos Dias, que passamos comunicação lá para que deixem ver a estação e mesmo tirar fotos. Entendo que desta forma ficará mais dificil alguem desconhecido mexer na estação.

Link to comment
Share on other sites

Quando subi estava bem seco, não devia chover há alguns dias.

 

Grande parte da estrada está em boas condições, pois há conservação por funcionários do DNIT. Há raros pontos do que restou do asfalto. Em outros há uma camada de concreto. Nos penhascos há guard-rails. O trecho crítico vai mesmo depois da Pousada Alsene até o Posto Marcão, com muitas pedras soltas e grandes crateras. Evitem ir até o Abrigo Rebouças se não estiver em 4x4.

 

Algumas fotos da subida:

 

1. Garganta do Registro

IMG_1017.jpg

 

2.

IMG_0741.jpg

 

3.

IMG_1002.jpg

 

4.

IMG_0749.jpg

 

5. Viaduto

IMG_1011.jpg

 

6.

IMG_0748.jpg

 

7. Vale dos Lírios

IMG_1006.jpg

 

8. Antena de Furnas

IMG_0767.jpg

 

9. Pior trecho da estrada

IMG_0946.jpg

 

10.

IMG_0967.jpg

 

11.

IMG_0981.jpg

 

12.

IMG_1000.jpg

 

13. Estrada com a Serra Fina (MG-SP) ao fundo

IMG_0945.jpg

Link to comment
Share on other sites

É isso mesmo Carlão, é a estrada mais alta do Brasil que é acessivel por veículos normais. Creio que devem existir algumas estradas por ai até mais altas (Região do Pico das Bandeiras sei que tem estradinhas bem altas tb), mas que seja acessível por veículos de passeio, só lá.

 

Apesar que no Wikipedia está informado que o topo da estrada do parque, a 2460 metros, é o ponto transitável mais alto do Brasil.

 

Sobre as obras do DNIT, com a chegada das chuvas, percebi claramente que piorou bastante até mesmo os trechos que reformaram recentemente, principalmente nos trechos que a inclinação da estrada é maior, onde escorreram recentemente enxurradas. Para subir de carro de passeio, a informação do Ricardo é correta, até o posto Marcão, beleza, dali em diante só 4 x 4 mesmo.

Link to comment
Share on other sites

É isso mesmo Carlão, é a rodovia mais alta do Brasil que é acessivel por veículos normais. Creio que devem existir algumas estradas por ai até mais altas (Região do Pico das Bandeiras sei que tem estradinhas bem altas tb), mas que seja acessível por veículos de passeio, só lá.

 

Apesar que no Wikipedia está informado que o topo da estrada do parque, a 2460 metros, é o ponto transitável mais alto do Brasil.

 

A estrada do PNI (BR-485) é considerada a estrada federal mais alta do país, sendo o seu ponto culminante aquele morrinho logo depois do Posto Marcão. Já em temos absolutos, a mais alta do país deve ser a estradinha que vai até a antena de Furnas, com mais 2600 metros de altitude.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Olá a todos! Cheguei ao BAZ pelo link do site do PNI.

 

Sou fotógrafo e ilustrador, e visito regularmente o parque. A estação que foi colocada lá, até mesmo para quem é um zero à esquerda em meteorologia, fornece dados interessantes. Até pra dar saudades do local quando estamos passando um calorzinho (sou de Itu-SP, bem quente perto da parte alta do parque).

 

Não sei se vou poder colaborar muito porque meteorologia não é minha área, mas gostaria de contribuir com o tópico e deixar algumas imagens, que é o que posso fazer :good2:

(Pedindo a devida licença ao Ricardo Bianchi que criou o tópico!)

 

E se puder ajudar com alguma dúvida quanto ao parque, fico à disposição!

 

11103573574_aa05a5b5df_o.jpg

IMG_XT_20101231_014_a_018_reposition por alessandro_sp, no Flickr

 

11103483805_a30a9fdb22_o.jpg

IMG_XT_20101231_006_a_008_cylindrical por alessandro_sp, no Flickr

 

12048215333_a76f8c1f1f_o.jpg

IMG_40D_2014_01_15_316 por alessandro_sp, no Flickr

 

12048730896_6fb9e5029c_o.jpg

IMG_40D_2014_01_14_005_a_007_manual_blend por alessandro_sp, no Flickr

 

12073435876_49729158c3_o.jpg

IMG_40D_2014_01_14_040 por alessandro_sp, no Flickr

 

7508108804_1a98dc8d77_c.jpg

IMG40D_2011_05_30_277 por alessandro_sp, no Flickr

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos! Cheguei ao BAZ pelo link do site do PNI.

 

Sou fotógrafo e ilustrador, e visito regularmente o parque. A estação que foi colocada lá, até mesmo para quem é um zero à esquerda em meteorologia, fornece dados interessantes. Até pra dar saudades do local quando estamos passando um calorzinho (sou de Itu-SP, bem quente perto da parte alta do parque).

 

Não sei se vou poder colaborar muito porque meteorologia não é minha área, mas gostaria de contribuir com o tópico e deixar algumas imagens, que é o que posso fazer :good2:

(Pedindo a devida licença ao Ricardo Bianchi que criou o tópico!)

 

Bem vindo ao fórum Alessandro!

 

O fórum é composto em sua maioria por amantes de frio e amadores ou autodidatas de modo geral em meteorologia e climatologia...

Fotos de Itatiaia e Mantiqueira agradam muito, relembram o frio! :laugh:

 

Sensacionais as fotos!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Opa Frost!

 

Obrigado!

 

Então, estou pra fazer uma visita relâmpago por lá no sábado (eu e mais 3 amigos subiremos de bike da Garganta do Registro até a parte alta, terminando a subida no morro da Antena de Furnas, e depois pedalaremos um pouco até o Rebouças). Se precisarem (ou quiserem que eu pergunte) algo sobre a estação, ofereço meus préstimos :-) (mas não quero apanhar de nenhum guarda parque pra isso, hahahaha)

 

Ah, conheço sua alternativa de trajeto via MG. Realmente é lindo demais (se bem que é covardia comparar aquilo com a Dutra... Só se salva o paredão da Mantiqueira, o resto dá mais vontade de chorar que outra coisa).

Uma pena que toda vez que faço a sugestão de ir por MG viro voto vencido (a patroa e a filha não gostam das curvas porque enjoam...)

 

Falando um pouco de temperatura, muitas pessoas lá no PNI (inclusive que fizeram parte da história do local) me falaram que já chegou a fazer perto de -15°C na parte alta. Só que não vale como registro oficial, provavelmente foi algum morador ou entusiasta do local que mediu e sabe-se lá como. Agora com a estação implementada, teremos registros mais precisos. Não sei se seriam aceitos como "oficiais", mas isso já é secundário (vale pra quem quer dizer que foi no "lugar mais frio")

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como é subaproveitado esse e outros parques nacionais! Quanto potencial para praticamente NADA de infra....

 

Então, a princípio é o que parece. E muita gente se queixa disso, mas como visitante de longa data, eu já gosto desse aspecto "rude" do parque. Pode soar preconceituoso mas a verdade é que afasta muito farofeiro.

 

A primeira vez que subi aquela estrada (e cheguei praticamente na porta do Rebouças com um Gol 1991 1.6 - pra sair me custou um coxim do motor) eu xinguei até ficar rouco, kkkkk... Hoje não vou mais de carro até o Rebouças, já me conformei com os 3km a pé levando mochilas pesadas e sacolas nas mãos. Mas vejo que a estrada é a última barreira (só comparar com a parte baixa, que apesar de ter acesso ruim permite a entrada de ônibus com turistas - os restos da farofada ficam lá pra lembrar a todos de como o ser humano é descuidado e desinteressado com o meio ambiente).

 

Outra coisa, tem uma linha bem tênue entre uma unidade de conservação com o propósito de pesquisa e de exploração turística. Não sei bem em que pólo se situa Itatiaia, provavelmente no meio. Mas se vc acompanha a história do parque, deve ter notado que atualmente está havendo uma grande melhoria principalmente nas liberações de atrativos e trilhas que antes eram vetados.

 

Enfim, por enquanto é um lugar para quem gosta mesmo de montanha, porque não são poucos os empecilhos e burocracias para se conseguir desfrutar decentemente da pouca estrutura que existe. Quem vai lá sem ter certeza que gosta, e esperando conforto, não volta mais.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não gera muita receita. Por tudo o que vejo, mesmo em temporada, sei lá, que 200 pessoas visitem o parque, são 2500 reais com entradas. Num mês de temporada, são 8 dias recebendo esse valor, portanto 20 mil reais... Isso chutando bem alto e na temporada. Essa grana vai pra Brasília e volta como repasse (ou seja, sei lá como é dividido).

 

Com certeza pode estar indo pro bolso de alguém, mas é migalha perto de outras roubalheiras. 20 paus por mês não paga nem os funcionários do lugar.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não gera muita receita. Por tudo o que vejo, mesmo em temporada, sei lá, que 200 pessoas visitem o parque, são 2500 reais com entradas. Num mês de temporada, são 8 dias recebendo esse valor, portanto 20 mil reais... Isso chutando bem alto e na temporada. Essa grana vai pra Brasília e volta como repasse (ou seja, sei lá como é dividido).

 

Com certeza pode estar indo pro bolso de alguém, mas é migalha perto de outras roubalheiras. 20 paus por mês não paga nem os funcionários do lugar.

 

Em teoria o valor deveria ser destinado integralmente a infraestrutura e manutenção dela no parque, os funcionários são do estado... não?

 

Enfim kkkk esse assunto só da dor de cabeça!

Link to comment
Share on other sites

Putz, não sei te dizer!

 

Mas sei te dizer que vc vai ter muito mais raiva se for ao Parnaso ou a Foz do Iguaçu... Aí sim vai sentir no bolso!

 

Olha a tabela para o Parnaso: http://www.parnaso.tur.br/ingresso/precos/

 

Mudando de assunto, já chegou a ficar alojado no Abrigo Rebouças?

 

Nossa!

Não cheguei a ficar alojado não, mas já fui uma vez até o local, coincidentemente eu e o William iremos no sábado pro PNI tambem!

Link to comment
Share on other sites

Legal, grande probabilidade de trombar conosco. Não acho que haverão outros ciclistas no local, então se virem alguém passar pedalando chamem! Devemos chegar de manhã (lá pra 8 ou 9h) pra começar a subir e entrar no parque lá pelas 11h da manhã.

 

O abrigo é muito legal, aliás a experiência de "dormir" dentro do parque, de poder sair de madrugada pra ver o céu estrelado, ou logo de manhãzinha pra ver as geadas e poças congeladas, é algo que vc só pode experimentar ficando alojado lá. É meio burocrático de conseguir mas vale a pena. Depois que fiquei lá a primeira vez, nunca mais consegui fazer visitas "diárias" (salvo quando vou pedalar, aí abro exceção)

Link to comment
Share on other sites

Fala William!

 

Pra vc é mais pertinho, eu quando quero chegar na hora de abrir o parque preciso sair de casa às 2 da madrugada... É cruel hahahaha...

 

Vcs vão ficar lá perto do posto 3 então? Vão fazer alguma manutenção na estação? Ou a idéia é ir pra visitar o parque mesmo?

 

Aliás aproveitar pra perguntar uma coisa pra vcs, que como eu disse, não manjo nada de previsão embora precise dela com relativa frequência... Quando vou visitar o PNI costumo consultar este site específico: http://www.mountain-forecast.com/peaks/Pico-Do-Itatiaia/forecasts/2787. Me foi dito que era específico para montanha, e de fato ele costuma acertar bastante (quando vamos pra lá para ficar alguns dias eu tiro uma foto da tela do site e deixo na camera pra poder consultar depois, e costuma bater). Realmente esse site usa algum algoritmo diferenciado ou foi só balela de quem me falou?

 

O que eu percebi é que sites normais que fornecem as previsões para Itamonte ou Itatiaia, costumam errar, até pq são altitudes completamente diferentes...

Link to comment
Share on other sites

Opa Alessandro , vamos começar a instalçao no Morro Massena 2600 e poucos metros , vamos deixar ajeitado la pro Carlos e pro Artur deixarem online no domingo , basicamente vamos adiantar o serviço

 

Sobre a previsao o wunderground baseado nos dados da estaçao faz uma previsao

 

E o windiguru tambem faz pra varios "picos "

 

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=374107&sty=m_spot

Link to comment
Share on other sites

Fala William!

 

Pra vc é mais pertinho, eu quando quero chegar na hora de abrir o parque preciso sair de casa às 2 da madrugada... É cruel hahahaha...

 

Vcs vão ficar lá perto do posto 3 então? Vão fazer alguma manutenção na estação? Ou a idéia é ir pra visitar o parque mesmo?

 

Aliás aproveitar pra perguntar uma coisa pra vcs, que como eu disse, não manjo nada de previsão embora precise dela com relativa frequência... Quando vou visitar o PNI costumo consultar este site específico: http://www.mountain-forecast.com/peaks/Pico-Do-Itatiaia/forecasts/2787. Me foi dito que era específico para montanha, e de fato ele costuma acertar bastante (quando vamos pra lá para ficar alguns dias eu tiro uma foto da tela do site e deixo na camera pra poder consultar depois, e costuma bater). Realmente esse site usa algum algoritmo diferenciado ou foi só balela de quem me falou?

 

O que eu percebi é que sites normais que fornecem as previsões para Itamonte ou Itatiaia, costumam errar, até pq são altitudes completamente diferentes...

 

Opa beleza Alessandro?

 

Entao, no geral os sites mundo afora de previsão do tempo acabam sempre esbarrando em dois modelos: o GFS - Americano, e o ECMWF - Europeu. O GFS costuma ser bom para eventos em água, como furacões e outros bichos...já quando o assunto é movimentaçao das massas de ar sobre o continente, o ECMWF costuma ter uma faixa de acerto melhor...não vai fugir disso, seja o CPTEC, FOREC, MOUNTAIN FORECAST ou o proprio WUNDERGROUND.

 

Sobre a estação que está no Rebouças, de minha propriedade, estamos com receio de que possam avariar o equipamento, que nao custa pouco, por isso a decisao de mover para o Massena...assim eu passaria a ser o primeiro ser brasileiro a colocar 3 estações acima da cota de 2400 mts no Brasil eheheh

 

Sábado pegará um tempo bom e frio! Pena que no Domingo, dia que posso ir, terá chance nao só de tempo fechado como de chuvas...eu e o Carlos Dias vamos virar sapo :laugh: :laugh:

 

Sobre manutenção do parque, sei que há muitos que são contra o turismo em massa pq realmente há pessoas que fazem a má-fama dos farofeiros...mas por outro lado, vejo recursos naturais no Brasil muito mal explorados turisticamente, entao o povo que pode pagar no Brasil, nao quer nem saber, vai pra Europa, Estados Unidos, Caribe, Chile e meio que larga mao do turismo dentro do Brasil ou acaba naqueles pacotes (nada contra!) Foz do Iguaçu, fortaleza, Gramado, Salvador e Rio de Janeiro que custam tão caro quanto ir pra fora.

 

Acho sim que a estrada da parte alta deve ser reformada mesmo com a chance de aumentar o numero de farofadas, neste caso pode-se, com a atração de mais turistas, pensar numa forma melhor de controlar o turismo lá em cima. Na europa e nos Estados Unidos, criam pontos de turismo que mal e mal permitem tirar foto e fazer todo o turismo de uma unica vez e mesmo assim são locais que vivem cheios de turista. Aqui no Brasil, nem essa estrutura básica de concentração de turismo temos direito, salvo parques como o do Pão de Açucar, entre outros poucos exemplos...Se criar pontos onde o turista se guie até eles automaticamente, evitamos a depredação do parque.

 

Entao temos de pensar nos dois lados, tanto no do governo como no do turista...minha mulher e a mulher do Carlos Dias simplesmente foram lá conhecer pra nunca mais...por causa de nao ter um ponto de apoio DECENTE pro turista...ai vai o farofeiro, nao tem ponto decente, onde vai fazer a m...? dentro do parque EM QUALQUER LUGAR.

Link to comment
Share on other sites

Beleza Artur?

 

Muito legal da sua parte colocar esse equipamento por lá. Todos ganham com isso (e é esse o ponto que muitos deveriam perceber antes de mexer em algo que não conhecem).

 

Puxa, o local atual da estação me pareceu tão apropriado! Do lado da guarita ninguém faz baderna, aliás não sei dos requisitos de colocação, mas se quiser segurança mesmo, coloca atrás da guarita... Lá não vai ninguém mesmo, exceto os guardas. Aliás vc falou que ia tirar do Rebouças, mas acho que quis dizer a guarita mesmo né? Pois passei no parque em Janeiro e não me lembro disso no Rebouças, mas vi o equipamento junto ao ponto de água do lado da guarita.

 

No Massena é bem isolado, só passam grupos que fazem a Ruy Braga. Por um lado o contato com possíveis curiosos e seus dedinhos destruidores de equipamento é menor, mas por outro o acesso ficará bem mais complexo.

 

Será que um cercadinho com alambrado, fechado a cadeado, não resolveria, mantendo o local atual?

 

Te desejo boa sorte no trabalho por lá, quem sabe você não precisa virar sapo no charco lazarento lá do Massena... Ah, como aquilo é detestável kkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Beleza Artur?

 

Muito legal da sua parte colocar esse equipamento por lá. Todos ganham com isso (e é esse o ponto que muitos deveriam perceber antes de mexer em algo que não conhecem).

 

Puxa, o local atual da estação me pareceu tão apropriado! Do lado da guarita ninguém faz baderna, aliás não sei dos requisitos de colocação, mas se quiser segurança mesmo, coloca atrás da guarita... Lá não vai ninguém mesmo, exceto os guardas. Aliás vc falou que ia tirar do Rebouças, mas acho que quis dizer a guarita mesmo né? Pois passei no parque em Janeiro e não me lembro disso no Rebouças, mas vi o equipamento junto ao ponto de água do lado da guarita.

 

No Massena é bem isolado, só passam grupos que fazem a Ruy Braga. Por um lado o contato com possíveis curiosos e seus dedinhos destruidores de equipamento é menor, mas por outro o acesso ficará bem mais complexo.

 

Será que um cercadinho com alambrado, fechado a cadeado, não resolveria, mantendo o local atual?

 

Te desejo boa sorte no trabalho por lá, quem sabe você não precisa virar sapo no charco lazarento lá do Massena... Ah, como aquilo é detestável kkkkkkk

 

Beleza Alessandro?

 

Entao, a estação do lado da guarita é a de propriedade do parque, a qual nós doamos ano passado. A do Rebouças é outro equipamento, a minha estação, que coloquei em Março...mas como me disseram que no Rebouças a coisa tá desprotegida, passarei esta estação para o Massena lazarento :laugh: :laugh: . A estaçao do lado da guarita ficara onde está mesmo.

 

Voce já subiu entao no topo do Massena, realmente é mais alto que o morro da antena, do outro lado do vale? Consegue me precisar se tem visada direta pro posto Marcão?

Link to comment
Share on other sites

Ah tá, agora entendi. A última vez que passei lá foi em janeiro, e fiquei no Rebouças, por isso não vi a estação lá. Não existia ainda... Essa estação remete os dados para algum site, ou faz algum tipo de média ponderada com a outra do posto 3?

 

Quando vc falou em Massena eu pensei automaticamente no abrigo Massena que fica a 2200m descendo a Ruy Braga. Por isso falei do charco! Então vc não vai virar sapo não... Na Ruy Braga tive que puxar um amigo que atolou até a coxa no brejo, e não tinha piso sólido o suficiente para firmar a outra perna. Após zoarmos com o cara um tempo (lógico, rs) eu o puxei pelos braços e deu pra sentir a coluna do cara estralando inteira... Saiu do brejo igual a caiçara quando sai do mangue :sarcastic:

 

Se vc fala do Morro Massena, não subi não, mas pelo Google Earth ele tem visada direta para o posto 3 sim. É uns 50m mais alto que o morro da antena e muito menos visitado (já que o morro da antena é o mirante dos preguiçosos e tb o acesso para o Couto).

 

Mas me diz uma coisa, não fica um pouco redundante 2 estações tão próximas? Imagino que a eletricidade seja um impedimento então, para a colocação mais distante?

 

Onde do Rebouças vc colocou a estação? (só pra me adiantar pq eu vou acabar vendo no sábado)

 

Não me diga que é no morrote entre o Rebouças e a estrada, porque é lá que eu subo pra fotografar as Agulhas hahahahaha!!!

Link to comment
Share on other sites

Ah tá, agora entendi. A última vez que passei lá foi em janeiro, e fiquei no Rebouças, por isso não vi a estação lá. Não existia ainda... Essa estação remete os dados para algum site, ou faz algum tipo de média ponderada com a outra do posto 3?

 

Quando vc falou em Massena eu pensei automaticamente no abrigo Massena que fica a 2200m descendo a Ruy Braga. Por isso falei do charco! Então vc não vai virar sapo não... Na Ruy Braga tive que puxar um amigo que atolou até a coxa no brejo, e não tinha piso sólido o suficiente para firmar a outra perna. Após zoarmos com o cara um tempo (lógico, rs) eu o puxei pelos braços e deu pra sentir a coluna do cara estralando inteira... Saiu do brejo igual a caiçara quando sai do mangue :sarcastic:

 

Se vc fala do Morro Massena, não subi não, mas pelo Google Earth ele tem visada direta para o posto 3 sim. É uns 50m mais alto que o morro da antena e muito menos visitado (já que o morro da antena é o mirante dos preguiçosos e tb o acesso para o Couto).

 

Mas me diz uma coisa, não fica um pouco redundante 2 estações tão próximas? Imagino que a eletricidade seja um impedimento então, para a colocação mais distante?

 

Onde do Rebouças vc colocou a estação? (só pra me adiantar pq eu vou acabar vendo no sábado)

 

 

Não me diga que é no morrote entre o Rebouças e a estrada, porque é lá que eu subo pra fotografar as Agulhas hahahahaha!!!

 

 

Seja bem vindo, Alessandro. :good2:

 

Neste caso não pois, apesar da proximidade, em poucos dias percebemos que a estação do Posto Marcão representa razoavelmente bem o comportamento das temperaturas no vale do rio Campo Belo, ou seja, em baixada. As diferenças de temperaturas frente à estação do Abrigo Rebouças não foram tão significativas. A estação do Rebouças que será transferida para o morro Massena tem como finalidade a análise de temperaturas em topo, fato inédito naquele local.

 

Se está falando desse morrote (foto minha tirada neste último sábado), não é não... :sarcastic:

 

10274242_10204069097632894_1371223968804786314_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Evandro, era para termos ido sábado passado praí. Como a previsão era de chuva, e eu sei o que é encarar chuva no planalto, abortamos, e deixamos pra ir amanhã. Durante o dia acessei o site da estação do posto 3 e fiquei muito puto pois não registrou nada de chuva, embora o tempo estivesse com essa cara pouco turística aí kkkkkk...

 

Enfim, amanhã vamos passar por lá, e se eu encontrar o Frost e o William me apresento pessoalmente. Embora vá ser mais fácil eles me acharem do que eu a eles! rs

 

O morro aparentemente é esse mesmo, é um com "dois estágios", um mais baixinho e outro mais altão, que dá uma vista bem melhor para as agulhas do que o de baixo. Quanto escorregão já tomei nesse morrote subindo antes do nascer do sol com tudo molhado de orvalho... rs...

Link to comment
Share on other sites

Cheguei no sábado por volta de 12h30/13h ao posto Marcão, perguntei pros guardas e comentaram que vcs passaram por lá, para trabalhar nas estações. Só que não vi ninguém (mas também não tive muito tempo de procurar pois estava com 3 amigos que me acompanharam na pedalada, e queriam conhecer dentro do parque).

 

Quando eram perto de 15h decidimos descer, pois pegar frio de bike na descida mais tarde não estava nos planos de ninguém.

 

14137416528_82b5424560_o.jpg

Img_XT_20140531_019 por alessandro_sp, no Flickr

 

No final do dia já havia uma boa nebulosidade... Não sei como ficou no domingo.

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos! Cheguei ao BAZ pelo link do site do PNI.

 

Sou fotógrafo e ilustrador, e visito regularmente o parque. A estação que foi colocada lá, até mesmo para quem é um zero à esquerda em meteorologia, fornece dados interessantes. Até pra dar saudades do local quando estamos passando um calorzinho (sou de Itu-SP, bem quente perto da parte alta do parque).

 

Não sei se vou poder colaborar muito porque meteorologia não é minha área, mas gostaria de contribuir com o tópico e deixar algumas imagens, que é o que posso fazer :good2:

(Pedindo a devida licença ao Ricardo Bianchi que criou o tópico!)

 

E se puder ajudar com alguma dúvida quanto ao parque, fico à disposição!

 

11103573574_aa05a5b5df_o.jpg

IMG_XT_20101231_014_a_018_reposition por alessandro_sp, no Flickr

 

11103483805_a30a9fdb22_o.jpg

IMG_XT_20101231_006_a_008_cylindrical por alessandro_sp, no Flickr

 

12048215333_a76f8c1f1f_o.jpg

IMG_40D_2014_01_15_316 por alessandro_sp, no Flickr

 

12048730896_6fb9e5029c_o.jpg

IMG_40D_2014_01_14_005_a_007_manual_blend por alessandro_sp, no Flickr

 

12073435876_49729158c3_o.jpg

IMG_40D_2014_01_14_040 por alessandro_sp, no Flickr

 

7508108804_1a98dc8d77_c.jpg

IMG40D_2011_05_30_277 por alessandro_sp, no Flickr

 

 

Que fotos espetaculares! Obrigado por compartilhar!

Link to comment
Share on other sites

Cheguei no sábado por volta de 12h30/13h ao posto Marcão, perguntei pros guardas e comentaram que vcs passaram por lá, para trabalhar nas estações. Só que não vi ninguém (mas também não tive muito tempo de procurar pois estava com 3 amigos que me acompanharam na pedalada, e queriam conhecer dentro do parque).

 

Quando eram perto de 15h decidimos descer, pois pegar frio de bike na descida mais tarde não estava nos planos de ninguém.

 

14137416528_82b5424560_o.jpg

Img_XT_20140531_019 por alessandro_sp, no Flickr

 

No final do dia já havia uma boa nebulosidade... Não sei como ficou no domingo.

 

Absurda essa foto da Serra Fina com a Pedra da Mina! Essas montanhas são muito bonitas!!! :heart:

Link to comment
Share on other sites

"Não existem montanhas no Brasil"

 

Corram para as "colinas" da Serra Fina...

 

16.jpeg

 

Gosto desse artigo em inglês do Wikipedia, especialmente a definição de montanha pelo Oxford English Dictionary:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Mountain

 

In the Oxford English Dictionary a mountain is defined as "a natural elevation of the earth surface rising more or less abruptly from the surrounding level and attaining an altitude which, relatively to the adjacent elevation, is impressive or notable."
Link to comment
Share on other sites

Frost os outro dias que voce foi pegou geada ?

 

Acho que escolhemos aquele sabado a dedo , que viagem que clima , obrigado pela compania , to te devendo mandar as fotos sua e da laura , chegando em casa e lembrando te mando kkkkk

 

No ultimo dia peguei uma geadinha fraca, nada comparado ao dia que fomos.

 

Foi um passeio ótimo mesmo Will! :friends:

Link to comment
Share on other sites

Frost os outro dias que voce foi pegou geada ?

 

Acho que escolhemos aquele sabado a dedo , que viagem que clima , obrigado pela compania , to te devendo mandar as fotos sua e da laura , chegando em casa e lembrando te mando kkkkk

 

No ultimo dia peguei uma geadinha fraca, nada comparado ao dia que fomos.

 

Foi um passeio ótimo mesmo Will! :friends:

 

O dia da geada forte foi absurdo! Lindas fotos e saudades de voltar a este lugar mágico!

Link to comment
Share on other sites

Quando o Rebouças voltar a funcionar, recomendo a todos passar um final de semana no abrigo. Muda completamente o panorama que se tem do parque o fato de poder "acordar junto com o sol", lá dentro.

 

É uma merda pra fotografar, 10 minutos lá fora e os dedos já ficam lerdos (isso de luvas), a fala fica enrolada, parece que vc está em camera lenta... Toca pra dentro do abrigo fazer um chocolate quente pro café da manhã e esquentar a fuça no fogão!

Link to comment
Share on other sites

Quando o Rebouças voltar a funcionar, recomendo a todos passar um final de semana no abrigo. Muda completamente o panorama que se tem do parque o fato de poder "acordar junto com o sol", lá dentro.

 

É uma merda pra fotografar, 10 minutos lá fora e os dedos já ficam lerdos (isso de luvas), a fala fica enrolada, parece que vc está em camera lenta... Toca pra dentro do abrigo fazer um chocolate quente pro café da manhã e esquentar a fuça no fogão!

 

 

Em uma das idas ao PNI cheguei no final da noite para pegar o nascer do sol. Espetáculo imperdível! Quem gosta de frio e de montanhas deve pegar este espetáculo pelo menos uma vez na vida.

 

E uma vergonha como isso não é divulgado! No Havaí um dos passeios mais famosos na ilha de Maui é ver o nascer ou pôr-do-sol no alto do Vulcão Haleakala. Se colocassem um asfalto bom da Garganta do Registro até o Abrigo Rebouças poderia virar até ponto turístico. Ah e lá também é um Parque Nacional, mas que é explorado comercialmente com competência.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.