Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Qaanaaq , Ponto + remoto da Groelandia ( 77,5 Lat N )


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Qaanaaq , Ponto + remoto da Groelandia ( 77,5 Lat N )

 

Se a Groelândia já é um lugar remoto por si só, imagine o que é viver no extremo norte da ilha. "Ultima Thule" era o nome que os gregos davam ao ponto mais distante e inatingível do planeta, uma terra mágica no topo do mundo que por anos alimentou a mente dos exploradores. De mito, Ultima Thule passou a ser o nome da região mais setentrional da Groelândia - mas que facilmente disputa o título de mais inóspita da Terra.A capital, Qaanaaq, conta com apenas 650 pessoas, que dispõem de televisão, escola, hospital e três lojinhas: uma para roupas, outra para eletrodomésticos e outra para comida. Mesmo assim, o isolamento é total. Até porque Qaanaaq não tem porto. Os icebergs e as correntes marítimas impedem qualquer barco de aportar na cidade - para descarregar uma carga pesada, é preciso esperar várias semanas até o tempo melhorar. E, mesmo assim, só com a ajuda de uma lancha militar.

 

Clima :

 

Jan: -24°/-19°

Feb: -27°/-21°

Mar: -25°/-18°

Abr: -18°/-10°

Mai: -08°/-01°

Jun: 00°/05°

Jul: 03°/08°

Aug: 02°/ 06°

Set: -02°/ 01°

Out: -/-

Nov: -14°-10°

Dez: -19°/-14°

 

- Onde fica

a 1.500 quilômetros ao norte de Nuuk, capital da Groelândia.

- Como chegar

vôos da Dinamarca, da Islândia ou do Canadá ao aeroporto de Kangerlussuaq, no sul da ilha. De lá, saem aviões uma vez por semana para a base aérea de Qaanaaq.

- Meio de transporte

trenó de cães.

- Perigos

o ar aqui é tão puro que a noção de distância fica um pouco truncada. Por isso, é fácil desorientar-se. Ainda mais com as miragens que surgem sobre o mar. E é bom também ter cuidado com os ursos polares.

 

0318-1157-40.jpg

0318-1701-17.jpg

0318-1701-32.jpg

0318-1847-15.jpg

0319-1722-29.jpg

0323-0845-34.jpg

0323-0850-14.jpg

0323-1253-33.jpg

Kalaalli.gif

sport_greenland_11.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mais sobre.

 

Qaanaaq (AFI: [qaːnaːq]) é uma cidade do município de Qaasuitsup, no noroeste da Gronelândia. É a única cidade e o único município do antigo município de Gronelândia do Norte (Avannaa). Foi fundada depois de a cidade de Thule se tornar uma Base Aérea Americana. A população de Thule foi então fixada em Qaanaaq. Os habitantes de Qaanaaq falam o Groenlandês Ocidental e muitos outros falam o Inuktun.

A cidade de Qaanaaq possui uma população de 626 pessoas, e todo o município possui 795 (2010). Junto à cidade, há outros quatro lugares habitados:

Savissivik: pop. 66, na parte norte da Baía Melville, ao sul do município

Moriusaq: pop. 2 (cerca de 30 km da Base Aérea de Thule)

Qeqertat: pop. 33 (na ilha principal de Harward Øer)

Siorapaluk: pop. 68 (população natural mais setentrional do mundo a 77°47'N de latitude)

Todos estes estão perdendo seus habitantes desde que as pessoas começaram a mudar-se para a cidade. Historicamente, o número de habitantes foi maior,. Moriusaq está praticamente abandonada (Com 2 habitantes). [1]. Esse processo de concentração populacional nas cidades é observado em toda a extensão da Gronelândia.

Etah, uma vila abandonada, já foi a vila mais setentrional do mundo (a 78º19'Norte), fica a 78 kms a noroeste de Siorapaluk.

O município tem uma área de 225,500;km², e uma larga parte disto está coberta por gelo. É o maior município do mundo (sua superfície é maior do que o Reino Unido). Sua fronteira encontra-se com Upernavik a sul; em uma parte não incorporada do Parque Nacional da Groenlândia Nordestina no leste; no Oceano Ártico no norte e no Estreito de Nares, que separa o Norte da Gronelândia da Ilha Ellesmere de Nunavut, Canadá.

 

Perto de Qaanaaq há uma das mais altas construções do mundo, de 410 metros, a Antena de Rádio de Thule.

Link to comment
Share on other sites

O Mafili certamente adoraria Belém. Quanto mais quente para ele, melhor.

 

Mas imagina o humor da pessoa morando nesta cidade da Groenlândia? Não

há amante do frio que aguente.

 

Cara, Yakutsk faz muito + frio no inverno do que em Qaanaq, e tem quase 300.000 habitantes, se tu ñ gosta de frio de verdade, nao fale pelos outros, vc sempre elogia o tempo na sua cidade, mesmo estando + de 32°c. Eu iria pra lá de boa, já morei em Gov. valadares e enfrentei mais de 40°c mtas vezes, é ruim d+.

Link to comment
Share on other sites

Porque não mandá-lo para Djibouti, na África?

 

Vejam que temperaturas maravilhosas.

O Mafili ia gostar. :sarcastic:

 

Médias das mínimas e das máximas:

Mai: 27,0/34,9

Jun: 29,3/39,0

Jul: 31,1/41,7

Ago: 30,6/41,2

Set: 28,9/37,2

 

Vejam bem: são médias :laugh:

Pqp, num lugar desse nem precisa de fogão p/ fazer comida, soh colocar a panela no sol que cozinha rápido kkk, dá pra passar roupa s/ ligar o ferro tb, ele sempre vai tá quente! :onthequiet: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
Tá louco. O sujeito tem que gostar MUITO de frio e de estar sempre no mesmo lugar, porque deve ser difícil sair vários quilômetros do vilarejo.

 

Gosto de frio e meu sonho é ter um sítio pra viver de forma mais isolada e mais próxima da natureza, porém, frio extremo e constante não me atrai e muito menos um lugar extremamente remoto. Não nasci pra viver como esquimó. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.