Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Estação Alto Quiriri - Um dos pontos + altos do NE de SC!


DSoares
 Share

Recommended Posts

André, pelo pouco que conheço esse ponto fica dentro de uma outra propriedade, que fica a esquerda da estrada principal. Nunca fui para esses lados, embora tenha vontade. Não sei se tem como perguntar para o caseiro se tem como entrar até o local que você quer ir. Se eu for pra região antes de você eu posso ver se o caseiro vai estar na região e perguntar.

 

Quanto a estação permanecer no local, eu tenho ideia de deixar ela lá enquanto ela aguentar.

 

Quanto ao carro, deve subir, salvo temporada muito forte de chuvas que o caldo pode entornar.

 

Uma outra pergunta: já fez testes no morro dos perdidos, em Guaratuba?

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Que beleza! Soares, ate seu login tem DS, vc e um predestinado!

Vamos combinar um dia de subir o Quiriri, de preferencia com ventos NO de 60kmh ou mais hehe.

Ja fui nos Perdidos mas a geometria do local nao favorece a pratica do DS, fui uma vez apenas e nao gostei.

O Quriri ja apresenta varios morros em direcoes diferentes, deve rolar DS quase todo dia só que um morros diferentes...

 

A estacao que esta no bradador eh a mesma Davis Vantage do inicio do topico? Vc usou UHF certo?

Tenho interesse em colocar uma dessas em um local de voo e outra na Fza do sogro, ela manda muita info boa.

 

abracos,

Andre

Link to comment
Share on other sites

Opa legal...

 

A estação agora é uma Davis Vantage pro2, um pouco maior....

 

Eu usei um sistema via APRS, pois coloquei na região da repetidora do radio amador aqui de Joinville, com ajuda deles.

 

É um sistema pouco difundido aqui no Brasil mas funciona a contento quando existe cobertura de aprs...

 

Tomara que eu consiga deixar essa estação redonda para o inverno...vamos tentando, mas é por pura insistência que eu mantenho ela lá...é extremamente complicado de se chegar e muito cansativo..

 

Mas como sou um aficionado por dados meteorológicos, topei a empreitada...

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

DSoares,

 

O dia que você cansar de dar manutenção nela me liga e passa o que deve ser feito que irei lá amarradão :good2:

Estou acompanhando diariamente, quase que de minuto em minuto kkkk... ontem a noite a temperatura caiu pra 7 graus, vento de 40km/h e humidade 99%,

imagine você lá de barraca passando a noite...

Nesse tempo todo da estação lá encima você deve ter coletado dados bem extremos, algum específico, tipo temperatura negativa? neve? vento acima de 100km/h?

O dia que encaixar um vento NO (300 graus) num fim de semana eu subo até lá.

 

abraços,

André

Link to comment
Share on other sites

DSoares,

 

O dia que você cansar de dar manutenção nela me liga e passa o que deve ser feito que irei lá amarradão :good2:

Estou acompanhando diariamente, quase que de minuto em minuto kkkk... ontem a noite a temperatura caiu pra 7 graus, vento de 40km/h e humidade 99%,

imagine você lá de barraca passando a noite...

Nesse tempo todo da estação lá encima você deve ter coletado dados bem extremos, algum específico, tipo temperatura negativa? neve? vento acima de 100km/h?

O dia que encaixar um vento NO (300 graus) num fim de semana eu subo até lá.

 

abraços,

 

André

 

Hehehe pode deixar, Andre...

 

Cara a estação ficou fora do ar por um bom tempo, nem coletando dados ela estava, aí perdi bons dados mesmo no coração do inverno, uma pena...

Mas de cabeça lembro que o vento passou de 140 km/h. A maxima mais baixa durante o período que ela armazenou dados foi de 5 graus. A menor mínima ficou em 0,1 grau (como te falei, perdi os dados de alguns meses no inverno) Neve em 2014 acho que não aconteceu. Em 2013 no inverno ainda não tinha a estação, mas deu neve e sincelo lá.

 

E ontem chegou a 5,6 graus com ventos de mais de 40 km/h...devia estar bem tranquilo lá em cima hehehe

Abs

Link to comment
Share on other sites

Que legal! Vou torcer pra que nesse inverno ela fique estável e a gente consiga esses dados... 140km/h é um número de respeito, já voei com 80km/h e foi insano, não consigo nem imaginar como seria quase o dobro disso, você mal deve conseguir ficar em pé hehehe.... exageros a parte, se eu pegar 50-60km/h num dia aberto já estarei saltando de felicidade.

 

É verdade, agora que vi, essa noite bateu 5.6 graus com humidade alta e vento forte, sensação térmica deveria estar negativa com ctza.

Link to comment
Share on other sites

My God, constante 73km/h com rajadas de 110km/h, acho que posso encerrar minhas buscas por um lugar com vento pra voar meus brinquedos...

Outra coisa que reparei neste caso, esses ventos est'ao sendo causados por uma zona de baixa pressao que estao no oceano, Florianopolis teve ventos absurdos hoje mas esta bem proxinmo do ponto forte de ciclone.... enquanto o Quiriri esta a kilometros de distancia e mesmo assim esta com ventos muito fortes.

 

Veja este site www.windyty.com

da pra ver exatamente as correntes de ar, bem legal!

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
Como é o acesso ? Por onde ?

Pois eu tenho como outro hobby a astronomia e procuro local alto, escuro e de "facil" acesso de carro para realizar observação.

Outra coisa, será que neva lá ?

 

Nazar, acesso se dá ou por Tijucas do Sul, ou pelo Matulão (comunidade na margem da BR 376 sentido Joinville) ou por Campo Alegre. Entretanto, o único local bem sinalizado e que eu consigo ir sozinho é por Campo Alegre.

 

Dá para ir de carro em períodos como este agora, de estiagem, que são raros por aqui heheheh...mas a estrada é ruim demais..

 

Para chegar no Bradador, somente com autorização do pessoal da fazenda da Ciser, pois tem porteira. E a estrada que dá acesso ao topo não comporta mais nenhum tipo de carro. Apenas quadriciclos, motos e aqueles carrinhos 4 x 4.

 

Mas tem outros pontos em torno de quase 1400 metros próximos da estrada principal e que podem ser acessados (na estrada principal tem porteiras, mas sempre estão apenas encostadas)..somente o acesso a fazenda Ciser é que possui cadeados.

 

Sobre nevar, já conversei com os únicos dois chacreiros das duas únicas casas que tem lá no alto. Ambos afirmam que é comum (não todo o ano, mas com certa frequência) cair uma quirera de neve, aquela neve rala, sleet, neve granular, etc..

 

Mas em 2013 foi cavalar o negócio pelo que falaram. Coisa de mais de palmo de neve. E sincelo.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Nazar,

 

outra opção com acesso fácil e bem alto é o morro dos perdidos, pela BR376 sentido garuva após a represa da Vossoroca,

estrada de asfalta, terra e pedra até o alto, aconselho veículo 4x4, morro com 1.600m de altitude, o pessoal mantém o acesso de certa forma bom pois

existem algumas antenas lá encima.

 

abraços,

André

Link to comment
Share on other sites

Nazar,

 

outra opção com acesso fácil e bem alto é o morro dos perdidos, pela BR376 sentido garuva após a represa da Vossoroca,

estrada de asfalta, terra e pedra até o alto, aconselho veículo 4x4, morro com 1.600m de altitude, o pessoal mantém o acesso de certa forma bom pois

existem algumas antenas lá encima.

 

abraços,

André

Do morro dos perdidos eu sou freguês....

Supo ao topo com carro simples mesmo :)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Nazar,

 

outra opção com acesso fácil e bem alto é o morro dos perdidos, pela BR376 sentido garuva após a represa da Vossoroca,

estrada de asfalta, terra e pedra até o alto, aconselho veículo 4x4, morro com 1.600m de altitude, o pessoal mantém o acesso de certa forma bom pois

existem algumas antenas lá encima.

 

abraços,

André

 

Fala, André...

 

O morro dos Perdidos é tranquilo mesmo, mas é mais baixo. Possui 1439 metros de altitude, quase 100 metros a menos do que o Bradador, o que pode ser determinante em eventos esporádicos de neve e sincelo, por exemplo.

 

Mas ali perto temos o Araçatuba, com 1680 metros. Ali sim o bicho pega hehehehheh

 

E como estão as tentativas de recorde?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.