Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Terremotos


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Carros passando na Avenida a beira mar. Com sirenes tocando. Algumas pessoas são bestas.

http://i.imgur.com/uXL1Ojw.jpg

 

Acho que essas pessoas estão querendo ir para o plano espiritual, só pode ser isso!

 

------------------------------------------

 

Segundo a minha cunhada, o prédio de onde ela estuda teve de ser evacuado porquê chegou a tremer. Agora eu não sei se isso tem a ver com esse terremoto que ocorreu no Chile.

Link to comment
Share on other sites

Segundo a minha cunhada, o prédio de onde ela estuda teve de ser evacuado porquê chegou a tremer. Agora eu não sei se isso tem a ver com esse terremoto que ocorreu no Chile.

 

Terremoto no Chile: moradores também relatam tremores no Brasil

 

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/terremoto-no-chile-moradores-tambem-relatam-tremores-no-brasil.html

Link to comment
Share on other sites

1. Análise do terremoto do Chile de 16 de Setembro de 2015

 

Nésse mapa dá pra ter uma idéia da área que se moveu (do hipocentro em direção norte) no último tremor, geralmente se usa as análises das réplicas imediatamente posteriores ao tremor principal para mapear a região de ruptura. Deve-se levar em conta somente os ícones mais compactados, pois sabe-se que quando uma grande área se move, as bordas d'esta área aumentam a pressão e geram também réplicas fora da ruptura do tremor principal, por exemplo os terremotos ao largo da costa de Valparaíso.

Hoca31o.png

lwjgT4l.jpg

 

O USGS fez esse mapa que mostra todos os principais movimentos sísmicos no Chile no último século e meio, dá pra perceber que o tremor do último dia 16 foi n'uma pequena lacuna entre as regiões de ruptura dos terremotos de 1943 e 1971. Também que a região do terremoto de Valdívia não teve grandes terremotos desde 1960 e não havia registrado terremotos importantes antes d'isso e que a região norte do Chile e sul do Peru tem uma importante lacuna que pode representar o local do próximo megaterremoto da costa pacífica da América do Sul.

http://earthquake.usgs.gov/realtime/product/general-text/us20003k7a-1442449749100/admin/1442529685321/Chile83b.pdf

 

Esses mapas de "lacunas sísmicas" tem se mostrado eficazes no mapeamento de áreas populosas com risco de grandes terremotos nos próximos anos (ex. Istambul e Acapulco)

 

2. 30 anos do grande Terremoto de Michoacán no México

 

Hoje, 19 de setembro de 2015 completa-se 3 décadas do tremor que causou grande destruição na região central da Cidade do México, estima-se que 10.000 pessoas morreram na capital mexicana. A destruição toda foi causada por somente um solavanco (uma aceleração acentuada do solo) resultado do encontro de ondas sísmicas que avançavam do local do epicentro com ondas que foram rebatidas n'uma cadeia de montanhas ao norte do Distrito Federal. Na Cidade do México não foi sentido um tremor, mas um movimento oscilatório, sentía-se o chão balançar como quando se está n'um barco, e isso é mais destrutivo para prédios altor do que tremores trepidatórios de grau maior.

Esse é o terremoto que eu mais estudei e, pra quem tinha dúvida da foto do meu avatar, esse é o único vídeo do exato momento do terremoto, o horário do tremor é dito pela jornalista Lourdes Guerrero n'um noticiário matutino da Televisa.

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

Imagens aéreas do Terremoto de Quarta-Feira

 

Impressionante!

Um milhão de pessoas foram evacuadas em todo o país após o terremoto. 50 minutos após o tremor, as ondas atingiram Coquimbo e Valparaíso. 14 mortes apenas (algumas por ataque cardíaco)

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

Impressionante mesmo!

O pessoal ali realmente está bem preparado para terremotos e tsunamis.

Link to comment
Share on other sites

A Globo é coisada.

Aliás a imprensa brasileira é toda coisada, nunca no mundo houve um terremoto moderado ou fraco, diferente do jornalismo internacional que sabe mensurar os eventos sísmicos e localizá-los, pro gê um todos os terremotos são fortes. É tipo o senso comum que nunca ninguém é somente frio, tem que ser frio e calculista. Hehe

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Terremoto n'Argentina

 

Pelo menos duas pessoas morreram e mais de 10 ficaram feridas no tremor d'esta manhã na província de Salta, Argentina. Dezenas de edifícios ficaram danificados e alguns completamente destruídos na cidade de El Galpón, próximo ao limite com a província de Santiago del Estero e Tucumán, onde o tremor também foi sentido.

A magnitude foi revisada de 6.0 graus pra 5.9 graus. E a profundidade, que inicialmente foi reportada em 70Km, devido a medição automática relacionar o tremor à zona de subducção foi revista pra apenas 8 km.

Quase 10 mil pessoas experimentaram um tremor forte Mercalli VI, mas pessoas relataram ter sentido um tremor de força VIII n'escala de Mercalli.

uxtLBwB.png

 

Algumas imagens de El Galpón.

VcSPUgl.jpg

IPZXxrg.jpg

6vbjAt9.jpg

Link to comment
Share on other sites

Terremoto nas Filipinas

 

Um tremor de magnitude 5.8 foi registrado hoje na região de Mindoro, nas Filipinas há uma profundidade de cerca de 100 km.

Menos de uma hora depois do terremoto já havia centenas de relatos reportados nos sites do USGS e EMSC, esses relatos informam que o tremor durou muitos minutos e foi largamente sentido na região metropolitana de Manila.

BxtbldZ.png

Link to comment
Share on other sites

Série de pequenos tremores atingem São Francisco, EUA

 

Tem uma semana que pequenos tremores tem atingido a região de San Ramon, próxima à Baía de São Francisco, na última hora apenas, três tremores de magnitudes 2.8, 3.5 e outro de 3.5 ocorreram na região. Pode ser desde reflexos de obras estruturais, explosões de minas, ou um evento de foreshocks, que são pequenos movimentos localizados antes de uma ruptura maior n'uma falha, tipo quando um prédio começa a estalar e trincar antes de desabar. rs

 

Localização:

nhOjnjvl.png

 

Zoom:

EEQ2jEjl.png

 

Essa região é cortada pela falha de Hayward, que registrou um terremoto de M 4.0 em 21 de julho passado e um de M 6.8 em 1868 e tem sido apontada como uma falha com potencial risco de sofrer um evento importante nos próximos anos:

http://edition.cnn.com/2015/07/24/us/earthquake-san-francisco-hayward-fault-irpt/

Link to comment
Share on other sites

Terremoto no Afeganistão. UPDATE

 

USGS recalculou a magnitude pra M 7.5 e manteve o hipocentro do tremor a 212 km de profundidade. Devido a profundidade nenhuma região sentiu efeitos violentos, extremos ou severos mas uma grande área experimentou um abalo muito forte (Mercali VII n'uma escala até X). Condizente com os relatos que o USGS recebeu:

sjbOBno.png

 

Essa região montanhosa no Afeganistão registrou inúmeros deslizamentos de Terra:

 

Até o momento, segundo a Reuters, 53 pessoas morreram no Afeganistão e 71 no Paquistão, mas esse número deve aumentar bastante devido a ampla área afetada pelo tremor.

 

O software do USGS calcula em um terço de probabilidades d'esse tremor ter causado mais de mil vítimas:

T3EryjZ.png

Link to comment
Share on other sites

Quantos terremotos forte esse ano ? Muitos nao ? Mais que os outros anos parece ...

 

Está normal. É que esse ano tivemos uma catástrofe no Nepal, então o assunto ficou bastante na mídia.

Quando há eventos de magnitude muito grande, como o do Japão em 2011, as réplicas acabam inflando a contagem anual.

Essa tabela mostra a quantidade de terremotos por faixa de magnitude em 2015 (até 28/out) e nos últimos 10 anos

SaYYvjC.png

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_earthquakes_in_2015

 

Sobre o terremoto sentido na França e Espanha, o epicentro foi na Espanha, na região dos Pirineus.

O USGS mediu o tremor com 3.8 graus.

O EMSC que é o centro que monitora a região do Mediterrâneo, onde o sismo ocorreu, mediu 4.6 graus.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Hoje um terremoto de 5.3 graus de magnitude atingiu a região de Merida na Venezuela causando a morte d'um homem, interrupção no fornecimento d'energia e danos em algumas construções.

6bWH6Tj.jpg

 

Mais ao sul, um terremoto de 6.8 graus atingiu a região de Coquimbo no Chile, causando apenas interrupção no fornecimento de energia.

rK11aXQ.jpg

 

Também hoje foi um dos dias com mais atividades sísmicas em Oklahoma, nos EUA, no ano

Oito tremores de magnitude maiores que 3.0 e dois maiores que 4.0 foram sentidos perto da divisa com o Kansas.

wk6UDIY.png

Link to comment
Share on other sites

Hoje um terremoto de magnitude 6.5 atingiu a região de Lefkada, a leste da Grécia.

hlh9Mhp.jpg

 

Pelo menos duas pessoas morreram e foram registrados danos menores às estruturas de edifícios, porém muita queda de objetos.

 

UPDATE: Danos menores uma ova! Alguns edifícios desabaram.

LytjFhN.jpg

 

Agora pouco um terremoto foi sentido no centro d'Ásia, principalmente no Quirguistão e no Uzbequistão.

Segundo o EMSC, a magnitude do tremor atingiu 5.9 graus e o epicentro foi no Quirguistão com profundidade de 60 km

FjQTEdul.jpg

Link to comment
Share on other sites

^^

 

Sim! Foi beeem massa!

Estava no cursinho, sentado na cadeira, no térreo quando percebi a cadeira balançando de um lado pro outro. Não dei muita bola a princípio, achei que pudesse estar tonto ou com labirintite! kkkkkkkkkkkkkkk! Só que depois de uns segundos, percebi que poderia ser sim um tremor,e antes que eu pudesse abrir o app de terremotos que eu tenho, começou a pipocar nos meus grupos do whats, relatos de gente que sentiram e que saíram de prédios com medo! Daí de imediato liguei o meu fato e quando eu abri o app, tava lá... uma bolota gigante vermelha no Peru.

Link to comment
Share on other sites

TERREMOTO DE 6,7º DE MAGNITUDE COM EPICENTRO EM SOLO BRASILEIRO!!!!!

 

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/11/forte-terremoto-atinge-regiao-norte-do-brasil.html

 

Seria esse o mais forte já registrado no país? Lembro que teve um em MT bem forte também, mas nao lembro a magnitude.

Link to comment
Share on other sites

Esses terremotos profundos na fronteira não dá pra chamar de tremores brasileiros. O epicentro do tremor de anteontem foi no Peru mas certamente uma área de atrito abaixo do solo brasileiro também se moveu. Pra ter uma idéia da profundidade do tremor, o Oceano Pacífico está mais próximo da superfície do extremo oeste do Brasil do que o hipocentro do terremoto.

XS7Zprd.png

 

O Amazonas já registrou um terremoto de 7.1 graus em 2003. Essa é uma das regiões onde a área de atrito entre placas tectônicas mais se prolongam no mundo.

 

Esse terremoto de Porto dos Gaúchos, MT tem várias medições, já ouvi entre M6.2 e M6.9

Link to comment
Share on other sites

Terremoto n'Argentina

 

Epicentro na região das províncias de Salta e Jujuy.

Magnitude de 5.9 graus a uma profundidade de 10 km. Dados automáticos, devem passar por análise humana.

Ld7aviw.png

 

 

Tavares por que vc nunca teve guarda chuvas?

Pq eu aceito o que vier. A chuva pra eu não tomá-la tem que ser forte o bastante pra nem um guarda-chuva adiantar pra nenhuma pessoa, menos que isso já não acho necessário guarda-chuva. Não uso chapinha mesmo. Hehehe

Link to comment
Share on other sites

Essa região d'Argentina costuma registrar terremotos tão profundos quanto os do Peru essa semana. Primeira revisão do USGS manteve a magnitude em 5.9 e a profundidade em 10 km.

Também segundo dados do site, 29 mil pessoas podem ter experimentado um terremoto de forte intensidade (Mercali VI), capaz de causar danos a residencias com a estrutura local.

uhK6hJS.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.