Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Carlos Dias

Terremotos

Recommended Posts

Terremoto no Norte do Haiti deixou 17 mortos.

Na Indonésia o número de fatalidades chegou a 2100 e mais de 5000 seguem desaparecidos.

• Sad 1

Terremoto de M 6.8 registrado no Mar Jônico próximo à costa Grega hoje

hu0CkOF.jpg

Edited by Tavares
  • Like 2

Vídeo da Indonésia mostra que o tsunami chegou apenas 3 minutos após o forte terremoto!

• Like 2
  • Sad 1

10 horas atrás, Felipe F disse:

Vídeo da Indonésia mostra que o tsunami chegou apenas 3 minutos após o forte terremoto!

Por ser uma baía bem estreita, pode ser que tenha ocorrido, além dos tsunamis, ondas de seicha, que são causadas pelo próprio movimento do solo e costumam ser geradas durante o terremoto, geralmente em locais mais afastados do epicentro mas não é regra.

Edited by Tavares
  • Like 5

VÍDEO FEITO DE UMA EMBARCAÇÃO MOSTRA O MOMENTO EM QUE DESLIZAMENTOS GERARAM TSUNAMIS DURANTE O TERREMOTO DE SULAWESI

Um dos vídeos mais didáticos que já vi sobre a hidrodinâmica de um tsunami.

• Like 6

Terremoto de M7.0 nas Filipinas, M6.1 na Nova Zelândia (profundo) e M5.2 na Grécia nos últimos minutos!

• Like 1

Terremoto nas Filipinas parece ser um sismo falso.

Geofon por vezes faz isso.

Event Map

• Like 1

Danos e incêndios relatados em Anchorage.

Alerta de tsunami cancelado.

O aeroporto está fechado.

Provavelmente os danos devem ficar perto de 1 bilhão.

DtRhweTW0AQxpD5.jpg

DtRTh4-V4AA_z0w.jpg

• Like 3

Grandes engarrafamentos neste momento pela cidade.

Como já informado, existem alguns incêndios.

Incêndios

DtRjPP1U4AA_MUe.jpg

Danos a TV local

DtRUBmYU4AAXJM_.jpg

• Like 2

Um terremoto de M6.4 foi registrado hj a uma profundidade de mais de 550 km no Acre. Não deverá ser percebido pela população. 

T1LlCxh.jpg

• Like 1

O terremoto foi revisado pra M6.8. Algumas pessoas relataram nas redes sociais que sentiram o tremos.

Não sei se é devido à paralisação dos órgãos governamentais dos EUA mas o USGS demorou mais de 30 minutos pra informar o tremor.

• Like 1

Posted (edited)
1 hora atrás, ricardosilva disse:

Se fosse digamos a uns 15km de profundidade...seria fatal?

Não sei se seriam fatais mas seriam sentidos com mais intensidade, mas não sei dizer se capaz de causar destruição nas cidades mais próximas (Tarauacá e Feijó)  pq envolve o tipo de deslocamento, o tipo de solo em que as ondas sísmicas se propagam e diversos outros fatores. Intuitivamente eu creio que causaria danos.

Mas na moral, 575 km de profundidade é muito profundo. Das coordenadas do epicentro da movimentação de hj, a distância em superfície é quase até o Pacífico. Eu nem considero como Brasil isso.

iwb6FAO.png

Dá pra ter uma idéia do quão espessa a crosta é nessa região do planeta. pois se há atrito, há mais crosta da placa de Nazca abaixo disso, talvez umas centenas de km.

E por algum motivo que se alguem souber qual explica aqui, só há atrito numa área nessa faixa de profundidade no AM, AC e Peru. Uma vasta região com profundidade menor a Oeste não registra movimentos detectáveis.

OzSNKTh.jpg

Edited by Tavares
  • Like 3

Talvez seja algum ramo secundário da falha tectônica.

Na empresa onde trabalho fizemos sondagens em Rio Branco para empreendimento imobiliário, o solo de lá é muito pantanoso e sofre com a cheia dos rios...Mas a NBR 15421 felizmente prevê reforço por conta de sismos nessa área, só não lembro qual é a aceleração lateral considerada nessa região, mas sei que tem.

Passados 17 dias de 2019, o terremoto mais intenso do ano no mundo foi esse no "Acre"

• Like 3