Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Terremotos


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

2 minutos atrás, Sopron disse:

Apesar do tremor no Japão ser bastante relatado pelo impacto, hoje aconteceu mais tremores relevantes:

 

alaska.jpg

santa cruz.jpg

peru.jpg

indonesia.jpg

papua.jpg

 

O círculo de fogo está mais que ativo.

Extremamente, absurdamente, terrívelmente dentro da normalidade

 

Uma matemática boba que fiz aqui usando dados após 1900.

O último terremoto de magnitude 7+ na costa leste do Japão havia sido em outubro de 2013. Mais de 7 anos antes do de hoje. 

Nos registros do USGS, o maior período sem um terremoto de M7+ foi de 8,4 anos entre 1995 e 2003

O conjunto de tremores com magnitude 7+ que antecederam ou sucederam o grande terremoto de 2011 foram 8 entre 2011 e 2013, uma média de quase 3 por ano nesse período.

Antes do grande terremoto de 2011 houve 43 terremotos de M7+ entre 1900 e 2008 o que dá uma média de um terremoto dessa magnitude a cada 2,5 anos. 

 

O USGS cagou a pesquisa do banco de dados. Queria ver como se comportou a região após o último megaterremoto em 1896 mas tiraram esses dados. Aparentemente as placas já atingiram o status quo de aderência e estão acumulando energia pro próximo megaterremoto nessa específica região de Tohoku daqui várias dezenas de anos.

Uma faixa de subducção na costa de Kanto, que é mais próximo de Chiba e Tóquio e que fica no limite da ruptura de 2011 ainda segura alguma energia.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Magnitude revista pra M7.8
Epicentro mais próximo da área mais superficial da zona de subducção portanto, mais tangível que tenha causado deformações no solo submarino da região. Um tsunami é mais provável nesse terremoto do que nos dois anteriores porém tem que saber a direção dessa ruptura. O local do epicentro é o mais afastado de qualquer ilha habitada na região da fossa de Kermadec e a força transferida para o mar vai "diluindo" conforme as ondas vão se afastando

OzjHbOm.png

Edited by Tavares
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

TSUNAMI OBSERVATIONS
--------------------

  * THE FOLLOWING ARE TSUNAMI WAVE OBSERVATIONS FROM COASTAL
    AND/OR DEEP-OCEAN SEA LEVEL GAUGES AT THE INDICATED
    LOCATIONS. THE MAXIMUM TSUNAMI HEIGHT IS MEASURED WITH
    RESPECT TO THE NORMAL TIDE LEVEL.

                            GAUGE      TIME OF   MAXIMUM     WAVE
                         COORDINATES   MEASURE   TSUNAMI   PERIOD
    GAUGE LOCATION        LAT   LON     (UTC)     HEIGHT    (MIN)
    -------------------------------------------------------------
    RAOUL IS BOAT COVE   29.3S 177.9W    1755   0.17M/ 0.5FT  08
    FISHING ROCK RAOUL   29.3S 177.9W    1758   0.31M/ 1.0FT  06
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Felipe F disse:

TSUNAMI OBSERVATIONS
--------------------

  * THE FOLLOWING ARE TSUNAMI WAVE OBSERVATIONS FROM COASTAL
    AND/OR DEEP-OCEAN SEA LEVEL GAUGES AT THE INDICATED
    LOCATIONS. THE MAXIMUM TSUNAMI HEIGHT IS MEASURED WITH
    RESPECT TO THE NORMAL TIDE LEVEL.

                            GAUGE      TIME OF   MAXIMUM     WAVE
                         COORDINATES   MEASURE   TSUNAMI   PERIOD
    GAUGE LOCATION        LAT   LON     (UTC)     HEIGHT    (MIN)
    -------------------------------------------------------------
    RAOUL IS BOAT COVE   29.3S 177.9W    1755   0.17M/ 0.5FT  08
    FISHING ROCK RAOUL   29.3S 177.9W    1758   0.31M/ 1.0FT  06

Esse foi do terremoto de M7.4.

Ainda sem dados do terremoto atual.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Esse terremoto na Nova Zelândia acontece perto do aniversário de 10 anos do último grande terremoto que teve no mundo (o terremoto no Japão de março de 2011).

 

A Nova Zelândia teve um terremoto um pouco antes do ocorrido no Japão, que ocasionou a queda do prédio de um canal de tv de Christchurch, causando a maior fatalidade desse sismo. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

No mapa os tremores prévios, os terremotos principais e as réplicas da semana passada até hoje na Zona de Subducção de Kermadec na Oceania:

 

Na imagem todos os terremotos de M7.5+ desde 1900 (em amarelo o terremoto de M8.1 do dia 04 de março)

bDs3f0c.png

 

Mesmo reduzindo a magnitude pra 7 na busca há uma grande área que não registrou terremotos intensos no último século e que começa exatamente no fim da área de ruptura do terremoto de M7.3 próximo à Ilha do Norte na Nova Zelândia. Num caso hipotético de toda essa área se romper, Auckland poderia enfrentar um grande tsunami, mesmo havendo barreiras geográficas. Mas também pode ser que essa energia seja liberada em um conjunto de eventos menores.

Qj7tfEj.png

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Eu já ia dormir dormir naquele 11 de Março. Eu estudava até tarde pro vestibular de meteorologia e minutos antes de desligar o computador eu recebi uma notificação de um terremoto de M7.7 no Japão. Minutos depois uma nova de um terremoto de M8.4 no Japão e no momento que eu recebi essa segunda notificação a ruptura ainda estava acontecendo. Ai eu comecei a investigar, já tinha certeza que esse terremoto iria gerar um tsunami. Desisti de dormir, claro, varei a madrugada e a tarde seguinte absorvido por esse fato, faltei no trabalho inclusive. Sou muito fissurado por cataclismos.

 

Há muitas filmagens do tsunami, todo mundo cansou de ver mas pouquíssimas das ondas, principalmente da primeira onda quebrando onde o recorte geográfico e a topografia permitisse. Não que não tenham sido feitas mas foram feitas e perdidas instantes depois, levadas pro alto mar ou destruídas junto com o entulho. Muitos japoneses não imaginavam que seriam tão poderosos esses tsunamis em específico já que as imagens de 2004 no índico feitas principalmente na Tailândia davam a impressão de que era um perigo escapável, principalmente se houvesse um prédio de aço e concreto por perto. As filmagens do índico não mostravam construções sendo demolidas e muitos japoneses caíram nessa armadilha.

 

Eu sempre pesquiso por essas imagens da primeira onda. Da minha playlist eu tenho, além das que foram removidas ou tornadas privadas essas:

 

 

Essa aqui foi filmada de helicóptero

 

 

Essas duas são mais da segunda onda:

 

 

Pra quem gosta de fluidodinâmica é pura diversão.

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
1 hora atrás, Felipe F disse:

 

Imagem

 

Imagem

 

Imagem

 

 

Essa é uma das raras zonas de subducção continentais e desde o terremoto de 1950 têm tido pouca atividade, o terremoto do Nepal foi bastante afastado desse ponto, numa outra seção. Vendo o mapa de terremotos do EMSC mais cedo que acho que é desde 1964, esse foi o maior terremoto nessa específica região ou seja, diferente das zonas de subducção da América do Sul (entre Nazca e a Placa Sul-americana) e as da Oceania, essa região não costuma liberar energias aos poucos, ela acumula o máximo que pode e se rompe, como a região entre a Placa Antártica e Sul-americana no Sul do Chile. E esse mecanismo são os que causam os terremotos mais fortes, esse de 1950 que eu falei mediu 8.6 de magnitude. Isso hoje seria coisa pra centenas de milhares de vítimas, mesmo as ondas sismicas se propagando mais pra região do Himalaya do que pro sub continente indiano. Esse terremoto de 1950 se não me falhe a memória (de pesquisas passadas, não que eu estivesse vivo naquela época rs) deslocou uma faixa mais profunda da área de atrito lá. Vou ficar de olho, um terremoto já tá sendo esperado nessa região. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

55 minutos atrás, Felipe F disse:

 

Talvez não seja o caso do de hoje mas tem uma forte extração de gás natural no Amazonas, principalmente margeando o Rio Amazonas e terremotos podem ser um efeito colateral desse tipo de extração, não sei que métodos a Petrobrás utiliza lá, mas nos EUA a extração de gás fez do Oklahoma e do Kansas as regiões mais sísmicas da porção continental desde 2008, tipo mais que a California, efeito que surgiu depois de alguns anos do início da operação e fugiu de controle. Em 2011 um terremoto causado pela ação do homem no Oklahoma mediu 5.7 de magnitude. O Biden prometeu acabar com os fracking por lá. Aqui onde além do risco sísmico tem o problema de contaminação.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.