Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Terremotos


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Embora as duas principais agências sismológicas do mundo (USGS e EMSC) tenham colocado o epicentro do tremor há 10 km. Acho que foi muito mais raso do que isso, somente um terremoto com essa magnitude muito superficial pra causar alteração no solo capaz de causar um tsunami. Outra coisa que explica é a distância do epicentro pra costa, cerca de 10km. É tipo uma luta entre o peso de todo o Mediterrâneo contra o mar raso da região em que a profundidade do mar se afunila. Foi o que aconteceu no Peru em 1996, um tremor não muito intenso causando ondas muito maiores do que o previsto.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

[mod=Felipe F]TERREMOTO NA CHINA[/mod]

 

Um terremoto de M7.0 causou mortes e destruição hoje na China.

O tremor ocorreu próximo de Jiuzhaigou na província de Sichuan.

Há falta de energia na região, várias casas foram destruídas, houve deslizamentos de terra e o número de feridos e mortos ainda é incerto.

Alguns meios de noticias já reportam que centenas podem estar desaparecidos em deslizamentos.

 

Screen-Shot-2017-08-08-at-19.47.23.jpg

 

Screen-Shot-2017-08-08-at-18.26.22.jpg

 

Screen-Shot-2017-08-08-at-16.45.17.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Um sismo de apenas M4.3 causou mortes e destruição na Itália.

O terremoto ocorreu na Comuna de Ísquia, próximo de Nápoles.

Duas mortes foram confirmadas, sete estão desaparecidos e pelo menos 40 pessoas ficaram feridas.

 

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=L2fhQnDLA20[/bbvideo]

 

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=N7YumLVIXTQ[/bbvideo]

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

A escala Richter ou a escala de Momento medidas em graus aferem a energia liberada por um sismo, não medem a intensidade do movimento do solo. A outros exemplos de sismos que causaram devastação além do imaginado pra sua magnitude, os exemplos que eu lembro agora são Armênia (Colômbia) em 2000 e Cairo (Egito) em 1992. Vi certa vez, cientistas analisando a possibilidade de um terremoto de magnitude 10Mw. Seria como se toda a costa chilena se deslocasse de uma vez, mas não significaria que o grau de aceleração do solo fosse mais intenso do que o de um terremoto de magnitude 8 mais localizado. A composição do solo também interfere, partes do Cairo tem solo arenoso que propaga e potencializa as ondas sísmicas, não tenho certeza mas pode ter sido o que causou também o nível de prejuízos no norte de Minas Gerais em 2007 e em João Câmara no RN nos anos 80. O centro da Cidade do México teve um grau de aceleração do solo maior do que as cidades do litoral de Michoacán onde ocorreu a ruptura de 1985, devido ao solo da região ser um antigo pântano drenado, há temores de que sismos de magnitude mediana próximo à capital e até mesmo sismos de origem vulcânica causem problemas parecidos no centro, e apenas no centro da Cidade do México.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Mexico earthquake:

Magnitude-8.0 quake strikes off country's southern coast, triggering tsunami warnings

 

pri_52045632.jpg?w=768&h=505&crop=1

 

A massive earthquake hit off the coast of southern Mexico late on Thursday night, causing buildings to sway violently and people to flee into o the streets in panic as far away as the capital city.

 

The US Geological Survey said the quake had a magnitude of 8.0 and its epicentre was 165 km (102 miles) west of Tapachula in southern Chiapas state not far from Guatemala. It had a depth of 35 km (22 miles).

 

The US Tsunami Warning System said hazardous tsunami waves were possible on the Pacific coasts of several Central American countries.

 

Waves were possible within the next three hours for Mexico, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicaragua, Panama, Honduras and Ecuador, it said. There was no tsunami threat for the US West Coast.

 

Mexico's civil protection agency said it was the strongest earthquake to hit the country since a devastating 1985 tremor that toppled buildings and killed thousands.

 

Civil protection officials were checking for damage in Chiapas, but the quake was so powerful that frightened residents in Mexico City more than 1,000 km (650 miles) away fled apartment buildings, often in their pyjamas, and gathered in groups in the street.

 

Around midnight buildings swayed strongly for more than minute, loosening light fixtures from ceilings. Helicopters crisscrossed the sky above Mexico City with spotlights. Some neighbourhoods kept electricity while others remained in darkness.

 

The US Tsunami Warning System said the earthquake was a potential tsunami threat to several Central American countries, including the Pacific coastlines of Guatemala, Honduras, Mexico, El Salvador and Costa Rica.

 

It added that the threat was still being evaluated for Hawaii, Guam and other Pacific islands. The United States Geological Survey (USGS) said the earthquake's epicentre was over 600 miles away near the small town of Pijijiapan in southern Chiapas state. It was at a depth of around 20 miles, it added

 

 

http://www.independent.co.uk/news/world/americas/earthqauke-today-latest-mexico-magnitude-8-mexico-city-a7935496.html

Link to comment
Share on other sites

Já há imagens de graves danos na região do estado de Oaxaca, a 300 km do epicentro. Davis devem ser severos em Chiapas, o mais pobre do país. Estava acompanhando os movimentos na região nos últimos dias, houve foreshocks.

O presidente Peña Nieto citou que de acordo com o centro sismológico do México, o tremor teve magnitude 8.2, a maior no México em um século.

Hj não poderei até a noite apurar sobre o sismo.

5a4e8a2dbd395_Screenshot_20170908-0631112.thumb.png.78b0b6f656492f4f94d4714da674b87d.png

5a4e8a2dc2091_Screenshot_20170908-0635152.thumb.png.5ea5f32ae2b241089a9e5ebe27c042ab.png

Link to comment
Share on other sites

O terremoto ocorreu em uma região de lacuna sísmica.

Houve um tsunami de até 1 metro na costa mexicana, sendo Salina Cruz o local mais afetado.

Fazia 2 anos que um terremoto de magnitude M8.0 não era registrado no mundo, o que é incomum.

Número de mortos chega a 26 e deve subir, pois veremos a dimensão dos danos somente nas próximas horas, pois agora que está amanhecendo na região.

 

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=CbUXSm5XqDI[/bbvideo]

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Magnitude do tremor foi de 7.1 de acordo com o USGS e de 6.8 de acordo com o centro sismológico mexicano. Não tenho como subir vídeos agora mas as imagens são dramáticas na região da Avenida Paseo de la Reforma.

 

Uma curiosidade: HOJE É O ANIVERSÁRIO DO TERREMOTO DE 1985 que matou cerca de 10.000 pessoas na Cidade do México.

Link to comment
Share on other sites

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=P-ep_vE5du0[/bbvideo]

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=v-1TVfRiGbA[/bbvideo]

Link to comment
Share on other sites

Eu tô abalado.

 

O governo do México estava em alerta pra réplicas fortes do terremoto do último dia 7 de setembro mas eram esperadas pra ser na região do epicentro. Não se sabe se um tremor desencadeou ou outro ou se o terremoto tem ligação com atividade vulcânica, a área tem inúmeros vulcões.

Link to comment
Share on other sites

@metsul

MUNDO | TV mexicana informa mais de cem pessoas soterradas em fabrica que desabou. Houve desabamento de escolas. Foi em turno de aulas.

Primeiramente eu não confio na TV mexicana.

Em 1985 muitas escolas desabaram, por sorte o tremor ocorreu 42 minutos antes do início do turno de aulas.

 

Outra comparação. O tremor de 1985 foi sentido de forma oscilatória na Cidade do México e em frequência muito baixa. Quem sentiu disse que pareciam estar num navio em uma tempestade.

As ondas do tremor de hoje na Cidade do México, devido a maior proximidade com o epicentro foram claramente mais curtas, trepidatórias e oscilatórias.

 

A exemplo de São Paulo (pra quem conhece), na Cidade do México, com exceções de regiões planejadas, os prédios são colados uns nos outros. Percebi nas imagens que vi até agora que muitos edifícios de esquina caíram. Os de centro das quadras apoiavam-se uns nos outros. O mesmo ocorreu em 1985. É comum ver esses prédios amarrados uns aos outros com barras de metal, pra que tenham maior largura do que altura, o que promove deslocamento mais uniforme da estrutura, evitando colápsos.

 

É fato, ocorreu uma grande tragédia humana e econômica na Cidade do México. Porém muitas vidas foram salvas devido aos planos antiterremotos executados após o grande terremoto de Michoacán, em 1985.

Link to comment
Share on other sites

Verdade Lucas, o México após 1985 se tornou muito melhor preparado, maioria das residências que caíram possivelmente foram prédios bem antigos.

Os serviços de alerta também estão funcionando bem, houve um aviso 15 segundos antes.

Video: https://twitter.com/FreedomSocietyX/status/910222184211087361

Link to comment
Share on other sites

Que coisa hein Tavares. Lourdes Guerrero deve estar triste

Pesquisei muito sobre os dois cataclismos de 1985; o vulcão na Colômbia e o terremoto no México. Cheguei a conversar com pessoas que vivenciaram os eventos, inclusive um dos bebês resgatados num hospital que desabou, isso na época que eu estudava jornalismo. Essa imagem do avatar é o único registro do instante do terremoto de Michoacán.

Era um outro México.

 

O equivalente de hoje seria isto:

Link to comment
Share on other sites

Agora foi a vez do leste do Japão.

6,1 graus na escala Richter.

Por enquanto não há informações de pessoas que foram vítimas e/ou danos. Vamos torcer pra que continue assim.

 

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/asia/terremoto-de-61-graus-atinge-costa-do-japao,b7c02c94b869be739b3769f4ee3849c128ncyb45.html

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.