Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Novembro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

CAIO, É UMA MP, VINDA INICIALMENTE PELO CONTINENTE E INDO P/O OCEANO, CONTINENTALIZADA PELA BAIXA, TEM SUPORTE EM ALTOS NÍVEIS.

 

É BEM FRIA PARA NOVEMBRO, NOS DADOS DAS 12Z, PODEREMOS TER MÍNIMAS ENTRE -1/3°C , MAIS NA QUARTA, AMANHÃ ENTRE 0/3°C EM PONTOS ISOLADOS COM GEADA.

 

TUDO INDICA QUE NOV TENDE A SER FRESCO NA MAIOR PARTE.

 

MARFILE, ESTA CONTA CAIRÁ EM FINS DE 2014 OU 2015.

 

PELO PADRÃO USA, VERÃO CURTO E FRIO CHEGANDO CEDO NOVAMENTE.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

A-.....TUDO INDICA QUE NOV TENDE A SER FRESCO NA MAIOR PARTE.

=====================

 

B-.....MARFILE, ESTA CONTA CAIRÁ EM FINS DE 2014 OU 2015.

=====================

C-....PELO PADRÃO USA, VERÃO CURTO E FRIO CHEGANDO CEDO NOVAMENTE.

 

A- Sobra pouca margem para manobra e olha que estamos apenas no dia 4. [concordo]

 

B- Realmente São Paulo, Porto Alegre e São Joaquim apresentam tendência de queda nas anomalias pós-2000.

 

Observando o comportamento anual especificamente em São Joaquim é notório períodos longos de resfriamento 3/4 anos seguidos períodos curtos 1/2 de aquecimento [excessivos] na série 55/2013.

Entendo o teu otimismo relativo, pois sabes que a conta chegará.

Este Atlântico e aquele Pacífico Sul não vai durar muito [ou vai?] aliás, errei feio para POA, pois o "mardito" durou demais.

======================

 

C- No gráfio abaixo. Se eu achar algo significativo entre aquela anomalia no Ártico e algo interessante nas anomalias de 850 mb no hemisfério norte em DJF.....vou começar a chamar de NOSSO PADRÃO......Não se preocupe Maxwell nunca sacaneou Faraday, aliás ambos tinham uma amizade profunda e generosa.

 

Abraços

=======================

Ronaldo, este novo formato do fórum exige uma moderação ativa e atuante [ e vem acontecendo, acho!].

 

Por outro lado a leitura de outros tópicos é necessária, leitores preguiçosos terão algumas dificuldades inicialmente depois aprendem.

 

=====================

 

11kkuwy.png

Link to comment
Share on other sites

Tarde chuvosa em Sampa.

 

Os acumulados na cidade, na maior parte dos postos do SAISP e do CGE, variam de 20 a 40 mm.

Mas há locais encostando nos 60 mm.

 

Sérgio, esta área de chuva está indo para o vale do Paraíba.

Porém, o deslocamento (Por enquanto) é lento.

 

18 a 19°C nos 3 aeroportos.

 

------------------------

Mafili, eu acho (Posso estar errado) que o paulistano, principalmente quem tem menos de 25/30 anos, está mal acostumado com as condições climáticas pós 2000.

Dias com horas e horas seguidas de chuva, na primavera e no verão, eram coisas frequentes até os anos 90.

E a cidade sempre sobreviveu. Aos trancos e barrancos mas sobreviveu.

 

O grande problema é que a frota de veículos deve ter dobrado, nos últimos 15 anos.

Se tivermos alguma coisa próxima do padrão pré-1990, vai ser o caos do caos mesmo.

Não tem jeito. Não temos transporte coletivo. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Mafili você sabe que é só pra descontrair né ? O mesmo caso do Ronaldo homem sério que é brincando com seus quentes 13C , ou vir alguém de um lugar quente e falar agradáveis 49C por aqui , é só pra descontrair relaxa aí tu anda muito estressado eu hein , se eu sentir calor com 0C ou sentir frio com 35C vou vir aqui e contar , acredite quem quiser , quem não quiser compartilhar esse sentimento comigo simplesmente ignore ....

Link to comment
Share on other sites

. Já o GFS atrasa a precipitação e num cenário diferente deixa a situação mais animada. Pela solução do americano teremos instabilidade forte no centro-norte argentino no final da semana, inclusive com potencial para tempestades muito severas. No domingo o modelo indica uma baixa de 996hPa escoando sobre a Campanha e norte uruguaio, aumentando assim a convergência em baixos níveis e a divergência em médios e altos níveis da atmosfera. O ingresso de ar frio rumando para segunda seria um outro fator importante para a a explosão da convecção entre o RS e sul paraguaio.Seria a grande onda de tempo severo até o momento da temporada, mas ainda faltam muitos dias.

 

Tinha comentado justamente isto no outro tópico... Perfeito Murilo!! :good2:

 

Cenário projetado pelo GFS de fato representaria a primeira onda de tempo severo da primavera, e é o cenário mais extremo previsto por modelos deste pós-inverno... Mas como tu disses falta muitos dias, e GFS/ECMWF divergem ainda (e muito)... Vamos acompanhando...

Link to comment
Share on other sites

Mafili você sabe que é só pra descontrair né ? O mesmo caso do Ronaldo homem sério que é brincando com seus quentes 13C , ou vir alguém de um lugar quente e falar agradáveis 49C por aqui , é só pra descontrair relaxa aí tu anda muito estressado eu hein , se eu sentir calor com 0C ou sentir frio com 35C vou vir aqui e contar , acredite quem quiser , quem não quiser compartilhar esse sentimento comigo simplesmente ignore ....

 

Will, te entendo....acredite.

 

Vou a MDF fazer uma auditoria na tua estação.

 

Posso?

==========

 

Arrumei o quê fazer auditar as estações do BAZ.

 

Acho que ninguém vai negar um prato de comida.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Rápido Balanço das Chuvas em SP até agora:

 

6 Maiores Volumes de Chuva da Rede Telemetrica do Alto Tiete até as 22h30:

 

- Córrego Poa (Regis Bittencourt - Taboão da Serra) 60mm

- CGE (Bela Cintra/Centro) 59,8mm

- Marginal Tiete (Pte do Piqueri) 57mm

- Rio Tiete (Carapicuiba) 54,8mm

- Rio Tiete (Barragem Móvel) 52,4mm

- Córrego Aguas Espraiadas (Zona Sul) 50mm

 

6 Maiores Volumes de Chuva nas estações do CGE até as 22h30

- Pirituba 55,2mm

- Lapa 52,4mm

- Sto Amaro 44,8mm

- Butanta 42,4mm

- Campo Limpo 40,4mm

 

- Aeroporto de Congonhas até as 22h: 22mm

- Estação Riacho Grande até as 22h30 (SBC) 31,5mm

 

- MÉDIA DE CHUVA EM NOVEMBRO (INMET): 145,8mm

Link to comment
Share on other sites

Arrumei o quê fazer auditar as estações do BAZ.

 

Acho que ninguém vai negar um prato de comida.

 

Minha Davis está a disposição. ...

 

Pode ser miojo..??

 

Miojo?....para quem mora perto da Cantina do Pintor e do Flutuante....miserável.

 

Será a primeira a ser auditada.

 

É evidente que nenhuma restrição e senha ou de programação será negada.

 

Fechado.

 

============================

 

choveu gostoso hoje em Sampa

Link to comment
Share on other sites

Urupema com uma boa queda já indo para a casa dos 4oC agora a 00h30. Nesse ritmo pode surpreender.

 

Quando negativou fim de outubro ainda fazia quase dois dígitos por essa hora. Se bem que aquela madrugada teve uma das maiores quedas que já observei, mesmo de outono/inverno.

 

Já tem cidade ao nível do mar na Gde. Fpolis na casa de 12oC. Noite gelada para novembro!

Link to comment
Share on other sites

[

==========

 

Arrumei o quê fazer auditar as estações do BAZ.

 

Acho que ninguém vai negar um prato de comida.

 

 

Opa minha Davis tá aqui a disposição!!! Vou ser menos miserável, um pastel da Feira da Joao Firmino :laugh: :laugh: :laugh:

 

Mas antes de vir me avisa, ainda não vi a questão dos 3 fios na estação!

Link to comment
Share on other sites

Urupema com uma boa queda já indo para a casa dos 4oC agora a 00h30. Nesse ritmo pode surpreender.

 

Quando negativou fim de outubro ainda fazia quase dois dígitos por essa hora. Se bem que aquela madrugada teve uma das maiores quedas que já observei, mesmo de outono/inverno.

 

Já tem cidade ao nível do mar na Gde. Fpolis na casa de 12oC. Noite gelada para novembro!

 

Frio de respeito!

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra agora

 

Dia, madrugada de céu claro e muito frio, 4,9°C e -1,0°C na relva com geada fraca, 85 geadas na Climaterra e 115 dias na região.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 9 s

 

Em Urupema já chegou a 1,6°C/Epagri, 3,3°C B.Jardim/Epagri as mais baixas até agora, na Capital 12,6°C em Canasvieiras/Part.

Link to comment
Share on other sites

Urupema zerou! A minha Davis foi a 0,9oC e a queda foi consistente desde o anoitecer. Fazia 12oC as 20h30.

 

Bom Jardim da Serra ficou na casa de 1oC.

 

Ambas superaram as minhas expectativas, também estava entre os 2oC a 4oC projetados pelo Ronaldo.

 

Bonito também foi ver as estações em Floripa entre 12oC e 13oC.

 

Os modelos passaram a indicar frio mais forte no amanhecer de quarta. Será que negativa? Pelo jeito essa MP tem força para isso! Friozaço para novembro!

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 3 min

 

3,1°C/-2,8°C relva/Climaterra, 3,3°C/-4,9°C relva/S.Joaquim/Cruzeiro, geada, mais intensa nas baixadas e vales. 115 dias na região em 2013.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 30 s

 

0,6°C urupema, 1,6°C B. Jardim, 2,8°C S.Joaquim, 3,1°C Climaterra, 5,1°C Joinville/serra e 5,8°C Painel, foram as mínimas/SC

Link to comment
Share on other sites

Chuva chuva e mais chuva por aqui acumulados dos 16mm aos 20mm , chove desde a madrugada , no momento temperaturas entre 12°C e 14°C , topo com algumas rajadas fortes de SO , vamos ver até quando vai essa chuva , por mim poderia ir o dia todo assim

 

 

Mafili te aguardo com uma cachaça mineira e um azeite

Link to comment
Share on other sites

EM ITUPORANGA/REGIÃO, TEM LAVOURAS COM MAIS DE 50% DE FLORESCIMENTO (PREJUÍZO), ALGUMAS POUCAS COM QUASE 100%, ISTO DEPRECIA O BULBO OU OCASIONA PERDA TOTAL. TEM AFETADO O ALHO (PERFILHO, OU SEJA, MUDA EM VEZ DE BULBO), SOJA, FEIJÃO E PERDAS NAS FRUTAS COM A GEADA E PERDA DE QUALIDADE COM O FRIO FORTE NA MADRUGADA.

 

RESUMO, PRIMAVERA RUIM PARA AGRICULTURA FACE O FRIO (PADRÃO USA).

Link to comment
Share on other sites

O tempo limpou de madrugada e as temperaturas afundaram!

 

Mínimas na planície de Joinville:

 

Jativoca: 10,7ºC

Vila Nova-CIRAM: 11,6ºC

VIla Nova-Defesa Civil: 12ºC

 

Mínima Serra Dona Francisca: 5,1ºC

 

Quanto não deu naquela baixada que eu mostrei no tópico sobre o Quiriri, a mais de 1400 metros de altitude?

 

O tempo lá em cima estava limpíssimo. Do meu apartamento tenho visão para os campos do Quiriri, e o céu estava mui limpo!

Link to comment
Share on other sites

Novembro começou bem! Já teve alguma minima superior a 10ºC na estação?

 

Ainda não Luba...depois te falo a + alta no PNI ,por que não me lembro de cabeça...

 

 

ACREDITO QUE DIFICILMENTE TEREMOS MÍNIMAS ACIMA DOS 11/12°C E MÁXIMA ACIMA DOS 26/27°C NO PNI.

Lembro de já ter visto gráficos da antiga estação do Inmet no Itatiaia (2.100m ?) qdo passei a me interessar por meteorologia (anos 80) e as máximas absolutas raramente passavam dos 25°C!

Com a atual estação situada em 2.400m + ou - , vai ser difícil chegar aos 25°C....

Link to comment
Share on other sites

O tempo limpou de madrugada e as temperaturas afundaram!

 

Mínimas na planície de Joinville:

 

Jativoca: 10,7ºC

Vila Nova-CIRAM: 11,6ºC

VIla Nova-Defesa Civil: 12ºC

 

Mínima Serra Dona Francisca: 5,1ºC

 

Quanto não deu naquela baixada que eu mostrei no tópico sobre o Quiriri, a mais de 1400 metros de altitude?

 

O tempo lá em cima estava limpíssimo. Do meu apartamento tenho visão para os campos do Quiriri, e o céu estava mui limpo!

Largou um termômetro de extremas por lá?

 

Abç

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, venha fazer a inspeção na minha Davis Vue. Vou te oferecer uma Pizza da

Sadia.

 

abraços (L)

Antes, kero q o Mafili faça uma inspeção na minha "Kim Convencional Vue"!

Ofereço uma deliciosa torta de framboesas (receita original da vovó Donalda)

Temos Sol entre nuvens e 17°C...

Link to comment
Share on other sites

12:19 - máxima do dia no Assunção, por enquanto: 15,9 graus!!!!! Isso mesmo, pensei que estava vendo a mínima e se trata da máxima!!!!!

 

Agora, temos as seguintes temperaturas de momento:

 

Riacho Grande: 14,9 graus

Assunção: 15,3 graus

Barueri: 18,1 graus

Mirante de Santana: 16,9 graus

Parelheiros(CGE): 16,9 graus (que estranho! Pode ter saido sol lá)

Itaquera(CGE): 16,0 graus

Link to comment
Share on other sites

Lembro de já ter visto gráficos da antiga estação do Inmet no Itatiaia (2.100m ?) qdo passei a me interessar por meteorologia (anos 80) e as máximas absolutas raramente passavam dos 25°C!

Com a atual estação situada em 2.400m + ou - , vai ser difícil chegar aos 25°C....

2.199 m

 

A máxima absoluta na normal 1931-1960 era 25,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Lembro de já ter visto gráficos da antiga estação do Inmet no Itatiaia (2.100m ?) qdo passei a me interessar por meteorologia (anos 80) e as máximas absolutas raramente passavam dos 25°C!

Com a atual estação situada em 2.400m + ou - , vai ser difícil chegar aos 25°C....

2.199 m

 

A máxima absoluta na normal 1931-1960 era 25,1°C.

Isso!

2.199m...

Eu frequentava a BPParaná e ficava hrs peskisando livros de climatologia/meteorologia!

(uma época bem mais interessante q hj)

Link to comment
Share on other sites

O tempo limpou de madrugada e as temperaturas afundaram!

 

Mínimas na planície de Joinville:

 

Jativoca: 10,7ºC

Vila Nova-CIRAM: 11,6ºC

VIla Nova-Defesa Civil: 12ºC

 

Mínima Serra Dona Francisca: 5,1ºC

 

Quanto não deu naquela baixada que eu mostrei no tópico sobre o Quiriri, a mais de 1400 metros de altitude?

 

O tempo lá em cima estava limpíssimo. Do meu apartamento tenho visão para os campos do Quiriri, e o céu estava mui limpo!

Largou um termômetro de extremas por lá?

 

Abç

 

Não ainda, Carlos. DA próxima ve vou levar um suporte de alumínio com um termômetro de mercúrio de máxima e mínima por lá...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.