Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Novembro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não estava esperando esse friozinho noturno. Tenho 17,8 agora com sensação de menos por causa do vento.

Em CDJ, já baixou dos 10.

 

Por falar em CDJ, amanhã estarei de mudança para lá. Em definitivo. No sábado, provavelmente já estarei com minha loja aberta. Agora me junto ao William para relatar diariamente o fantástico clima da nossa serra da Mantiqueira. Sem esquecer do João, que sempre aparece por lá também. :ok: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Não estava esperando esse friozinho noturno. Tenho 17,8 agora com sensação de menos por causa do vento.

Em CDJ, já baixou dos 10.

 

Por falar em CDJ, amanhã estarei de mudança para lá. Em definitivo. No sábado, provavelmente já estarei com minha loja aberta. Agora me junto ao William para relatar diariamente o fantástico clima da nossa serra da Mantiqueira. Sem esquecer do João, que sempre aparece por lá também. :ok: :good2:

 

 

Depois passa mais informações sobre a loja, daí na próxima vez que for eu dou uma passada pra prestigiar! Inveja positiva de você por ir morar no clima FANTÁSTICO de Campos do Jordão!

Link to comment
Share on other sites

Vamos ter minimas interessantes tanto sul com o Sudeste

 

 

Carlos,

 

Você chegou a falar com o PNI hoje? Infelizmente a estação caiu, estava muito curioso para acompanhar a queda de hoje...

 

 

Estou absolutamente revoltado com essa queda a noite, pior que estou sem Skype nessa maquina, ainda não arrumei a minha outra maquina.

 

Alguem poderia tentar falar com o PNI de alguma forma hoje a noite????

Link to comment
Share on other sites

Vamos ter minimas interessantes tanto sul com o Sudeste

 

 

Carlos,

 

Você chegou a falar com o PNI hoje? Infelizmente a estação caiu, estava muito curioso para acompanhar a queda de hoje...

 

 

Estou absolutamente revoltado com essa queda a noite, pior que estou sem Skype nessa maquina, ainda não arrumei a minha outra maquina.

 

Alguem poderia tentar falar com o PNI de alguma forma hoje a noite????

 

 

Arthur,

 

Vou colocar Skype no meu telefone e daí posso entrar em contato com o pessoal do PNI mais vezes. Só me passa as coordenadas passo-a-passo do que devo pedir para o pessoal da portaria reiniciar a estação! E aquela ideia de mudar algum software para quando cair não precisar reiniciar, vai sair do papel? Podem contar com o meu habitual auxílio para visitar o local mais frio do Brasil!

 

Indo dormir depois de um longo dia de trabalho com 6,9ºC em Campos do Jordão. Chuto em no PNI deve estar abaixo de 4ºC...

 

Algumas mínimas bem interessantes no Sul e Sudeste. Fora da Mantiqueira o destaque é o freezer de Riacho Congelado com 12,7ºC até o momento...

Link to comment
Share on other sites

Minimas legais ao amanhecer de hoje . o céu limpo e o ventinho mais frio ajudou

 

Maria da Fé

 

Baixada 9,3°C

 

INMET 9,7°C

 

Topo 11,3°C

 

Campos do Jordao

 

Vila Inglesa 6,3°C

 

Nesse momento céu azul ventinho frio e temperaturas entre 15°C e 16°C

 

Foto que fiz ontem do centro da cidade

 

?ui=2&ik=41fc1ae49a&view=att&th=1425428288d7f9a7&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P-C9Tmzg4v-Akcws6WTDBCg&sadet=1384424708689&sads=pa9chLpa9-cNw2J14ITavHblsSE&sadssc=1

Link to comment
Share on other sites

Não estava esperando esse friozinho noturno. Tenho 17,8 agora com sensação de menos por causa do vento.

Em CDJ, já baixou dos 10.

 

Por falar em CDJ, amanhã estarei de mudança para lá. Em definitivo. No sábado, provavelmente já estarei com minha loja aberta. Agora me junto ao William para relatar diariamente o fantástico clima da nossa serra da Mantiqueira. Sem esquecer do João, que sempre aparece por lá também. :ok: :good2:

 

 

Avisa quando tiver um cafezinho que irei pra la ok ? Boa sorte

Link to comment
Share on other sites

Não estava esperando esse friozinho noturno. Tenho 17,8 agora com sensação de menos por causa do vento.

Em CDJ, já baixou dos 10.

 

Por falar em CDJ, amanhã estarei de mudança para lá. Em definitivo. No sábado, provavelmente já estarei com minha loja aberta. Agora me junto ao William para relatar diariamente o fantástico clima da nossa serra da Mantiqueira. Sem esquecer do João, que sempre aparece por lá também. :ok: :good2:

 

 

Avisa quando tiver um cafezinho que irei pra la ok ? Boa sorte

 

 

QUANTAS GEADAS DEU NA "CASA"?

 

SÉRGIO, BEM VINDO AO CLUBE ACIMA DOS 1300 M!

Link to comment
Share on other sites

Não estava esperando esse friozinho noturno. Tenho 17,8 agora com sensação de menos por causa do vento.

Em CDJ, já baixou dos 10.

 

Por falar em CDJ, amanhã estarei de mudança para lá. Em definitivo. No sábado, provavelmente já estarei com minha loja aberta. Agora me junto ao William para relatar diariamente o fantástico clima da nossa serra da Mantiqueira. Sem esquecer do João, que sempre aparece por lá também. :ok: :good2:

 

 

Avisa quando tiver um cafezinho que irei pra la ok ? Boa sorte

 

 

QUANTAS GEADAS DEU NA "CASA"?

 

SÉRGIO, BEM VINDO AO CLUBE ACIMA DOS 1300 M!

 

 

Esse ano ta fraco Sr Coutinho , o inverno aqui na Mantiqueira foi bem fraco mesmo , ano passado contabilizei 90 Geadas entre fracase fortes esse ano em torno de 40 Geadas , 2013 pra ca foi bem fraquinho mesmo !

 

E por ai ? Umas 150 já ?

Link to comment
Share on other sites

PNI me passou uma minima de 10,3°C hoje , com certeza deve ta errado nao ? Favor confirmar Carlos Dias , acho que o guarda que passou tinha acabado de acordar pelo jeito kk

 

Bom dia...

 

A impressão que dá é que os guardas não estão mais com a mesma boa vontade de antes para

reportar os dados da estação.

 

Um WeatherlinkIP se faz urgente por lá. Vai atualizar de 15 em 15 minutos, mas é melhor do que

ficar caindo toda hora. Parece que precisamos de uma internet boa e constante para funcionar

bem o Hautespot, o que não é o caso lá em cima.

Link to comment
Share on other sites

PNI me passou uma minima de 10,3°C hoje , com certeza deve ta errado nao ? Favor confirmar Carlos Dias , acho que o guarda que passou tinha acabado de acordar pelo jeito kk

 

Na verdade este 10,3 era a temepratura de momento e não a minima. Mandei uma msg agora para eles apertarem o hi/low 2x...estou aguardando a resposta...

Link to comment
Share on other sites

Mínima hoje no INMET de 14,7ºC. Em casa deu 16,5ºC. Uma bela

amenizada em comparação com os quase 36 graus de Terça, hehehe.

 

Amanhã, rumo à Trindade (Paraty-RJ). Dizem que tem praias muito

bonitas, é o que irei conferir.

 

SOH....depende da tua galera...lual é a pedida....um rango no Larica's é fundamental.

 

Ruim para mergulho.

 

Das belezas naturais a que mais me comove é ver o contraforte da Serra do Mar. A MURALHA.

 

Lembre-se você está em Paraty e tem toda aquela muralha para vencer até chegar as Alterosas.

===================

 

São Paulo, continua agradável....ontem e hoje dias típicos e primavera....já com ar de primavera-verão.

 

O inferno será o trânsito.....

 

Mas gostamos do caos.

Link to comment
Share on other sites

PNI me passou uma minima de 10,3°C hoje , com certeza deve ta errado nao ? Favor confirmar Carlos Dias , acho que o guarda que passou tinha acabado de acordar pelo jeito kk

 

Na verdade este 10,3 era a temepratura de momento e não a minima. Mandei uma msg agora para eles apertarem o hi/low 2x...estou aguardando a resposta...

 

 

Eu perguntei mesmo e eles nem resposta deram , tao é de muito mal gosto

Link to comment
Share on other sites

William,

"umas 40..."?

Veja, falei várias vzs da importância do termômetro de relva, no caso de não ser possível um acompanhamento correto (visual) das geadas!

Neste caso, não basta levantar cedo e olhar... Pode gear na madrugada e derreter antes do amanhecer.

Basear-se nas mínimas "sub-algum valor" e supor q houve então geada, não vale!

Pode gear com 7°C

Pode não gear, com 0°C...

Espero q comece 2014 com tudo nos "eixos" e lembre-se: a mídia está de olho em vc kkkk

Já deu até entrevista!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

4,2 - São José dos Ausentes RS (PWS)

6,7 - Canela RS (PWS - Castelinho)

9,5 - São José dos Ausentes RS

9,8 - Vacaria RS (Corede)

 

3,4 - Bom Jardim da Serra SC

4,0 - Urupema SC

4,2 - Urupema SC (PWS)

6,4 - São Joaquim SC (Chapada Bonita)

6,8 - Três Barras SC

8,1 - Painel SC

8,2 - Major Vieira SC

8,4 - Papanduva SC

8,6 - Campo Alegre SC

8,8 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

8,9 - São Bento do Sul SC

9,0 - Canoinhas SC

9,1 - Água Doce SC

9,1- Rio Negrinho SC

9,2 - Alfredo Wagner SC

9,3 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis)

9,4 - Joinville SC (PWS - D Francisca)

9,7 - São Joaquim SC (Bentinho)

9,9 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

 

6,7 - São Mateus do Sul PR

8,5 - Castro PR

8,7 - Irati PR

9,1 - General Carneiro PR

9,7 - Ivaí PR

9,9 - Campos Novos SC

 

2,8 - Pq do Itatiaia RJ

6,2 - Pico do Couto RJ

6,3 - Campos do Jordão SP (PWS)

7,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

8,0 - Barra do Turvo SP

8,2 - Campo do Jordão SP (Horto Florestal)

9,0 - Itapetininga SP

9,2 - Campos do Jordão SP (Inmet)

9,3 - São Luiz do Paraitinga SP

9,3 - Maria da Fé MG (PWS)

9,7 - Maria da Fé MG (Inmet)

 

Capital e Grd S Paulo

 

8,4 - São Lourenço da Serra

9,6 - Juquitiba

9,9 - Capela do Socorro

11,2 - São Mateus

11,5 - Marcilaq

11,6 - Tremembé

12,5 - Àgua Funda (IAG/USP)

12,5 - Riacho Grande - S Bernardo do Campo

12,5 - Parelheiros

13,3 - Butantã

13,6 - Freguesia do Ó

13,5 - Barueri

13,7 - Itaim Paulista

13,7 - São Miguel Paulista

14,0 - Bairro Assunção - São Bernardo do Campo

14,0 - Congonhas (Aero)

14,8 - Mirante de Santana

Link to comment
Share on other sites

Escuta, Willian,

 

A tua estação informa 7,3ºC.

 

E você diz _ 9,3ºC.

 

Você está somando 2ºC a mais? Se "SIM", como chegou nesse número.

 

Abraços

Nossa!

Ai, meu Deus!

Sempre tive umas idéias bem chatas sobre isso, mas vou me contentar (a me obrigar) a dizer:

Só deveriam existir estações em altitudes INTERMEDIÁRIAS!

Nada de "topo", mto menos, BAIXADAS!

 

Desculpem a sinceridade!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

4,2 - São José dos Ausentes RS (PWS)

6,7 - Canela RS (PWS - Castelinho)

9,5 - São José dos Ausentes RS

9,8 - Vacaria RS (Corede)

 

3,4 - Bom Jardim da Serra SC

4,0 - Urupema SC

4,2 - Urupema SC (PWS)

6,4 - São Joaquim SC (Chapada Bonita)

6,8 - Três Barras SC

8,1 - Painel SC

8,2 - Major Vieira SC

8,4 - Papanduva SC

8,6 - Campo Alegre SC

8,8 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

8,9 - São Bento do Sul SC

9,0 - Canoinhas SC

9,1 - Água Doce SC

9,1- Rio Negrinho SC

9,2 - Alfredo Wagner SC

9,3 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis)

9,4 - Joinville SC (PWS - D Francisca)

9,7 - São Joaquim SC (Bentinho)

9,9 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

 

6,7 - São Mateus do Sul PR

8,5 - Castro PR

8,7 - Irati PR

9,1 - General Carneiro PR

9,7 - Ivaí PR

9,9 - Campos Novos SC

 

2,8 - Pq do Itatiaia RJ

6,2 - Pico do Couto RJ

6,3 - Campos do Jordão SP (PWS)

7,5 - Campos do Jordão SP (INPE)

8,0 - Barra do Turvo SP

8,2 - Campo do Jordão SP (Horto Florestal)

9,0 - Itapetininga SP

9,2 - Campos do Jordão SP (Inmet)

9,3 - São Luiz do Paraitinga SP

9,3 - Maria da Fé MG (PWS)

9,7 - Maria da Fé MG (Inmet)

 

Capital e Grd S Paulo

 

8,4 - São Lourenço da Serra

9,6 - Juquitiba

9,9 - Capela do Socorro

11,2 - São Mateus

11,5 - Marcilaq

11,6 - Tremembé

12,5 - Àgua Funda (IAG/USP)

12,5 - Riacho Grande - S Bernardo do Campo

12,5 - Parelheiros

13,3 - Butantã

13,6 - Freguesia do Ó

13,5 - Barueri

13,7 - Itaim Paulista

13,7 - São Miguel Paulista

14,0 - Bairro Assunção - São Bernardo do Campo

14,0 - Congonhas (Aero)

14,8 - Mirante de Santana

 

Acho muito interessante essa mínima do Pico do Couto. Na sondagem de ontem no Galeão não chegava nem perto deste valor nesta altitude...e olha que estão muito próximos...

Link to comment
Share on other sites

Escuta, Willian,

 

A tua estação informa 7,3ºC.

 

E você diz _ 9,3ºC.

 

Você está somando 2ºC a mais? Se "SIM", como chegou nesse número.

 

Abraços

 

 

MAFILI MEU AMIGO A 2 DIAS MINHA ESTAÇAO FICOU FORA DO AR ,NAO SEI SE PERCEBEU , O MEU AMIGO " GAUCHO " QUE CUIDA DA EPAMIG E DA ESTAÇAO DO INMET TROUXE UM TERMOMETRO DE MINIMA E MAXIMA DE UM LIQUIDO AZUL NO BULBO ( ALGUEM SABE SE É MERCURIO AQUILO ? ) IGUAL AO USADO NA ESTAÇAO CONVENCIONAL DE MARIA DA FE E DEIXOU DENTRO DO ABRIGO DE UM DIA PRO OUTRO COM O FAN DESLIGADO DURANTE O DIA O ABRIGO AQUECE EM TORNO DE 3°C , A NOITE COM O FAN LIGADO O ABRIGO ESFRIA MAIS QUE O NORMAL EM TORNO DE 2°C ISSO EM NOITES DE CÉU LIMPO E SEM VENTO OK ? O RECOMENDADO POR ELE METEOROLOGISTA QUE É , FOI DEIXAR SEMPRE O FAN LIGADO A NOITE E DEPOIS SOMAR ESSES 2° NAS MINIMAS PRA NAO ATRAPALHAR AS MAXIMAS ,ATÉ QUE SE ACHE UM ABRIGO QUE RETENHA A RADIAÇAO SOLAR FORTE AQUI , ENTAO EM CARATER "GAMBIARRATION" ESTOU SOMANDO OS 2°DE DIFERENÇA AOS DADOS DAS MINHAS MINIMAS OK ? MINHA ESTAÇAO DE TOPO ESTA ENTRE 0,1°C E 0,2°C ACIMA DA DELE OU SEJA A DO TOPO ESTA BEM CALIBRADA , ELE IRA ME FAZER UM RELATORIO E VOCE SERA O 1°A RECEBER ASSIM QUE ESTIVER PRONTO OK ? ENQUANTO ISSO FIQUE A VONTADE PRO SOMAR ESSE 2°SOBRE AS MINIMAS ATÉ QUE SE ACHE UMA SOLUÇAO PLAUSIVEL PRO ABRIGO

Link to comment
Share on other sites

São importantes sim, Diego!

Mas veja a q me refiro:

Dia xx/cc/kk registro 3,1°C de mínima na minha estação,

não satisfeito pq o Bettega afirmou q fez 1,8°C em SJP, pego então os 0,4°C q registrei na baixada e digo:

Aki em Piraquara a mínima foi de 1,7°C.

Estaria correto?

Veja q minha estação fica em "meia baixada" e Piraquara em "meio topo".

Então temos o seguinte:

Piraquara 4,7°C

Casa 3,1°C

Baixada 0,4°C

Qual destes valores seria o correto?

(todos estão corretos)

Mas se por acaso eu não tivesse anotado a mínima da baixada (mais importante das 3, pelo q percebi aki)

Q fazer?

Link to comment
Share on other sites

Escuta, Willian,

 

A tua estação informa 7,3ºC.

 

E você diz _ 9,3ºC.

 

Você está somando 2ºC a mais? Se "SIM", como chegou nesse número.

 

Abraços

Nossa!

Ai, meu Deus!

Sempre tive umas idéias bem chatas sobre isso, mas vou me contentar (a me obrigar) a dizer:

Só deveriam existir estações em altitudes INTERMEDIÁRIAS!

Nada de "topo", mto menos, BAIXADAS!

 

Desculpem a sinceridade!

 

PELO CONTRÁRIO, DEVERIA TER MAIS ESTAÇÕES EM BAIXADAS, SÃO FUNDAMENTAIS PARA UM PERFEITO ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO.

 

NO CASO DO SUL É FUNDAMENTAL TER A MÉDIA/NORMAL DO PRIMEIRO E ÚLTIMO DIA DE GEADA AGRÍCOLA, PARA DEFESA DA GEADA TARDIA. SOMAS TÉRMICAS...

 

MAIOR PARTE DA AGRICULTURA ESTÁ ENTRE A BAIXADA E A ENCOSTA. O TOPO É MUITO BOM PARA VENTO.

Link to comment
Share on other sites

minima de 17,8 aqui em Canoas

 

estou sem internet e meu notebook queimou em virtude de um raio na segunda, estou aguardando ressarcimento da AES Sul, ja que a descarga veio pela rede, queimou a fonte e depois o notebook. Acessando conforme o possível pelo celular.

 

Dia perfeito, faz 28,2 nesse momento. Vamos passar dos 30 fácil.

Link to comment
Share on other sites

A gente fica vibrando com faz um frio aqui. Acabei de falar com um amigo que mora em Nova York...saiu de casa pra trabalhar com 1 grau positivo hoje e isso...que o inverno nem chegou e ele já tava reclamando..!!

 

NO OUTRO BRASIL, TOPO DA SERRA/SC, O PESSOAL VIBRA QDO PASSA DOS 24/25°C, UM CALORÃO, AGORA ESTÁ 24,6°C E 28%.

Link to comment
Share on other sites

A gente fica vibrando com faz um frio aqui. Acabei de falar com um amigo que mora em Nova York...saiu de casa pra trabalhar com 1 grau positivo hoje e isso...que o inverno nem chegou e ele já tava reclamando..!!

 

NO OUTRO BRASIL, TOPO DA SERRA/SC, O PESSOAL VIBRA QDO PASSA DOS 24/25°C, UM CALORÃO, AGORA ESTÁ 24,6°C E 28%.

 

Idem :sarcastic:

 

Hoje parece um dia outonal , sol quase sem nuvens vento frio e 22°C

Link to comment
Share on other sites

MAFILI MEU AMIGO A 2 DIAS MINHA ESTAÇAO FICOU FORA DO AR ,NAO SEI SE PERCEBEU , O MEU AMIGO " GAUCHO " QUE CUIDA DA EPAMIG E DA ESTAÇAO DO INMET TROUXE UM TERMOMETRO DE MINIMA E MAXIMA DE UM LIQUIDO AZUL NO BULBO ( ALGUEM SABE SE É MERCURIO AQUILO ? )

Mercúrio é prateado, como na maioria dos termômetros para medir a febre.

 

Geralmente (Vejam: eu disse geralmente...), os líquidos coloridos costumam ser álcool com algum corante para facilitar a visualização.

 

E.T.: Essas dificuldades fazem parte.

É com os erros que vamos aprendendo.

O principal é ter a consciência do que deve ser correto. :good:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acho que todo o lugar é passível de monitoramento. Não devemos largar as baixadas que nos fornecem detalhes preciosos sobre alguns microclimas tampouco abandonar topos, que nos ajudam demais no macroclima e na dinâmica atmosférica.

 

Diego, Em maio e junho de 2013. Fizemos [Eu e o Ronaldo] um monitoramento T (relva Inmet São Joaquim) e T min (Urupema Epagri).

Como resultado principal destaco o alto coeficiente de correlação [superior a 0,94] existente. Como absolutamente era esperado esperado..

 

Estes resultados deixam claro o mecanismo de funcionamento das baixadas.

 

Fato importante para a compreensão de previsões em terrenos agrícolas com relevo muito acidentado como o estado de Santa Catarina.

 

E espero que este pequeno empreendimento tenha sido útil se não na previsão em si ao menos na forma de comunicação com o público em geral.

 

Neste aspecto, sim.

 

============

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.