Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Novembro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amanhã dá uma esfriadinha, graças a Deus! Desde sábado, temos tido dias insuportáveis aqui em Sampa. Ontem foi demais. Esta madrugada, terrível. A próxima semana será quente, porém não tanto como estes últimos dias. Pelo que andei vendo, acho que não teremos mais frio "dos bons" fora de época em Novembro, o que me leva a acreditar que fecharemos este mês ligeiramente acima da média em relação à 81-2010. Com a previsão de calor na semana que vem pensei se o verão climático não tende a ser prematuro este ano. Será? Sigo acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

Foi delírio meu , ou todas as previsões indicavam chuva para hoje????? Náo só chuva, como vento forte e possibilidade de granizo.

Até agora nada e olhando as imagens do radar de Sáo Roque, nada também por chegar.

Desculpem a nossa falha.

Restou, o calor.

Temperatura em 26,8 agora.

Aqui em Sampa, a mesma coisa.

No início da tarde, o céu chegou a ficar nublado com nuvens escuras aqui na zona norte, mas... nada.

Não caiu um pingo. :sad:

 

Pensei que teríamos nova mínima agora à noite mas, pelo jeito, sem chance...

Mirante: 24,1°C / 29,9°C

IAG: 23,9°C / 29,8°C

Temperaturas aracajuanas ou recifenses... :mosking:

 

Agora, temos apenas alguns pouquíssimos cirrus e cirrocumulus por aqui, céu praticamente limpo, ventos ainda de NO a N.

Ainda faz calor,

Campo de Marte e Congonhas 27°C

Cumbica: 26°C

 

Pelo que parece, amanhã os ventos mudam para marítimos aqui no leste paulista, dando uma refrescada.

Provavelmente, sem chuva... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Ao entardecer era possível avistar um aglomerado de nuvens convectivas em níveis elevados no extremo norte (divisa com SP).

A imagem do satélite mostra sua exata posição...

No momento, os radares não mostram nada de chuva que possa chegar ao leste paulista.

 

Quem sabe mais tarde...

 

Abraços esperançosos.

Link to comment
Share on other sites

No momento, os radares não mostram nada de chuva que possa chegar ao leste paulista.

 

Quem sabe mais tarde...

 

Abraços esperançosos.

Provavelmente nada chegará ao leste paulista...

Na imagem (satélite) anterior, o aglomerado das nuvens era bem mais abrangente e compacto. (não salvei a imagem das 19h, q era a q mostrava)

Portanto, em dissipação!

 

Abraços desesperados (digo: desesperançosos kkkk)

Link to comment
Share on other sites

PARA QUEM CONHECE A VILA, A SALA DE DEGUSTAÇÃO FOI PARCIALMENTE DESTRUÍDA.

 

+- 70% DO INTERIOR/S.J ESTÁ SEM LUZ.

 

COPAS DE PINHEIROS FORAM ARREMESSADOS CONTRA A VINÍCOLA, DE LONGE VIERAM AS COPAS.

 

ANOS ATRÁS FALEI COM UM DOS FILHOS QUE ELES PODERIAM TER PROBLEMAS COM TORNADOS, A VINÍCOLA ESTAVA NA ROTA....

Anos atrás, em 90, vi com meus próprios olhos parte da destruição provocada pelo tornado q atingiu o sul do centro de SJoaquim no ano anterior.

Se não me falha a memória, ficava perto do restaurante "Casa de Pedra" (não sei se ainda existe). EXISTE COM OUTRO NOME.

Ainda haviam ruínas de duas casas de alvenaria q tiveram as paredes derrubadas pelo vento.

Pelos estragos devia ter sido um F2.

(não lembro a data exata do acontecido, mas parece q foi em fev/89)

 

 

FOI EM MAIO DE 87, F3 COM 5 MORTES.

Link to comment
Share on other sites

PARA QUEM CONHECE A VILA, A SALA DE DEGUSTAÇÃO FOI PARCIALMENTE DESTRUÍDA.

 

+- 70% DO INTERIOR/S.J ESTÁ SEM LUZ.

 

COPAS DE PINHEIROS FORAM ARREMESSADOS CONTRA A VINÍCOLA, DE LONGE VIERAM AS COPAS.

 

ANOS ATRÁS FALEI COM UM DOS FILHOS QUE ELES PODERIAM TER PROBLEMAS COM TORNADOS, A VINÍCOLA ESTAVA NA ROTA....

Anos atrás, em 90, vi com meus próprios olhos parte da destruição provocada pelo tornado q atingiu o sul do centro de SJoaquim no ano anterior.

Se não me falha a memória, ficava perto do restaurante "Casa de Pedra" (não sei se ainda existe). EXISTE COM OUTRO NOME.

Ainda haviam ruínas de duas casas de alvenaria q tiveram as paredes derrubadas pelo vento.

Pelos estragos devia ter sido um F2.

(não lembro a data exata do acontecido, mas parece q foi em fev/89)

 

 

FOI EM MAIO DE 87, F3 COM 5 MORTES.

Terrível!

Prefiro qdo não há mortes!

 

Errei a data em 1 ano e alguma coisa...

O fato é q as ruínas ainda estavam lá pra kem kisesse ver!

(como um marco, talvez)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O que acontece dentro dessas estações é o seguinte:

 

Temperatura do abrigo enegrecido de fuligem: +/- 50ºC

Temperatura real do AR: +/- 30ºC

Temperatura captada pelo sensor da estação: +/- 40ºC

 

Não é preciso ser muito esperto para entender isso...

 

Me arrisco a dizer que provavelmente a temperatura do AR nunca chegou aos 40ºC por aqui.

 

Abraços questionadores!

Mas... e as convencionais??

 

O abrigo é de madeira pintado de branco, com persianas, passagens sob o teto e abertos por baixo (Tabuinhas com espaços entre elas), deixando passar livremente o ar.

O termômetro de máxima é de mercúrio, o de mínima a álcool (Custam cerca de R$ 3.000 cada...).

 

Não tem como acumular fuligem (Pelo menos os abrigos que já vi por dentro [Até o do Mirante, que é mal conservado] estavam limpos).

 

Abraços com dúvidas.

 

Falando em Mirante...

 

Terreno elevado, grama verdinha, bairro residencial longe da ilha de calor... Me parece que o local da estação do Mirante foi engenhosamente escolhido para obter máximas comportadas, e mínimas indecentes.

 

Pena que aqui no Rio os porcalhões do INMET escolheram os piores locais possíveis para instalar as estações (com exceção do Forte de Copa).

 

Abraços inconformados!

 

ntnqgaI.png

Link to comment
Share on other sites

Pressão subiu 1,5hpa aqui na Madalena em questão de minutos e entrou um vento mais fresco, por enquanto ainda quentes 26,3C

Caiu quase 1C em 19 minutos, 25.5C, é o fim do inferno em SP. Mais um pouco eu vou trocar a cerveja pelo vinho enquanto curto a confirmacao do título do Palestraaaaaaaa essa noite!!!! Porco campeao!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Provavelmente nada chegará ao leste paulista...

Na imagem (satélite) anterior, o aglomerado das nuvens era bem mais abrangente e compacto. (não salvei a imagem das 19h, q era a q mostrava)

Portanto, em dissipação!

 

Abraços desesperados (digo: desesperançosos kkkk)

 

Devido aos meus parcos conhecimentos deste tema meteorologia.

 

Eu prefiro discutir climatologia no tópico ENSO.

 

Pré frontal....wow....cadê a FF

 

parei de fumar....mas continuo intragável.

 

Vou me matricular no curso de meteorologia....só para ver o que andam ensinado por lá.

 

superficie_2013111218.gif

Link to comment
Share on other sites

por Mafili » Qua Out 23, 2013 3:22 pm

 

William Siqueira escreveu:

Chove chove chove varioas areas entre SP e MG vamos ver 25°C , maxima de horripilantes 28°C

 

 

KIRK TO ENTERPRISE;

original.jpg

 

 

"Houston we have a problem"

 

 

OUTUBRO

 

MARIA DA FÉ [1980/2011] = 19,9ºC

 

SÃO PAULO [1981/2010] = 19,9ºC

 

Não cresça para cima de números.

 

Existe um caminho simples....pode pedir minha exclusão do fórum.

 

Existe o caminho correto ....

 

ARRUME TUA ESTAÇÃO.

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

Grande Mafili, dixie land delight, uma das melhores do Alabama. Voce sabe que ando muito feliz com a retomada econômica da América.... As vezes é bom saber que a honestidade e seriedade compensam! Enquanto isso a América do Sul corrupta agoniza, mas vai passar, se Deus quiser. A vida é uma curva inclinada positivamente, com oscilações sim, apenas temos que aceitar a volatilidade natural pois o trend é positivo, sempre. Olha, fiquei emocionado com o vídeo. Viva Frederick Douglas, John Brown e o maior, Abrahan Lincoln. Grande abraco.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Zie,

coincidência pq justo hj vi uma imagem do Mirante pela primeira vez!

Concordo com vc... Um belo local!

 

Falando em Mirante...

Terreno elevado, grama verdinha, bairro residencial longe da ilha de calor... Me parece que o local da estação do Mirante foi engenhosamente escolhido para obter máximas comportadas, e mínimas indecentes.

http://i.imgur.com/ntnqgaI.png

Não é bem assim... :sarcastic:

Está completamente dentro da ilha de calor em bairro totalmente urbanizado.

Fica a 5 quadras de uma estação do metrô.

Como a rede de metrô em Sampa é ridícula, dá para imaginar que não é longe do centro.

Dá para ter uma idéia no Google Maps. É só digitar "Praça Vaz Guaçu, São Paulo", local da estação do Mirante.

 

Porém, concordo que a localização das convencionais do Rio e de Belo Horizonte são péssimas.

 

O Mirante está aqui => viewtopic.php?f=125&t=15199

 

Estação ideal está aqui, a do IAG => viewtopic.php?f=125&t=15262

Link to comment
Share on other sites

.... As vezes é bom saber que a honestidade e seriedade compensam!

 

João, o diabo é apenas, o diabo, pois ele é simplesmente velho.

 

E como velho...conhece os truques....o diabo por ser absolutamente velho, conhece todos.

 

Veja, seria tentador desmascarar a estação do Caio Cesar em Urupema....

 

Qual o problema?

 

Ela está absolutamente certa [coerente] com outra lado/lado.

 

Somos humanos, demasiadamente humanos....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

"A ausência de nebulosidade contribui para termos

perda de calor do solo para a

atmosfera, por isso nesta próxima

madrugada deveremos observar

temperaturas mais amenas no

Estado. Às 21 horas os valores mais

baixos foram registrados no centro-

sul, entre Guarapuava e Palmas:

entre 16 e 17°C. As tempestades

nesta noite ocorrem entrega o Rio de

janeiro e Minas Gerais."

 

(Simepar)

20131112_2.jpg.029e458e37476cb997e73eb84684aa19.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Céu limpo em Piraquara durante toda a madrugada possibilitou uma queda acentuada de temperatura.

A mínima chegou à 11,8°C e acredito q na baixada tenha ficado entre 9/10°C.

Ao amanhecer houve uma mudança na direção dos ventos, q passaram a soprar de leste (acima dos 1.200m, enqto calmos no nível do solo).

Esta mudança trouxe umidade e contribuiu para a formação de nebulosidade na Serra do Mar, q agora se intensifica e avança lentamente sobre o planalto.

Algo interessante foi a formação de bancos de nevoeiros compactos nas áreas de baixada no município (daqueles q vc vê apenas as copas das árvores). O repentino e acentuado resfriamento do ar junto ao solo (enqto logo acima, o ar permaneceu um pouco mais akecido) causou este fenômeno.

 

Imagem: Início da manhã de hj, já com algumas nuvens...

5a4e8955629d2_2013-11-1306_34_51.jpg.f8e1e744fb7d11af8a737a5c83885795.jpg

Link to comment
Share on other sites

MInimas em Maria da Fé

 

15,8°C Baixada

 

15,9°C INMET

 

16,2°C Topo

 

--Agora ficando mais plausivel Artur , e o problema era o cooler mesmo ---

 

Agora céu com algumas nuvens e temperaturas entre 16°C e 18°C

Quantos décimos deu de diferença william?

0.7°C, 0.8°C?

 

Dependendo da condiçao a diferença aumentava indo de 2,5°C a 0,5°C , agora o mantenho desligado e tem uma proteçao no abrigo

Link to comment
Share on other sites

MInimas em Maria da Fé

 

15,8°C Baixada

 

15,9°C INMET

 

16,2°C Topo

 

--Agora ficando mais plausivel Artur , e o problema era o cooler mesmo ---

 

Agora céu com algumas nuvens e temperaturas entre 16°C e 18°C

 

Sem dúvidas, agora tá bem real.

A minha Davis é uma Vue, não tem fan, por isso mesmo em dias como ontem eu acho bem

possível dela dar uma aquecida, embora não muito significativo. Coisa de +1ºC acima do

real. Mas dá para ter uma noção boa das coisas.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

A frente fria passou invisível pela Grande SP, pois não choveu nada nem de tarde e nem agora de noite.

Apesar disso, os ventos de sul estão provocaram queda de temperatura (comentado pelo Aldo) e agora faz 22.2 graus na Penha (CGE).

 

Daniel, como eu vinha conversando com o Rodolfo,

 

Se o aquecimento foi devido a pré frontal.

 

E depois não teve a pós frontal.

 

Tenho uma opinião particular: PNEU.

Link to comment
Share on other sites

Na Europa, USA, Argentina, etc as intempéries são muito mais severas q no Brasil!

Não haveriam alimentos no mundo se todos ficassem só pensando em "riscos"!

Faz parte...

Tempestades de granizo atingem pekenas áreas!

Podem destruir um pomar enqto no pomar ao lado não ocorre nada grave.

 

JN noticiou MICROEXPLOSÃO em SJ ao invés de TORNADO!

Link to comment
Share on other sites

Com estas imagens não digo mais nada sobre o tornado :

 

http://saojoaquimonline.com.br/12/11/2013/fatos-que-comprovam-a-presenca-de-tornados-em-sao-joaquim/

 

Mafili fecho contigo num F0/F1.

O Coutinho pode nos confirmar bem, mas pelos dados que tenho é o segundo tornado a atingir São Joaquim no dia 11 em menos de um ano (velha sina dos dias 11). Ano passado 11/12/12 um tornado atingiu o Cruzeiro, agora 11/11/13 um tornado atinge Água Santa.

 

 

NÃO TENHO ANOTADO, DIA 10/11/11 DEU VENTANIA E F.FRIA.

Link to comment
Share on other sites

Uma quarta-feira interessante,

 

O Brasil é um país muito grande e cada Região pode ser influenciada por um tipo de sistema de tempo diferente. A chuva que cai no Rio de Janeiro é de uma frente fria, mas o temporal em Rondônia é de calor,umidade alta e da Alta da Bolívia. O vento forte que soprou no Sul foi provocado por uma baixa pressão que já está se afastando em alto mar. Um VCAN atua sobre o Nordeste.

 

br_12nov2013.png

 

CCaXR0swXuM

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.