Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Novembro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Mafili,

Olha esta belezinha! :rofl: :rofl: :rofl:

http://i.imgur.com/zh8wncn.png

 

Zie, este é o espírito. A rodada 12 Z foi um tanto caridosa com os amigos.

Penso que dá mesma for que os guardas do PNI tem o direito a um banho de piscina por ano.

Um refresquinho [Q-suco] eu não quero perder amigos por banzo.

 

Abraços :hi:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Engraçado ver a estação do Wilson bater os 30° em Maria da Fé. Aí se tem uma ideia da drenagem de calor para cá e que abastece as tormentas. É uma situação bem semelhante à de set/2012, quando Cuiabá teve uma semana de média máxima de 40° e por aqui tivemos 2 dias de trovoadas praticamente contínuas, algo que nunca vi na minha vida.

 

Por sinal, tive variação de apenas 0,7° até o momento (19,7°/20,4°), o que seria a minha menor amplitude recorde.

 

A julgar pelos radares do Redemet ainda teremos MUITOS temporais: núcleos de chuva forte desde Misiones atravessando o centro e N do RS, além do S de SC. Impressionante!

 

 

 

O RADAR DO M.I ESTÁ DESCALIBRADO, SUPERESTIMA AS CÉLULAS E EM MUITO.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado ver a estação do Wilson bater os 30° em Maria da Fé. Aí se tem uma ideia da drenagem de calor para cá e que abastece as tormentas. É uma situação bem semelhante à de set/2012, quando Cuiabá teve uma semana de média máxima de 40° e por aqui tivemos 2 dias de trovoadas praticamente contínuas, algo que nunca vi na minha vida.

 

Por sinal, tive variação de apenas 0,7° até o momento (19,7°/20,4°), o que seria a minha menor amplitude recorde.

 

A julgar pelos radares do Redemet ainda teremos MUITOS temporais: núcleos de chuva forte desde Misiones atravessando o centro e N do RS, além do S de SC. Impressionante!

 

WILLIAM KK

 

Nao só Maria da Fé muitas serranas aproximaram e passaram dos 30°C hoje , CDJ a 1800 Metros foi a quase 28°C , agora esperamos pelos temporais pelo tamanho calor

Link to comment
Share on other sites

.....Engraçado ver a estação do Wilson bater os 30° em Maria da Fé.....!

 

Quem não suporta abafados 18ºC, certamente entrará em coma com 30ºC...

 

 

To no ar condicionado com 17°C uma Maravilha só vou colocar a cara pra fora do trabalho depois que o sol for embora :mosking:

 

INMET bateu 29,4°C

 

Topo 29,1°C

Link to comment
Share on other sites

.....Engraçado ver a estação do Wilson bater os 30° em Maria da Fé.....!

 

Quem não suporta abafados 18ºC, certamente entrará em coma com 30ºC...

 

 

To no ar condicionado com 17°C uma Maravilha só vou colocar a cara pra fora do trabalho depois que o sol for embora :mosking:

 

INMET bateu 29,4°C

 

Topo 29,1°C

Não acho nada do além, assim como à região metropolitana de Porto Alegre e Rio de Janeiro registrar 40 graus, acontece todos verões no RJ e praticamente todos em POA, é raro, mas são os extremos, assim como São Paulo todos verões faz 34°C/35°C e até 36°C na região metropolitana, 29°C/30°C em São Joaquim na Climaterra, Ausentes... É 1 extremo.

Link to comment
Share on other sites

Será que essa linha de chuva que está se deslocando pelo interior tem potencial para chegar até aqui o Vale????

Máxima hoje: 34,7

Muitas nuvens no céu agora.

 

Sérgio o EWF de ontem diz que uma hora a chuva vai chegar por aí. Como ele vem bem deixa animação de ontem mesmo.

 

Fique tranquilo vai chegar procê....vai chegar pro Zie....[este vai me zoar um pouco, 40ºC na Praça Mauá, confirma????

 

Vai pela explicação da Jô,

 

UYsmQSRSWPM

 

173243.gif

Link to comment
Share on other sites

Não acho nada do além, assim como à região metropolitana de Porto Alegre e Rio de Janeiro registrar 40 graus, acontece todos verões no RJ e praticamente todos em POA, é raro, mas são os extremos, assim como São Paulo todos verões faz 34°C/35°C e até 36°C na região metropolitana, 29°C/30°C em São Joaquim na Climaterra, Ausentes... É 1 extremo.

Apenas a título de curiosidade, as estações mais antigas de Sampa (Nas quais é possível comparar com dados passados), Mirante, IAG e aeroportos, começaram a registrar 34, 35°C com frequência a partir de 1994/1995.

 

Para ter uma idéia, a máxima absoluta da normal 1931-1960, no Mirante era 35,2°C.

A máxima absoluta da normal 1961-1990, também no Mirante, foi 35,3°C em 15/11/1985.

 

A estação do Mirante ficou de 1973 a 1983 (11 anos) sem chegar nos 34°C.

A maior temperatura nesses 11 anos foi 33,8°C em 31/01/1978.

 

Nesse período, houve vários anos com máxima absoluta igual ou inferior a 33°C:

1976, com 32,5°C

1977, com 32,8°C

1979, com 32,6°C

1981, com 33,0°C (Cravados)

1982, com 32,4°C

1983, com 32,8°C

 

Parece que fenômeno semelhante ocorre em Curitiba: marcas de 33°C são bem mais frequentes atualmente.

 

Abraços de passados mais amenos... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Não acho nada do além, assim como à região metropolitana de Porto Alegre e Rio de Janeiro registrar 40 graus, acontece todos verões no RJ e praticamente todos em POA, é raro, mas são os extremos, assim como São Paulo todos verões faz 34°C/35°C e até 36°C na região metropolitana, 29°C/30°C em São Joaquim na Climaterra, Ausentes... É 1 extremo.

São Paulo não registra 34/35°C em todos os verões.

 

Das 15 temperaturas mais altas já registradas na estação do Mirante, 12 aconteceram na primavera.

 

A explicação é simples:

- O verão aqui é a época mais chuvosa, com grande quantidade de dias de chuva, muitas nuvens e umidade alta, o que segura bastante a maior elevação das temperaturas.

- Na maior parte do sudeste, centro-oeste, TO, oeste da BA, etc, as maiores máximas costumam acontecer na primavera.

É quando o sol já está alto, os dias mais longos e ainda acontecem muitos dias secos, sem chuva, principalmente de setembro a meados de outubro.

Link to comment
Share on other sites

Não acho nada do além, assim como à região metropolitana de Porto Alegre e Rio de Janeiro registrar 40 graus, acontece todos verões no RJ e praticamente todos em POA, é raro, mas são os extremos, assim como São Paulo todos verões faz 34°C/35°C e até 36°C na região metropolitana, 29°C/30°C em São Joaquim na Climaterra, Ausentes... É 1 extremo.

São Paulo não registra 34/35°C em todos os verões.

 

Das 15 temperaturas mais altas já registradas na estação do Mirante, 12 aconteceram na primavera.

 

A explicação é simples:

- O verão aqui é a época mais chuvosa, com grande quantidade de dias de chuva, muitas nuvens e umidade alta, o que segura bastante a maior elevação das temperaturas.

- Na maior parte do sudeste, centro-oeste, TO, oeste da BA, etc, as maiores máximas costumam acontecer na primavera.

É quando o sol já está alto, os dias mais longos e ainda acontecem muitos dias secos, sem chuva, principalmente de setembro a meados de outubro.

SP mais em novembro e dezembro, por esta razão é mais agradável no verão que POA em janeiro, fevereiro e 1ª quinzena de março.

Link to comment
Share on other sites

Cruzes!!!

O IAG já bateu nos 35,0°C (Cravados).

Mirante com máxima provisória de 34,2°C.

Já é o recorde de 2013, superando os 34,0°C de 18/02.

 

Porém, assim como o IAG, deveremos ter alguns (Ou muitos...) décimos a mais na leitura de 0h UTC (22h verão).

 

Por enquanto, céu com poucas nuvens, ventos de NO a N, com rajadas de até 50 km/h em Congonhas e 51 km/h no Campo de Marte.

Não há o menor sinal de chuva por aqui. :sad: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Matão tem hoje o dia mais quente do ano. A máxima atingiu senegalescos 37,5°C. Não foi somente a temperatura mais alta do ano, mas também a maior temperatura para novembro desde 1985, quando o recorde absoluto de calor para todos os meses foi registrado (41,5°C no dia 18). Superou os 37,4°C de 1987 e 37,0°C de 1994.

 

Agora faz 27,9°C e o céu está nublado. Ameaçou chover agora há pouco.

É vini pelo jeito vai ser mais facil chover ai, aqui ainda tenho 34°C e poucas nuvens...

Link to comment
Share on other sites

Não dá para comparar com o super calor que fez em Matão, mas aqui ficamos assim:

 

Máx: 32,4ºC

 

Mín: 18,7ºC

 

Amanhã vai ser mais quente. Considerando que a máxima absoluta de 2013 até o momento é de

33,5ºC, penso haver boas chances de quebra. Vale lembrar que estou falando de dados da minha

Davis.

Link to comment
Share on other sites

Então, concluindo.

Oriunda de uma discussão fomentada pelo Ronaldo ficamos com uma dúvida,

Qual das capitais poderia ser usada para fazer correlações, regressões e normalizações com dados externos a São Joaquim.

A primeira idéia pareceu ser Porto Alegre melhor correlacionado com São Joaquim.

Mas o princípio se mostrou falho.

No período 98/10, Curitiba se mostra robusta em relação a São Joaquim,

R^2 = 0,873.... um valor melhor que SOI e El Niño.

E é tão bom que justifica os extremos tanto de 1999 quanto 2009.

Desta forma eu posso utilizar a estação de Curitiba para obter informações.

E depois aplicá-las a São Joaquim.

No momento isto se limita ao mes de novembro.

 

Portanto, é uma mensagem de previsão e monitoramento Brasil. novembro- 2013.

 

ABRAÇOS

 

1zv5qv6.png

 

28whxdz.png

Link to comment
Share on other sites

Ricardo Bianchi, seja muito bem vindo ao BAZ! :D

 

Muito obrigado, Vinicius!

 

Faz um tempo que eu acompanho o fórum, me cadastrei em agosto mas só fiz minha primeira postagem agora.

 

Formação sobre a região de Jacareí/São José dos Campos vista daqui de Mogi das Cruzes:

 

IMG_2263.jpg

 

Mais uma:

 

IMG_2269-1.jpg

Link to comment
Share on other sites

To só lendo aqui "muito calor aqui fez 32°C" "aq tb fez 30°C"

é meus queridos, aqui no Rio fez 37C na sombra, sensação de 43C , e amanha temos previsão de 40 C na sombra, imagina no sol

33C aq agora é refresco diante dessas altas temperaturas que esta anunciando a chegada do verão (pior epoca do ano para mim)

 

Ar Condicionado é para poucos que pode pagar mais de 500 reais por mes, fora que vai aumentar o valor da taxa de energia por aqui

 

estou indo para a sibéria, alguem quer uma carona?? :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Hoje fez muito, muito calor por aqui...

Passei em casa por volta das 16h e estava marcando quase 39.0C (meu abrigo de pratos fica no sol o dia inteiro nesta época), sei que está aquecendo bastante, mas mesmo assim deve ter passado dos 36.0C! :heat:

A mínima foi de 20.8C. Hoje será uma noite abafada, haja ventilador...

Obs: hoje ao amanhecer deu uma pequena garoa, chegou até a molhar o chão... logo depois abriu o sol... :sad:

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Chuvas nas últimas 48h no RS, automáticas INMET:

 

Rio Pardo: 276,4 mm

Santa Maria: 190,2 mm

Teutônia: 151,8 mm

Tramandaí: 151,8 mm

Canela: 143,4 mm

Santana do Livramento: 142,2 mm

Bento Gonçalves: 141,2 mm

São Gabriel: 140,4 mm

Porto Alegre: 134,2 mm

Encruzilhada do Sul: 119,6 mm (Convencional, até 10h da manhã)

Caçapava do Sul: 119,0 mm

Dom Pedrito: 111,8 mm

Torres: 108,2 mm

Link to comment
Share on other sites

Seguimos com noite abafada 19,8°C Topo e 18°C aqui

 

Nada de chuva ainda

 

 

Seja bem vindo adheringer , e Sr Coutinho onde estao as fotos ?

 

 

obrigado

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 1 min

http://saojoaquimonline.com.br/manchete/ Fotos da destruição pelo vento/suspeita de tornado.

 

Bem vindo adheringer. Sonho de qualquer um daqui do fórum morar em BJS, inclusive eu! Bom quase qualquer um, pois tem alguns aqui que congelariam aí... hehehe

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aqui dia muito estranho. Choveu no início da tarde bem forte no lugar onde trabalho, mas durou no máximo 5 minutos e depois o sol veio. Perto das 16:00 escureceu e logo voltou a chover forte de novo, mas, outra vez, rápido. Dia super abafado. A umidade não baixou dos 78% e a temperatura máxima foi de 28,8ºC, muito menos que eu esperava. Aguardava por temperaturas em torno dos 35ºC, felizmente, não ocorreu.

 

Agora à noite estamos com céu nublado e a chuva vem se aproximando, porém, enfraquecendo. Ainda bem quente, e bem abafado, 24ºC e UR em 94%.

Link to comment
Share on other sites

 

Bem vindo adheringer. Sonho de qualquer um daqui do fórum morar em BJS, inclusive eu! Bom quase qualquer um, pois tem alguns aqui que congelariam aí... hehehe

 

Abraços

 

Maurício, obrigado pela ressalva.

 

Heringer, o pessoal fala de um museu de ameríndios por tuas bandas, confere?

 

Sobre o possível tornado [estava demorando] amanhã todos veremos novas imagens.

 

A região tem um ampla e excelente rede de estações.

 

Enfim, sede bem-vindo e participe com as máximas de Bom Jardim.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.