Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Novembro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Esta baixa que atravessa o Cone Sul deverá continuar o seu caminho para o mar, e o seu aprofundamento no oceano resultará na entrada de ar seco continental na retaguarda, sem suporte em altura, mas que deve proporcionar um resfriamento noturno interessante na quarta e na quinta próximas.

 

O GFS 06Z projeta dewpoint de até 0oC para a serra na quinta com ar muito seco. Isso pode surpreender nas baixadas de altitude mesmo próximo ao solstício. Atenção as mínimas de quarta e quinta para alguns pontos localizados. Mesmo sem advecção em altos níveis o ar seco poderá pregar uma peça aos produtores localizados nas baixadas frias.

Teremos frio vampiro e grande amplitude térmica. Nas áreas de baixa altitude, um falso refresco. O ETA 15, que é bem conservador nos extremos, dá para cá 16°/28° na 4ª-feira e 19°/31° na 5ª-feira. Para SJ dá 8°/24° na 5ª. Imagina quanto vai nas baixadas.

 

Aqui 27,5° cm 69% e nubladão.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

O radar de Santiago "inventou" de parar de atualizar os dados JUSTAMENTE agora!!! O radar de Canguçu pega chuva moderada em todo o S do RS.

 

Aqui bem nublado e abafado. Engraçado que tivemos UMA forte trovoada... e ficou nisso, hehe. Não caiu uma gota de chuva sequer. A julgar pelo satélite, a chuva por aqui está demorando.

 

Agora faz 27,5° com 69% e pressão em 1002,4 mb. Sem vento.

Link to comment
Share on other sites

O radar de Santiago "inventou" de parar de atualizar os dados JUSTAMENTE agora!!! O radar de Canguçu pega chuva moderada em todo o S do RS.

 

Problema aparentemente não tá no Radar de Santiago, e sim no servidor da Redemet.

 

Pelo CPTEC, o radar funciona normalmente: http://sigma.cptec.inpe.br/chuvasul/index.jsp

Link to comment
Share on other sites

Tenho por enquanto a segunda tarde mais quente do ano em Matão, apenas 4 dias depois de ter uma das tardes mais frias para novembro de toda a série histórica. Faz terríveis 35,8°C!

A próxima madrugada deve ser muito abafada por aqui, com mínimas entre 22 e 24°C.

Nossa Vini, calor terrivel por ai em, aqui tenho 34.1°C ( maxima até o momento), é verdade teremos uma noite/madrugada abafada, aguardo a chuva ( apesar de não estar tão empolgado pela redução do volume previsto).

Link to comment
Share on other sites

O radar de Santiago "inventou" de parar de atualizar os dados JUSTAMENTE agora!!! O radar de Canguçu pega chuva moderada em todo o S do RS.

 

Problema aparentemente não tá no Radar de Santiago, e sim no servidor da Redemet.

 

Pelo CPTEC, o radar funciona normalmente: http://sigma.cptec.inpe.br/chuvasul/index.jsp

Muito obrigado! :good:

 

Incrível foi o desenvolvimento do Cb que está ao N de POA. Em uns 30 minutos ele se desenvolveu e pegou a cidade DE NORTE!! Ou seja: fomos atingios pela expansão do sistema, e não pelo seu deslocamento.

 

Mas nada de refresco. Depois de chover forte e acumular 6,4 mm, agora tenho 25,7° com 77%. A pressão continua em queda e está em 1002,4 mb. Continuam as trovoadas apesar da chuva ter parado. Atmosfera MUITO instável!

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

O radar de Santiago "inventou" de parar de atualizar os dados JUSTAMENTE agora!!! O radar de Canguçu pega chuva moderada em todo o S do RS.

 

Problema aparentemente não tá no Radar de Santiago, e sim no servidor da Redemet.

 

Pelo CPTEC, o radar funciona normalmente: http://sigma.cptec.inpe.br/chuvasul/index.jsp

Muito obrigado! :good:

 

Incrível foi o desenvolvimento do Cb que está ao N de POA. Em uns 30 minutos ele se desenvolveu e pegou a cidade DE NORTE!! Ou seja: fomos atingios pela expansão do sistema, e não pelo seu deslocamento.

 

Mas nada de refresco. Depois de chover forte e acumular 6,4 mm, agora tenho 25,7° com 77%. A pressão continua em queda e está em 1002,4 mb. Continuam as trovoadas apesar da chuva ter parado. Atmosfera MUITO instável!

 

Abraços tempestuosos!

Por aqui trovões, nuvens não tão escuras de cumulus nimbus e pouca chuva. A pressão chegou à 1001.1 hpa, agora está em 1002.0 com 22.7°C.

Link to comment
Share on other sites

A projeção de mínimas baixas pelo ar seco na quarta e quinta foi ligeiramente suavizada pelo GFS 12Z. O modelo Europeu manteve o resfriamento para o amanhecer do próximo domingo.

 

Dia abafado mas não insuportável em Floripa. Fez mais calor em São Joaquim do que aqui, sempre nublado e abafado com poucas aberturas. Muito vento N NE, ruim para as praias.

Link to comment
Share on other sites

Algumas máximas que chamaram atenção hoje:

 

São Paulo Mirante: 32°C (alguns bairros marcaram 34°C)

Curitiba: 32°C

Santa Rosa (RS): 36°C

São Joaquim Climaterra: 26°C

 

Por isso que eu acho o clima um tesão e estudá-lo mais ainda, tanto no macro como no micro. Na minha estação aqui na Serra Dona Francisca tive comportados 24,2ºC de máxima, pontuais ainda por cima..depois nuvens e ventos acabaram com a festa e a temperatura já baixou..e a distância da minha estação para Ctba é relativamente pequena..

 

E por diversas vezes o inverso ocorre...

Link to comment
Share on other sites

Resumo das Máximas Domingo em São Paulo:

 

CGE:

Tremembé 34,6

Itaim Paulista 33,8

Freguesia do Ó 33,6

Perus 33,2

Butanta 33,2

Santana 33,1

Anhembi 33

Penha 32,9

Pirituba 32,9

Lapa 32,6

Sé 32,2

Mooca 32

Itaquera 32

Vl Maria 31,7

Cap. Socorro 31,6

Vl. Pruduente 31,3

S. M. Paulista 31,1

Camp Limpo 31

Sto Amaro 30,7

São Mateus 30,6

Ipiranga 30,6

Vl.Formosa 30,6

Mboi Mirim 28,7

Parelheiros 28,5

Média da Estações : 31,9

 

Mirante de Santana Convencional: 32,5

Estação do IAG: 31,8

Campo de Marte: 32

Congonhas: 31

 

Veremos como será amanhã!

Link to comment
Share on other sites

A projeção de mínimas baixas pelo ar seco na quarta e quinta foi ligeiramente suavizada pelo GFS 12Z. O modelo Europeu manteve o resfriamento para o amanhecer do próximo domingo.

 

Dia abafado mas não insuportável em Floripa. Fez mais calor em São Joaquim do que aqui, sempre nublado e abafado com poucas aberturas. Muito vento N NE, ruim para as praias.

 

Estive em BC neste final de semana e apenas ontem das 11 em diante houve muito sol e deu praia. Mas o mar estava muito agitado com ondas irregulares e ventos NE bombando....

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas

máximas passaram dos 37°C em

Cambará, São Miguel do Iguaçu e

em Santa Helena. Houve também

recorde de calor em várias cidades

do Estado (dia mais quente do ano):

Curitiba (32,6°C), Ponta Grossa

(32,7°C), Campo Mourão (36,2°C),

Maringá (35°C), Paranavaí (36,6°C) e

Pato Branco (33,7°C).

 

(Simepar)

Link to comment
Share on other sites

Algumas máximas de hoje em estações automáticas do INMET no estado de São Paulo:

 

Lins: 37,7°C

José Bonifácio: 37,0°C

Ourinhos: 36,7°C

Valparaíso: 36,6°C

Presidente Prudente: 36,1°C

Barretos: 35,8°C

Rancharia: 35,8°C

Pradópolis: 35,4°C

Barra Bonita: 35,3°C

Ariranha: 35,2°C

Jales: 35,0°C

Bauru: 34,6°C

Ituverava: 34,5°C

Link to comment
Share on other sites

GFS 18z mantem condições para belos temporais em São Paulo na Terça.. A diferença maior em relação as 12z, é que o modelo agora projeta um período maior de chuva, se prolongando pela noite de forma considerável... Mas mantem a maior incidencia de temporais para o período da tarde, especialmente entre 15h-18h...

 

Chama a atenção o acentuado choque de temperatura que vai de 30C na tarde da terça, a 15C na manhã da quarta...

 

5wvo.png

Link to comment
Share on other sites

ETA Mesoescala 12z pra SP nessa segunda - Máximas:

 

2gav.png

 

Rodolfo,

 

Que bom ver tantas notícias boas no fórum.

 

Duas curiosidade,

 

a- o mapa mostra claramente a estrada Riachuelo em Ilha Bela [barra Velha/ sentido sul da Ilha] mais quente, porém a zona do Parque [95% da Ilha é "perfeitamente" conservada] com picos superiores a 1050m um pouco menos quente.

 

b- Estou com a seguinte dúvida que "diaxos" de pré frontal é essa que dura uma semana e quando chegar em São Paulo a retaguarda traz um "frio" tenebroso de 24/25..e depois dá-lhe uns agradáveis de 30 e alguma coisa por mais alguns dias.

=========================

 

Eu não permito o site "sonabra automática" nesta máquina "vírus" em compensação o hotmail funciona.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Rodolfo,

 

Que bom ver tantas notícias boas no fórum.

 

Duas curiosidade,

 

a- o mapa mostra claramente a estrada Riachuelo em Ilha Bela [barra Velha/ sentido sul da Ilha] mais quente, porém a zona do Parque [95% da Ilha é "perfeitamente" conservada] com picos superiores a 1050m um pouco menos quente.

 

b- Estou com a seguinte dúvida que "diaxos" de pré frontal é essa que dura uma semana e quando chegar em São Paulo a retaguarda traz um "frio" tenebroso de 24/25..e depois dá-lhe uns agradáveis de 30 e alguma coisa por mais alguns dias.

=========================

 

Eu não permito o site "sonabra automática" nesta máquina "vírus" em compensação o hotmail funciona.

 

Abraços

 

Pois é Mafili,

 

a) Não reparei nesse detalhe... Juro que só olhei para a RMSP... Pelo menos pra região da Serra do Mar, essa versão mini do ETA mostra bem as diferenças termais...

 

b) 1 semana, porque é a pré, da pré-frontal, tamanha expectativa... E na altura do campeonato, 24/25C numa pós-frontal já é "tipo" uma MP né? hahaha

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Apesar do calorão de hoje, tenho que comemorar. O ano de 2013 foi tão bom, especialmente o inverno, que só agora em Novembro foi batida a máxima do ano, que geralmente ocorre entre Janeiro e Fevereiro e não raro é superada entre Agosto e Outubro. Meu maior registro havia sido em 24/01 com 35,3ºC e hoje tive 35,9ºC. Só que a noite está de matar: ainda faz 29,0ºC e são quase 23h. Pressão também muito baixa para o horário, com 1005 hPa. :bomb:

Link to comment
Share on other sites

 

Pois é Mafili,

b) 1 semana, porque é a pré, da pré-frontal, tamanha expectativa... E na altura do campeonato, 24/25C numa pós-frontal já é "tipo" uma MP né? hahaha

Abraços!

 

:laugh: :laugh: :rofl:

 

Rodolfo, A FF deve-se formar.

 

Veja teve uma rodada do Ewf que quase piscou "NEVE" na tela. [aquele "doizinho" em 850 e o "unzinho" pertinho, um "errinho" e quiçá um "zerinho" com precipitação.

 

A minha dúvida é a seguinte:

 

Observando a animação,

 

Eu os sistemas de precipitação "frontal" como já disse Carlos Campos e sistemas convectivos "puros" atuando simultaneamente no Brasil.

 

Veja as precipitações vão do """polo""" ao Equador quase que continuamente.

 

Inicialmente como sistemas claramente distintos.

 

Mas em algum lugar do tempo "parece" ser um sistema único.

 

É esta a minha sincera dúvida:

 

Talvez muita coisa vai ser jogada na conta do pós frontal da mesma forma que para o meu gosto [que não é importante] muita coisa está sendo jogada na conta da pré frontal.

 

Abração e obrigado pelas informações preciosas sem perder o humor.

 

173243.gif

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.